segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Debate dos blogueiros com os candidatos a prefeito não vai mais acontecer - SAIIBA MAIS.



Definitivamente os blogueiros entraram no mundo da comunicação para participar ativamente da vida político-social da cidade. Em vários momentos nos últimos três anos a influência desta nova mídia informativa foi importante para gerar o debate da cidade e informar com o nosso sotaque as coisas locais. Em vários episódios a força dos blogueiros (e dos grupos no facebook) se fez presente: Fameg, Antônio Dourado, campanha eleitoral, acompanhamento administrativo da prefeitura e estadual (BR, medicina, barragem, UPAE, Dom Moura, etc.), universidades, boas e más notícias, muito da nossa vida cotidiana passou necessariamente pelos blogs, principalmente os locais, que de certa forma impactaram os da capital e por eles foram também influenciados.

Continuando este processo de identificação com a cidade e a sociedade, já que tem se transformado também em uma mídia inquieta e crítica, seria natural incentivar o debate entre os candidatos a prefeito, e ele estava agendado para esta quarta-feira, dia 12. Reuniões foram feitas para se definir formato, enviar ofícios, determinar atividades e funções, e... infelizmente não vai acontecer. Nosso amigo Calvino Brasil, Flávia Simone e a advogada Priscila Belens, que estavam à frente da organização, viram dois dos principais convites serem recusados. Os candidatos Zé da Luz e Silvino Duarte, acho até que a segunda desistência se dá em função do primeiro.

Izaías Régis e Paulo Camelo são os dois mais ávidos por debater com os adversários, e não estão vendo os meios de comunicação agendar esses encontros. Não sabemos ainda se haverá na televisão. As rádios de Garanhuns não estão programando debates, nem simples entrevistas. Caberia aos blogueiros criar este momento, mas, infelizmente diante da recusa de dois candidatos, perdeu-se o interesse, pois de debate passaria a ser entrevista. Achou-se melhor o cancelamento.

Explica-se a ausência de Zé da Luz, segundo sua assessoria, pelo bom momento nas pesquisas e pelo receio de ter os três adversários no ataque ao candidato do PHS, como foi visto no guia desta segunda-feira. Possivelmente, analiso, que conta para esta decisão outros fatores como o candidato saber que não tem o apoio da classe média e formadores de opinião, mais atentas ao debate, e talvez o trauma do debate da Tv em 2008. Assim, como tem sido um candidato popular, que vem crescendo no meio do povão, o prejuízo do debate pode ser menor se não se expor.

Infelizmente para a cidade não é bom, pois seria muito interessante termos os candidatos frente a frente, expondo suas propostas, debatendo com os adversários para esclarecer as dúvidas para os indecisos ou confirmar a intenção de voto dos simpatizantes.

O debate é essencial ao plano democrático de escolhas de representantes.

Quanto a Silvino, creio que não lhe interessa participar de um debate sem a presença de um dos principais adversários, principalmente na periferia da cidade.

E Izaías e Paulo Camelo, que torciam por debate desde o início da campanha, o jeito é continuar usando o guia eleitoral para passar suas mensagens e cobrar a presença dos adversários. Aliás, até cobrar dos meios de comunicação existentes no município que provoquem os candidatos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.