quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E AGORA? A mais difícil decisão da vida política de Silvino muda o cenário político de Garanhuns

Zé da Luz e Izaías Régis em momento de descontração

O ex-prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte, postulava de novo ser o chefe do executivo municipal, baseado no conjunto de obras que deixou para a cidade, em praticamente todos os bairros. Seu guia tinha o que mostrar, era dinâmico, mostrando o que ele fez e o que pretendia fazer. Tinha apoio de pessoas da classe média e formadores de opinião. Carregou um problema ao receber o apoio do prefeito Luiz Carlos, que pela rejeição, impedia seu crescimento e o discurso da mudança, pesou ainda a questão financeira, pois seus adversários têm mais dinheiro para investir na campanha. Some-se ainda a distância que ficou do povão nos últimos anos, a inserção de Zé da Luz (com seu apoio em 2008) nas últimas eleições e o conjunto de apoios e lideranças que subiram no palanque de Izaías Régis. Ficou difícil, mas ele tentou.

Porém, o antigo adversário, o deputado, deu passos na sua direção e agora ele retribuiu, pois acharam o algo em comum, quando juntos bradaram para impedir a candidatura de Antônio João Dourado. Ali a semente foi plantada e acabou por resultar neste momento. O que separa Silvino e Izaías não é maior que o amor que demonstram sentir pela cidade, argumento usado por ambos em seus últimos pronunciamentos.

Mas a decisão, não poderia ser de outra forma, foi traumática. Silvino tinha 20% nas últimas pesquisas, que daria algo em torno de 16 mil votos, ou seja, milhares de pessoas que mesmo sabendo que ele poderia estar atrás, estavam acompanhando o candidato, defendendo seu nome e acreditando na vitória. Somem-se a eles os candidatos a vereadores, lideranças comunitárias, formadores de opinião, que de repente perderam o norte. Não estavam preparados para isso, mudar a bandeira e o adesivo, e mais, mudar todo o discurso, voltando a adotar a grande união por Garanhuns, que deu resultados contra o projeto do PSB de um ano pra cá.

Muitos demonstraram a decepção nas mídias sociais. E também têm razão. É uma história que mexe com a razão e a emoção em doses cavalares.

Por isto, é claro que haverá dissidência. Muitos estão se sentindo traídos, esquecidos, escanteados pela decisão de Silvino de renunciar a sua candidatura. Mas a maioria, e foi por isto que ele recuou, que é formada por aqueles que não querem votar em Zé da Luz, que lidera as pesquisas, e estava se dividindo entre sua candidatura e a de Izaías tende a refletir, quando a poeira baixar. Izaías e Silvino estavam dividindo parte do mesmo eleitorado, enquanto Zé da Luz tem reinado na periferia.

Com todo respeito a candidatura de Paulo Camelo, até entendendo a sua necessária presença para promover o debate propositivo para a cidade, mas a campanha agora está polarizada, é Izaías e Zé da Luz.

A campanha pelo andar da carruagem, já estava praticamente decidida, pois Zé da Luz colocaria quase dez pontos de vantagem em Izaías, como a pesquisa a ser publicada nesta sexta-feira deve mostrar. Agora recomeça tudo com este fato novo, e claro, Izaías sai beneficiado pois recebe este importante cabo eleitoral em sua campanha, justamente seu adversário histórico, Silvino Duarte.

Quanto a Zé da Luz, muita gente comemora, pois a reprovação à renúncia de Silvino também tem lhe beneficiado, talvez não na mesma proporção, por isto resta saber o percentual de repasse que cada um dos candidatos terá dos eleitores do ex-prefeito de Garanhuns.

Em nossa modesta avaliação, embola tudo, e o jogo recomeça, sem favoritos.

Caso Izaías vença a eleição, deverá entender que ela aconteceu devido este gesto solidário da renúncia em seu favor.

E para Zé da Luz, fortalece o discurso da mudança, quando estão todos juntos no mesmo palanque do outro lado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.