sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A eleição, a apuração e o resultado

Antiga cédula de votação da eleição no Rio Grande do Norte

Não há muito tempo, a apuração levava dias, por vezes semanas. As pessoas eram convocadas para ser escrutinador. Em Garanhuns a apuração já aconteceu na AGA, na quadra do SESC e por fim, na AABB.

Era uma expectativa danada, todo mundo corria pra anotar os números por urna e secção. Haviam as parciais, e as emissoras de rádio davam os boletins a todo instante. 

Quem viveu estas épocas tem boas histórias para contar. O saudoso Aloízio Alves era um mestre nisso.

Hoje em dia a tecnologia dá o resultado em pouco tempo após o final da votação, num clique. Perdeu a graça daquela apuração morosa que permitia debates sobre o comportamento das urnas, mas por outro lado temos rapidamente um resultado que põe fim ao drama de quem estava atrás e esperava a virada. Além do mais, temos hoje um sistema mais difícil de fraudes. Antes no papel, muita gente utilizava de artimanhas para aumentar seus votos e até vencer eleições de forma ilícita.

Estaremos no próximo domingo ao lado do professor de matemática e grande radialista Eugênio Sobrinho, e Gilson Santos, mais uma vez trabalhando com a informação durante a eleição e depois trazendo todos os números de Garanhuns e região, na 87 FM. O blog estará também sendo atualizado com os resultados das eleições das principais cidades da região e do país. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.