terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quem pode ser o futuro presidente da Câmara de Vereadores?

Atual formação da Casa Raimundo de Morais

Acabou a eleição e todos já sabem os 13 eleitos em Garanhuns para a Câmara de Vereadores. Mas nem bem a poeira baixou e já começam as conversações visando definir a nova mesa diretora.

Dos atuais 11 vereadores somente quatro retornarão a ocupar um lugar na Câmara: Sivaldo Albino, Sílvio Sabino, Gersinho Filho e Zaqueu Lins. Os três primeiros foram eleitos apoiando Izaías. Zaqueu ficou com Zé da Luz, enquanto Sivaldo e Sílvio foram para o palanque de Izaías após a renúncia de Silvino. Gersinho já estava com Izaías com o PSB, que aliás, surpreendeu e fez três vereadores.

Sabe-se que Sivaldo, Sílvio e Gersinho mostraram interesse em presidir a Casa Raimundo de Morais.

Porém, Izaías ainda não se posicionou se vai indicar ou apoiar um candidato para o Poder Legislativo, evitando um bate-chapa como tivemos recentemente, dividindo sua base de apoio e prejudicando o início de seu governo. Pode ser que Izaías tenha preferências e queira indicá-las, conduzindo o processo.

Outra alternativa seria não se buscar nomes experientes na Câmara Municipal, oxigenando a liderança legislativa, conforme o novo momento da cidade e da própria casa. Entretanto, os novos nomes precisariam do conhecimento dos aspectos administrativos, e é sempre não indicativo chegar presidindo a casa, já assumindo esta responsabilidade.

Dois vereadores retornam, Audálio Filho e Cláudio Taveira, e por isto, podem ser alternativas, principalmente o primeiro, que assim como Gersinho, também foi aliado de primeira hora de Izaías e tem um perfil ponderado.

Dos novos, poderiam pensar, Diretora Nelma, Alcindo ou Haroldo Vicente. Mas destes, somente o terceiro esteve com Izaías.

É claro que o futuro prefeito não deve querer um vereador representante do outro grupo político que participou da eleição, seria entregar a Câmara de início à oposição, Izaías vai querer alguém do seu lado, de confiança e fechado com o grupo. Este argumento também impossibilitaria a presidência de Carla Vilaço e Gil PM, que também estiveram no outro palanque.

Dos vereadores eleitos, oito estiveram com Izaías e cinco com Zé da Luz. Porém, pode acontecer de vereadores eleitos pelo outro lado, marcharem para a base de apoio de Izaías, para ter mais condições de exercerem seus mandatos.

O futuro presidente da Câmara, além de liderar os seus pares, conduzindo os trabalhos, tem ainda algumas regalias, e claro, será o mais importante vereador durante a próxima campanha que escolherá Presidente da República, Senador, Governador e Deputados Federal e Estadual.  E por isto também, ressalta a sua importância política.

Porém a principal responsabilidade e trunfo político será presidir a Câmara, que pode contribuir com o executivo na retomada do desenvolvimento na cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.