segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ESPAÇO CIÊNCIA: Tudo sobre a SNCT


Despertar a atitude científica, a criatividade e a inovação. Com os objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a programação em Pernambuco já conta com 1.080 eventos cadastrados, 521 instituições parceiras e 25 cidades participantes.

A SNCT em Pernambuco realizará diversas atividades em favor da popularização da ciência, em especial, para crianças e adolescentes, que poderão participar de experimentos científicos, da simulação de lançamento de foguetes, conferir resultados de pesquisas ou, ainda, ter contato direto com animais, bonecos gigantes e atrações culturais.

O projeto Espaço Ciência reapresenta a Caravana da Ciência, a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos e a Caravana da Astronomia, que vão oferecer ao público, no cenário de um micro-ônibus, bonecos que representam 18 dos mais destacados cientistas do estado, suas biografias e experimentos relacionados, além de experiências científicas, jogos interativos, observação da estrutura dos animais (tubarões, tartarugas marinhas, pinguins e baleias) e do mundo da astronomia, mediante uso de telescópios.

As caravanas Notáveis Cientistas Pernambucanos e da Astronomia farão visitas a instituições, como Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Colégio da Polícia Militar em Recife, Museu Louis Jacques Brunet, Assembleia Legislativa de Pernambuco e os municípios de Ipojuca, Santa Cruz do Capibaribe, Tracunhaém e Garanhuns. O Espaço Ciência é uma parceria entre pesquisadores da UFRPE, do Instituto Oceanário e de outras instituições.

Outra atração é a Pegada Ecológica, cartilha que contém um teste com perguntas que avalia a maneira como o indivíduo, cidade ou país utilizam os recursos naturais, conforme hábitos de consumo e estilos de vida. A pegada individual pode ser calculada no site da ONG WWF. Os dados coletados serão analisados e posteriormente divulgados no site do Espaço Ciência.

Curiosidade

Aguçar a curiosidade dos pequenos. É essa a proposta do concurso Descobrindo com uma Lupa!, do qual poderão participar jovens de todo o estado, por meio do preenchimento de um formulário online, também disponível no site do Espaço Ciência. A brincadeira consiste em que os participantes descrevam, com breves palavras, o que descobriram com uma lupa. Os melhores registros serão divulgados na página principal do site e redes sociais do museu.

No Microscópio de Tunelamento, é possível visualizar átomos, aumentando um bilhão de vezes um objeto de estudo. Outra grande atração é um modelo gigante da molécula de fulereno na forma de um giroscópio, no qual os visitantes são convidados a participar da simulação do que acontece na escala atômica.

A exposição A História Química da Humanidade também faz parte da programação. Composta por painéis e experimentos interativos, a mostra estará aberta ao público no Espaço Ciência, demonstrando o papel da química. Na área de astronomia, o Planetário Digital oferecerá aos visitantes uma experiência que permite a observação de cerca de 9 mil estrelas, objetos de fundo de céu visíveis a olho nu e a Via-Láctea. O planetário simula, ainda, viagens na superfície da Terra, no tempo e no espaço sideral.

Cursos

Espaço Ciência, UFPE e UFRPE promovem quatro cursos na cidade de Garanhuns. Serão beneficiados 80 estudantes de escolas públicas e 40 professores. Os cursos oferecidos são nas áreas de biologia, química, matemática, astronomia e física. A iniciativa, que faz parte da Rede Novos Talentos da Rede Pública, tem apoio financeiro da Capes e Finep/MCTI.

Pesquisadores da UFRPE, entre professores e estudantes, também apresentam suas produções científicas, com destaque para os projetos de grupos como os do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes e dos diversos cursos da instituição. Alunos e docentes envolvidos nos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Iniciação Científica (Pibic e PIC) também apresentam suas pesquisas, que têm circulado o país nos eventos de divulgação científica.

Para animar a programação, haverá apresentação do grupo Mazurca de Agrestina e do Cavalo-Marinho do município de Aliança, formado por estudantes da Escola Municipal Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, além de atrações como uma fazendinha, com monitores dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFRPE.
  Texto: Ascom da Sectec/PE Ascom do MCTI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.