quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estudante da Escola de Aplicação é selecionado em programa nacional e vai para os Estados Unidos



Dois estudantes pernambucanos foram selecionados para o Programa Jovens Embaixadores. Os adolescentes são Augusto Benjamin Chalegre Santos, de Caruaru, e Davi de Almeida Oliveira, de Garanhuns, municípios do agreste pernambucano. O programa vai levar 37 estudantes de escolas públicas do país para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos de 11 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013.
A lista dos selecionados foi divulgada nesta terça-feira (23). Quando ficou sabendo que tinha sido aprovado, o estudante Augusto Benjamin Chalegre Santos, de 16 anos, não conseguiu conter a felicidade. "Eu estou me sentindo muito realizado, muito contente de ter essa oportunidade de representar o interior do estado lá fora", diz. Como jovem embaixador, ele espera conseguir apresentar um pouco da cultura do seu país e do seu estado para os estadunidenses.
Davi de Almeida Oliveira, de 16 anos, também estudou muito para conseguir ser aprovado pelo programa. Ele sonhava em ser um jovem embaixador desde 2010. "Eu sinceramente não esperava passar. Foi uma surpresa pra mim porque já era a terceira vez que eu estava tentando", conta. Fora isso, ele não sabia inglês quando tentou pela primeira vez. "Eu não tive acesso ao inglês que eu precisava na escola, não sabia o suficiente, precisei estudar muito sozinho, em casa, para aprender", comenta.
O estudante havia sido finalista na edição passada, mas não chegou a viajar. Agora, com o sonho realizado, ele espera poder aprender e ensinar muito no intercâmbio. "São tantas coisas que eu espero [...] Pretendo melhorar meu inglês para o trabalho voluntário, aprender mais sobre a cultura americana e quebrar estereótipos de que o Brasil é só samba e pagode", comenta Davi. Ele estuda na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, da Universidade de Pernambuco (UPE), em Garanhuns.
Os dois adolescentes fazem trabalhos voluntários na escola, dando aulas de inglês para outros estudantes. Davi também faz um trabalho na igreja, ajudando crianças. O processo seletivo foi muito concorrido e os jovens precisaram passar por várias etapas, muito criteriosas. Em pernambuco, mais de 12 mil estudantes se inscreveram.
Com uma agenda intensa no papel de "embaixadores", os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos Estados Unidos e líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, farão atividades de voluntariado e frequentarão aulas em uma escola de ensino médio. Ao todo, mais de 16 mil se inscreveram para participar do programa e, nesta 11ª edição, a Embaixada dos Estados Unidos ampliou o número de participantes de 35 para 37, e terá pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.