quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GARANHUNS: Pesquisa do Jornal Extra pode sair a qualquer instante


Três pesquisas ainda podem ser divulgadas em Garanhuns. A do Instituto Ponte do Desenvolvimento, que foi proibida de ser divulgada pelo juiz eleitoral devido aos grandes erros tanto na pesquisa quanto na suspeição da empresa que fez o trabalho. Em Correntes também foi suspensa. Ela poderia ser divulgada caso o TRE autorizasse, mas parece que não será este o caso. A pesquisa não tem credibilidade nenhuma.

Outra pesquisa é a do IPESPE, de Antônio Lavareda. Esta, embora registrada no TRE parece ter sido encomendada por alguém muito grande na política pernambucana. Tem quem acredite ter sido o próprio governador. Esta pesquisa seria interessante para ser divulgada por não ter ligação com os grupos políticos locais. Mas deve continuar na gaveta.

Por enquanto somente a pesquisa do Instituto Opinião foi registrada e publicada, portanto é a única que pode ser comentada, divulgada e tudo mais na campanha. Os partidários de Zé da Luz que anunciavam ter uma pesquisa que mostra o ex-prefeito de Caetés na liderança acabaram de ser proibidos de continuar a divulgação, tanto no facebook, em blogs e até nos carros de som, como está acontecendo. A multa diária é de R$ 10 mil. A decisão foi do dr. Glacidelson Antônio, juiz eleitoral em Garanhuns. A pesquisa que mostraria o ex-prefeito de Caetés na frente, na prática não existe.

Portanto, somente a pesquisa que mostra Izaías na frente, e até com uma grande diferença, é válida na campanha.

Mas agora pode ser anunciada a qualquer momento uma pesquisa do Jornal Extra, o maior do interior de Pernambuco. Pode acontecer também (e é mais provável) que seja divulgada no jornal que sai no próximo sábado, e aí deve ter uma repercussão muito grande no próprio dia da eleição.

No site do TRE aparece que a data de divulgação é 03/10/2012.

A expectativa de quem defende Zé da Luz é que ela possa mostrar a disputa mais apertada que os números da pesquisa anterior, ou até o engenheiro na frente. Ou como acreditam os seguidores de Izaías, que a diferença seja superior a 20%. Tem gente apostando que a diferença possa ser superior a 25%, aproximando de 30%. Como as datas da pesquisa são ainda referentes à semana passada, pode acontecer que dê um percentual parecido com a anterior.

Alguns dados da Pesquisa Extra/Método.

Número do protocolo: PE-00203/2012
Data de registro: 28/09/2012
Data de divulgação: 03/10/2012

Empresa contratada: MÉTODO PESQUISA E CONSULTORIA LTDA
Abrangência: GARANHUNS/PE
Contratante: GRUPO EXTRA COMUNICAÇÕES E EDITORA DO AGRESTE LTDA
Origem dos recursos: GRUPO EXTRA COMUNICAÇÕES E EDITORA DO AGRESTE LTDA
Pagante do trabalho: GRUPO EXTRA COMUNICAÇÕES E EDITORA DO AGRESTE LTDA

Valor (R$): 8.100,00

Estatístico responsável: Ulisses Ramos Montarroyos
 
As entrevistas foram feitas nos dias 27 e 28 de setembro, e foram ouvidas 400 pessoas.
 
Para saber mais da pesquisa, clique no link do TRE.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.