sábado, 20 de outubro de 2012

Três programas do atual governo que deram certo

Crianças do Programa PREFEITURA PRESENTE
 
Mesmo chegando desgastado ao final de quase uma década, o atual governo deixa alguns progrmas que precisam ter continuidade na futura gestão e até mais desenvolvidos, recebendo um incremento que possa atingir mais pessoas.
 
Dois deles estão ligados ao secretário Carlos Eugênio. O programa PREFEITURA PRESENTE, que movimenta mais de mil crianças e adolescentes com práticas esportivas e escolares, quando cobra bom desempenho para participar das atividades. Futebol, Judô, Caratê e Volei. Com possibilidade de estender para outros esportes. Ao mesmo tempo em que pode descobrir futuros talentos, gera emprego e renda para os professores e ainda tem o fator social, que oferece atividades e acompanhamento sados a jovens que poderiam  adentrar no mundo da vadiagem, das drogas e de outros crimes comuns.
 
Seria interessante ampliar o programa, oferecer outros esportes e criar um espaço adaptado às necessidades do PREFEITURA PRESENTE.
 
Vale ressaltar os excelentes resultados no esporte amador da cidade, que recebeu apoio em várias modalidades. Tivemos atletas do judô, karatê, atletismo, futsal, entre outros esportes, campeões em várias oportunidades, como fomos divulgando ao longo dos últimos anos.
 
O outro programa gerenciado por Carlos Eugênio é A CRIANÇA VAI AO CINEMA. Esta simples ideia já proporcionou a milhares e milhares de crianças a conhecer a sétima arte, abrindo os olhos e a cabeça para a cultua, dsenvolvendo o conhecimento. Ainda movimenta o Cine Eldorado, gera empregos, e fomenta a atividade cultural na cidade, criando um público futuro. As crianças quando vão ao cinema ganham lanches e outros mimos.
 
Seria interessante desenvolver o projeto de forma que vá além do cinema, oferecendo Teatro, Artes Plásticas, Música, etc.
 
O Programa EMPREENDER COMUNIDADE, embora menosprezado por muita gente, foi o que possibilitou a centenas de pessoas a trabalharem para si, sem dependência de empregos. Pessoas que sabiam fazer alguma coisa e que tinham mercado para seus produtos, receberam incentivo, acompanhamento e capacitação para montar suas próprias pequenas fábricas, e muitas deixaram o fundo do quintal para crescer, gerar empregos e produzir feito gente grande.
O EMPREENDER COMUNIDADE está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Ornilo Lundgren, e numa época de vacas magras para a instalação de indústrias na cidade, foi o que possibilitou ainda a geração de centenas de postos de trabalho.
São fábricas de sabão, cocada, vassoura, doces, além de artesãos que melhoram seus trabalhos, buscando uma profissionalização, para melhor comercialização.
 
Seria interessante incrementr o programa, atingindo mais pessoas com este perfil empreendedor, e dar prioridade ao programa, pois, não duvidem, na soma de postos de trabalho destas fabriquetas, podemos ter até mais gente trabalhando que em indústrias que teimam em não se instalarem por aqui.
 
Estivemos em Petrolina, e a guia que nos acompanhava levou o grupo ao Distrito Industrial, e disse que era pequeno, pois o perfil da cidade era da produção rural irrigada. E agora também com a oferta de serviços, com a instalação de universidades.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.