terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma grande conquista para educação: Senado Aprova Limite de Alunos por Turma


Garantir a qualidade do ensino e melhores condições para o trabalho dos professores é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 504/2011, do Senador Humberto Costa (PT/PE), que foi aprovado hoje, em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado Federal. A matéria limita o número de alunos por turma na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio das redes pública e privada. O PLS deverá seguir para análise na Câmara dos Deputados.

A proposta prevê que as turmas tenham até 25 alunos na pré-escola e nos dois anos iniciais do ensino fundamental. Esse limite passa a ser de 35 estudantes nos anos subsequentes do ensino fundamental e no ensino médio. “O projeto busca proporcionar as melhores condições de aprendizagem às crianças brasileiras. A relação adequada entre o número de alunos e professores é fundamental para a qualidade do ensino”, defendeu Humberto, que participou da reunião da Comissão de Educação.

Para o senador, uma relação inadequada entre o número de alunos e professores redunda principalmente na impossibilidade de os educadores avaliarem constante e assiduamente o processo de aprendizagem de cada estudante. “Não é possível tolerar o funcionamento de turmas com quarenta e mais alunos no ensino fundamental e sessenta ou mais no ensino médio, muitas vezes com motivações de falsa economia nas redes públicas e de lucratividade acintosa nas escolas privadas”, criticou Humberto.

Comentário de Anna Cecília:
Que boa notícia, Ronaldo César! Cá, em Portugal, temos vivenciado a experiência de como as turmas pequenas funcionam melhor. Assim, dá para o professor acompanhar direitinho os alunos. Já tive uma turma de segundo ano do nível médio que tinha 72 alunos e no turno noturno. Era tudo feito a toque de caixa.
Como diria bem Hamilton Werneck: "Eu finjo que ensino, vocês finjem que aprendem." Foi uma das piores experiências da minha vida.
É, o Brasil está mudando!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.