sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Comunidade acadêmica aprova nomes dos futuros secretários de Agricultura e Meio Ambiente de Garanhuns

"Uma boa gestão se faz com técnicos competentes". Essa foi a frase de campanha do prefeito eleito Izaias Régis (PTB) e que delineou seu perfil enquanto futuro administrador do município de Garanhuns. O deputado se comprometeu, por várias vezes, a compor seu Secretariado considerando as habilidades e competências de cada um. Por vezes criticou administrações anteriores que não utilizavam esse critério. Isaías pretende criar novas Secretarias, algumas destas já existem enquanto departamentos pertencentes a outras pastas. É o caso da Secretaria da Mulher, que deve ter como titular a atual presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar.

Já a secretaria de agricultura, terá como titular o engenheiro agrônomo e professor da UFRPE, Epaminondas Borges. Também será criada uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que terá como titular o professor Marcos Renato Mattos, médico veterinário da UFRPE e que presidiu de 2008 até 2012 o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) de Garanhuns.

Outros que também devem fazer parte do primeiro escalão do novo governo são: Geandré Nogueira (Desenvolvimento Econômico), Gerlane Melo (Turismo e Cultura), Giane Lira (Presidente da AESGA, no lugar de Eliane Simões) e Alfredo Góes (Secretaria de Administração).

A decisão de Isaias Régis tem agradado a população, principalmente pelo nível do corpo técnico do Secretariado. "Acho muito acertada essa escolha", comenta Cinthia Pereira, aluna do curso de agronomia da Rural. Ela destaca a importância da Universidade numa gestão municipal: "é a primeira vez que teremos no governo municipal professores com vasta experiência técnica e que já mostram sua competência enquanto gestores". Para Iranilda Sampaio, aluna da Universidade de Pernambuco (UPE), os professores Marcos Renato (médico veterinário) e Epaminondas Borges (Engenheiro agrônomo), são destaque pelo envolvimento com a causa pública e compromisso com Garanhuns, pois estão sempre envolvidos em projetos sustentáveis que buscam a melhoria de vida da população.

Enquanto a população comenta entusiasmada as indicações dos secretários, uma dúvida paira: Será que a UFRPE e o SEBRAE vão liberar os indicados para que possam assumir a causa de Garanhuns? Uma coisa é certa: esta é uma grande oportunidade para que a pesquisa científica e a tecnologia, desenvolvidas pela UFRPE, possam consolidar o município de Garanhuns como Pólo da Extensão Universitária o que, sem dúvidas, vai “tirar muitos projetos da gaveta” da Rural. Não seria mesmo para isso que a UFRPE se interiorizou? Para ajudar na estruturação da região e fornecer capital humano qualificado?

Geraldo Mouret Rádio
Papacaça AM
Coordenação de Jornalismo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.