quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Gonzagão agora é Doutor Honoris Causa

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concede ao cantor e compositor Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa (in memoriam), maior honraria das instituições de ensino superior, nesta quinta-feira (22), a partir das 22h. A homenagem se deve às comemorações do centenário do Rei do Baião e dos 100 anos dos primeiros cursos da UFRPE. A homenagem será realizada no Salão Nobre da UFRPE. Na ocasião, haverá apresentação da Retreta da Polícia Militar em homenagem a Luiz Gonzaga.

A ideia de conceder o título a Luiz Gonzaga veio do professor e pesquisador da UFRPE Severino Mendes Júnior, especialista em aves migratórias. Durante uma reportagem na qual o professor explicava as aves que ilustraram canções do compositor, a exemplo da asa branca e do assum preto. Na ocasião da entrevista, o professor afirmou que, pela afinidade das letras de Gonzaga com os estudos da UFRPE – que ilustraram outras reportagens sobre o tema, a exemplo das árvores – o compositor merecia o título máximo de Doutor Honoris Causa.

A proposta foi formalizada e aprovada, por meio da Resolução nº 158/2012, pelo Conselho Universitário da UFRPE.

TÍTULO - O Título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade. A UFRPE já concedeu o título a personalidades como o escritor Ariano Suassuna e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, haverá apresentação da Retreta da Polícia Militar em homenagem a Luiz Gonzaga.
 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.