quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sobre os Festivais da Jovem Guarda e a FEMUARTE

FEMUARTE tem possibilidade de voltar a acontecer

Ao postar no facebook as boas novas  da noite de ontem, o Paulo Edvaldo nos perguntou sobre o Festival da Jovem Guarda, respondi o seguinte:

Paulo, ainda não temos informações, mas se tivéssemos que optar, acho o formato da FEMUARTE (Festival de Música e Arte), com aquele concurso de músicas originais e jovens talentos, com grandes shows ao final, mais interessante. Acaba por mostrar valores da cidade e de todo o país, além de ter um potencial de crescimento muito maior, podendo se tornar atratativo para a mídia nacional, que tem a lacuna hoje de um grande festival de música, como foi sucesso no passado e fez despontar muitos dos grandes nomes de nossa música brasileira.
.
Continuando.
A FEMUARTE (que acho poderia mudar de nome) tem várias nuances que acaba deixando mais para a cidade, tanto do ponto de vista cultural quanto artístico. Muitos artistas famosos vêm participar como concorrentes, o que já é interessante. Além disso a troca de experiências entre músicos de todo o país proporciona um crescimento cultural.

Querendo ou não, na comparação entre a FEMUARTE e o Jovem Guarda, seria estar entre os músicos do futuro, cheio de ideias novas, possibilidades, fazendo coisas que ninguém fez, abertos para parcerias, buscando espaço e que são procurados pela grande mídia, que assim teria interesse em nosso evento. Já o Jovem Guarda seria um palco, desculpem-me a franqueza, do passado, que tem seu espaço e deve ser enaltecido, mas não teria mais o mesmo impacto sobre a mídia nacional que está numa constante procura de jovens valores.

Se der para ambos acontecerem, ótimo, melhor para Garanhuns, mas se tiver que optar fico com o FEMUARTE. Ele tem mais cancha. Embora reconheça que o Festival da Jovem Guarda tem maior alcance popular, e por isto sugiro que até ele possa também mudar, para ampliar suas possibilidades. O seu nome limita a programação, já na última edição os nomes que vieram não eram do movimento da Jovem Guarda. Assim, seria melhor termos um Festival da Seresta, nos moldes do da capital. Ou a volta do Festival das Flores, com esta programação, e um formato mais adequado, aconchegante, com mais conforto às pessoas que querem ver seus ídolos do passado que ainda estão em atividade.

Acho que Garanhuns precisa fechar o calendário com um grande evento (Festival) a cada dois meses. Março, Maio, Julho, Setembro, Novembro, Dezembro. Fora o investimento nas festas tradicionais, com o carnaval e São João. Destaque-se que já se enquadrariam aí a FEMUARTE, Festival de Inverno, Festival das Flores, MOTOFEST e Natal Encantado. Estes dois últimos ampliados para que alcançassem uma

Além disso, incentivar a cultura cotidiana, numa programação perene, que não dependa única e exclusivamente dos festivais. Precisamos criar o costume cultural.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.