quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Assembleia Legislativa de Pernambuco se reúne solenemente embaixo do juazeiro de Luiz Gonzaga em Exu


As comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga no Legislativo Estadual chegam ao seu momento máximo com a realização da Assembleia Itinerante no município de Exu, nesta quinta, dia 13/12, às 17h. Essa é a 13ª vez que a Casa Joaquim Nabuco promove atividades parlamentares fora da Capital. O local da reunião plenária, que será aberta ao público, é o Parque Aza Branca, onde está o Museu do Gonzagão. O espaço escolhido para sediar o encontro entre os deputados, as autoridades locais e a população é simbólico: debaixo do juazeiro, ao lado do túmulo de Luiz Gonzaga.

A primeira Assembleia Itinerante foi realizada em 1994, no município de Ouricuri, Sertão do Araripe. O objetivo da iniciativa é levar o trabalho dos deputados às diversas regiões do Estado. A cidade de Exu foi escolhida por ser a terra do Rei do Baião. Localizada no Sertão do Araripe, o município está distante cerca de 600 Km do Recife, e tem a agropecuária como principal atividade econômica. Durante a itinerante, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), e os líderes do Governo e da Oposição, Waldemar Borges (PSB) e Antônio Moraes (PSDB), respectivamente, farão pronunciamentos sobre temas de interesse da região.

Na parte solene do evento, será entregue o Título de Cidadão de Pernambuco ao sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião nascido no Rio de Janeiro. Após a morte do tio, Joquinha mudou-se para Exu, onde colaborou com a implantação do Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branca. O centro cultural guarda todo o acervo artístico do cantor e compositor, incluindo vestimentas, sanfonas, troféus, discos, fotografias e outros objetos pessoais do artista.

Ainda na programação solene de Exu, a Assembleia Legislativa vai entregar a Medalha do Centenário de Luiz Gonzaga a nove personalidades locais. Também será entregue comenda in memoriam para Francisco Parente, o Beba, que foi administrador do Parque Aza Branca. E será realizado o descerramento de uma escultura de Gonzagão em tamanho real, confeccionada por J. Maciel. (C.F)

Publicada em 10/12/2012 no site da ALEPE.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.