terça-feira, 11 de dezembro de 2012

BOMBA: Jornal Nacional utiliza informações antigas para falar da UPE Garanhuns


A UPE Garanhuns, e em especial o curso de Medicina, foram surpreendidos por um triste equívoco jornalístico em nível nacional. Na noite da segunda-feira, 10, uma reportagem especial do Jornal Nacional, mais importante informativo da TV Brasileira, trouxe um Raio-X da falta de médicos no país, mostrando a deficiência na formação acadêmica nas universidades. E aí, citou o curso de Garanhuns, que teria sido estruturado sem as condições necessárias.

Mas, pasmem, as informações são de sete meses atrás, quando a instituição passava pela greve dos estudantes, que reclamavam falta de professores, de estrutura, etc. Na época, o Governo de Pernambuco se comprometeu em abrir o concurso e investir no prédio da UPE para aprimorar o curso.

De lá pra cá tudo tem sido feito conforme o cronograma.

Porém, a Rede Globo utilizou as entrevistas da época, quando o prof. Pedro Falcão afirmava que o estado iria abrir concurso e fazer investimentos. O próprio diretor da Unidade de Ensino e pró-reitor da UPE para o interior esteve em Brasília, junto com o Secretário de Estado, Marcelino Granja e o Reitor da UPE, Carlos Calado, visitando os Ministérios da Saúde e da Educação. A viagem aconteceu na primeira quinzena de Agosto, protanto, vejam como a informação repassada para todo o Brasil agora está desatualizada.

Na época, trouxemos estas informações aqui.

No Ministério da Saúde, os presentantes de Penambuco, estiveram com o Dr. Mozart Sales conversando sobre convênios para a liberação de equipamentos para os Cursos de Medicina (Garanhuns e Serra Talhada) e Odontologia em Arcoverde. Além de Marcelino Granja, Carlos Calado e Pedro Falcão, participaram também o Prof. Franco Junqueira (Coordenador do Curso de Medicina) e o acadêmico de medicina Carlos Franca.

A UPE, através do Governo de Pernambuco, tem investido na qualificação do curso, e esta poderia ter sido a nova visão dada pelo Jornal Nacional, constatando a melhoria gradativa na instituição, se aqui estivessem para ver o curso. Mas preferiram pegar imagens de arquivo, sem nem ao menos conferir se a situação era mesma.

ABSURDO: Para se ter ideia do quanto a notícia estava fora de tempo. O concurso que foi prometido na reportagem, já abriu edital, já teve as provas e os aprovados já foram chamados.

O Governo do Estado de Pernambuco enviou uma nota à Rede Globo, explicando esta situação, que foi lida esta noite por William Bonner, ao final do Jornal Nacional.

O problema maior é reabrir as feridas que já estavam cicatrizadas. Devido esta matéria desatualizada, outros órgãos de comunicação já colocaram de novo o curso de medicina na pauta, logo agora que estava tudo correndo bem, prejudicando a instituição, a região e os alunos.

E este tipo de correção, não se faz em uma simples errata ou na leitura de uma nota. Infelizmente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.