sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dia de Consulta Pública para a escolha de gestores escolares estaduais‏

Paulo Lins esteve acompanhando as eleições nas escolas estaduais


A consulta pública para a escolha dos diretores e diretores adjuntos das escolas da rede estadual de educação está ocorrendo nesta sexta-feira (07). Na semana passada, houve debate e apresentação dos planos de gestão escolar para o biênio 2013/2015.
Todos os candidatos participaram do Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco (Progepe). Esse programa constituiu-se de um processo com três etapas. A primeira delas foi a seletiva, que compreendeu um curso de qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma avaliação em conhecimento de gestão escolar. Após a aprovação nessa etapa, os professores foram considerados aptos a continuar na disputa, que segue, nesta sexta (07), com a etapa consultiva.  
O objetivo é fazer com que o exercício da função atenda as demandas e competências específicas necessárias. De forma pioneira, Pernambuco estabelece novos critérios e procedimentos para a seleção, que incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como a consulta junto à comunidade escolar e a formação de especialização ou mestrado para os diretores escolares eleitos.
Na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional, 22 escolas estão realizando a Consulta Pública no dia de hoje. Ao todo 40 mil pessoas, entre professores, alunos e pais participam do processo de escolha. A consulta segue até as 20h. O gestor da GRE-AM, Paulo Lins está realizando visitas em todas as escolas que participam do processo. Ele destacou o pioneirismo do Estado de Pernambuco no preparo e escolha dos seus gestores escolares. “Nós estamos vivendo um momento ímpar no Estado no setor educacional. Neste momento, pais, alunos e professores estão escolhendo as pessoas que vão gerir o ambiente escolar em que vivem. E durante o processo foi oferecida a toda comunidade escolar a oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos por meio de debates organizados pelas Gerências de Educação com o apoio da Secretaria de Educação.” 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.