quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Frevo agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade



O senador Humberto Costa comemorou, direto de Paris, via Twiiter (@humbertocostapt), o reconhecimento do frevo como patrimônio cultural imaterial da humanidade. O título foi concedido no início da tarde desta quarta-feira (5/12) em cerimônia realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na França, e contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e de diversas personalidades do meio político e cultural do Estado. "Esta é uma grande conquista para a cultura de Pernambuco e do Recife. Um reconhecimento da importância do frevo como manifestação popular, que ajudará a abrir muitas portas para quem vive e quem faz esta arte no Estado", enfatizou o petistas.

Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia declarado o frevo como patrimônio imaterial do Brasil e convencionado o dia 9 de fevereiro como o Dia do Frevo, comemorado desde então na capital pernambucana. 

O que é o Frevo?
O frevo é um ritmo e uma dança criada pelos escravos em Pernambuco no final do século XIX, que mistura marcha, maxixe e elementos da capoeira em movimentos extremamente acelerados. O nome faz referência a palavra ferver, que é como vemos os dançarinos pularem e dançarem rapidamente ao som das orquestras. As músicas são executadas predominantemente durante o Carnaval, embalando o trajeto dos blocos de rua, e os passistas ajudam a proteger o estandarte de cada agremiação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.