sábado, 22 de dezembro de 2012

SAIBA MAIS: Geraldo Julio cria cargo de Gestor Público Municipal através de concurso E extingue 600 comissionados

Blog de Jamildo 1
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

O futuro prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), considera ter dado dois grandes passos nesta sexta-feira (21) para a qualificação da gestão pública da capital pernambucana. O envio à Câmara, na manhã de hoje, dos projetos de lei para a criação do cargo de Gestor Público Municipal e para reforma administrativa devem contribuir, respectivamente, com a profissionalização e equilíbrio da gestão pública e com a realização do projeto de governo de Geraldo Julio já a partir de janeiro.

Um dos projeto prevê a criação de 300 cargos de gestores públicos municipais, com remuneração base de R$ 2.800, podendo ter gratificação de mais 100% do salário, de acordo com a avaliação do desempenho. A criação do cargo corresponde ao que o socialista pregou na campanha, que é a valorização do servidor público e da meritocracia, além de seguir as tendências dos governos Federal e estaduais de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.

A ocupação destes cargos será feita via concurso público, que deve acontecer até 2015. Mas, até lá, a PCR já terá gestores públicos "provisórios", selecionados pela equipe de Geraldo Julio. Estes não serão 300, mas podem se estender até 195 (65% dos 300), de acordo com as necessidades da gestão. Estes gestores serão inicialmente selecionados de acordo com a demanda da Prefeitura, que por sua vez só será sabida quando a gestão se iniciar.

Antônio Alexandre destaca ainda a importância deste profissional, que atuará na Prefeitura independentemente da gestão política. "É um profissional permanente, responsável pela qualidade da gestão. Isso é muito positivo, porque hoje essa função é de cargo comissionado, onde há um troca-troca constante. E cada vez que um é substituído, há uma curba de aprendizado que gera um atraso", pontua.

MENOS 600 COMISSIONADOS - Outro projeto de lei elaborado pela equipe de Geraldo Julio (PSB) e enviado pelo atual prefeito João da Costa (PT) - a pedido do socialista - para a Câmara Municipal foi o PL que prevê a reforma administrativa, com redução inicialmente de 600 cargos comissionados.
.


AGORA COMIGO: As duas decisões, de extinguir esta quantidade enorme de cargos comissionados, que tem uma forma de se incluir na administração pública os cabos eleitorais e os familiares, desprezando qualidades técnicas, e a sua substituição por gestores capacitados que serão em breve contratados através de concursos, tem um só objetivo, profissionalizar a máquina pública e deixá-la menos vulnerável às mudanças políticas.

Estamos num tempo onde se exige competência, qualificação e constante formação para trabalhar em nome da sociedade. É bom que a administração pública pense e aja desta forma. Assim, Geraldo Julio, por ser prefeito de uma das mais importantes cidades do país, pode até estar dando o exemplo para todos.

O povo agradece.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.