sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vereador de Bom Conselho está buscando apoio para duplicação da PE-218

Vereador Carlos Alberto com os deputados Daniel Coelho e Izaías Régis,
e ao centro com o prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue


Atento ao incremento regional que a duplicação da BR-423 no trecho Garanhuns-São Caetano trará para nosso desenvolvimento, o vereador de Bom Conselho, Carlos Alberto, tem buscado apoio de prefeitos da região e lideranças políticas para o projeto de duplicação da PE-218, que liga nossa cidade à Terra do Papacaça, quase uma continuidade da duplicação da BR e que ligaria Bom Conselho totalmente em via duplicada à capital Pernambucana, aproximando a cidade de outros grandes centros urbanos do estado.

Esta duplicação da PE-218, torna-se uma necessidade para beneficiar os municípios do Agreste Meridional. Vale também lembrar que Brejão foi escolhida para receber um Distrito Industrial, e esta duplicação pode se mais um argumento para instalação de indústrias em nossa região.

O projeto é interessante sob qualquer argumento, principalmente facilitando o tráfego para o interior de Alagoas, e trazendo mais possibilidades para nossa região, que começa a receber investimentos industriais, além da movimentação de nossa bacia leiteira e o fluxo turístico.

Carlos Alberto tem também participado de várias reuniões em Garanhuns, nas reuniões do PSB e com grupos de amigos que congregam o mesmo pensamento político.

A volta da Oktoberfest e outros eventos de Garanhuns


Na confraternização do Grupo dos Amigos de Garanhuns no Facebook, Betinho Cândido afirmou que era de interesse dos coordenadores voltar com alguns eventos que a cidade já teve, e realizá-los, mesmo que fosse numa menor projeção para os próprios amigos. Dentre os eventos, poderiam voltar os tradicionais São João e Carnaval, mas outros como Festival da Primavera e a Oktoberfest.

Agora, a Bicho Eventos anuncia a volta do trio elétrico a Garanhuns com o show do Chiclete com Banana. Mesmo sendo outra proposta, com o circuito fechado e revista dos foliões, além de ser exclusivamente Bell Marques e cia. Contudo, muita gente está tratando o evento como a volta da Garanheta.

Izaías Régis também criou dois bons eventos, que poderiam voltar, A FEMUARTE e o Festival da Jovem Guarda, podendo ter o gerenciamento da prefeitura.

Agora a pouco, no facebook, um comentário sobre a Oktoberfest recebeu a simpatia de vários seguidores.

Cai número de homicídios na região - Confira os números por município

A área do 9º Batalhão de Polícia Militar, que corresponde a 20 municípios do Agreste Meridional, registrou 144 homicídios em 2011. Este é o menor número desde 2008, em que houve 202 homicídios. Nos anos seguintes, os dados foram: 151 em 2009 e 161 em 2010. Os resultados são atribuídos à intensificação das abordagens, blitz em conjunto e operações concentrando as viaturas dos municípios em pontos perigosos.

Garanhuns, considerado um município com alto índice, teve queda de mais de 40%: em 2010, o batalhão registrou 49 homicídios e, no ano passado, 28 ocorrências desta natureza. Nos municípios em que o índice é pequeno, conseguiu-se reduzir mais. Em Jucati houve queda de 60% e em Correntes, de 44,44%, enquanto em Paranatama não foi registrado nenhum homicídio no ano passado, tendo diminuição de 200%.

As estatísticas sobre roubos e furtos não estão prontas, mas, por enquanto, pode-se dizer que, até o último novembro, a redução foi de cerca de 30% em toda a área.

Além de manter as ações citadas e o forte trabalho de conscientização e valorização dos policiais, é meta do 9º BPM para este ano realizar mais operações em conjunto com a Polícia Civil e reduzir ainda mais a criminalidade.
 
CIDADE 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 TOTAL

GARANHUNS 37 77 48 57 79 40 49 28 415
CAPOEIRAS 8 4 13 4 4 6 2 3 44
CAETÉS 1 6 8 4 2 6 8 6 41
SÃO JOÃO 2 4 7 5 14 4 7 8 51
LAJEDO 11 13 24 14 16 11 19 22 130
JUPI 11 9 7 4 6 6 10 8 61
JUCATI 2 4 3 3 0 5 5 2 24
CALÇADO 2 4 1 0 2 1 1 2 13
CANHOTINHO 3 17 9 9 12 9 7 10 76
ANGELIM 3 1 1 3 3 3 4 3 21
PALMERINA 1 3 2 2 3 2 3 3 19
BOM CONSELHO 6 5 10 8 16 15 9 16 85
BREJÃO 1 4 2 4 3 2 1 3 20
TEREZINHA 0 0 0 4 1 0 3 2 10
LAGOA DO OURO 0 3 3 2 3 4 1 3 19
CORRENTES 8 3 8 8 12 5 9 5 58
PARANATAMA 1 4 3 5 3 1 2 0 19
SALOÁ 2 5 3 8 9 7 5 3 42
IATI 3 8 5 9 7 7 4 6 49
ÁGUAS BELAS 10 13 10 13 7 17 12 14 96
TOTAL 112 187 167 166 202 151 161 147 1293

Armando Monteiro também defende atuação do ministro Fernando Bezerra Coelho


Após retornar ontem à noite de viagem ao exterior, o senador Armando Monteiro (PTB/PE) fez questão de defender, nesta sexta-feira (6), a atuação do ministro Fernando Bezerra Coelho e os investimentos realizados pela Integração Nacional em Pernambuco. Veja abaixo o que diz o senador sobre o assunto:

“Fernando Bezerra Coelho é amplamente reconhecido como um dos ministros com melhor desempenho no governo da presidente Dilma Rousseff e não há absolutamente nada que desabone sua conduta. O que há claramente é a intenção de certos setores políticos de tentar criar uma crise artificial e desestabilizá-lo. O ministro vem servindo ao país de forma criteriosa, correta e é nesse contexto, inclusive, que tem atendido Pernambuco.

O Estado foi duramente atingido por três enchentes sucessivas em período curto, com milhares de desabrigados. Os investimentos do Ministério da Integração Nacional para solucionar de forma definitiva esse problema e evitar novas cheias só estão ocorrendo em função da agilidade do governo de Pernambuco na elaboração dos projetos executivos das obras necessárias e da competência do ministério na execução do convênio. Como pernambucano, levantarei sempre a minha voz para que julgamentos nitidamente enviesados e de caráter político não venham a prejudicar o nosso Estado”.

Agnaldo Timóteo no Festival de Inverno


Vou confessar: Gosto de Agnaldo Timóteo.

A Esplanada Guadalajara, sendo o principal palco do Festival de Inverno de Garanhuns, é marcada por ser eclética, tendo várias noites de temas diferentes, e dentre elas, geralmente, tem a noite do romantismo, do brega, da seresta, ou como mais prefiram definir.

Esta noite sempre trouxe Adilson Ramos e Reginaldo Rossi.

Na gravação do DVD de Adilson Ramos, aquele que não diz em canto nenhum que foi gravado em Garanhuns, teve a participação super especial do ídolo, mas somente em uma música, deixando uma legião de fãs esperando, pois havia a esperança que ele voltasse ao final da noite. Não voltou.

Agnaldo talvez seja, ao lado de Cauby, os remanescentes da nostalgia dos seresteiros, que teve ícones como Altemar Dutra e Nelson Gonçalves, que chegaram à época da televisão e por isto é mais fácil encontrar seus registros. Mas somemos a eles tantos outros ídolos de outrora, do rádio, dos teatros, das serenatas...

Ouvir os sucessos de Agnaldo em sua própria voz é uma oportunidade que ainda está disponível no mercado, como objeto de colecionador.

É claro que muita gente não gosta, modernizaram seus conceitos. Mas devemos caminhar sempre entre o antigo que não envelhece, se tiver qualidade, e os novos passos da música brasileira, que vai buscar lá atrás, muitas vezes, a bússola da trilha a seguir. Agnaldo ainda tem um grande público em Garanhuns e região, e seria uma excelente opção a este público nostálgico.


É claro que Agnaldo não tira os grandes nomes pop do palco principal, poderia no máximo atrapalhar a 40ª apresentação de Leda-rá-rá-rá...

Com Givaldo pré-candidato, PSB volta à pluralidade


Todo mundo sabe a vontade que tem o empresário Givaldo Calado em ser prefeito de Garanhuns. No PSB, até agora, havia se comportado como um soldado do partido, à disposição e trabalhando internamente, sem dar o trabalho de lançar uma candidatura antecipada que pudesse dificultar o diálogo com outros partidos. Porém sua vontade acabou sendo atropelada pelo anúncio da chegada de Antônio João, aliás, não somente a sua, mas outros que também estavam com seus nomes postos como opções, personalidades respeitadas na cidade como Márcio Quirino e Pedro Falcão.

Contudo, a insatisfação do grupo não foi suplantada pela ideia de apoiar o prefeito de Lajedo, e isto se viu em reuniões quer acabaram por emergir o nome de Nivaldo Azevedo, diretor da Clínica de Bovinos da Universidade Federal Rural.

O que antes parecia a imposição e o consequente afastamento dos demais nomes, não aconteceu. Assim, principalmente depois que as novas declarações apontaram para uma escolha partidária, com o próprio Antônio João afirmando que o PSB escolheria o candidato, e que ele acompanharia a decisão, dentro da legenda e de forma democrática, o processo voltou a ser interessante para que os antigos nomes retomassem o gosto pela eleição.

Givaldo Calado fez esta leitura e com o apoio de algumas lideranças e empresários volta ao jogo, colocando seu nome no tabuleiro. Portanto, claramente, o PSB apresenta três nomes, voltando ao patamar anterior, da pluralidade. Resta saber se o diretório estadual mantém o processo que pode chegar numa escolha interna ou se desmancha tudo e lança o nome de Antônio João, que até agora não conseguiu agregar o partido em Garanhuns.

Givaldo Calado é uma opção interessante, pode ter chegado a hora dele.

Contudo, a volta do empresário ao processo demonstra que a escolha volta a estar aberta, pois existe uma inquietação, podendo fazer voltar também os nomes anteriores que pareciam alijados do processo, como dissemos, Mário Quirino e Pedro Falcão têm muitas pessoas simpáticas os seus nomes. Paulo Lins também esperou ou espera este chamado. Ou até mesmo o próprio Ivan Rodrigues, que poderia ser o aglutinador.

Assim, pode ser que o PSB procure o nome que possa unir todos, para evitar que as ilhas continuem se afastando. Pode ser Givaldo?

Comunidades Quilombolas terão mais de 70 casas em Garanhuns


O trabalho silencioso e competente da Associação Quilombola do Estivas está trazendo um grande projeto para Garanhuns. Na sexta-feira será assinada a ordem de construção de 75 casas em Garanhuns, sendo 42 no próprio Estivas, 18 no Castainho, 12 no Tigre e 3 na Estrela. Além das casas serão construídos 70 banheiros. O projeto faz parte do PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural do Governo Federal.

Uma exigência da Associação do Estivas, segundo Mário Santos, responsável pela entidade, é que todo o material seja adquirido em Garanhuns, movimentando a economia local, e mais possivelmente na própria comunidade.

As casas terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Serão todas na cerâmica, e como contrapartida, o novo morador pagará apenas 4% do equivalente ao valor da casa, ou seja, somente R$ 1.000,00, parcelado em quatro vezes em um ano.

Uma grande conquista para Garanhuns, principalmente para a comunidade quilombola, que não vivem reclamando em rádios e internet, estão mostrando que aprenderam a correr atrás de seus direitos e realizar seus sonhos.

A assinatura em Garanhuns acontecerá às 11h, na sede da Associação do Estivas. Antes disso, a comitiva estará em Bom Conselho, onde assinarão também duas ordens de construção do PNHR, para o Angico I e II, para 94 moradias.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.