sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Presidente estadual do PSB assina nota reafirmando Ivan Rodrigues como presidente da comissão em Garanhuns e tecendo elogios a Antônio João Dourado. Leia na íntegra.


O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, distribuiu, há pouco, uma nota negando que o partido fará intervenção na executiva municipal de Garanhuns, nomeando um novo presidente no município. Para reafirmar a confiança no atual presidente, Ivan Rodrigues, Guedes assinou a seguinte nota abaixo:

“Diante dos rumores sobre a sucessão em Garanhuns, a Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) faz questão de frisar que mantém inabalada a confiança nos companheiros que integraram a comissão provisória no município, em especial o presidente Ivan Rodrigues, militante que tem uma longa história de compromisso com o partido e o campo político ao qual a Frente Popular faz parte.

Com a mesma firmeza, o PSB também rechaça qualquer tentativa de desqualificar Antônio João Dourado, um quadro político de dimensão estadual que milita ao lado da Frente Popular desde o governo de Miguel Arraes, quando presidiu o Porto de Suape.

Em sintonia com a posição do governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, a Executiva Estadual reafirma a posição de respeitar à risca o calendário eleitoral. Portanto, no tempo determinado pela Justiça Eleitoral haverá a definição da posição do Partido.”

Sileno Guedes
Presidente do PSB em Pernambuco
.
Do Blog do jornalista Magno Martins

Caminhantes do Parque comemoram os 30 anos do Relógio das Flores de Garanhuns

Trago do facebook este texto postado pela jornalista Waldéria Santana, atualizando para janeiro. Recebemos do amigo Valter, um dos coordenadores do grupo, o convite, além das camisetas e um belo relógio com o ponto turístico.

Este grupo de caminhantes do Parque Euclides Dourado é uma das grandes iniciativas nos últimos anos em nossa cidade, fazem o bem, incentivam a saúde e o bem estar, sem envolvimento político, somente pensando em viver a cidade intensamente, seus pontos turísticos, sua história e privilegiando a amizade!

Parabéns a todos! Estaremos lá.
.

Estão todos convidados para a caminhada dos 30 anos do Relógio de Flores. Os “Caminhantes do Parque Euclides Dourado, Abraçando Garanhuns”, resolveram festejar este tão importante marco, que se tornou histórico e faz parte do patrimônio cultural e turístico de Garanhuns.

Os 30 anos de um dos maiores cartões postais do município, acontecerá no dia 22 de janeiro de 2011.

A caminhada sairá do Parque Euclides Dourado as 06h30, percorrerá a Av. Rui Barbosa seguindo até o Relógio de Flores, chegando na Praça Tavares Correia, lá, junto com o Arraiá de Gláucio Costa , os Caminhantes do Parque darão inicio aos festejos. Todo mundo está convidado.

O Relógio de Flores foi criado através de uma idéia, (vinda na época) do então secretário de Turismo e Cultura e Esportes Francisco Bandeira de Melo, que viajando à Suíça, viu por lá em uma cidade serrana, onde o clima e a altitude lembravam Garanhuns, um relógio de flores, fotografou o relógio e, em sua volta, apresenta ao então prefeito Ivo Amaral (1977/1982), que encampou a idéia e tratou de confeccionar para o município um protótipo do relógio Suíço, e que fosse instalado na Praça Tavares Correia. Sua fabricação e meramente nacional DIMEP/TAGUS e custou aos cofres do município CR$ 420,000,00 (quatrocentos e vinte mil cruzeiros).

Participaram deste projeto a EMPETUR, o secretário de obras; João Inocêncio Filho,o secretário de planejamento; Jaime Pinheiro e o arquiteto; Marcilio Reinaux Maia

O Relógio de Flores foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1981, com a presença do secretário Francisco Bandeira Melo, o presidente da EMPETUR; Ricardo Costa Pinto, o prefeito Ivo Amaral, e varias autoridades junto com a sociedade garanhuense. Na ocasião o então prefeito disse que; a partir daquele momento o Relógio de Flores passaria a ser um referencial para Garanhuns e seria um local de visitação permanente para os turistas, bem como um novo cartão postal da nossa cidade. Lembramos que após 30 anos de implantação e funcionamento, ainda hoje, é o único existente em todo o norte/nordeste do Brasil.

PSB tem outras dificuldades com pré-candidatos que mudaram de domicílio


Uma coisa é certa, o nome do PSB em Garanhuns é Antônio João. A determinação já veio desde setembro do ano passado, quandohouve a mudança de domicílio do pré-candidato. A ordem agora é juntar os cacos, unir o partido e atrair as legendas aliadas no plano estadual.

A insatisfação natural foi maior que a esperada, o movimento de rejeição também pegou a executiva de surpresa, não esperavam a união de opostos em Garanhuns, e o forte repúdio nas mídias sociais. Mas o principal problema foi mesmo dentro do próprio partido, onde os filiados ainda não assimiliaram a ordem de marchar junto com o prefeito de Lajedo.

Algumas lideranças como Nivaldo Azevedo e Givaldo Calado ensaiaram suas próprias candidaturas e tiveram apoios mais consistentes que a indicação da executiva estadual. Outros nomes também foram citados como opção. A missão agora é aglutinar as forças. Para melhorar a imagem de Antônio João, estão sendo publicadas notas na mídia pernambucana.

A definição da candidatura já existe e a nova comissão provisória já nasce com o obrigação de apoiar Antônio João.

Mas não é somente em Garanhuns que os candidatos que mudaram de domicílio no PSB estão encontrando alguma resistência. Em Recife, Fernando Bezerra Coelho já não se apresenta mais como pré-candidato a prefeito, até porque o governador resolveu investir na reeleição de João da Costa, para impedir que o PT de Humberto e João Paulo se fortaleça no estado.

Em Goiana, o deputado Aluísio Lessa não teve seu nome referendado pelo partido, e ele, junto a dois vereadores disputam a indicação do partido.

Em Jaboatão, João Fernando Coutinho não conseguiu ainda emplacar, e muito dificilmente Elias Gomes perde a reeleição. O deputado não tem tido seu nome lembrado nas pesquisas de intenção de voto, embora comece a se movimentar e atrair legendas parceiras.

Em Serra Talhada, o nome do governador vem do PR, o deputado Sebastião Oliveira, mas o senador Armando Monteiro tem tratado aquela cidade como prioridade e afirmou que mesmo sabendo que Eduardo Campos tem legitimidade para rodar todo o estado, não acredita que ele participe onde a frente tiver outros candidatos.

Será que vale também para Garanhuns? E para Caruaru? Na capital do forró, o PSB tem Laura Gomes e Raquel Lyra. Fogo amigo para Zé Queiroz, uma é a mulher do seu vice, Jorge Gomes. A outra é filha do vice-governador, João Lyra, que é do PDT, partido o qual o prefeito de Caruaru é o presidente estadual.

A verdade, pelo que se desenha, é que o governador deve mesmo subir em todos os palanques, andar por todas as feiras, entrar em todas as casas, por seus candidatos. Em Garanhuns e em outras cidades.

Caruaru é mais difícil ver isto, pois as lideranças têm mais potencial político.

ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES DA SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR AESGA

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza até esta sexta-feira, 20 de janeiro, as inscrições para a Segunda Etapa do Vestibular 2012.1 da Instituição, que dispõe de vagas para os cursos de Administração em Marketing, Administração Hospitalar e Secretariado Executivo Bilíngue das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA) e Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG).

De acordo com a professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para esta Segunda Etapa do Vestibular estão disponíveis 40 vagas para o curso de Administração em Marketing, 15 para Administração Hospitalar e 50 vagas para o curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

A entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 27 e 30 de janeiro, respectivamente e, além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Reintegrados.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

O PROCESSO SELETIVO

VESTIBULAR 2012.1-SEGUNDA ETAPA
REINTEGRADO

Inscrições abertas até 20de Janeiro
Provas: 30 de Janeiro

Grupos no facebook debatem Garanhuns


O facebook, dentre as suas qualidades, permite a criação de grupos, onde os internautas podem participar de acordo com suas características. Podem ser torcedores de clube de futebol, apaixonados por artistas, colegas de colégios e faculdades, etc. Existe um grupo somente para os artistas de Garanhuns.

Alguns outros grupos criados debatem diariamente a cidade, e principalmente a sua atual situação. Novos grupos estão se formando, mas os dois mais importantes são os "Amigos de Garanhuns" e o "Viva Garanhuns", o segundo criado de uma dissidência do primeiro.

Vários assuntos são tratados por ali, e somente por estes dias foram temas:

As praças e suas reformas intermináveis.
A insegurança que toma conta da cidade.
Mototaxistas ganhando espaço nas calçadas e ruas.
Praças de taxis.
A política local (isso tem muito)
Ruas sem energia
Nossos clubes de futebol
Besteirol como BBB e Luíza, que voltou do Canadá
Shopping Garanhuns
Passagem de ônibus coletivo

E para finalizar, o post da foto. O colunista Saullo Paes flagrou o Relógio das Flores sem os ponteiros, como a praça está fechada, em reforma, tirar os ponteiros neste momento, mesmo que seja pra manutenção ou o que seja, fica parecendo que desmontaram tudo e destruíram o relógio, símbolo maior da nossa cidade.

A foto é do próprio Saullo.

Eduardo Campos, nos EUA, firma parceria com instituições de crédito para pequenas e médias empresas

O IFC, segmento do Banco Mundial voltado para o financiamento da iniciativa privada, será o próximo parceiro do Governo do Estado e dos empreendedores pernambucanos. Com foco nas pequenas e médias empresas, a iniciativa visa oferecer empréstimos a juros baixos, consultoria para exportação, assistência técnica e até ajudar na formalização dessas companhias.

Nesta quinta-feira (18/01), o governador Eduardo Campos esteve na sede da corporação em Washington-EUA para uma reunião com o CEO do IFC, Lars Thunell. Uma equipe do banco virá a Pernambuco em fevereiro para iniciar os contatos com a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco. A idéia é que a Agefepe funcione como um fundo garantidor dos empréstimos, possibilitando assim juros mais baixos para os empresários.

Os arranjos produtivos locais da confecção, do gesso e da agricultura irrigada devem ser os primeiros a receber os incentivos. "Nossa intenção é manter o fluxo de investimentos no estado e oferecer todas as condições necessárias para que essas cadeias, que já são tão importantes na nossa economia, possam ganhar um novo fôlego e gerar ainda mais empregos, principalmente no interior do estado", disse o governador.

Eduardo também sugeriu a Thunell a abertura de uma linha de crédito mais robusta para atender as empresas do novo polo automobilístico, de tecnologia da informação e de energias renováveis.

Os detalhes para a formalização da parceria entre o Governo de Pernambuco e o IFC devem ser aprofundados amanhã, durante a reunião do governador com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

PALESTRA - Em seu segundo dia de agenda administrativa na capital dos Estados Unidos, o governador Eduardo Campos apresentou um seminário sobre a conjuntura política brasileira e a economia pernambucana no Woodrow Wilson Center for Scholars. Localizado no coração de Washington, o espaço sedia o "Brazil Institute" um "think tank" - expressão usada pelos americanos para definir locais de discussões e pesquisas em política, economia e outros temas.
.
Marcos Araújo.
Central de jornalismo, Patrulha do Interior.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.