terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estudante de Agronomia comenta falta de caju neste mês de janeiro


Em Miracica a safra também está atrasada

O modelo exploratório extrativista e a não adoção de uma tecnologia agronômica orientada mínima na nossa região são dois fatores importantes que contribuem para o pouco desenvolvimento e produção da planta, deixando-a a mercer dos fatores climáticos, uma vez que a planta exige uma temperatura media de 27º C, regime pluviométrico na faixa de 800 a 1.500 mm anuais, distribuidos de cinco a sete meses.

Enfim, esse modelo executado pela nossa região se torna muito arriscado para o produtor que depende da renda do caju, pois a planta não tem as condições minimas e produzirá conforme foram impostas a produzir, dependente do clima,de água, luz, solos, pragas, doenças e outros fatores.

.
Romário N. é estudante de Agronomia pela UFRPE de Garanhuns.

Givaldo diz que governador não deve enfiar candidato por goela abaixo em Garanhuns


O empresário e ex-vereador Givaldo Calado, resolveu investir nas mídias sociais e aparecer mais nas emissoras de rádio. O pré-candidato a prefeito esteve concedendo entrevista em rádio nesta terça-feira (24), no mesmo dia em que começaram a chegar informes de sua assessoria de imprensa, que já criou também seu twitter.
Questionado quanto ao nome que o PSB escolherá, Givaldo citou o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. “Deixemos que o povo aponte a melhor opção”, argumentou.

O ex-parlamentar afirmou que o PSB de Garanhuns é rico em ter gente competente para ser o candidato da legenda. Mas reforçou aceitar a condição de pré-candidato. 

Quando perguntado se acredita que haja pré-candidato em Garanhuns previamente escolhido e imposto pelo governador Eduardo Campos, Givaldo revelou que não crê que o presidente nacional do PSB seria capaz de adotar práticas antidemocráticas.

“Eduardo sabe que o PSB tem gente capaz de gerir a cidade. Portanto crer que ele vai impor um candidato sem nenhuma relação com a nossa cidade, e tentar empurrá-lo de goela abaixo, é desacreditar em um gestor de credibilidade. Ao que se sabe, ele nunca foi capaz de adotar práticas antidemocráticas. Enfim, não acredito que ele o faça”, destacou.

No transcorrer da entrevista, Calado falou também sobre as inúmeras melhorias que a cidade precisa passar, apontou caminhos para que Garanhuns entre no trilho do desenvolvimento, e felicitou o ex-prefeito Ivo Amaral (PMDB), devido às recentes comemorações que lhe foram prestadas, pelos 30 anos do Relógio de Flores, tendo sido o peemedebista o entusiasta da criação daquele que talvez seja o principal ponto turístico da cidade.

Boa Notícia - INAP abre Centro de Distribuição em Garanhuns


A INAP, indústria alagoana da área alimentícia, já está se estabelecendo em Garanhuns, iniciando com a instalação de um Centro de Distribuição, em prédio alugado, local que no momento está passando por adequação interna e com projeto de trazer ainda este ano alguma das suas unidades fabris, com o apoio do município, principalmente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Ornilo Lundgren.

A INAP produz mais de 300 produtos.

O blog tem acompanhado este processo de chegada da indústria em nosso município.

:

A empresa INAP – Indústria Alimentícia Popular Ltda foi fundada em meados de 1974, Arapiraca – Al, por Sebastião Alves da Silva, com o nome fantasia: Fábrica de Doces Popular. Em 1999, devido à falta de espaço físico, que impedia seu crescimento, transferiu-se para as margens da AL-220. A INAP aumentou significativamente sua produção destacando-se hoje como uma das principais indústrias de doces da região.

A empresa vem desenvolvendo um trabalho de crescimento e geração de empregos em Arapiraca, onde mantém sua sede e possui funcionários trabalhando em sintonia com as metas traçadas pela empresa.

A indústria está sempre inovando e desenvolvendo novos produtos para o público em geral. Estes produtos estão divididos em: Goiabadas, Bananadas, Lanches, Bananolas, Nêgo Bons, Caramelos, Cocadas, Doces de leite, goiaba e Salgadinhos de milho.

Vox Multimídia - Assessoria de Comunicação



Cadê o caju? Atrasou a safra.



Janeiro sem trovoadas, embora os últimos dias tenham sido frios e com a garoa aos finais de tarde, estamos sentindo falta do caju da temporada. Aliás, a dupla Caju e Castanha, que não são aqueles das emboladas.

A verdade é que os cajueiros atrasaram a safra. Não tem ainda nos pés a fruta tropical. A manga, que geralmente dá nesta época do ano também tem andado sumida dos pés dos sítios da região.

Jaca também tá em falta. Então os sítios, chácaras e afins, que em janeiro fazem a festa das frutas estão minguados.

E tem gente já tocalhando a tanajura, que não é fruta, mas deve aparecer nesses dias, depois das chuvas e quando o tempo voltar a esquentar.

Mas a falta, principalmente, do caju no pé, tem deixado muita gente com cara de espera. Por isto, Aproveitem para se deliciarem com a foto no blog, pois ainda vai durar uns dias pra fazer a colheita.

FAMEG - Uma audiência com o novo ministro


O ITPAC/FAMEG está buscando junto ao MEC a solução dos entraves burocráticos que segundo o ministério ainda não permitem o funcionamento da unidade de ensino.

Porém os diretores do ITPAC, com toda a documentação na mão, e baseado na nova lei de migração das instituições que tinham a autorização estadual para o sistema federal, chegam a argumentar que falta pressão política para que o MEC permita que a FAMEG volte a receber seus alunos, já que outras universidades pelo país, na mesma situação, voltaram a lecionar e hoje funcionam regularmente.

Agora que mudou o ministro, saiu Fernando Haddad e entrou Aluísio Mercadante, seria muito importante que se pudesse conversar pessoalmente com ele, expondo a situação, racionalmente, e buscando encontrar os meios de fazer valer a vontde regional de cointr com mais uma faculdade de medicina em Garanhuns.

Se tiver tudo certo, que se permita agora. Caso não, se tiver algo que realmente esteja faltando, que se agilize, seja claro e se busque otimizar o tempo, para que a instituição possa cumprir todas as exigências em tempo hábil para receber do MEC a tão esperada autorização de funcionamento.

Por isto, neste momento, mais que procurar justiça ou qualquer outro órgão, seria interassante ir direto ao Ministro, ao novo ministro, uma porta que se abre, uma nova oportunidade.

Lembrem de dizer que será o presente que ele deixará para a terra do presidente Lula.

Pra ontem. 

Armando Monteiro roda Pernambuco

Exiba Armando Monteiro no senado credito foto andre oliveira.jpg na apresentação de slides

O senador Armando Monteiro (PTB/PE) retomou, nesta segunda-feira (23), as viagens ao interior de Pernambuco, com visitas aos municípios de Cabrobó e Orocó, no Sertão do São Francisco, a 531 e 569 quilômetros do Recife, respectivamente.

Em Cabrobó, o senador participou da inauguração do novo prédio da Secretaria Municipal de Educação, a convite do prefeito Eudes Caldas (PTB). A educação é um dos temas centrais na vida pública de Armando Monteiro. Antes mesmo de assumir seu primeiro mandato parlamentar, há 13 anos, ele já dedicava atenção ao tema quando era dirigente do SENAI, do SESI e da Federação das Indústrias de Pernambuco.

Armando Monteiro aproveitou a passagem por Cabrobó para uma reunião com o grupo político do prefeito Eudes Caldas, que está em seu segundo mandato. Nas eleições deste ano, Eudes e o PTB já decidiram apoiar como candidato a prefeito o médico Auricélio Torres, do PSB.

Logo após a reunião e a inauguração, o senador Armando Monteiro foi a Orocó, para prestigiar a festa do padroeiro, São Sebastião.

Em suas declarações em Cabrobó, ficaram as constatações de que é possível "harmonizar" os interesses da Frente Popular, pois naquela cidade o PTB já antecipou o apoio ao candidato socialista.

(crédito da foto em anexo: André Oliveira/Divulgação)


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.