terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cirilo Veloso apresenta à Ad-Diper plano de inauguração da nova fábrica



O empresário da VN Indústria de Bebidas, Cirilo Gomes Veloso, de Garanhuns, esteve visitando nesta terça-feira, 07/02, o dr. Márcio Stefanni, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), para apresentar o andamento das obras de sua planta industrial em Garanhuns.

Com documentos e fotos, Cirilo adiantou que a fábrica será inaugurada em julho, para aproveitar o movimento gerado pelo Festival de Inverno. A VN está investindo R$ 8 milhões em reformas do prédio e aquisição de novos equipamentos, para produzir vodca, licor, vinho, catuaba e cachaça. A operação gerará 400 vagas de emprego.

A VN Bebidas, conhecida como Nordestina, antes fabricava apenas a famosa Pinga e exportava para outros estados da região, agora com o novo investimento vai consolidar a fabricação de outras bebidas e marcas, podendo produzir até whisky em Garanhuns.

A nova fábrica funcionará no prédio da antiga CID - Companhia Industrial de Doces, e o prédio atual da Nordestina estará à disposição da área do Shopping Center Garanhuns, aliás, os empresários do Shopping também estiveram na Ad-Diper, mas isto é assunto para outro post.

Inscrições abertas para bolsas do PROUPE na AESGA


Estão abertas até esta sexta-feira, 10, as inscrições para a concessão de bolsa de estudo da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), em cumprimento ao Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

As inscrições estão sendo realizadas no Protocolo da Autarquia, no horário das 9 às 17 horas. Segundo informações da presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar, o PROUPE é um projeto de lei destinado à concessão de bolsas de estudos integrais e parciais para alunos do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos.

Poderão se submeter ao Processo seletivo candidatos que comprovarem nacionalidade brasileira, não terem nenhum outro curso superior, apresentar vínculo de matrícula junto a Autarquia e ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

De acordo com o presidente da Comissão de Bolsas do PROUPE da AESGA, Aricleiton Cintra, o edital, bem como todas as informações necessárias para inscrição no Processo já se encontram no site da Autarquia, por meio do endereço www.aesga.edu.br. Além destes, não serão cobradas taxas relativas às inscrições e as demais solicitações necessárias para efetivação da mesma.

Serviços: Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 203.

O SESC, GARANHUNS E A IMPRENSA

O Serviço Social do Comércio, SESC, desempenha um papel importante em Pernambuco e no Brasil. Particularmente em Garanhuns, promove diversas atividades ligadas as áreas da educação, cultura e esportes. Esta semana inaugurou o Restaurante Chá Preto e o Centro Educacional Professora Almerinda Espíndola Rodrigues, importantes para os comerciários e a comunidade em geral.

O SESC Garanhuns sempre manteve bom relacionamento com pessoas e entidades do município, principalmente com a Imprensa. Até pouco tempo atrás, eram comuns apresentação de peças de teatro, shows musicais e lançamentos de livros de autores locais. Havia um amplo apoio à produção local com o envolvimento de todos os profissionais de comunicação, sem discriminação.

Atualmente, quando o SESC inaugura essas obras e constrói o aguardado Centro de Convenções, é bastante claro o afastamento de sua direção local de amplos setores, inclusive da Imprensa.

Os principais blogueiros da cidade, que hoje acompanham os principais fatos do município e região em tempo real, não foram sequer convidados para as inaugurações. Quando se recebe qualquer informação do Serviço Social do Comércio, vem através da Assessoria da Capital.

O SESC tem deixado de ser notícia por desleixo, por uma postura burocrática de sua atual direção e por não acompanhar as novidades do mundo em termos de comunicação.

Com isso perde a cidade, perdem os profissionais de comunicação – blogueiros, jornalistas e radialistas – e perde principalmente o Serviço Social do Comércio, que mesmo localizado em pleno centro de Garanhuns, desenvolvendo tantas atividades, fica escondido porque não sabe fazer uma coisa básica do mundo de hoje: comunicar.

Lamentamos essa postura do Sesc Garanhuns.

Ronaldo César
Roberto Almeida
Calvino Brasil
Kleber Cisneiros
Wagner Marques
.

Garanhuns vai receber Urgência Odontológica no Hospital Regional Dom Moura


A Secretaria Estadual de Saúde inaugurou a segunda emergência odontológica do interior de Pernambuco. O serviço está sendo inaugurado no Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro, com capacidade para atender até 50 pacientes por dia. A solenidade conta com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Agora, passa para seis o número de urgências odontológicas na rede estadual, sendo as duas dos Regionais e outras quatro em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) : Curado, Olinda, Paulista e Engenho Velho. A primeira regional foi inaugurada no Hospital Regional de Palmares Sílvio Magalhães no mês de dezembro. Juntas, as unidades podem fazer até nove mil atendimentos mensalmente.

Até o segundo semestre de 2012, a meta é implantar os serviços odontológicos nos Regionais de Serra Talhada, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, e na UPA de Especialidades de Petrolina (com previsão de inauguração no segundo semestre de 2012). A previsão é concluir a expansão em agosto de 2012.


Em Garanhuns, os investimentos devem ser feitos no Hospital Dom Moura.


Os serviços de odontologia garantem à população tratamento das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Vale ressaltar que os casos de rotina devem ser tratados na Atenção Primária (Equipes de Saúde da Família), já que as UPAs e os Regionais ficam responsáveis pelos casos de maior gravidade.

O atendimento dos pacientes é feito de acordo com a classificação de risco. Por plantão, um cirurgião dentista estará disponível para atender a população. Os casos de rotina (não de urgência) devem ser tratados em postos de saúde ou com as equipes de Saúde da Família.
.
sobre informações do pernambuco.com



Tigre disputa torneio interestadual no Recife


Os atletas do futsal masculino pernambucano entram em ação nesta terça, pelo Recife Open Adulto, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro. A competição faz parte do calendário de comemorações dos 50 anos da modalidade no Recife e contará com oito equipes, de quatro estados nordestinos, que competirão até o próximo sábado em busca do título.

Nesta terça, às 15h (do Recife), Náutico e Tigre, de Garanhuns, abrem a primeira rodada da competição. Em seguida, Atlético Goianiense-PE x CRB-AL (16h30), Santa Cruz x Alto do Rodrigues-RN (18h) e Sport x Catolé do Rocha-PB (19h30) completam a rodada. A entrada é gratuita

.
tá no JC.

As opções de Zé da Luz em Garanhuns



Esquecido pelo Palácio do Campo das Princesas para ser o candidato do governador, o engenheiro Zé da Luz ficou em uma situação ao mesmo tempo confortável e complicada. Tem força eleitoral para ser o candidato, e por isto está sendo cortejado por todo mundo, mas fica o receio de enfrentar o candidato do governador.

Suplente de deputado, Zé da Luz espera a vaga na Assembleia, mas não é certa. Tem também a candidatura de seu filho Sampainho em Caetés, que é tratada pela família, principalmente sua esposa Ditinha, como prioridade, pois é no município vizinho que existe a base eleitoral, domiciliar e econômica da família.

Mas Zé, que foi o candidato a deputado mais votado em Garanhuns, não pode ser excluído do processo na cidade. Por isto, tudo pode acontecer, inclusive nada.

Dizem que Zé da Luz anda conversando com Silvino, aliás já estiveram no mesmo palanque na última eleição de prefeito. Caso Silvino consiga reverter sua situação, Zé da Luz poderia indicar o vice, e ser o candidato a estadual com o apoio da prefeitura em 2014.

Outra situação, caso Silvino não seja candidato, Aurora poderia ser a vice de Zé da Luz.

Tem mais, no ano passado Armando Monteiro conseguiu colocar Zé da Luz e Izaías Régis para conversar e acabar aquele entrevero que os dois vinham alimentando. Resolveram aquietar. Isto mostra que Armando poderia entrar no jogo novamente para tentar unir os dois. E novamente Zé seria o candidato a deputado natural.

Zé da Luz também poderia ser o candidato do prefeito, pois Luís Carlos ainda não tem o nome para sua sucessão, e quanto mais demora, mais fica possível apoiar alguém que já esteja bem posicionado no jogo, Silvino, Izaías ou Zé da Luz.

É claro que Antônio João quer Zé da Luz em seu palanque, pois o ex-prefeito de Caetés tem a periferia de Garanhuns na palma da mão, com seu jeito popular de se inserir no meio das camadas mais simples da população.

Entretanto, Zé da Luz ficou magoado por não ter participado, consultado e esquecido do projeto chapa branca estadual para Garanhuns, e dar a entender que não concorda com a operação Suíça Pernambucana.

Mas ainda há quem acredite que naufragando o barco de Antônio João, Zé da Luz que briga com Izaías Régis pelo topo das pesquisas, seria convocado pelo Palácio para assumir a candidatura e tentar unir os partidos aliados em torno de seu nome, com o apoio do governador.

Assim, Zé da Luz tem vários caminhos, aquele que garantir sua eleição para deputado na próxima eleição, ou viabilizar sua eleição de prefeito, ele pode aceitar.

Mas, contudo, entretanto, todavia... Zé da Luz não pode, por lealdade a Eduardo, enfrentar o projeto oficial, dizem que por conta do governador ter segurado as broncas do ex-prefeito de Caetés.

Bem, de verdade mesmo... Zé da Luz tem todos os caminhos... E tem potencial para decidir esta eleição para o lado que pender.
.

Polícia Federal participa da Campanha por INTERNET SEGURA nesta terça-feira


A Polícia Federal desencadeará hoje, dia 07, a partir das 09h, campanha relativa ao DIA INTERNACIONAL DA INTERNET SEGURA, que este ano possui o tema “CONECTANDO GERAÇÕES – Descobrindo mundo digital juntos... com segurança!”.

O Dia Internacional da Internet segura vem sendo comemorado anualmente no mês de fevereiro, desde o ano de 2007 e tem por objetivo promover o uso responsável e seguro da rede mundial de computadores, visando, em especial, a divulgação de ações de proteção de crianças e adolescentes usuários da internet.

A campanha pede a colaboração da sociedade civil no sentido de denunciar pelo site www.denuncie.org.br, casos de crimes de ódio e exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet.

Trata-se de evento organizado no Brasil pela SaferNet Brasil em parceria com o Comitê Gestor da Internet e o Ministério Público. A Polícia Federal participa deste evento, tendo em vista que a iniciativa se associa a medidas preventivas ligadas à atribuição da Polícia Federal.

Como é cediço, a Polícia Federal tem a atribuição constitucional e o compromisso de prevenir e reprimir a ocorrência de crimes de ódio e exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet, delitos que importam em grave violação à dignidade da pessoa humana, fundamento da República Federativa do Brasil. Ademais, entende-se que todos os esforços devem ser adotados para que medidas de conscientização e proteção sejam divulgadas e realizadas, com o concurso de órgãos governamentais e da sociedade civil.

A ação preventiva da Polícia Federal de Pernambuco consistirá no comparecimento de Policiais Federais a lan houses do Recife/PE, onde afixará cartazes e distribuirá material promocional da Campanha e orientará os responsáveis pelos estabelecimentos acerca da necessidade de cadastramento dos usuários dos serviços de internet disponibilizados no local, além de fazer breve explanação sobre a necessidade de conscientização dos usuários para o uso seguro e consciente da internet.

No site www.safernet.org.br podem ser encontradas as informações necessárias sobre o uso da internet de forma segura e ética, bem como uma cartilha explicativa (www.safernet.org.br/cartilha), que pretende atingir públicos de diferentes faixas etárias, classes sociais e níveis educacionais. Ressalte-se que a Polícia Federal também disponibiliza à sociedade um canal para denúncias sobre crimes de ódio e de pornografia infantil na internet pelo site http://denuncia.pf.gov.br/ ou pelo e-mail para denuncia.ddh@dpf.gov.br.

A Polícia Federal deflagrará a campanha com o comparecimento de Policiais da Delegacia de Defesa Institucional à primeira lan house, localizada no bairro do Espinheiro, em Recife (a imprensa poderá comparecer conjuntamente).

Às 15h, a Polícia Federal estará disponível no auditório da Superintendência Regional em Pernambuco, para prestar maiores informações à imprensa e à sociedade.
.
Marcos Araújo
Central de jornalismo, Patrulha do Interior.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.