sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Educação e Cultura no Colégio


O professor do Colégio Santa Joana D'Arc, Helder Francisco, iniciou o ano letivo criando o Projeto Espaço Cultural, iniciativa que visa espalhar o pólen da cultura no espaço escolar.

O professor pretende fazer os estudantes pensarem globalmente e agir localmente, tendo como base a informação, a reflexão e ação cultural.

A inauguração do projeto aconteceu nesta sexta-feira (10/02), no colégio,com uma mesa redonda com convidados especiais: Adelmo Camila, falando um pouco sobre a história de Garanhuns; Wagner Marques, apresentando vida e obra de Luís Jardim; Gonzaga de Garanhuns, que animou os alunos com o seu reisado e professor Robério Ribeiro que mostrou pontos turísticos da cidade.

O Projeto Espaço Cultural acontecerá em meses alternados com participação de alunos e convidados, sempre com novos temas, como informa o professor Helder, que recebeu o apoio do corpo docente do colégio, e claro, da diretora, profª. Maria Almeida, que aproveitou a oportunidade para tietar Gonzaga de Garanhuns. rsrsrs
 

CDL leva a Josias Albuquerque debate sobre necessidades do comércio de Garanhuns


Por ocasião de sua visita à Garanhuns, quando veio inaugurar importantes obras na unidade do SESC local, o presidente da Fecomércio e Sistema S (SESC, SENAC e SEBRAE), Josias Albuquerque, recebeu diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL.

No Encontro, ocorrido na sala de reuniões do SESC, os dirigentes locais da CDL apresentaram necessidades de discussões na classe empresarial, tais como o número elevado de feriados municipais, a possibilidade de realização de uma feira de negócios e a revitalização das ruas que compõem o centro comercial da Cidade.

Sempre atencioso e solicito aos pleitos dos empresários garanhuenses, o doutor Josias Albuquerque realizou junto ao grupo um passeio pelas ruas Santo Antonio e Santos Dumont, ambas no centro de Garanhuns e ouviu atentamente os desejos dos empresários.

Como resposta concreta as conversas desenvolvidas, o presidente da Fecomércio agendou para os próximos dias, uma reunião a ser realizada na capital Pernambucana, que tem como meta discutir fortemente as questões apresentadas e assegurou que colocará consultores do SEBRAE para auxiliarem no planejamento das ações a serem adotadas daqui para frente.

Para o presidente da CDL Garanhuns, empresário Fernando Couto, o encontro foi muito produtivo. “É sempre muito bom conversar com o doutor Josias Albuquerque, que além de entender as necessidades da classe empresarial coloca-se à disposição de ajudar naquilo que for possível e desta vez não foi diferente, estamos muito contentes com o apoio recebido e pela parceria que vamos consolidar nos próximos dias para viabilizar as mudanças que tanto necessitamos em nosso comércio e na Cidade” declarou.
.
com informações da assessoria de imprensa da CDL Garanhuns

Prévias do Garanhuns Jazz Festival na capital pernambucana



Com a intenção de criar um clima para o Garanhuns Jazz Festival e chamar a atenção para o evento em nossa cidade, os organizadores do GJF estarão movimentado as noites em Recife com prévias jazzeiraas e bluesísticas.

dia 15/02 - às 18h
Estação Recife do Metrô
Jam Sesssion do Garanhuns Jazz - 
A UpTown Band recebe vários convidados especiais que estarão se apresentando no Garanhuns Jazz Festival para uma Jam Session que servirá como um ensaio geral para o Festival.
Entre os confirmados: Alexandre Santiago, Jeovah da Gaita, Mc Rodrigo, Bau Blues, Cida Maria, entre outros.

dia 16/02- às 21h
Restaurante Mingus
Prévia do Garanhuns Jazz 2012
A Uptown Band recebe no Mingus o Gaitista Jefferson Gonçalves para realizar um autêntico show de Blues.
Espera-se também participações especias de artistas que se apresentarão no Festival.
.
Com informações do próprio produtor Giovanni Papaleo.

AESGA oferece Pré-Vestibular Cidadão - veja do que se trata!


Além dos avanços no ensino superior, com a conquista de novos cursos, pós-graduação, ensino à distância, Núcleo de Práticas Jurídicas, entre outras ações sociais, a AESGA ainda disponibiliza o pré-vestibular Cidadão, que oferece a oportunidade de jovens estudarem de graça, e assim se prepararem melhor para encarar as provas de vestibular de qualquer universidade..

E lembrando, a AESGA é uma autarquia municipal, que agora tem também bolsas do Proupe, onde o governo do estado oferta bolsas para estudantes das faculdades que fazem parte da autarquia.

Vejam o convite da AESGA para o reinício das aulas do pré-vestibular .

A presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Eliane Simões Vilar, convida os alunos beneficiados com o Programa Pré-Vestibular Cidadão da AESGA para participarem da Aula Inaugural, a ser realizada nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 19 horas.

A Presidente reforça que o Evento será voltado tanto para os alunos do turno vespertino, quanto noturno da Autarquia.

AÇÃO SOCIAL: O Pré-Vestibular Cidadão é um Programa desenvolvido pela Instituição desde 2006 e tem como objetivo oferecer aos jovens mais carentes da Cidade, oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino de qualidade, facilitando assim a sua aprovação no vestibular.

* AULA INAUGURAL PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO

Data: 13 de Fevereiro de 2012
Local: Auditório da AESGA
Horário: 19 horas

Armando Monteiro demonstra preocupação com os incentivos a produtos importados no Brasil

Em pronunciamento no plenário do Senado, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) criticou a concessão de incentivos que ainda são oferecidos a produtos importados no Brasil. A concessão de incentivos à importação, disse o senador, significa que o Brasil está incentivando empregos em outros países.

- Há uma fortíssima penetração de produtos importados, que vão subtraindo espaço da produção brasileira, o que significa dizer perda de empregos no setor industrial em nosso país - alertou.

O senador lembrou que a valorização do real desfavorece a competitividade da produção, acrescentando que a perda de competitividade da indústria nacional também tem origem em "ineficiências sistêmicas" como a alta carga tributária, o custo de capital, as deficiências de infraestrutura, o excesso de burocracia e os problemas no sistema educacional.

- Ainda temos problemas de baixa escolaridade do trabalhador brasileiro, que, a despeito de responder muito bem aos programas de treinamento e de capacitação, tem, evidentemente, a dificuldade que decorre da baixa escolaridade média - disse o senador.

Armando Monteiro disse que ainda há, no Brasil, uma desconexão entre o ensino médio e o ensino técnico, falha que pode ser atenuada com o Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), lançado em 2011 pelo governo federal. Outro programa elogiado pelo senador foi o Plano Brasil Maior, de incentivo à indústria. Para o senador, o plano parece bem concebido, mas as medidas previstas precisam ser implementadas com urgência.

- Queria lembrar a esta Casa a importância desse debate e, mais do que isso, sublinhar o sentido de urgência de algumas medidas que precisam ser efetivamente implementadas, sob pena de perdermos ainda posições na indústria do nosso país - concluiu.

Confira a programação completa do Carnaval de Pernambuco 2012


A Fundarpe acaba de divulga a programação de 22 cidades com a participação do Governo do Estado, sendo a própria Fundarpe/Empetur e Secretaria de Cultura. São elas: Recife, Olinda, Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão.

Muitas cidades da região também têm suas programações com apoio do órgão estadual, como São João, Canhotinho e Correntes.

A diversidade de ritmos e manifestações da cultura pernambucana tem no período do Carnaval sua principal vitrine. A democratização da folia momesca, com opções para todos os gostos, norteou a produção dessa festa, pelo Governo do Estado. Através da Casa Civil, Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo/Empetur, o governo arquitetou uma programação que está chegando a vinte e duas cidades, desde a capital, até o Sertão. Através de uma convocatória que contabilizou mais de 800 inscritos, foram contempladas 276 atrações de palco e mais de 124 cortejos de rua.


A grade artística foi montada a partir de uma negociação do Governo do Estado com as prefeituras de todos os municípios envolvidos. Vinte milhões estão sendo aplicados na festa. A parceria com as prefeituras foi ampliada, passando de 19 para 22 os polos que recebem apoio do Governo para realizar sua festa. Na grade deste ano, mais de 90% das atrações fortalece a cena pernambucana. Todos os gêneros pernambucanos estão representados: frevo, maracatu, coco, ciranda, caboclinho, forró, afoxés, toré, além da cena contemporânea do rock, pop, manguebeat, samba autoral, MPB, entre outros.

Além de oferecer shows locais, regionais e nacionais nos palcos de toda a cidade, o Carnaval de Pernambuco fortalece a brincadeira nas ruas, que representa a verdadeira essência da folia. A maior parte da programação está concentrada nos quatro dias do Carnaval, mas em algumas cidades os cortejos já estão começando.

Em Águas Belas, a Orquestra do maestro Adelmo Apolônio inaugura a folia, a partir deste sábado (11). Em Belém do São Francisco, a partir de domingo (12) haverá desfiles pelas ruas da cidade com o caboclinho Sete Flechas do Recife, Maracatu Piaba de Ouro, Afoxé Oyá Alaxé, Orquestra Show de Frevo e Caretas de Triunfo. Em Bezerros, os cortejos também começam no domingo (12), com as orquestras de frevo Onório e Pernambuco Frevo. Em Goiana, a folia começa na segunda (13), com o desfile dos maracatus de baque solto Coração Nazareno e Boi Malabá. Em Triunfo, a partir da quarta,(15) o bloco lírico Cordas e Retalhos encontra o maracatu Leão Coroado e a Orquestra Isaías.

“É comum hoje em dia o Carnaval com grandes shows de palco, mas fizemos questão nessa grade de garantir, em todas as cidades, as verdadeiras matrizes do Carnaval de rua pernambucano que, no caso de alguns municípios, estavam desaparecendo“, pontua o secretário de Cultura Fernando Duarte, destacando a presença das orquestras de frevo, dos grupos de maracatu, caboclinho e outros folguedos em todas as cidades do Carnaval. Ele cita como exemplo o Clube de Fados Taboquinhas, o único do gênero em todo estado, que estará presente num dos tantos cortejos que tomarão as ruas de Ipojuca, no domingo (19).

O secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa ressalta a parceria de sucesso feito com as prefeituras do estado, o que garantiu que atrações das cidades também fizessem parte da grade de shows. “O Carnaval é uma festa democrática, de vários ritmos, sons, cores. Nossa parceria conseguiu contemplar uma seleção de qualidade, onde estão presentes praticamente todos os gêneros da música pernambucana“, coloca o secretário.

NÚMEROS DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO

- Investimento de R$ 20 milhões

- 800 projetos inscritos, mais de 500 habilitados, mais de 550 apresentações contratadas

- 276 atrações de palco e mais de 124 cortejos de rua

- Vinte e duas cidades envolvidas: Recife, Olinda, Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão.

- Grandes nomes da música de projeção nacional: Zeca Baleiro, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Dudu Nobre, Spok Frevo Orquestra, Lirinha, Elba Ramalho, Fundo de Quintal, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, Leci Brandão, Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda, Eddie, Ortinho, Mundo Livre S/A, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Siba, Reginaldo Rossi, Chico César, Jorge Aragão, entre outros.

- Grandes atrações da música nordestina: Ed Carlos, André Rio, Almir Rouche, João do Morro, Família Salustiano, Beto Hortiz, Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Cristina Amaral, Quinteto Violado, Josildo Sá, Banda de Pau e Corda, Maciel Salu, Orquestra Contemporânea de Olinda, Mônica Feijó, Claudionor Germano, Nonô Germano, entre outros, Selma do Coco.

- Dos grupos que fazem parte dos cortejos de rua, 23 estão ligados a Pontos de Cultura de Pernambuco.
.

Garanhuns tem novo delegado regional

tá no site da TV Asa Banca.
.

A Delegacia Regional de Garanhuns está sob um novo comando. Marcos Omena assumiu o cargo hoje (9).

Garanhuns e cidades da região conseguiram bons índices na redução da criminalidade no ano passado. O índice de homicídios, por exemplo, foi um dos mais baixos dos últimos seis anos, de acordo com as polícias civil e militar.

O número de homicídios caiu 40% nos vinte municípios do Agreste Meridional. Em quatro cidades, a redução foi acima da média. Em Garanhuns foi de quase 43%. Em Correntes, 44%. Em Jucati a redução chegou a 60%. Já em Paranatama, não houve homicídios registrados.

Agora em 2012, a Delegacia Regional da Polícia Civil passa a ter um novo comando. O delegado Paulo Geraldo foi transferido no fim do ano passado para o município de Quipapá, na Zona da Mata. Ele estava no cargo desde abril de 2011. No lugar de Paulo Geraldo, assume Marcos Omena, que veio de Palmares.

Ele espera manter os bons índices registrados nos últimos anos.

PDT convoca filiados para Convenção Municipal


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Nos termos da legislação em vigor ficam convocados, por este Edital, todos os filiados ao Partido Democrático Trabalhista – PDT, deste Município, para a Convenção Municipal, que será realizada no dia 11 de fevereiro de 2012, com inicio as 9 (nove) horas e encerramento as 14 horas, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, situado a Praça Dom Moura, bairro Santo Antônio, nesta cidade de Garanhuns-PE, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a. Eleição do Diretório Municipal, que será construído de 11 (onze) membros e de 04 (quatro) suplentes;
b. Eleição do Conselho de Ética;
c. Eleição do Conselho Fiscal; e
d. Assuntos gerais.

Garanhuns-PE, 25 de janeiro de 2012.

LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Presidente da Comissão Provisória Municipal

Pesquisa aponta que Indústria da Construção de Pernambuco cresce acima da média nacional


A indústria da construção encerrou o ano com resultados satisfatórios em Pernambuco. Segundo sondagem específica para o setor divulgada nesta quinta-feira (9) pela Unidade de Pesquisas Técnicas (Uptec) da Fiepe, o indicador relativo ao nível de atividade alcançou 61,8 pontos em dezembro, 8,7 pontos acima do registrado no mês anterior. O índice também fica acima dos resultados do Nordeste (50,6 pontos) e Brasil (47,6 pontos).

Outro índice que teve expansão na última Sondagem Indústria da Construção foi o indicador de número de empregados, que cresceu pelo segundo mês consecutivo, marcando 55 pontos em dezembro, contra 51,2 pontos registrados em novembro. Tal resultado tem relação, sobretudo, com as empresas de grande porte, seguidas pelas de médio porte.

Os bons resultados de dezembro acompanham também otimismo do empresariado para o futuro. No tópico referente as expectativas para os próximos seis meses para o nível de atividade, a Sondagem registrou 60,9 pontos, 4,2 pontos acima do contabilizado no mês anterior. Quanto às expectativas sobre o número de empregados, no entanto, foi registrado um leve declínio, passando de 57,3 pontos (contabilizados em dezembro de 2011) para 56,8 pontos (registrados em janeiro de 2012), porém, os empresários permanecem com expectativas favoráveis nesse quesito, acima do ponto limite dos 50,0 pontos.
.
twitter.com/sistemafiepe

AESGA prorroga inscrições para bolsas de estudo do PROUPE


Estão prorrogadas até o próximo dia 17 de fevereiro, as inscrições para a concessão de bolsa de estudo da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), em cumprimento ao Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

As inscrições estão sendo realizadas no Protocolo da Autarquia, no horário das 12 às 22 horas. Segundo informações da presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar, o PROUPE é um projeto de lei destinado à concessão de bolsas de estudos integrais e parciais para alunos do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos.

Poderão se submeter ao Processo seletivo candidatos que comprovarem nacionalidade brasileira, não terem nenhum outro curso superior, apresentar vínculo de matrícula junto a Autarquia e ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

De acordo com o presidente da Comissão de Bolsas do PROUPE da AESGA, Aricleiton Cintra, o edital, bem como todas as informações necessárias para inscrição no Processo já se encontram no site da Autarquia, por meio do endereço www.aesga.edu.br. Além destes, não serão cobradas taxas relativas às inscrições e as demais solicitações necessárias para efetivação da mesma.

Serviços: Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 203.

PT de Garanhuns vai às rádios comemorar os 32 anos do partido

Recebemos do presidente municipal do diretório do Partido dos Trabalhadores, a seguinte nota:

Prezados companheiros(as), o partidos dos trabalhadores surgiu a partir da necessidade de os trabalhadores sentirem se representados em sua totalidade dentro de um espaço democrático em pleno regime militar, graças a coragem de muitos companheiros, hoje vivemos em um pais melhor e tudo isso é fruto de longos 32 anos de uma história construída com muito esforço e dedicação daqueles que, como o companheiro LULA, dedicaram grande parte de suas vidas em pró da democracia.

Graças a esses companheiros podemos olhar pra história e dizer que nosso partido construiu parte dela e vemos com muito orgulho os últimos dez anos, pois estes foram dotados pela administração do PT, iniciamos em 2002 com o companheiro LULA e hoje sob o comando da companheira DILMA.

Por isso, caros companheiros, não deixem de festejar muito esse nosso aniversário, pois trinta e dois anos de história deve ser comemorado com muita alegria.

Teremos a seguinte programação:

às 07h entrevista na Rádio Sete Colinas;
às 08h entrevista na Rádio Jornal;
às 10h entrevista na Rádio Marano;
e ao meio-dia, entrevista na rádio 87 FM.

Agradecemos,

PEDRO PASSOS.
Presidente - PT de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.