quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Confirmado STUDIO C CARNAJAZZ em Garanhuns


Começa quando acaba na praça, é assim que acontecerá o STUDIO C CARNAJAZZ, evento alternativo ao Garanhuns Jazz Festival, e que possibilita as famosas jams sessions dos grandes músicos que estão na grade oficial do evento que reina na Suíça Pernambucana durante o carnaval.

A produção é deste blogueiro que reuniu uma equipe de apaixonados pela música e por Garanhuns para o projeto. Na equipe estão amigos como Efraim e Teixeira, que estarão coordenando as noite no Bar e Churrascaria Escritório, onde acontecerão os shows.

O STUDIO C CARNAJAZZ acontece nas quatro noites, de 18 a 21 de fevereiro, e terá duas bandas principais no palco do Escritório, no sábado e domingo a banda caruaruense THE BLUZ comanda a festa, com a guitarra de Joanathan Richard. Na segunda e na terça-feira, quem comanda é a HandMade Blues, de Recife.

The Bluz e HandMade Blues fazem também parte da programação oficial do Garanhuns Jazz Festival.

Espera-se ao final das noites a presença dos grandes nomes do GJF no Bar Escritório, para dar as esperadas canjas. Na outra edição do STUDIO C CARNAJAZZ passaram por lá nomes como Tico Santa Cruz, Karl Dixon e Celso Blues Boy.

O STUDIO C CARNAJAZZ tem apoio de vários amigos, como Paulinho de Comercial Ramos, Demir do Trocão, entre outros que sempre estão em nossos eventos como Gullas Pastéis, Colégio Santa Joana D'Arc, Buffet Vitória, Fundação Nilton Ayres, Mano Imóveis, Alves Motos Honda, Casa das Balas e 87 FM.

Um agradecimento especial a Helder Carvalho, Nilton do Escritório, Ana Nery (prefeitura) e ao Papa Geovanni Papaléo.


Confira a programação do Carnaval de Garanhuns - Tem muito Jazz, mas tem folia também!


Tem início a partir desta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a festa momesca na Cidade das Flores. Em sua sétima edição, o Bloco Saúde na Folia, abre as festividades a partir das 13h e 30mim, com concentração na Avenida Rui Barbosa, entre o Relógio das Flores e o Casarão. Os foliões serão animados com carro de som e trio elétrico.

Neste ano, o Bloco Saúde na Folia, apresentará 12 alas que abordam temas relacionados a Saúde, como: Álcool e Drogas; Dengue; Prevenção de câncer de mama, útero e infantil; Proteção Solar, hanseníase e prevenção de câncer de pele; Saúde Bucal; Saúde do Homem e Violência no trânsito; Sexualidade/ DST; Tabagismo; Hipertensão e Diabetes e Vacinação. Os CRAS também participam da folia, assim como uma representação do Programa Prefeitura Presente.

No trio elétrico a animação fica com o frevo da banda garanhuense Ronaldo Cesar e a TROPICANA.

Já na sexta-feira, dia 17, acontece o tradicional Desfile das Virgens. A concentração acontecerá a partir das 20 horas, nas imediações do Parque Euclides Dourado. A saída está prevista para as 21 horas, sendo puxada pelo trio elétrico Folha Verde e Banda Pierre Campos. O percurso este ano inicia na Avenida Júlio Brasileiro, segue pela Amaury de Medeiros, posteriormente pela Avenida Caruaru, até chegar a Esplanada Cultural Guadalajara. A expectativa é de que mais de 400 virgens participem do Evento, que conta com total apoio da Prefeitura de Garanhuns. As inscrições para o Desfile das Virgens estão sendo realizadas no Restaurante “A Casa é Sua”, localizado no Centro da Cidade.

E a folia ainda irá se estender aos bairros de Garanhuns. O bloco Pé na Bunda, organizado por moradores da Boa Vista realizarão uma confraternização também no dia 17, na Rua Orlando Wanderley. Já os moradores do Magano e Manoel Chéu, comemoram o carnaval nos dias 19, 20 e 21. A folia segue com o tradicional bloco Folha Verde, que reúne os foliões para festejar seus 30 anos na Avenida Santa Terezinha. A Associação dos Amigos do Bairro Manoel Chéu se reúnem na Rua das Gardênias para também fazer a festa, ao som de músicas tradicionais carnavalescas.

E para as pessoas que querem curtir o Carnaval de uma forma diferente, a 5ª edição do Garanhuns Jazz Festival será iniciada no dia 18, com encerramento no dia 21 de fevereiro. A festividade trará nomes nacionais e internacionais para a Cidade, reunindo o melhor do Jazz e do Blues. As apresentações acontecem na Esplanada Cultural Guadalajara e tem inicio às 21 horas. A expectativa é atrair um público de 20 mil pessoas, durante os quatro dias do Evento. Outra novidade neste ano é a realização do Jazz na Igreja, com apresentações a partir das 16 horas, nas dependências do Seminário São José.

O Garanhuns Jazz Festival é um dos cinco principais eventos de Jazz e Blues do Brasil e vencedor do II Prêmio Mestre Salustiano, concedido pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Projeto AESGA Recicla mobiliza idosos para o Carnaval



Foi com o objetivo de viabilizar ações de responsabilidade sócio-ambientais que a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio do Projeto AESGA Recicla, realizou mais uma importante ação em parceria com o Governo Municipal, através do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) de Heliópolis.

Desta vez, o Projeto contemplou o Grupo da Terceira Idade da comunidade de Heliópolis, oferecendo no CRAS daquela localidade, na última quinta-feira, 9, a oficina de reciclagem e confecção de instrumentos musicais com garrafas PET.

De acordo com a responsável pelo AESGA Recicla, Maria Eugênia Alcântara, a Oficina esteve voltada não apenas para a questão sócio-ambiental, mas também para a diversão. “Durante a Atividade cada participante confeccionou seu instrumento para a comemoração do Carnaval e para apresentação dos blocos dos CRAS, que sairão pelas as ruas da Cidade nesta quinta-feira, 16 de fevereiro”, afirmou.

Cerca de 30 idosos estiveram participando da Ação.

O PROJETO: Lançado em novembro de 2008, o Projeto AESGA Recicla vem promovendo uma série de parcerias, tanto na formatação de cursos e palestras quanto difusão do trabalho realizado em virtude da transformação do reciclável em arte, além de estimular a preservação do meio ambiente.

Serviços: A AESGA está localizada na Avenida Caruaru, nº 508, no bairro de São José. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (87) 3761-1596.

Confira as atrações do Carnaval de São João 2012


O município de São João mais uma vez organiza um grande carnaval. A programação deve sair ainda hoje, mas algumas atrações já estão sendo divulgadas para animar os foliões da região que já conhecem o carnaval tradicional da cidade vizinha a Garanhuns.

Confira:
EXCESSO DE BAGAGEM - MARRETA É MASSA - MEDALHA DE OURO ELÉTRICO - ARREIO DE OURO ELETRICO - QUARTO DE EMPREGADA - OZ PLAYBOYZINHOS - RONALDO CESAR E A TROPICANA...  E MUITO MAIS

A programação completa estaremos divulgando aqui.

A foto é do belo açude, praticamente no centro de São João.
Tirada do site http://www.panoramio.com/

EREMG pode ter reformas paralisadas

O governo do estado tem investido nas Escolas de Referência em Ensino Médio, ampliando ainda mais horários, cursos e tudo mais, e os resultados são sentidos a cada novo exame, com os seus alunos se destacando, aliás o modelo das Escolas de Referência começam a ser copiados até por outros estados.

Para atender esta nova demanda, outras escolas estaduais estão passando a ter também horário integral, ou seja, os estudantes ficam manhã e tarde, inclusive com almoço e lanches.

Em Garanhuns, o EREMG que funciona onde era a FAGA, por trás do Hotel Tavares Correia, precisou ampliar o prédio, construindo cinco novas salas, porém o dono da área, o Colégio XV de Novembro, por seu diretor, pastor Eudes Ferreira, está pedindo a paralisação da obra, e por dois motivos: Não foi comunicado da construção e os aluguéis atrasados.

Tentamos o celular do gestor da GRE, prof. Paulo Lins, mas não conseguimos contato, para que este pudesse comentar sobre a situação da ampliação do EREMG.

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA REFORÇA PLANTÃO NO CARNAVAL 2012


Tendo como foco as festividades momescas, o Hospital Regional Dom Moura, sediado em Garanhuns, que atende a todos os municípios do Agreste Meridional Pernambucano, já traçou seu planejamento estratégico e reforçará seus plantões de atendimento de emergência, objetivando sanar os casos que derem entrada naquela unidade no período.

Com a alta demanda de ocorrências, em sua maioria causada pelo acréscimo no consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, gerando agressões e em alguns casos mais graves, homicídios, bem como o aumento desenfreado de acidentes em região envolvendo principalmente motocicletas que circulam pelos focos de carnaval nessa região, a Direção do Dom Moura está enviando para os veículos de comunicação locais dicas de um comportamento saudável nas comemorações do Carnaval. De acordo com a Diretora do Dom Moura, Dra. Emília Pessoa, “Apesar do crescimento de ocorrências neste período, a eficiente equipe do nosso hospital, obedecendo ao esquema de reforço da Secretaria de Saúde do Estado, não medirá esforços, dando o melhor de si em presteza e rapidez nos atendimentos, o que ajuda no salvamento de centenas de vidas.

Apesar desse ser o papel do Dom Moura há 70 anos, cada vida salva representa o cumprimento integral da missão a nós confiada, pelo Governo do Estado bem como pela população. Mesmo assim, com essa prontidão das nossas equipes, pedimos a Deus que esse período seja tranqüilo e que principalmente nossos jovens que optarem por brincar carnaval em focos de muito tumulto, evitem os excessos.”

No Carnaval de 2011, o Dom Moura teve uma jornada de 144 horas, contou com 06 super plantões, mais 02 profissionais médicos em cada turno, além do tradicional plantonista. Dezenas de enfermeiros e profissionais de todas as áreas, inclusive administrativa, à postos e atendeu na oportunidade 2.162 ocorrências. 

Em relação à Garanhuns, onde especificamente acontece um evento com um teor mais tranquilo, o Garanhuns Jazz Festival, não foi observado naquele período, nenhuma ocorrência violenta que pudesse gerar um atendimento na emergência da unidade. Já em focos tradicionais como os municípios de São João, Capoeiras e outros nos quais o carnaval de rua é realizado, bem como nas rodovias que integram esses municípios, houve um acréscimo significativo no número de ocorrências, entre os carnavais de 2010 e o de 2011.

Equipe da TV Jornal ameaçada em Jupi

Tá no JC.
.

Uma equipe da TV Jornal de Caruaru, no Agreste pernambucano, sofreu ameaças, nesta terça-feira (15), enquanto tentava fazer uma reportagem. Pela segunda vez, a equipe do repórter Fernando Rodolfo se deslocou até o município de Jupi, na mesma região, para denunciar a superlotação no único cemitério da cidade. Na primeira tentativa, segundo o jornalista, partidários da prefeita Celina Brito (PDT) intimidaram a equipe. Ontem, o profissional foi obrigado a ligar para o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Garanhuns, também no Agreste, para pedir socorro.

"Só não fomos agredidos porque a polícia chegou a tempo", contou Fernando Rodolfo. Ao pedir ajuda ao tenente-coronel Abel Ferreira Júnior, três viaturas foram deslocadas até Jupi. De acordo com a denúncia, o cemitério não tem mais capacidade para realizar novos funerais. Vários cadáveres chegam a dividir uma só cova.

"Partidários da prefeita fecharam a rua, ontem, e começaram a nos fazer ameaças, dizendo que nós também poderíamos ser enterrados lá", relatou o repórter.

Segundo ele, na primeira intimidação, a equipe de reportagem tentou prestar queixa na delegacia da cidade. Mas o delegado Antônio Carlos Bezerra não teria aceitado o registro de uma queixa por ameaça. "Ele disse que ia fazer apenas um comunicado à polícia, sem nos dar sequer uma cópia", contou. Ontem, assustado, o repórter preferiu deixar a cidade.

Procurado pelo JC, o delegado contou que não tomou conhecimento de nenhuma intimidação ontem. Da primeira vez, ele argumentou que entendeu que não houve nenhum tipo de ameaça. "O que eu soube foi que o responsável pelo cemitério apenas acompanhou a equipe de reportagem. Por ser o administrador do local, entendi que ele tinha esse direito", afirmou.

O JC também tentou, insistentemente, contato com a prefeitura do município. Uma gravação atende, diz que vai redirecionar a ligação para alguns setores específicos e, ao final, pede para aguardar para falar com um telefonista. Mas ninguém responde.

Pepeu Gomes pode vir para o Jazz de Garanhuns


José Teles, o inteligente jornalista do JC, crítico musical, e escritor do livro do Quinteto Violado, antecipa em sua coluna no Jornal do Commércio desta quarta-feria, que mesmo com a grade do Garanhuns Jazz Festival fechada, ela ainda pode ser enriquecida com a presença do Pepeu Gomes, cantor e compositor baiano, reverenciado como um dos melhores guitarristas brasileiros.

Vamos torcer que dê certo!

Aliás, os jornais da capital estão sempre ofertando bons espaços em suas páginas culturais ao evento de Garanhuns. São reportagens que impactam quem gosta do estilo musical com informações, programações, entrevistas, etc. Muito legal!

Muitos jornalistas estarão acompanhando o Garanhuns Jazz Festival 2012.

V GERES participa de seminário do Programa Minha Certidão‏



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, está realizando, nestes dois dias, terça e quarta-feira (14 e 15), no Hotel Portal de Gravatá, o Seminário de Articulação e Mobilização para Erradicação do Sub-Registro de Nascimento e Ampliação da Documentação Básica em Pernambuco. A secretária Raquel Lyra, fez a abertura.

No encontro estão presentes cerca de 300 representantes das maternidades e cartórios de todo o Estado.

A V GERES - Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, estará participando ativamente, conforme explica o dr. Elenílson Liberato, gestor do órgão regional -"O governo tem buscado investir no cidadão, e para garantir seus direitos e ter uma vida digna é necessário ter todos os seus documentos, desde o nascimento. E nós, da saúde, com as maternidades públicas, temos também uma participação fundamental, por isto este evento une responsáveis por cartórios e entidades da saúde".

Estão sendo debatidos temas como: O Fortalecimento do Sistema de Registro Civil de Nascimento, Os indicadores atuais do sub-registro no Brasil e em Pernambuco e as diversas formas de Enfrentamento para sua erradicação. A Coordenadora do Plano Nacional para o Registro Civil de Nascimento, Beatriz Garrido, falará sobre Articulação, Mobilização e Prevenção. Ao final, acontecerá apresentação da Orquestra de Frevo de Gravatá. O artesanato local estará exposto em barriquinhas.

Experiências Exitosas em Pernambuco, são debatidas pelos representantes dos cartórios e maternidades públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro tem entre outros palestrantes o Juiz Corregedor do Extrajudicial do TJPE, Desembargador Frederico Neves; a Gerente Executiva de Divisão de Atendimento a Cliente - Casa da Moeda, Regina Almeida; o Pesquisador do IBGE Cláudio Crespo e o Diretor Executivo de Tecnologia de Informação e Comunicação (ATI), Romero Guimarães.

Dr. Liberato afirma que os ótimos resultados dos últimos anos são devidos aos seminários, debates e encontros. "São em momentos assim que o governo apresenta os programas e daí saem todos embuídos dos compromissos, entendendo os desafios e projetando o trabalho a ser desenvolvido. Os resultados, Pernambuco tem sentido" - Finaliza o gestor da V GERES.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.