quinta-feira, 1 de março de 2012

Izaías destaca na Assembleia o início da construção do Shopping Garanhuns

A cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, ganha cada vez mais destaque entre os municípios da região. Ontem, na tribuna da Casa, o deputado Izaías Régis (PTB) comemorou o início da terraplanagem para a construção do Shopping Center Garanhuns, obra esperada pela população há dois anos.

Às margens da BR-423, o empreendimento terá, na primeira fase, 124 lojas, supermercados, praça de alimentação, três salas de cinema e 1.200 vagas de estacionamento. Até o momento, 70 lojas já estariam confirmadas, a exemplo da C&A, Lojas Americanas, Riachuelo, Marisa e Centauro.

Educação - Izaías também registrou o aumento na geração de trabalho e renda nas áreas da construção civil, serviços qualificados e com a chegada de várias unidades de Ensino Superior. Garanhuns abriga, hoje, polos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Autarquia Ensino Superior Garanhuns (Aesga). O deputado voltou a defender a liberação de funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o petebista, o município assume o potencial de cidade universitária. “O investimento em educação favorece o desenvolvimento. O Governo de Pernambuco, além de interiorizar o Ensino Superior, expande as escolas técnicas pela região. Estamos no caminho certo, conduzindo a juventude para o conhecimento”, enfatizou.

CAPOEIRAS PAGA PISO DO PROFESSOR‏

O Governo Municipal busca sempre a valorização do professor, por entender que o desenvolvimento só é possível através de investimento em obras estruturadoras e principalmente na educação. A Prefeitura investe em capacitações e palestras, como as realizadas por Dalmir Sant´Anna e Daltro Monteiro, dois dos mais renomados educadores do país.

E desde que implantou o Plano de Cargos e Carreira, fazendo justiça aos profissionais de ensino, a atual administração de Capoeiras vem pagando o Piso Nacional de Salários aos Professores. A partir deste ano todos que trabalham na sala de aula receberão no mínimo R$ 1.125,00 por 30 horas de trabalho e R$ 1.451,00 por 40 horas trabalhadas. Esse valor é retroativo a primeiro de janeiro.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS.

Bia Ferro, de Bom Conselho, é a nova diretora de turismo da ASTUR para o Agreste Meridional


A Astur-PE (Associação dos Secretários de Turismo de PE) realizou na última segunda, 27, no Espaço Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade.

O atual presidente Sérgio Aroucha foi reconduzido para mais um mandato à frente da entidade. Desta vez, o seu vice-presidente será André Quirino, secretário de turismo de Limoeiro.

O evento foi muito bem prestigiado, passaram por lá nomes do trade turístico, autoridades, prefeitos, secretários municipais, e amigos que foram dar um abraço no presidente Aroucha.

Foram homenageados durante a solenidade: o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o Prefeito do Recife, João da Costa, o Deputado Federal, Inocêncio Oliveira, o presidente da Empetur, André Correia e o Juiz de Direito, Demócrito Filho.

Os prefeitos Flávio Gadelha, de Abreu e Lima, Ricardo Teobaldo, de Limoeiro e Judith Alapenha, de Bom Conselho, prestigiaram a solenidade, o que mostra uma excelente afinidade do executivo com a Astur-PE.

Na oportunidade, Bia Ferro foi escolhida diretora da Astur para o Agreste Meridional. Nessa nova empreitada, desejo a amiga Bia Ferro grandes realizações para a nossa região, buscando junto às entidades estatais e à iniciativa privada incentivos para o desenvolvimento do turismo do Agreste Meridional e, em especial, o turismo de Bom Conselho.

Por telefone, Bia mostrou-se entusiasmada com a nova função: "Participar da ASTUR é muito importante para Bom Conselho assim haverá um estreitamentoainda maior entre Governo do Estado e Município, podendo viabilizar projetos para o desenvolvimento do Turismo em nosso Município."

Confira a nova diretoria completa da ASTUR:

Presidente - Sérgio Bernardo Aroucha - Abreu e Lima
Vice-Presidente - André Luiz de Lima Quirino - Limoeiro
Diretor Administrativo - José Romero Campelo Brito - Recife
Diretor de Planejamento - Adriana Bernardo - Olinda
Diretores:
Litoral Sul - Roberto Casado Cavalcanti da Silva - São José da Coroa Grande
Litoral Norte - Paulo Henrique Guerra Alves - Itamaracá
Agreste Setentional - Ronaldo Veiga de Oliveira - Taquaritinga do Norte
Agreste Meridional - Maria José Oliveira Ferro (Bia Ferro) - Bom Conselho
Agreste Central - Ricardo de Holanda Guerra - Gravatá
Sertão de São Francisco - Nadja de Araújo Batista - Petrolina
Sertão do Moxotó - Alberico Pacheco de Albuquerque - Arcoverde
Sertão de Itaparica - Marco Rogério Viana - Petrolândia
Setão do Pajeú - Nailson da Silva Gomes - Serra Talhada
Região Metropolitana - Mauricio Galvão de Medeiros - Olinda
Mata Norte - Paulo José de Santana - Nazaré da Mata
Mata Sul - Paulo Roberto Leite de Arruda - Vitória de Santo Antão
.
fonte: Blog do Felipe Alapenha

Meninos do projeto Prefeitura Presente em ação

Exiba alunos prefeitura presente_640.jpg na apresentação de slides
Dentro da preparação dos alunos que mais se destacaram em termos futebolísticos no Programa Prefeitura Presente, será realizada nesta sexta-feira, dia 2, uma partida amistosa reunindo o selecionado do Prefeitura Presente e a Seleção Sub-16 de Paranatama. O amistoso acontece no estádio Municipal de Paranatama.

Desde o inicio deste ano, uma Seleção composta por adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foi formada dentro do Programa Prefeitura Presente. Os alunos são oriundos das mais diversas localidades de Garanhuns, tendo sido escolhidos pelos critérios de disciplina e destaque no campo futebolístico. “A nossa meta é melhor preparar estes alunos para que possam ser avaliados pelo Santa Cruz, clube que mantemos parceria”, registra Carlos Eugênio, secretário de Comunicação Social e Esportes, que coordena o Programa.

Para intensificar a preparação dos atletas, a carga horária do Núcleo Seleção foi ampliada. Os treinos acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados, sempre obedecendo o contra-turno escolar de cada atleta/aluno. “Toda a preparação é semelhante a de um jogador profissional, inclusive com treinos físicos, táticos e técnicos. A nossa meta neste Núcleo é formar um atleta completo, apto para participar de testes e poder vir a integrar as divisões de base do Santa Cruz Futebol Clube”, complementa Carlos Eugênio. A expectativa é que no final deste mês de março, em data a confirmar, a equipe Sub-16 do Santa Cruz possa vir a Garanhuns para realizar um amistoso junto aos atletas do Prefeitura Presente.

SOBRE O PROGRAMA - Desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns e coordenado pela secretaria de Comunicação Social e Esportes, com o apoio da secretaria de Assistência Social, o programa Prefeitura Presente consiste em escolinhas de futebol, futsal, judô e Karaté, que estão instaladas em diversos bairros da cidade, denominados de Núcleos dos Bairros. A iniciativa consiste no atendimento de 1.000 crianças na faixa etária dos 8 aos 16 anos, de ambos os sexos. Dez localidades estão sendo contempladas: Manoel Chéu; Dom Hélder Câmara (Cohab 3); Liberdade, Magano, Cohab 2, Boa Vista, Centro, Casas Populares, Parque Euclides Dourado e a seleção do Programa, composto por jovens com idades entre 15 e 17 anos.

As aulas são ministradas no período contra-turno escolar. É oferecido todo o material necessário a prática desportiva, bem como o lanche. Os pré-requisitos para a matricula são: autorização expressa dos pais e estarem matriculados no ensino regular e a competente liberação médica para a prática esportiva. “Nosso objetivo é formar cidadãos e afastar as crianças dos riscos sociais das drogas e da violência, tudo através do esporte, esse grande meio de inclusão social”, registra o secretário de Comunicação Social e esportes, Carlos Eugênio, que coordena a Ação.

Garanhuns vai sediar o AgriAgreste no próximo mês de abril

Está marcado para os dias 18 e 19 de abril a 1ª edição do AgriAgreste, que pretende movimentar a cidade de Garanhuns e o outros municípios do agreste meridional, atraindo agropecuaristas, representantes de Sindicatos rurais, estudantes, técnicos e produtores rurais em geral.

O evento irá acontecer nas dependências do Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia e é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o Sindicato Rural Patronal de Garanhuns. O Sebrae e entidades rurais ligadas à produção agrícola na Região, também confirmaram apoio ao evento.
.

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que reajusta repasses do ICMS

Em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (1°), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o projeto de Lei Ordinária n° 761/2012 - que modifica a Lei n° 0.489 de 1990 -, redefinindo critérios para repasses do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) entre os municípios do Estado. Em seguida, no plenário da Alepe, a votação a favor foi unânime.

O projeto, de autoria do poder Executivo, chegou à Casa na última segunda-feira (27) e foi votado em caráter de urgência pelos integrantes da Comissão. Também esteve presente na sessão o representante da Secretaria da Fazenda do Estado, Cosme Maranhão.

Municípios da microrregião de Itaparica, banhados pelo Rio São Francisco, chegariam a sofrer perdas de até 83% na distribuição do ICMS. Isso porque em 2009 foi criada a Lei n° 13.931, que geraria indicadores a serem aplicados em 2012. Com a votação, o Estado mantém os mesmos critérios de participação de 2010 e 2011.

De acordo com o relator da matéria, o deputado Silvio Costa Filho (PTB), o objetivo do projeto é readequar os repasses para essas cidades, que sofreram com os novos critérios determinados. “Hoje, Pernambuco vive o melhor momento de arrecadação de impostos por conta da nova radiografia do desenvolvimento econômico. Há essa preocupação do governo de criar regras e mecanismos para que esses municípios não sejam prejudicados”.

“O ICMS em janeiro deste ano ultrapassou R$ 1 bilhão. A previsão de arrecadação é de R$ 12 bilhões para 2012. Com esse incremento, os municípios irão aumentar as suas receitas, podendo fazer mais investimentos”, pontuou Costa Filho.

INSS inaugura agência em São João nesta sexta-feira


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugura às 17h desta sexta-feira (2) a Agência da Previdência Social (APS) São João, situada na Rua Júlio Miguel da Silva, s/n, bairro Parque Brasília, Agreste pernambucano.

A APS São João faz parte do Plano de Expansão da Previdência Social (PEX). Em Pernambuco, o PEX prevê a construção de 59 agências em municípios com mais de 20 mil habitantes que não dispõem de unidades fixas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nas obras da APS São João foram investidos R$ 628 mil.

A população pode procurar os serviços da APS a partir da próxima segunda-feira das 7h às 13h. A unidade tem capacidade para realizar 400 atendimentos por mês.

Participam da cerimônia o gerente-executivo do INSS Garanhuns, Francisco Alencar, o superintendente da Região Nordeste do INSS, João Maria Lopes, a secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social, Elisete Berchiol, além de autoridades locais.

Informações para a imprensa:
Fernanda Beatriz
Comunicação Social INSS Garanhuns
(87) 3762-8903

Vereadores se despedem do prédio atual da Câmara

Tá no blog do Simão Silva.
.

Realizou-se, nesta quinta-feira, 1º de março, a 3ª  reunão ordinária do primeiro periodo legislativo de 2012. Esta foi a última realizada no prédio atual, situado na Rua Siqueira Campos, centro de Garanhuns.

A próxima reunião será nas dependências do novo prédio que funcionará no Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença, na Rua Amauri de Medeiros - Heliópolis, cuja inauguração está programada para o dia 9 de março, com a entrega de titulos de cidadão e medalhas a várias autoridades.  

A rede abastecida pelas Assessorias de Imprensa - Crie a sua!


A quantidade de informações hoje em dia é impressionante. Os portais trazem as notícias de forma instantânea. Os jornais mantém suas equipes de jornalistas a postos para relatar os fatos, sejam eles importantes ou não, pois sempre haverá alguém do outro lado querendo saber. Cada vez mais. Estamos em um mundo que vive em função da informação, com rádios, TV, jornais, internet, e tudo mais, que busca notícias para seu leitor, ouvinte, espectador, etc.

Surge um canal, seja uma única pessoa, ou um departamento que ganha cada vez mais importância, a Assessoria de Imprensa, ou qualquer outra nomenclatura para o setor que trabalha a informação noticiosa do órgão.

É comum muitos órgãos terem uma atuação brilhante mas ninguém saber o que de fato andam fazendo. Particularmente já ouvi várias vezes alguém se aproximar dizendo - As pessoas precisam saber...

É nesse contexto que surge a figura do profissional, que se torna imprescindível para esta divulgação, sem contar que muitos órgãos de imprensa não têm mais o tempo, os profissionais ou a disposição de estar buscando a notícia na fonte se ela pode chegar pronta e lapidada.

Em Garanhuns vários órgãos atentaram para isso e estão trabalhando a comunicação com muita competência, é o caso da própria prefeitura, que pela Secretaria de Comunicação Social tem conseguido espaços nos grandes jornais da capital com certa frequência. Registre-se o trabalho da equipe.

Outros órgãos também têm nos abastecido com dinâmica, como a AESGA, uma das pioneiras no desenvolvimento deste tipo de trabalho.

A CDL também tem conseguido estar perto dos órgãos de imprensa de uma forma competente.

Alguns órgãos públicos já têm suas assessorias, como INSS, Hospital Dom Moura e V GERES, pois muitas vezes não se pode ficar dependentes da comunicação institucional da imprensa da capital. Pois há a questão cotidiana..

Portanto, pedimos novamente a todos que desejam ter suas ações divulgadas pela imprensa, que instalem esse departamento em seus órgãos, procurem profissionais capacitados de suas preferências e apareçam, pois tem um monte de gente por aqui querendo saber o que vocês andam fazendo.

Gisa ainda não apareceu


O desaparecimento da jovem Giselly, conhecida como Gisa do Papel, devido a moça trabalhar entregando panfletos no centro da cidade, ainda não acabou. Um boato que correu a cidade dava conta que Gisa teria aparecido morta, esfaqueada e provavelmente, com sinais de abuso sexual.

Não foi verdade.

Por respeito à família, seus filhos e até para não prejudicar a polícia com informações desencontradas, seria interessante que as pessoas não repassassem informações que não sejam confirmadas.

Vamos continuar torcendo que essa história tenha final feliz para a jovem, que ela esteja bem em algum lugar, e que logo apareça para acalmar a quantidade de pessoas que têm demonstrado carinho por ela.

Fones para qualquer informação: (87) 9147-5547 ou 8116-2255, ou ainda ligar para o 190.

Zé da Luz pode estar se queimando com os dois lados



Zé da Luz não foi a primeira opção para Eduardo Campos nem para o PSB nesta atual campanha eleitoral em Garanhuns. Aliás, outros nomes foram pensados para carregar a bandeira do governador por aqui, mas nenhum com a inserção popular que tem o ex-prefeito de Caetés, depois de duas campanhas, perdedoras, é verdade, mas onde conseguiu entrar no eleitorado popular.

Zé da Luz não está mais no PSB, seu partido é o PHS, mas isto não seria um empecilho para uma nova mudança de partido já que o engenheiro não tem cargo eletivo, embora aguarde a vaga de deputado devido à primeira suplência. Dava pra ser o candidato oficial até no seu atual partido, se o governador quisesse. Mas tudo leva a crer que ele não quis.

Por isto, Zé da Luz estaria conversando com o ex-prefeito Silvino Duarte e o prefeito Luís Carlos. Como Silvino não pode se candidatar, Zé da Luz poderia ser o nome de ambos, até a vice já teria sido escolhida, Aurora Cristina.

Mas em nota assinada nos blogs da capital pela Assessoria de Imprensa, Zé da Luz desmente estas conversas. Ou seja, nem lá, nem cá.

Nesta situação, o prefeiturável deixa Silvino e Luís Carlos para trás, e até autorizando que eles procurem outra alternativa, já que tornou público que não havia diálogo e, portanto, entendo eu, interesse. Talvez por alimentar ainda a possibilidade de ser o Plano B do governador, como já falamos aqui, deixando a porta aberta a um convite se a candidatura de Antônio João continuar sem empolgar.

Mas, por enquanto, Zé da Luz vai ficando isolado como candidato, pois vai perdendo os grupos, os partidos e os apoios de um lado e de outro. Continua com grande potencial e cobiçado por todos, mas errou. Não estava se expondo, e quando o fez foi contrariando os dois lados, primeiro porque conversou com Silvino e Luís Carlos, e depois porque negou.

Se ficou quietinho até agora, deveria ter ficado mais um pouco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.