sexta-feira, 2 de março de 2012

V GERES realiza reunião com 21 municípios para implantação do Programa Minha Certidão‏


A V GERES - Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, no Agreste Meridional, realiza na próxima quarta-feira, disa 7, às 9h da manhã, no auditório da FUNASA, mais uma reunião do Programa Minha Certidão, com representantes dos 21 municípios da regional, diretores de todas as Maternidades Públicas e dos proprietários dos cartórios, no sentido de encaminhar a implantação do programa do Governo do Estado que visa fornecer a Certidão de Nascimento a toda criança que nascer nas instituições de saúde beneficiadas com o programa.

O gestor da V GERES - Dr. Elenílson Liberato explica que o Minha Certidão mostra o compromisso do governo de Pernambuco com o cidadão, desde o seu nascimento. "Para que isso aconteça, o governo, as maternidades e os cartórios estarão trabalhando conjuntamente. Cada instituição de saúde, neste caso, receberá um kit de informática, terá um local próprio para fazer esses registros que serão encaminhados para os cartórios, tudo on-line, que oficializarão as certidões, e também on-line, as maternidades receberão o documento para que as crianças nascidas já saiam das maternidades registradas, levando sua certidão. Facilitando a vida dos pais no momento, e das crianças no futuro". - Afirma o gestor.

Os funcionários que estarão responsáveis por estas informações serão capacitados, e todos os equipamentos devem ser instalados ainda este ano, em todas as maternidades, para que o Programa Minha Certidão inicie em breve em todo o Agreste. No kit que as maternidades receberão constam computadores, impressoras e mobiliário.

"Por isto é importante a participação de todos nas reuniões, principalmente nesta da quarta-feira" - Argumenta Liberato.

Este encontro está sendo preparado pelas coordenações regionais da V GERES, dos Programas Mãe Coruja e Atenção Primária.

Para maiores informações:
V GERES - Garanhuns
(87) 3761-8341 / 3761.8358

Izaías cobra do Sassepe melhores serviços

Com o objetivo de fiscalizar os serviços das instituições estaduais de saúde, Izaías Regis (PTB) sugeriu a instalação de uma Frente Parlamentar. Ontem, o deputado questionou o atendimento prestado aos usuários do Sistema de Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe).

“Fui procurado por servidores descontentes. Em Garanhuns, por exemplo, há carência de profissionais e dificuldade na realização de exames médicos. Não sabemos o motivo da deficiência, portanto é necessário que a Alepe interfira”, detalhou.

O deputado Maviael Cavalcanti (DEM), por sua vez, comentou que o Sassepe não atende à região do Agreste de forma adequada. Já o líder do Governo, deputado Waldemar Borges (PSB), argumentou que o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) é considerado a grande âncora do Sassepe e informou que a instituição passa por reformas. O Governo está investindo mais de R$ 3 milhões na emergência e ambulatório para atender à demanda e melhorar a estrutura da unidade. Há também uma licitação em curso, no intuito de rever a rede de fornecedores. “O setor de oncologia, por exemplo, está sendo completamente reformado”, enumerou o socialista.

Bloco O COVEIRO sai com 50 músicos em Garanhuns


Nesta sábado, os foliões de Garanhuns têm mais uma chance de pular frevo, é só acompanhar o bloco "O COVEIRO" da Boa Vista.

A concentraçao será na Rua São Miguel, no Bar do tricolor Evaristo do Galeto. Às 18:30h sairá em cortejo com a orquestra LULINHA TRUMPET FREVO com mais de 50 músicos para o cemitério, onde o bloco vai buscar O COVEIRO, representado por um boneco gigante.  Depois a troça volta pela Rua Orlando Wanderley, para fazer a festa no Bar de Boião, no centro da cidade, onde haverá o encontro com o bloco Pé na Bunda...

A festa vai até a meia-noite com Evaristo Vegas no palco em frente a Boião

Encontros com o jornalista Jamildo Melo foram adiados

Os eventos desta sexta-feira à noite na CDL e do sábado, quando o jornalista Jamildo Melo estaria em Garanhuns conversando com blogueiros, foram adiados para a próxima semana.

Estaremos depois trazendo mais detalhes.

A Criança Vai ao Cinema de volta para a Alegria da Criançada

Exiba Criancas Cinema_640.jpg na apresentação de slides


O Sonho de muitas crianças em participar de uma sessão de cinema volta a ser realidade em Garanhuns. É que a Prefeitura abre a temporada 2012 do programa A Criança vai ao Cinema nesta sexta-feira, dia 2, com a participação de quatrocentos estudantes das escolas Municipais Amélia Maria, localizada na Liberdade, e Deocleciano Monteiro Guedes, instalada no Sítio Brejo Grande, em sessão especial do Cine Eldorado.

Implantado pela Prefeitura de Garanhuns em outubro de 2006, e coordenado pela secretaria de Comunicação Social, o Projeto foi alçado a condição de Programa em dezembro passado, já contemplou 22 mil estudantes, todos da rede municipal e que estudam em escolas localizadas tanto no espaço urbano, quanto nas localidades rurais e nos distritos do Município.

A iniciativa consiste no oferecimento totalmente gratuito de fardamento, transporte, lanche e ingresso para que os estudantes participem de uma sessão no cinema. As potencialidades turísticas da cidade também são apresentadas aos estudantes após as projeções, quando são conduzidos, em ônibus seguros e confortáveis para conhecer os principais atrativos turísticos da Cidade das Flores. O conteúdo dos filmes, bem como os valores apresentados em cada trama é abordado pedagogicamente em sala de aula.

A meta da Prefeitura é contemplar, em 2012, cerca de 10 mil alunos da rede municipal com o Projeto. “O Prefeito Luiz Carlos nos orientou que neste reinicio contemplássemos os alunos novatos. Posteriormente, estaremos atendendo os estudantes residentes nas localidades rurais”, salienta Carlos Eugênio, coordenador do Projeto. A expectativa é que mensalmente, 800 estudantes sejam beneficiados pela ação da Prefeitura. O Projeto se estende ao longo do ano letivo em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Blogueiros de Garanhuns em conversa com Antônio João Dourado


O prefeito de Lajedo e pré-candidato em Garanhuns, Antônio João Dourado convidou cinco blogueiros da cidade para uma conversa. Roberto Almeida, Calvino Brasil, Wagner Marques, Kléber Cisneiros e a mim, onde de forma descontraída contou sua história política, suas experiências administrativas, seu atual mandato em Lajedo, os bons e os maus momentos como os problemas com a saúde do município e o matadouro, mas principalmente sobre sua vinda para Garanhuns, segundo ele, atendendo um pedido direto do governador Eduardo Campos, que classificou de missão.

Antônio João disse entender todas as críticas que recebeu até o momento, pois também não seria fácil de aceitar se o governador tivesse tomado decisão semelhante em Lajedo. Também fez questão de não "bater" em ninguém, Zé da Luz, Izaías e até o prefeito Luís Carlos, pois todos militaram nos últimos anos no mesmo campo, e espera no momento oportuno poder conversar, pois o projeto não é político nem pessoal para a cidade, é administrativo, trata-se de uma decisão pessoal e particular do governador de impactar Garanhuns com uma administração no seu estilo, de resultados, e por isso teria convidado o prefeito de Lajedo, devido já ter trabalhado com ele, sendo seu secretário de articulação regional. Antônio João chegou a dizer que foi treinado para dar resultado, está acostumado com os desafios que Eduardo impõe à sua equipe.

"Eduardo tem sua equipe, as pessoas que são próximas e que já demonstraram competência administrativa. Garanhuns tem sido tratada como prioridade. Ele vem e participará ativamente, ele garantiu que pode até não participar da campanha de outros municípios, mas Garanhuns é uma questão pessoal, ele vai pegar no meu braço e dizer que se não der certo, cobrem dele. E aí, Eduardo se sentirá na obrigação de investir nesta cidade como quer." - explicou Antônio João.

Estiveram também na conversa, o irmão de Antônio João, Múcio Dourado, e o gestor de GRE-Agreste Meridional, Paulo Lins, que hoje tem uma reunião de monitoramento com o governador, onde leva os dados da regional para análise e debates com o cast da educação no estado.

Antônio João não considera sua desistência, afirmou ser candidato, e disse que nem ele tem poder sobre sua candidatura, ela vem direta do governador, -"E ele estará aqui para dizer a todos do seu projeto para Garanhuns". Antônio João também analisou as pesquisas - "Não vou aparecer agora em nenhuma delas. Mas a campanha ainda vai começar. As pessoas saberão que sou o candidato do governador. Estarei em cada rua, conversando com as pessoas, da forma como estou conversando aqui."

Outros assuntos foram tocados, até para aproveitarmos sua liderança como presidente da AMUPE, como o novo piso do professor, que muitos prefeitos reclamam não poder pagar. AJD afirmou não haver dificuldade, pois o repasse do Fundeb também aumentou em 22%.

O matadouro, recentemente interditado em Lajedo, também foi explicado, e a decisão estadual de criar matadouros regionais. Lajedo deve utilizar o de São Bento do Una, que deve ficar pronto em 120 dias, porém, para isso, o de Lajedo precisa voltar a funcionar enquanto se conclui o do município vizinho. Voltaremos a tratar do tema.

Voltando a falar sobre Garanhuns, Antônio João afirmou que pesquisas encomendadas por Eduardo Campos demonstraram o que a população queria, seus anseios em vários setores. "Não foram pesquisas quantitativas, pra saber quem tem este ou aquele percentual. Foram pesquisas para analisar o que quer a população, quais são os principais problemas. Verificou-se que a geração de empregos é comum em várias classes. Também apontou uma grande auto-estima do garanhuense, que não deixa de defender esta cidade" - Afirmou o lajedense.

Ao final, AJD disse que vai conversar com todos, e gostaria que entendessem que o projeto é maior e mais abrangente, que terá Eduardo Campos em seu palanque, mas que gostaria de ver Lula, Armando Monteiro, Humberto, Ferro, entre tantos outros políticos estaduais unidos no mesmo palanque, inclusive em Garanhuns, com Zé da Luz, Izaías, Luís Carlos e até Silvino Duarte, e segundo ele, esta possibilidade existe. Difícil, mas pode acontecer, pois o próprio governador deve comandar o processo eleitoral na cidade.

Antônio João fez referências a praticamente todos os outros candidatos, sempre tratando-os por amigos. Lembrou seu trabalho na CHESF ao lado de Zé da Luz. Registrou a amizade com Izaías, e bons relacionamentos com outros políticos da cidade. Dentre muitos nomes citados, Antônio João prometeu fazer uma visita a Ivo Amaral. Já em relação a Givaldo Calado, que tem peitado a decisão estadual de lançar AJD em Garanhuns, o prefeito de Lajedo disse compreender, acha legítima, mas pelo próprio posicionamento do colega de partido e pelo que ele anda dizendo, vai ficando difícil uma aproximação, mais por conta do empresário.

Mesmo diante de críticos algozes, como fomos os blogueiros nos últimos meses, quando muitos dos políticos e outros críticos de então, deixaram de bater no prefeito de Lajedo, AJD fez questão de ressaltar que entendeu o trabalho da imprensa da cidade, não pediu que ninguém mudasse a forma de atuação, mas que todos buscassem proteger a cidade. Prometeu continuar conversando, e convidou para uma série de inaugurações em Lajedo, dia 23, com a presença do governador, em um dos momentos que marcam sua despedida da prefeitura por lá. Deve haver um momento de conversa da imprensa com Eduardo Campos.

Antônio João Dourado sabe que não será fácil, revelou ser o maior desafio de sua vida política, mas que enxerga como missão - palavra que só não foi mais citada que o nome de Eduardo Campos.

Os blogueiros resolveram, a partir desta reunião, marcar novas conversas com outros pré-candidatos, tratando igualmente a todos.

Secretariado Executivo Bilíngue: Um profissional cada vez mais necessário


Embora tenha sido regulamentada pela Lei 7.377, de 30 de setembro de 1985, e ser considerada uma das profissões que mais cresce no mercado de trabalho, o curso de Secretariado Executivo Bilíngue ainda sofre prejuízos, isso devido à falta de conhecimento do profissional e interesse da população. Ao contrário do que se pensa, o Secretário Executivo Bilíngue pode atuar como secretário ou assessor executivo em empresas nacionais, internacionais e multinacionais; secretário executivo em órgãos do poder público e consulados; tradutor e comunicador em línguas estrangeiras; organizador de eventos de empresas; office manager, bancos públicos ou privados, assessor, consultor, etc.

Apresentando-se como um dos profissionais mais completos, atuando como cogestor e, dispondo de habilidades nas diversas áreas, a exemplo do segmento da administração, comunicação, das técnicas secretariais, eventos, entre outras, bem como o conhecimento dos idiomas, o Secretário Executivo Bilíngue vem sendo uma das profissões mais requisitadas pelas grandes instituições em diversos Estados do Brasil.

Atualmente, o profissional vem sendo presença marcada nos concursos públicos, a exemplo do Concurso Público das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), realizados no último ano. Para o profissional de Secretariado Executivo estiveram disponíveis 8 vagas, com salário de R$ 2.989,33 (dois mil novecentos e oitenta e nove reais e trinta e três centavos).

Outra Instituição que investiu em vagas para o Profissional foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Para este, uma vaga esteve disponível, com remuneração inicial de R$ 2.307,85 (dois mil trezentos e sete reais e oitenta e cinco centavos).

Além deste, tem início no próximo dia 12 de março, a seleção pública para estagiário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE/Campus Garanhuns), com vaga para alunos do Curso de Secretariado, no segmento de Assessoria de Comunicação.

O Secretário Executivo Bilíngue é um profissional que, na atual conjuntura, representa a união de múltiplas competências, relacionadas a comportamentos, conhecimentos e habilidades. Isso devido à transformação pelas quais vem passando as organizações, as quais necessitam cada vez mais de um profissional capaz de ocupar um papel de grande relevância que lhe cabe no novo cenário empresarial.

No Estado de Pernambuco, o curso de Secretariado Executivo Bilíngue está em ascensão. No Agreste Meridional Pernambucano, o curso de graduação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) é o primeiro a ser oferecido e formou sua primeira turma no último dia 26 de janeiro. O Curso Executivo Bilíngue da AESGA tem duração de 3 anos e meio e o próximo processo seletivo acontece no mês de junho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.