quarta-feira, 7 de março de 2012

Antônio João vai desistir?


A conversa é uma só em Garanhuns e na capital pernambucana. A situação do prefeito de Lajedo, Antônio João, depois das declarações divulgadas em um áudio, ficou insustentável, e que muito dificilmente ele conseguirá seguir adiante em seu projeto de se candidatar por aqui. Existem duas possibilidades, uma seria ele mesmo recuar, facilitando a vida de seus correligionários e executivos do partido, e a outra, mais traumática, seria novamente a intervenção da executiva estadual pedindo a sua desistência.

Porém, pode acontecer da esfera estadual assumir a candidatura de Antônio João até o final. Sendo assim, mesmo a contragosto de muita gente, inclusive pessoas influentes e segmentos da sociedade de Garanhuns, a candidatura pode seguir adiante, que segundo Antônio João é uma missão direta do governador. Assim, os nomes citados em suas conversas seriam convocados a seguir com o apoio, entender a situação das críticas feitas pelo correligionário e seguir em frente.

Mas esta possibilidade fica cada vez mais distante à medida que não há uma resposta aos áudios e Antônio João perde força no apoio irrestrito dos dirigentes do seu partido, pela exposição negativa e até das lideranças políticas do estado. Um erro ingênuo que está custando a candidatura.

Conta também o péssimo desempenho nas pesquisas, onde não consegue aparecer, mesmo depois de meses sendo anunciado como candidato do governador.

Pelo teor dos áudios, e se de fato tem mais o que se possa divulgar e atingir mais gente, a situação já é mais que simplesmente complicada. Qualquer que seja a decisão, não se tem muito tempo para ela.

...E se Antônio João pretende fazer seu sucessor em Lajedo, não deve mais renunciar ao cargo de prefeito, pois estaria com a máquina na mão, coisa que ficaria mais difícil longe da caneta do poder municipal. Esta decisão de continuar à frente da prefeitura pode pesar neste momento, pois em Lajedo a eleição também será bastante disputada, a oposição vai para uma campanha armada de muitos argumentos.

Antônio João errou ao transferir seu título, ao deixar sua cidade com o objetivo de vir para Garanhuns, mas ainda dá tempo de continuar a administração municipal, e contando com o apoio de Eduardo Campos, pode, no futuro, voltar a ocupar um cargo significativo no governo estadual.

Senado debaterá criação do Código de Defesa do Contribuinte

Foi aprovado nesta quarta-feira (07), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o requerimento de audiência pública para discutir a criação do Código de Defesa do Contribuinte.

De autoria dos senadores Armando Monteiro e Kátia Abreu (PSD/TO) - autora do Projeto de Lei do Senado nº 298/2011, cujo parlamentar pernambucano é o relator -, o requerimento visa promover o debate sobre a matéria que estabelece normas gerais sobre direitos e garantias do contribuinte, a fim de minimizar a relação desequilibrada entre as administrações fazendárias e o contribuinte brasileiro.

Participarão do debate juristas, representantes dos contribuintes, a exemplo do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (CONDECON), membros do setor produtivo e autoridades do governo federal.

Para Armando Monteiro, o Brasil tem avançado na legislação que assegura direitos coletivos como, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do Idoso e da Igualdade Racial, entre outros. Já na defesa do contribuinte muito precisa ser feito. “O cidadão brasileiro ainda se ressente de direitos e garantias que torne a relação com o fisco mais equilibrada. Hoje podemos constatar uma profunda desigualdade nessa relação”, comentou.

Nessa linha, a senadora Kátia Abreu apresentou o PLS 289/2011, que busca harmonizar a relação tributária do contribuinte com as administrações fazendárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Em síntese, o projeto pretende uniformizar essa relação, garantindo um mínimo de direitos que não podem ser violados pelas administrações fazendárias. “Vale ressaltar que vários países já dispõem de um código de defesa do contribuinte – EUA, França, Espanha, Austrália são exemplos. O projeto resgata a iniciativa do então senador Jorge Bornhausen, que em 1999 apresentou projeto de lei com esta finalidade”, lembrou Armando Monteiro.

Como relator do PLS 289 na CCJ, Armando Monteiro se comprometeu em aprofundar no debate de forma a contribuir para o aprimoramento da proposição. “Vamos avançar na construção de um texto equilibrado, justo e à altura das expectativas dos contribuintes brasileiros”, concluiu.

Crédito da foto: André Oliveira/divulgação

IFPE- Garanhuns promove palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o IFPE – Garanhuns promove ações para discutir os direitos e as questões do gênero feminino.

Na quinta (08), acontecerão as palestras “Direitos da Mulher” e “Prevenção de Acidentes Domésticos”, às 14h, na Associação Comunitária do bairro Massaranduba. Laura Silva e Marina Dias, assistente social e docente do campus, respectivamente, serão as responsáveis por levar informações de caráter educativo às moradoras daquela comunidade.

Já na sexta, também a partir das 14h, as comemorações pelo dia da mulher do IFPE seguem para o bairro do Magano. No auditório da UPE, haverá a palestra sobre a formação do gênero, além da abordagem histórica sobre a data, proferida pela representante da Coordenação de Formação em Gênero da Secretaria da Mulher do Estado, Valdirene Gonçalves.

Todas as palestras são gratuitas e abertas à comunidade em geral.

ASCOM
IFPE- Campus Garanhuns

Fundo da CAIXA assina em Garanhuns acordo para beneficiar jovens e mulheres em situação de violência sexual e vulnerabilidade social - Confira!


A CAIXA Econômica Federal destinará cerca de R$ 5 milhões, de recursos do Fundo Socioambiental, para apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento local sustentável e o alcance dos Objetivos e Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ao todo, foram selecionados 49 projetos, em todas as regiões do Brasil, tendo como alvo comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental.

Os projetos destinam-se a geração de trabalho e renda, e serão desenvolvidos no período de dois anos. As ações estão focadas em: empreendedorismo de adolescentes (acima de 14 anos) e adultos; combate à violência e exploração sexual de adolescentes (acima de 14 anos) e adultos; e associativismo.

O acompanhamento dos projetos será realizado pelas superintendências regionais da CAIXA, de forma a garantir que o apoio do Fundo Socioambiental CAIXA represente um avanço do compromisso do banco com a transformação social do país, fortalecendo a cidadania e a sustentabilidade econômica e socioambiental.

Fundo Socioambiental -As diretrizes para investimentos dos recursos do Fundo Socioambiental da CAIXA seguem a Declaração do Milênio, publicada em 2000, que formalizou o compromisso político assumido por 191 chefes de Estado, sintetizando as prioridades globais de desenvolvimento.

O Programa CAIXA ODM vem criando, desde 2006, oportunidades nas áreas de educação e geração de trabalho e renda. A partir de 2010, com a instituição do Fundo Socioambiental, que destina recursos correspondentes a até 2% do lucro anual do banco, para apoio a projetos socioambientais, a CAIXA tem fortalecido e ampliado seu papel na promoção da cidadania e da sustentabilidade econômica e socioambiental no país.

A seleção dos projetos é realizada por meio de Chamada Pública e o regulamento prevê critérios objetivos, a partir dos quais é realizada a avaliação e seleção de projetos.

Pernambuco - A CAIXA e o Instituto do Cuidar assinaram, na última sexta-feira (03), em Garanhuns (PE), o Acordo de Cooperação do Fundo CAIXA, que favorecerá o Projeto Reconstruir, o qual tem o objetivo de beneficiar jovens e mulheres em situação de violência sexual e vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes, para atuar no setor de turismo, garantindo emprego e renda.

O Instituto do Cuidar, que é responsável pelo projeto, atua na cidade de Garanhuns, desde 2008, tendo como um dos seus principais objetivos a promoção de cidadania em comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental, permitindo o acesso a saúde, lazer e educação. O projeto Reconstruir busca combater a violência e a exploração sexual de jovens e mulheres, atuando diretamente com um público de 150 beneficiados, mas que afetará, indiretamente, cerca de mil pessoas.
.
fonte http://www.revistafator.com.br/index.php
.

E por falar em Antônio João...

Saiu na coluna de João Alberto no Diário de Pernambuco.
.
Antônio João Dourado/DP
Não será fácil arrumar o tabuleiro político em Garanhuns. Mesmo sendo o candidato preferido de Eduardo Campos, o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, que transferiu seu domicílio eleitoral para a Suíça Pernambucana, não está conseguindo unir. Até dentro do PSB existem divergências e agora se anuncia que o prefeito Luiz Carlos de Oliveira estaria articulando uma chapa com Zé da Luz, tendo na vice, a ex-deputada Aurora Cristina, esposa do ex-prefeito Silvino Duarte.

Blogueiros ouvem Givaldo Calado

Nesta quarta-feira, os blogueiros de Garanhuns se reúnem com o empresário Givaldo Calado, pré-candidato a prefeito pelo PSB, partido do governador e pelo qual Antônio João tem se colocado como o candidato oficial.

Givaldo tem batido de frente e se colocado como opção. Aliás, o empresário tem sido candidato frequente nas eleições municipais, mas agora diz que a situação é outra e tem ouvido a voz das ruas por sua candidatura. Givaldo, em suas falas públicas, sempre tece elogios ao governador, e afirm que ele não seria anti-democrático em Garanhuns.

Mas nos últimos dias a coisa tem esquentado, e depois da divulgação de uma gravação em que Antônio João levanta assuntos pessoais de Givaldo, pode ser que o empresário tenha muito a dizer.

Vamos saber hoje.  

Autaquia de trânsito implantará semáforos na Avenida Caruaru


Com o objetivo de atender os anseios da população, no que diz respeito ao Trânsito da Cidade, a Prefeitura de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Transportes e Trânsito (AMTT), realizará algumas modificações no trânsito da Avenida Caruaru, localizada no bairro São José.

A iniciativa visa instalar uma nova sinalização semafórica, no giradouro da Avenida, além de placas, que permitam uma melhor visibilidade no local. De acordo com Enos Maciel, presidente da AMTT, todas as ações são executadas através de Projetos, bem como todos os levantamentos técnicos de engenharia de tráfego são elaborados por engenheiros especializados na área. “Estes profissionais fazem parte dos comitês temáticos do Conselho Nacional de Trânsito. Neste sentido, vamos instalar um semáforo e placas sinalizadoras, que venham a dar fluidez naquele setor”, destaca Maciel.

A expectativa é de que nos próximos 45 dias, a sinalização horizontal e vertical seja iniciada, paralelamente, também será implantado o equipamento semafórico.

Palestra discute a Lei da Casa Própria em Garanhuns, e oferece oportunidades para a realização do sonho!

Nesta quinta-feira acontecerá uma palestra com o presidente nacional da AFTB – Associação Frutos da Terra Brasil, o senhor Carlos Rotermund, idealizador da Lei da Casa Própria.

Neste evento, acontecerá um debate apresentando algumas iniciativas de inclusão social e acesso à habitação.
Temas:
- FRSH – Fundo Rotativo Solidário da Habitação;
- Lei da Casa Própria – Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
- Instituição da Fundação Carlos Rotermund;

O Fundo Rotativo Solidário da Habitação (FRSH) foi criado inspirado nos mesmos princípios da Economia Solidária, uma forma de economia centrada na valorização do ser humano e não do capital. Trata-se de uma prática econômica que tem como perspectiva a construção de uma opção socialmente justa, solidária e sustentável de acesso a recursos, sendo caracterizada pela autogestão e pela igualdade entre os seus membros.

No FRSH, dentre outras inovações, não há aplicação de juros, não há entrada, não há fiador, não há comprovação de renda e não é necessária consulta a SPC e SERASA, para o cidadão conquistar a sua casa própria.

Apoiando o Projeto da “Lei da Casa Própria” você pode garantir o direito ao crédito habitacional sem juros a todo cidadão brasileiro. Por meio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular já foram aprovados quatro projetos. Vamos nos unir para, juntos, levar à Câmara dos Deputados mais um projeto de lei que beneficiará toda a sociedade. A assinatura de cada eleitor deve ser acompanhada do nome completo elegível, endereço e dados identificadores de seu título eleitoral. Consulte o site: www.leidacasapropria.org.

O evento será realizado em Garanhuns – PE

Local: Centro de Turismo e Lazer do SESC

Rua Manoel Clemente, 161 - Centro

Data: 08 de Março 2012 (quinta-feira)

Horário: 19:00 hs (Entrada Franca)

Telefones para Contato:
(87) 3761-5091 
(87) 9139-3653
(87) 9601-5838
Consulte também o site: www.conquistecasapropria.com.br

Corredores conquistam novos Títulos para Garanhuns


Seiscentos atletas disputaram o 1º Banesi Card – Summer Run em Aracaju-SE neste último final de semana. Três garanhuenses se destacaram no percurso de 6 e 9 km e conquistaram as melhores colocações do evento. O 1º lugar da prova, na categoria feminina, percurso de 6 km, ficou para Mirian Farias. No masculino, também em 1º lugar, o destaque foi para Aparecido Aloízio. O 2º lugar foi conquistado por Daniel Henrique. Já no percurso de 9 km o 2º lugar foi para Gilmar de Oliveira. A 3ª colocação da prova foi conquistada pelo jovem Alan Bizerra. Os atletas locais concorreram com Baianos, Alagoanos e os próprios Sergipanos.

“Essas conquistas só reforçam a capacidade desses atletas e impulsiona a darmos continuidade a nossa forma de trabalho, para a conquista de outros eventos que almejamos”, declarou com satisfação, o Treinador da Equipe de Atletismo de Garanhuns, Adegilson Mendes, o popular Bingo.

Os atletas de Garanhuns contam com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

PREPARAÇÃO – Os corredores Gilmar de Oliveira, Alan Bizerra, Aparecido Aloízio e Mirian Farias, nem desfizeram as malas. É que no próximo domingo, dia 11 de março, os atletas irão disputar a Corrida Ombro a Ombro, evento da Polícia Militar, em Aracaju-SE. Os garanhuenses farão o percurso de 8 km, com largada e chegada na Praia de Atalaia. A expectativa é trazer os lugares mais altos do pódio para Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.