quinta-feira, 8 de março de 2012

Armando recebe título de cidadão de Garanhuns



O senador Armando Monteiro (PTB) recebe nesta sexta-feira (09) o título de cidadão de Garanhuns. A proposta, do ex-vereador Audálio Ramos Filho, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Câmara Municipal. A solenidade acontece no dia em que será inaugurado o novo prédio da Câmara de Vereadores da cidade.

Seja no mandato parlamentar, ou na presidência de entidades como a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) – que coordenam as ações do SENAI, SESI e IEL -, Armando sempre teve uma atuação representativa no município. Ainda como deputado, esteve presente nas articulações que viabilizaram os recursos para a implantação da Faculdade de Medicina do Agreste, no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns.

“Nesta faculdade vamos formar profissionais numa área carente, a da saúde, que precisa de mais profissionais. E, sobretudo, é preciso formá-los no interior de Pernambuco, com a sua vinculação, com as suas raízes para trabalhar exatamente nas regiões que são mais carentes, que precisam de mais profissionais”, comemorou o senador no dia da aula inaugural do curso, ministrada pela presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2011.

Ainda no âmbito parlamentar, Armando foi responsável por atrair recursos da União para investimentos em áreas importantes do município, como infraestrutura urbana e turismo. Drenagem e pavimentação da avenida Ruber Van Der Linder, esgotamento sanitário e pavimentação em ruas dos bairros Boa Vista e Aluísio Pinto e a construção do centro de informação turística são algumas das ações que contaram com a articulação de Armando em Brasília.

Formação profissional e qualidade de vida - Como presidente da FIEPE e CNI, quando esteve à frente do SENAI e SESI, Armando Monteiro foi responsável pela realizações de iniciativas que contribuíram com a formação e qualificação profissional dos moradores da região, além de ações voltadas para a saúde.

Inaugurada em dezembro de 2005, com a presença do presidente Lula, a Escola Técnica do SENAI Eurídice Ferreira de Melo (Dona Lindu) é considerada uma das mais modernas da entidade no Estado. A escola tem uma área de 5 mil metros quadrados e capacidade para atender a 240 alunos. O Sistema CNI/Senai investiu quase R$ 5 milhões em obras físicas e na aquisição de equipamentos. No local, são oferecidos cursos nas áreas de alimentos, automobilística, refrigeração, móveis e marcenaria, construção civil e costura industrial. A escola atende Garanhuns e também desloca núcleos com oficinas para diversas localidades da região, beneficiando mais 26 municípios do Agreste Meridional.

Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Garanhuns (ACIG), o SESI realiza desde 1995 uma intensa campanha de prevenção do câncer de mama e de próstata no município e demais localidades do Agreste Meridional. Em 2011, foram 4.592 exames, oferecidos gratuitamente à população, também em parceria com a prefeitura.

Mais de 500 atletas participam de campeonato de Jiu-Jitsu em Garanhuns


Com o objetivo de contribuir para a divulgação e evolução do Jiu-itsu no Estado, a Federação de Jiu-Jitsu de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes, irá promover no próximo dia 22 de abril, a 1ª etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu aqui em Garanhuns. A competição acontecerá na Quadra do Colégio CMA.

Segundo informações de Jonas Aquino, vice-presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Estado de Pernambuco, a Cidade das Flores também sediará a 4ª etapa do Campeonato, sendo esta, a última fase, com data marcada para o mês de novembro. “Queremos revelar atletas do Estado e especialmente aqui de Garanhuns para o âmbito nacional e internacional, levando posteriormente esses atletas para competições brasileiras e pan-americanas”, ressalta Aquino.

A previsão é de que 500 desportistas participem do Evento, que contará também com a presença de lutadores de outros estados do Nordeste. Ainda segundo Jonas Aquino, a Prefeitura de Garanhuns tem importância fundamental na realização do Evento. “A Prefeitura é nossa grande parceira, tanto na divulgação do Esporte, quanto ao apoio ao Jiu-Jitsu, tornando bastante viável a realização de Campeonatos, tanto que no ano passado realizamos uma etapa, e agora retornamos para a realização de mais duas, com grande chance de promovermos uma fase do Brasileiro aqui em Garanhuns, tendo em vista esse enorme apoio”, encerrou Aquino.

Izaías Régis conversa com blogueiros de Garanhuns

Nesta quinta-feira, às 17h, o deputado estadual Izaías Régis tem um encontro com os blogueiros Kléber Cisneiros, Wagner Marques, Roberto Almeida, Calvino Brasil e Ronaldo César.

Pré-candidato a prefeito de Garanhuns pelo PTB, Izaías lidera as recentes pesquisas e tem feito críticas ao processo eleitoral dentro do PSB que indicou Antônio João em Garanhuns, sendo um dos que uniu a sociedade no final do ano passado como repúdio àquela indicação.

Mais moderado, Izaías vive outro momento, e vai falar com a imprensa hoje.

Os blogueiros já estiveram com o próprio Antônio João, Sivaldo Albino, Givaldo Calado e têm na sequência agendamentos com Rosa Quidute e Paulo Camelo.

Tá aí porque os blogs estão revolucionando a forma de informar.

Capoeiras: Melhorias para a vida das mulheres


A Prefeitura desde 2009 que vem realizando trabalhos que beneficiam principalmente as mulheres. As ações nas áreas da saúde, ação social e educação melhoram principalmente as condições de vida delas, mães, donas de casa, trabalhadoras da cidade ou do campo.

A Coordenadoria da Mulher, as casas de apoio, as festas em março e maio, o tratamento dado às professoras, às merendeiras, às agricultoras e às servidoras demonstram que a atual gestão valoriza a mulher e procura oferecer melhor qualidade de vida as essas que são verdadeiras guerreiras. Com trabalho e seriedade Capoeiras melhorou também para a maioria das mulheres.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS

Na foto a Coordenadoria da Mulher, instalada na atual administração.

V GERES dá mais um passo importante para a implantação do Programa Minha Certidão em 21 municípios‏




A V GERES - Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, deu mais um passo importante para a implantação do Programa Minha Certidão, que visa fazer com que todas as crianças nascidas nos 21 municípios que fazem parte de sua responsabilidade, saiam das maternidades públicas já com seu registro de nascimento em mãos.

Com participação de pessoas responsáveis das unidades de saúde e dos cartórios, A V GERES realizou nesta quarta-feira, 07, na sede da FUNASA em Garanhuns, uma nova reunião para expor detalhes do programa e iniciar o processo de implantação.

O governo do estado de Pernambuco colocará em cada maternidade pública um setor responsável pelos registros, e até a alta hospitalar estará condicionada a que a criança saia devidamente com sua certidão de nascimento. Para isto, as maternidades receberão um kit de computador e mobiliário, e estarão interligadas aos cartórios, de forma on-line, possibilitando o serviço.

O registro no cartório muitas vezes é adiado pelos pais ou responsáveis, por diversas dificuldades, como locomoção ou até falta de informação. Em muitos casos a dificuldade é econômica. Sem o registro, muito da vida da criança é dificultada, como o acesso a serviços de saúde.

O governo capacitará os servidores a operar o Sistema Estadual do Registro Civil (SERC) na unidade interligada, digitando os dados para enviar ao cartório, que deve lavrar o assento de nascimento e emitir termo e certidão de nascimento, conforme o art. 3º do provimento Nº 13/2010 do Conselho Nacional de Justiça.

Maria de Fátima Santos Godoi, coordenadora da atenção básica da V GERES, lembra que outros tipos de problemas relativos ao registro de nascimento da criança, como a falta de nome e até a indicação do genitor na certidão tendem a diminuir. "Algumas crianças nascem e seus pais demoram em escolher um nome, tratando-o de forma equivocada, ou até mesmo a falta do nome do pai, pois em alguns casos o genitor depois se nega em reconhecer o filho. Estando na maternidade e sob o olhar da sociedade naquele momento, este tipo de atitude tende a diminuir, resultando em uma vida mais digna e cidadã ao recém-nascido" - Explica a coordenadora.

Na reunião desta quinta-feira, representantes da Secretaria da Criança e Juventude do governo de Pernambuco estiveram presentes, tirando dúvidas e agilizando a implantação.

"A iniciativa do governo do estado faz parte da Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e documentação Básica, e a V GERES está integrada para que possamos agilizar a implantação do importante Programa Minha Certidão, que possibilitará uma vida melhor para a criança agora e o adulto no futuro" - Explica dr. Elenílson Liberato, gestor da Gerência Regional de Saúde.
.
fotos: Wilksonita Gonçalves
Maria de Fátima Godoi (à esquerda), e equipes da Secretaria da Criança e Juventude e V GERES / Imagem da reunião

Rosa Quidute envia mensagem para as mulheres



Nós mulheres vivemos hoje uma data histórica de lutas e conquistas. É um momento para refletirmos e continuarmos com mobilizações para que tenhamos no futuro toda nossa cidadania conquistada em sua plenitude.

A poetisa Cecília Meireles define em um verso de um dos seus poemas a luta pela liberdade que diz – “Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira”.

Neste dia quero homenagear todas as mulheres brasileiras na pessoa de nossa Presidenta Dilma Rousseff, exemplo de resistência, esperança e coragem .

FAMEG no Dia Internacional da Mulher

Carta a Antônio João Dourado

Caro Senhor

Fiquei estarrecido ao ouvir gravação em que V. Sª. tece comentários desairosos sobre o Sr. Givaldo Calado e como falou, outras famílias de prestígio de Garanhuns.

Vossa senhoria cometeu um grande erro estratégico, vossa senhoria é um Napoleão às avessas. Política em cidades de gente esclarecida necessita de bastante tirocínio, bastante agudeza de pensamento, boa dose de intelectualidade e, acima de tudo, humildade. Humildade, pelo visto, vossa senhoria não tem. É mais um daqueles boçais que pensam que jogando dinheiro a rodo numa campanha lograrão êxito.

Primeiro erro: aceitou sair do vosso município para se meter numa aventura desmedida, submetendo-se a vontade de outrem, violando, com certeza, a sua própria vontade.

Segundo erro: chegou em Garanhuns de maneira sorrateira, furtiva, à sorrelfa, como um gatuno que se esgueira na penumbra procurando pegar os incautos de surpresa.

Terceiro: a campanha nem começou, e já desandou a falar mal de pessoas do próprio partido e, o que é pior, fazendo comentários jocosos a respeito de algo basilar na sociedade: a família do seu concorrente.

Quarto erro: deixou-se encantar pelo canto da sereia, o canto da sereia que ecoa entre sete colinas e coberta de névoa que lhe empresta um ar único no nordeste. Não esqueça que o canto das sereias prolongou a viagem de Ulisses, enchendo-o de tormentos, conforme descrito na odisséia.

Caro senhor: seria de bom alvitre que vossa senhoria, munido de bom senso, coisa não demonstrada até agora, fizesse uma revisão nos postulados que estão a nortear a sua pretensa candidatura, descortinasse o horizonte cinzento que se aproxima e, desistisse dessa aventura que está se tornando grotesca no feitio e na tonalidade.

Garanhuenses, com certeza, não comem em “cocho”, não têm rabo preso a nenhuma cerca, nem tampouco se submetem a vontade ditatorial de ninguém, pois há noventa e cinco anos faleceu o último coronel da nossa política. O nosso povo não se submete dos poderosos, mas caminha em direção aos seus credos, haja o que houver, mesmo sob ameaças, desconhecendo, inclusive, as promessas de investimentos de última hora, como se, sob a égide dos anuns e águias representadas na nossa bandeira, se abrigassem pessoas que acreditam na existência do saci-pererê, da mãe d’água, mula sem cabeça e demais criações da mente popular.

Garanhuns é pela própria essência, pelos valores do seu povo, pela sua capacidade de produzir cultura, pela agilidade mental das suas camadas intelectuais, terreno intransponível por aventureiros e oportunistas de ultima hora.

Contente-se com sua Lajedo, procure ser feliz entre os seus. Aqui vossa senhoria jamais passará de um forasteiro, um aventureiro inconseqüente que premido pelas circunstâncias, aceitou violar-se para atender a necessidade de afirmação de terceiros.
.
Antônio Cândido de Souza é diretor do Hospital Municipal de Garanhuns
(foto: Davi Melo)

Colégio Santa Joana D'Arc no Dia Internacional da Mulher

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.