segunda-feira, 26 de março de 2012

Estudantes de Engenharia de Alimentos da UFRPE-UAG voltam a se mobilizar por melhores condições



Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns, principalmente os alunos do curso de Engenharia de Alimentos, estão se mobilizando para reclamar sobre as condições oferecidas pela instituição de ensino para suas formações acadêmicas. 
O curso de Engenharia de Alimentos, com quase quatro anos que foi instalado em Garanhuns, está para formar sua primeira turma, e nessa reta final de conclusão de curso, os alunos estão sentindo a necessidade de lutar por melhores condições de ensino, e uma melhor estrutura para o curso. Representantes dos alunos que entrarão em contato com o blog afirmam que verbas têm chegado na Unidade Acadêmica de Garanhuns, mas nunca foi gasto um único centavo com o curso de Engenharia. de Alimentos.

Os estudantes afirmam ainda que a área tecnológica é de fundamental importância na formação de um engenheiro e para que ele saia como um bom profissional é necessário que se tenha estrutura física para que o alunos possa desenvolver novos projetos e suas habilidades para o mercado de trabalho. Porém o curso não possuí um único laboratório, sendo as práticas improvisadas com situações precárias.

Diante do quadro, os alunos de Eng. de Alimentos, nesta quarta-feira (28.03.2012), às 8h30, iniciarão uma paralisação por tempo indeterminado das aulas. 
Os estudantes convocam a imprensa para acompanhar a mobilização.

O SIMEPE - Sindicato dos Médicos de Pernambuco - repudia supostas declarações do prefeito de Lajedo sobre os médicos


O Sindicato dos Médicos de Pernambuco repudia todo e qualquer comentário que venha a denegrir a honra da valorosa classe médica brasileira.

Em um áudio postado no youtube por um individuo que se denomina Antônio João Dourado, e diz ser prefeito do município de Lajedo, em Pernambuco, o mesmo faz referências chulas e desairosas contra os médicos e médicas que trabalham naquele município.

É importante se apurar a veracidade do áudio em questão. Não podemos acreditar que um homem público eleito para administrar uma importante cidade do agreste possa se comportar como um irresponsável e destemperado da pior espécie. Ao denominar os médicos de “mafiosos”, o individuo que se faz passar pelo prefeito de Lajedo demonstra tal desequilíbrio mental que põe em dúvida a veracidade dos fatos. A lógica é de que nós vemos o mundo sob a ótica do que nós somos. Os desonestos e corruptos tendem a achar que todos rezam por sua cartilha. Na verdade, os médicos e médicas que atendem no serviço público há anos vêm, com seu trabalho, subsidiando prefeituras e Estado quando atendem à população pela Tabela do SUS.

A formação de um profissional médico com especialização em determinadas áreas leva anos de estudos e não pode ser avaliada por quem não tem preparo intelectual para tal. Nenhum médico pode se transformar de pediatra para ginecologista, de ginecologista para cardiologista, como em um passe de mágica. Quem assim pensa demonstra total desconhecimento sobre o assunto, o que é próprio dos desqualificados.

O Simepe adotará as providências cabíveis na salvaguarda da honra e anseios da categoria médica pernambucana. A Defensoria Médica vai apurar os fatos e utilizará os instrumentos jurídicos necessários que o caso requer.

A Diretoria.

Governo de Capoeiras - Fazendo um município melhor de se viver!

Mulheres recebem atenção nas casas de apoio da Prefeitura de Capoeiras


Escolas foram recuperadas, oferecendo melhores condições aos jovens alunos

Patrulheiros mirins, promovendo cidadania em Capoeiras 

A Prefeitura de Capoeiras já reformou diversas escolas na zona rural e o colégio da cidade. Ainda na área da educação, promoveu grandes desfiles no dia 7 de setembro, distribuiu fardamento com todos os alunos, melhorou a merenda e o salário dos professores. Para completar, comprou mobiliário novo para os educandários, garantindo mais conforto nas salas de aula.

A Prefeitura de Capoeiras já realizou centenas de pequenas e grandes ações para melhor a vida da população, investindo na educação, na saúde, na agricultura, na ação social, nos transportes e na infra-estrutura. Mas o desejo e a determinação do Governo é fazer muito mais.

Agora que a situação está regularizada e o município tem crédito, a gestão pode realizar grandes eventos, construir mais casas populares e calçamentos, investir na cidade e no campo melhorando a qualidade de vida das pessoas. Este é um governo que cumpre a sua palavra. Um governo que fez. Um governo que faz. Um governo que fará muito mais.

IFPE- Garanhuns prorroga inscrições para seleção de curso pré-vestibular gratuito


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)- campus Garanhuns prorrogou até o dia 30 de março as inscrições para seleção do Programa de Acesso, Permanência e Êxito (PROIFPE), um curso pré-vestibular gratuito voltado para o vestibular do campus.

São 40 (quarenta) vagas abertas para a comunidade em geral. Para participar da seleção, o candidato precisa ter o nível fundamental completo ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. É necessário que os quatro (04) últimos anos de estudo tenham sido cursados na rede pública de ensino ou na rede particular, na condição de bolsista integral.

Na inscrição, o candidato deve apresentar cópias e originais do RG e do histórico escolar. Caso tenha cursado alguma série ou todo o Ensino Fundamental em estabelecimento particular de ensino, é preciso também a declaração de bolsista. A documentação deve ser entregue na Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante (CAEE) do campus, no horário de 14h às 17h.

O PROIFPE é voltado para os alunos que irão prestar o vestibular para a modalidade de cursos integrados. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino médio e o técnico de forma simultânea.

OVOS DE PÁSCOA - PROCON alerta sobre a pesquisa de preços na hora das compras


Foram encontradas diferenças percentuais de até 239%. O PROCON-PE notificou fabricantes de ovos da páscoa que utilizam mesma indicação numérica de ovo para produtos com diferentes pesos. Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1 a 51% nos casos dos Ovos da Páscoa e até 100% no caso dos pescados.

O PROCON Pernambuco pesquisou entre os dias 05 e 14 de março, os produtos mais comercializados no período da Semana Santa: pescados, produtos como azeite, castanha e leite de coco e Ovos da Páscoa.

O levantamento constatou diferenças significativas de preços entre os produtos. A maior variação identificada foi no valor dos peixes - mais de 200%. Já nos Ovos de Páscoa, a diferença maior chegou a 83%.

Foram pesquisados no total, 28 tipos de pescados e 98 tipos de chocolates (Ovos da Páscoa de diferentes tamanhos e marcas). Produtos como azeite, leite de coco e camarão também foram pesquisados. Este ano, o levantamento foi feito em 19 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, entre mercados públicos, privados e hipermercados.

Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1 a 51% nos casos dos Ovos da Páscoa e até 100% no caso dos pescados.

INDICAÇÃO NUMÉRICA NOS OVOS - O que mais intrigou a pesquisa de preço deste ano foi a indicação numérica usada pelos fabricantes de Ovos de Páscoa como a Nestlé, Garoto e Lacta. Foi verificado que os fabricantes utilizam uma numeração indicativa que não está relacionada com o peso do chocolate contido no produto ou com qualquer outra referência. Por exemplo: um Ovo Sonho de Valsa Nº 15 da Lacta contém o peso de 270g de chocolate e o Ovo Barbie Nº 15 do mesmo fabricante contém o peso de 170g, o que chega a uma variação de 58,82%.

Fica claro que o consumidor está pagando pelo brinde que o produto trás consigo, levando o consumidor a erro, visto que a numeração não é indicativa de quantidade e consequentemente do preço que será pago.

O PROCON-PE notificou as empresas para apresentarem esclarecimentos quanto a utilização de tal numeração, bem como a necessidade de sua divulgação ostensiva e explícita nos produtos para o consumidor, já que esta informação não é clara, precisa, tão pouco correta.

ORIENTAÇÃO - O PROCON-PE alerta os consumidores pernambucanos sobre a necessidade de pesquisar bastante os preços antes de realizar as compras de Páscoa. O órgão de defesa do consumidor orienta ainda, que a população deve ficar atenta às especificações contidas na embalagem do produto (prazo de validade, composição e peso líquido).

É importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo de chocolate não representa, necessariamente, o mesmo peso e/ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes marcas. É necessário, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade.

O PROCON-PE é um órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

Senac abre seleção para 374 vagas gratuitas de cursos profissionalizantes

O Senac Pernambuco abre, hoje (segunda-feira, 26/03), inscrições para mais um processo seletivo do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Ao todo, serão ofertadas 374 vagas em 11 cursos nas cidades de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Carnaíba, Garanhuns, Paulista, Recife, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Triunfo. O programa oferecerá cursos técnicos e de capacitação.

Entre os cursos técnicos estão o Técnico em Podologia, Técnico em Estética e Técnico em Enfermagem, todos com carga horária superior a mil horas. Já quem procura um curso de capacitação, pode se candidatar a uma vaga entre os cursos de Manicure e Pedicure, Costureiro, Auxiliar de Cozinha, Garçom Básico, Agente de Informações Turísticas, Depilador, Cuidador de Idoso e Atendente de Lanchonete, com até 240 horas de carga horária.

As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (26/03) até quinta-feira (29/03) pelo site www.pe.senac.br/psg ou se dirigir ao Senac mais próximo da área de abrangência do programa munido de original e cópia de CPF, RG, comprovante de residência e de escolaridade, além de preencher uma declaração de baixa renda no ato da inscrição. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 2 de abril no site da instituição. Para efetuar a matrícula, os selecionados devem se dirigir ao local do curso no período de 3 a 4 de abril. As aulas começam em abril, exceto para o curso de Técnico em Podologia, com início em agosto.

Programa Senac de Gratuidade

Resultante de um acordo firmado em julho de 2008 entre Senac e Governo Federal, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) tem o objetivo de promover a inclusão social com a ampliação da oferta de cursos gratuitos dirigidos à população de baixa renda em nível nacional.

Os cursos de capacitação escolhidos pelo Senac têm correspondência total com as listas compiladas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. São modalidades que correspondem a profissões com alto índice de admissões de primeiro emprego, sem necessidade de formação técnica.

Garanhuns de Belas Imagens: Seminário São José

Fotografia artística: Hélder Carvalho

Prefeito volta às ruas, e seu Luís da Farmácia reaparece!


Uma professora do município, ao olhar seu contracheque, quase chora de felicidade. Mostrando às colegas, fez um comentário de que nunca tinha sido tão bom, e que agora as coisas estavam melhores. Acabou elogiando o prefeito.

Na sexta-feira, a representante da Associação das Agentes Comunitárias de Saúde, em entrevista a Marcos Cardoso na Rádio Marano, fez vários elogios ao Secretário Júlio Cesar, e principalmente ao prefeito Luís Carlos, que segundo ela, atendeu a todos os pedidos da classe, melhorou as condições de trabalho e está pagando melhor que os municípios da região. A jovem acabou pedindo para que os demais prefeitos seguissem o exemplo de Seu Luiz em Garanhuns, agradecendo.

A imagem da capa da Revista Classe A, aliás, bela foto, resgata aquele Luiz da Farmácia, eleito por ser uma pessoa simples, próxima do povo, mas que saiu se desgastando em oito anos de governo, com diversos problemas políticos e administrativos.

É claro que a melhoria no salário da professora passa pelo governo federal e o Fundeb, mas quem paga é o município, o contracheque que a professora tem na mão é da prefeitura e seu vínculo é com a administração municipal, portanto, a repercussão fica local. E vale ressaltar que mesmo recebendo o repasse maior, muitos municípios têm dificuldades em pagar seu funcionalismo da educação.

Mesmo desgastado politicamente, o prefeito fará, segundo ele, sua última campanha eleitoral, e ninguém pode menosprezar a força desse abraço, pois muita gente na periferia tem este carinho por seu Luíz. Em muitos bairros têm obras que ele poderá citar em sua peregrinação, calçamentos por vezes quase de bairros inteiros, como Jardim Petrópolis.

Por isto, a força de Seu Luiz, somada à máquina municipal, ainda tem um quilate de votos que não pode ser negado, e qualquer um que pense em se tornar prefeito, sabe da importância de contar com seu apoio.

É um governo que chega ao final com sérios problemas (olha o estrago que as praças fechadas estão fazendo), e muitos candidatos terão argumentos para ir para oposição, mas tem também seus méritos, que podem repercutir nas urnas. Por isto é um apoio delicado, mas desejado.

Há uns dois anos, ninguém queria, hoje, todos querem!

Zé Múcio pode ser o candidato de Eduardo Campos

Eduardo, Eudson Catão e Zé Múcio

Eduardo Campos trabalha 2012 de olho em 2014, nos cenários nacional e estadual. Ele sabe que precisa ter prefeitos nas principais cidades que possam apoiar seu projeto de continuidade no poder. E seus principais adversários, estão, é verdade, em seu próprio governo.

A oposição de Pernambuco atualmente não têm a mesma força de atuais aliados, caso estes rompam para iniciarem projetos próprios visando 2014.

Assim, Eduardo costura nomes que possam permitir sua continuidade. Caso a escolha seja técnica, como Lula fez com Dilma, o escolhido seria um secretário, possivelmente Tadeu Alencar ou Geraldo Júlio.

Se a escolha for política, o PSB só teria um nome hoje, o Ministro Fernando Bezerra Coelho.

Se tiver que ir buscar fora do partido, seriam Armando Monteiro (PTB) ou Humberto Costa (PT), mas pelas movimentações do governador parece que esta hipótese fica cada vez mais distante. Vejam o exemplo de Garanhuns, que mesmo com a candidatura posta de Izaías Régis, o governador está patrocinando a entrada equivocada de Antônio João Dourado. O governador também tem se envolvido no processo de escolha do PT na capital, de modo a dificultar o crescimento da candidatura de Humberto Costa.

Em rota futura de colisão com seus aliados, Eduardo se movimenta para criar alternativas.

E a mais recente é resgatar para a política o Ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, que foi Ministro de Lula e teria de saída a aprovação de muita gente em Pernambuco, seus antigos correligionários. Zé Múcio teria simpatizantes em vários segmentos políticos.

Como a política está no sangue, não seria difícil Zé Múcio, que está sem filiação partidária devido sua nova função, aceitar o desafio de disputar uma nova eleição para governar Pernambuco, pois foi seu primeiro sonho político, quando perdeu para Miguel Arraes, quando apenas figurou numa eleição que já começou perdida, mas alguém tinha que disputar. Zé Múcio aceitou a missão e de lá pra cá, tornou-se um vitorioso na vida pública estadual, com voos maiores na política nacional.

Seria um bom nome!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.