quarta-feira, 28 de março de 2012

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2012 - Excelentes sugestões!

lanaeshow | %%%%%% CASTELO DE JOÃO CAPÃO ATRAÇÃO TURÍSTICA DA CIDAD
foto: Helder Carvalho / Bluenet


O vereador Sivaldo Albino está sugerindo a Fundarpe a criação de um polo no Festival de Inverno que aproveite o espaço turístico do Castelo de João Capão, que tem uma praça espaçosa que pode receber um palco e que enriqueceria a programação do grande evento. Como o Palco Pop vai voltar a ter seu próprio espaço, que estava sendo dividido com o forró no Parque Euclides Dourado, fica aí uma sugestão.

E o Paulo André, criativo homem da música e da mídia de Garanhuns, traz também outra excelente sugestão para o Festival de Inverno. Confiram:

Caro Ronaldo,

Podemos sugerir para o fig 2012, que seja criado um palco exclusivo "VOZ BRASIL", onde pudessem desfilar nomes do novo cenário musical da mpb, bem como alguns talentos já consagrados que nunca vieram ou até já estiveram por aqui, a um certo tempo...

Para mostrar que podemos formar uma programação expressiva. Vejamos nomes que poderiam participar deste palco, aí vão as minhas sugestões:
Tiê; Mariana Aydar, Martinália, Vander Lee, Lula Queiroga, Marron Brasileiro, Amelinha, Marcelo Jeneci, Pedro Luis, Renato Braz, Monique Kessous, Leoni, Moska, Eduardo Dusek, Arnaldo Antunes, Zé Ricardo, Sá & Guarabira, Leila Pinheiro, Patricia Mellodi, Maíra Freitas, Marcelo Camelo, Wanda Sá, Andrea Amorim, Wanda Sá, Bangalafumenga, Claudio Zoli, Raphael Herculano, Celso Fonseca, Thaís Gulin, Davi Moraes, Vânia Bastos, Rita Ribeiro, Olivia Hime e por aí vai...

FICA A DICA 

IDOSOS têm benefícios em lei discutidos no senado federal

A Comissão de Educação do Senado aprovou parecer do senador Armando Monteiro (PTB) favorável ao Projeto de Lei (PLS 651/2011), de autoria do senador Gim Argello (PTB), sobre a inclusão da política de atenção educacional e social aos idosos, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

O projeto visa uma nova concepção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já prevista na LDB, para atender as necessidades dos idosos, concentrada na interseção de programas culturais, de saúde, de esporte e de assistência.

A inclusão dessa política educacional tem justificativa no aumento do número de idosos, conforme aponta os últimos Censos populacionais. Os dados mostram que na virada do século, existiam cerca de 14 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Os resultados do último recenseamento de 2010 registraram 18 milhões de pessoas nessa faixa etária (12% da população). Em 2030, a projeção do IBGE estima em 40 milhões o número de idosos (19% da população brasileira).

“Essa é uma realidade para a qual devemos estar preparados – ela já chegou e precisamos enfrentá-la com a mesma competência que o Japão, o Canadá e outros países desenvolvidos. É fundamental tratarmos das políticas sociais dos idosos sob o enfoque educacional,” comentou Armando Monteiro.

Incluir na LDO uma política voltada a educação de idosos é uma das alternativas de diminuir o analfabetismo nesta faixa etária. Ainda há no Brasil, 15 milhões de analfabetos absolutos e 40 milhões de analfabetos funcionais, entre os quais uma crescente maioria são idosos.

Para Armando Monteiro, o projeto é muito apropriado para uniformizar as políticas públicas voltadas aos idosos. “O projeto é muito oportuno e apropriado para equacionar a questão das políticas públicas direcionadas aos idosos. Primeiro, por centralizar a questão na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, exatamente no capítulo que trata da modalidade de ensino que ao mesmo tempo revela e esconde a realidade da demanda dessa crescente massa da população brasileira,” destacou o senador. Após aprovação do PLS 651/2011 pela Comissão de Educação, o projeto segue para apreciação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para decisão terminativa.

Ideia de Izaías Régis se espalha por Pernambuco

O deputado Izaías Régis criou, em 2007, a lei nº 13.193, que obriga hospitais públicos e privados a solicitar a apresentação da cópia de certidão de nascimento dos recém-nascidos, antes de dar alta às mães. Já naquela época, Izaías demonstrava preocupação com a falta de certidão de nascimento das nossas crianças. Passados alguns anos, sua lei foi aprimorada pelo governador Eduardo Campos, que criou o Programa Minha Certidão.

O objetivo é erradicar o subregistro, facilitando o recebimento da certidão de nascimento, que passa a ser emitida na própria maternidade, no dia do nascimento da criança. Todo o procedimento é viabilizado pelo Sistema Estadual de Registro Civil (SERC), que é informatizado e produz a certidão online. Com isso, os pais não precisam mais se deslocar até o cartório. Resultado: a mãe já sai da maternidade com a certidão de nascimento do seu filho, o que otimiza o processo, principalmente para os mais carentes.

Hoje, todas as Gerências Regionais de Saúde do Estado aderiram ao programa. No total, 201 cartórios estarão interligados a 197 maternidades ao redor de Pernambuco. O Sistema de Registro Civil de Nascimento (SERC), que hoje é referencia nacional para efetivação da cidadania, fica disponibilizado no Portal www.softwarepublico.gov.br.

ESTUDANTES DA AESGA GARANTEM APROVAÇÃO EM CONCURSOS NO ESTADO

Os alunos da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) também dão show de aprovação em concursos e seleções para estágios em todo o Estado. Para o último concurso do Tribunal de Justiça do Estado, realizado no último mês de janeiro, mais de 350 estudantes das faculdades que compõem a Autarquia foram aprovados tanto para os cargos de analista quanto para técnico judiciário.
Dentre tantos discentes que tem alcançado sucesso nos processos seletivos dos mais diversos segmentos, uma aluna que vem sendo destaque é a estudante do 7º período de direito da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), Luciana Gonzaga, que alcançou a 55ª colocação no certame do TJ-PE para o cargo de Técnico Judiciário. Luciana brilhou ainda no concurso para estagiário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, realizado no início deste mês, onde ficou com o 1º lugar.

Além de Luciana, outra aluna que fez bonito foi Jéssica Martins, aluna do 5º período de Secretariado Executivo Bilíngue da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG), que ficou com a 1ª colocação na seleção para estagiário do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para a área de assessoramento e comunicação.

“É muito bom ver o crescimento dos nossos alunos, que, com essas conquistas, já se encaminham para o mercado de trabalho. E assim, seguimos com a nossa meta de formar profissionais capazes de serem éticos, determinados e que estejam preparados para ir além, superando as barreiras da sala de aula. Todas essas conquistas nos deixam felizes e ainda mais motivados em ajudá-los. Parabéns”, declarou a presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar.

DIA DO BASTA - Marcha contra corrupção acontece também em Garanhuns

Pedro Eugênio é eleito presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa


Nesta terça-feira (27), o presidente do PT de Pernambuco, deputado federal Pedro Eugênio, foi escolhido o novo presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa (FPMMPE). Eugênio substituirá o deputado Pepe Vargas (PT-RS), que deixou o Parlamento para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O novo presidente destacou a responsabilidade do cargo e lembrou sobre a importância que a frente tem tido para o País. Segundo ele, a grupo possui uma forte tradição em articular os interesses das empresas com o parlamento e governo federal. “Foi desta luta que nasceu o Super Simples, um sistema que traz muitos benefícios e facilidades para as empresas e os trabalhadores. Adequar a legislação às novas exigências do mercado é a nossa preocupação”

Pedro Eugênio destacou que manterá o forte laço com as representações das micro e pequenas empresas, como a Comicro, o Sebrae e a Fenacom. “Vamos procurar avançar ainda mais em tudo que já foi feito. Neste mandato, por exemplo, vamos trabalhar para inclusão de novos setores no Simples, além de tentar o Simples Rural, importante para a agricultura familiar”, destacou.

O novo presidente informou que irá convocar nos próximos dias uma reunião de abertura dos trabalhos para definir oficialmente a pauta dos próximos meses. “Vamos identificar o que é prioridade de acordo com as sugestões e contribuições de cada membro”, concluiu.

OPORTUNIDADE: Inscrições para os cursos de Pós-graduação da AESGA acontecem até sexta-feira


Seguem abertas até esta sexta-feira, 30 de março, as inscrições para os cursos de pós-graduação da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Pós-graduação em Gestão Pública, Gestão de Negócios e Pessoas e Direito Civil e Processual Civil.

A novidade é o curso de Gestão de Comunicação e Eventos, o primeiro curso na área em toda Região. “É um curso atualíssimo especialmente para aquelas pessoas que estão envolvidas com os diversos meios de comunicação, cada vez mais vastos em nossa Cidade e arredores”, afirmou a coordenadora de Pós-graduação e Extensão Universitária da AESGA, professora Virgínia Spinassé.

O valor da taxa de inscrições é de R$ 30,00 (trinta reais), e estão sendo realizadas no Protocolo da Autarquia, localizada à Avenida Caruaru, 508, bairro São José, no horário das 12 às 21 horas.

Instituto de Campina Grande fará pesquisa eleitoral em Garanhuns para o blog de Magno Martins


O jornalista Magno Martins esteve em Campina Grande, firmando contrato de parceria com o Instituto Opinião, um dos mais respeitados e conceituados do Nordeste, para o levantamento do cenário eleitoral no Recife e mais 12 cidades do Estado, dentre elas, Garanhuns.

Segundo Magno Martins, a rodada de pesquisas de intenção de voto começa na próxima semana pela cidade de Caruaru, maior colégio eleitoral do interior.

Serão feitas pesquisas em Recife, Jaboatão, Olinda, Cabo, Paulista, Ipojuca, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada e São Lourenço da Mata.
 
Segundo alguns blogs parceiros, como o do jornalista Roberto Almeida, o governador está também fazendo uma pesquisa em Garanhuns, porém do tipo que chamamos qualitativa, onde não se busca quantificar intenções de votos, e sim escutar pensamento do eleitorado, entender o que ele deseja. Com isto fica mais fácil de se oferecer opções e dialogar na mesma língua. 

Esta pesquisa em Garanhuns, sendo divulgada no blog do Magno Martins promete repercutir intensamente aqui na cidade e na capital.

Confira a programação do governador em Lajedo nesta quarta-feira


Lajedo recebe nesta quarta-feira, 28 de março, a visita do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para lançar no município o programa Territórios Produtivos, além de inaugurar a Academia das Cidades e a Usina Experimental de Manipueira, para produção de bioetanol que será destinado a instituições de pesquisa no Estado.

Em Lajedo, Eduardo Campos entregará títulos de propriedade de terra a mil agricultores familiares de 19 municípios do Agreste Meridional com investimentos da ordem de R$ 595 mil. É em Lajedo que o Governador dará início às atividades do Programa Territórios Produtivos, cuja proposta é fortalecer as cadeias produtivas, elevando o nível de produção e renda de produtores e rurais.

O Programa integra ações de relevância econômica que se relacionam com a produção familiar (sociedade civil e Estado), buscando articular políticas públicas e otimizar recursos para dinamizar e fomentar o desenvolvimento rural sustentável.

Além de inaugurar a Academia das Cidades no Município, Eduardo Campos irá visitar obras de construção das 84 casas do Loteamento Frei Damião.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS EM LAJEDO

16:00 - Encontro no Salão de Festas Resplendor – PRORURAL;
17:00 - Visita as Casas Populares – Loteamento Mutirão;
17:30 - Visita a Escola Técnica Estadual;
18:00 - Solenidade de Inauguração da Academia da Cidade;
20:00- Solenidade na Praça de Eventos do Município
.

Projeto CURTA AGRESTE da AESGA inicia atividades em 2012


Após vivenciar o sucesso do primeiro ano do Projeto Curta Agreste – AESGA, ação que tem como objetivo de divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição, dá continuidade ao processo de inscrição e apresentação de vídeos amadores de curta metragem.

O Projeto está voltado para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, proporcionando desta forma um espaço de discussão de questões sociais junto ao mundo acadêmico.

E para abrir as atividades deste ano, o Curta Agreste - AESGA realiza nesta quarta-feira, 28, no Auditório da Instituição, a apresentação dos vídeos “Garanhuns que muitos não conhecem”, de David Melo e Marcos Antônio e “A Rapadura é nossa”, de Filó Camelo. Esta última produção faz parte do Projeto Revelando Brasis do Ministério da Cultura. As exibições começam a partir das 19 horas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.