quinta-feira, 29 de março de 2012

Izaías pede ao executivo estadual atenção especial com duas estradas de Garanhuns - Saiba quais são!

Apesar de várias reivindicações ao Governo do Estado, a estrada que liga o município de Garanhuns ao distrito de São Pedro continua sem asfalto. O trecho é de sete quilômetros da BR-423 até o distrito.

Na Assembleia Legislativa, nesta quarta, 28, o deputado Izaías Régis voltou a fazer o apelo ao governador e registrou que, desde 2005, luta para que o Poder Executivo viabilize a obra. De acordo com o parlamentar, no período, o então secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira Júnior, chegou a anunciar a execução do projeto.

“A proposta está engavetada ou será concretizada? Não acredito que o governador Eduardo Campos (PSB) discriminará a Assembleia Legislativa deixando essa questão sem uma resposta oficial. Não se trata de um pedido do deputado, mas do representante escolhido pela população para representá-la nesta Casa”, enfatizou.
 
Outro trecho de estrada que tem a preocupação de Izaías é o Km 95 da BR-424, no local, está a Curva da Laranjeira, onde se registra grande número de acidentes com vítimas, muitas delas fatais. Izaías Régis fez um apelo ao superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Euclides Bandeira de Souza Neto.

“O trecho precisa ter melhor visibilidade para que as tragédias sejam evitadas”, disse, citando a mais recente, na última segunda-feira (26). O choque entre dois carros e uma moto provocou a morte de uma pessoa e feriu gravemente outras seis. De acordo com Régis, o dono de uma propriedade às margens da estrada aceitou ceder parte do terreno para a obra. O parlamentar também acredita que a retirada de um morro dará a visibilidade ideal para tornar o trecho mais seguro.
 
É bom lembrar que recentemente foram anunciadas duas lombadas eletrônicas, que serão colocadas na frente do Detran e outra próxima a entrada do bairro da Brahma, a pedido de deputado Izaías Régis.

O Festival de Inverno no Castelo de João Capão - 3 opções!


Garanhuns teve um torneiro que queria ser presidente. E foi!

Outro queria ser rei e morar em um castelo, e construiu sua fortaleza com suas próprias economias. Esta á e história de vida de João Capão, e creio que é até emblemático de Garanhuns. Acho que a cidade tem que seguir o exemplo do humilde homem do povo. Duas histórias de determinação e fé em si próprio.

Agora, o vereador Sivaldo Albino pede ao governo do estado que aquele espaço seja aproveitado como polo durante o Festival de Inverno, excelente iniciativa que faz crescer o nosso evento.

Pelas últimas notícias e sugestões, temos três opções para aquele espaço lúdico, que poderia receber um polo musical de qualidade.

1. POP / Rock. Como já é dada como certo que os roqueiros ganham novamente seu próprio palco, sem dividir mais com o forró, seria interessante ver a galera jovem, underground, curtindo seu som, sob as luzes de um castelo.

2. VOZ Brasil - O Paulo André sugeriu a criação de um palco Voz Brasil, que seria um espaço para grandes intérpretes, da nova e da velha geração darem seus shows solo, intimistas, sem a barulheira da praça, que tem ficado muito popular para gente como Francis Hime, Vander Lee, Mariana Aydar, etc.

3. JAZZ / Blues - Com o sucesso do Garanhuns Jazz Festival, o público deste estilo tem que esperar um ano para ver novos nomes nos palcos de nossa cidade. Imaginem à meia-noite o Blues tomando conta do castelo, e as pessoas tomando seu vinho sob o olhar de D. João Capão I.

Tá aí!

Como ser um bom piloto em dois passos!

http://www.alvesmotoshonda.com.br/

Começa hoje em Garanhuns o ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EMPRESAS JÚNIORES

De 29 de março a 1º de abril, acontece em Garanhuns, o Encontro Pernambucano de Empresas Juniores, nas dependências do Hotel Tavares Correia. O evento que vai abordar a temática – “Jovens Líderes: Construindo idéias, atingindo resultados”, é voltado a um público específico e visa atingir cerca de 300 pessoas da área empresarial. A abertura acontece as 19h.

Durante o Encontro, serão proferidas palestras com Rodrigo Solano, Joélio Barreto e Beto Chaves. “Essa é uma ação que gera oportunidades de integrar jovens empresários juniores de Pernambuco e do Brasil, no intuito de ampliar conhecimentos na área empresarial”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do SEBRAE e da AESGA, através da Faculdade de Administração de Garanhuns (FAGA).



Haverá uma festa de abertura, às 22h, no Bar Alforria, exclusivo para os participantes do encontro, com a apresentação da banda RONALDO CESAR E A TROPICANA, com muito frevo e forró!

Eduardo não fala, e Sileno Guedes reafirma a candidatura de Antônio João em Garanhuns


O governador esteve em Cachoeirinha e Lajedo nesta quarta-feira, e a reportagem completa você já acompanhou na transcrição que fizemos do blog do Túllyo, um pouco mais abaixo.

Mas o que todo mundo quer saber é sobre a política, já que esta data era esperada como um  marco de início da campanha de Antônio João, prefeito de Lajedo, que está vindo para Garanhuns. Imaginava-se que alguns apoios importantes pudessem ser anunciados e mais, que o próprio governador desse uma declaração pública de apoio ao novo socialista.

Não aconteceram.

O evento estava esvaziado de personalidades garanhuenses. Sem políticos e nem a imprensa. Aliás, nem os blogs dos principais jornalistas da capital, noticiaram.

O Jornal do Commercio traz informações políticas, e afirma que nem Eduardo Campos nem Antônio João trataram do assunto, cabendo ao presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, a defesa da candidatura em Garanhuns, que diz seguir adiante com a autorização do governador, e que representantes do próprio PSB devem ser convencidos da estratégia do partido, que vai além da discussão municipal. Sileno defende e faz elogios ao prefeito de Lajedo. Portanto está confirmada a vinda de AJD, com sua renúncia em Lajedo e a campanha iniciando em Garanhuns.

Sabe-se que o governador teve um encontro a sós com Antônio João, e depois foram fazer as inaugurações. Dentre os prefeitos da região, estavam os do PSB como Eudson Catão, de Palmeirina, e Sandoval Cadengue, de Brejão.

Zé da Luz era o único dos pré-candidatos em Garanhuns que este presente em Lajedo.
Para a imprensa, Eduardo Campos não deu entrevistas, e por isto não sinalizou seu apoio. Deixou que as peças do tabuleiro continuassem suas movimentações. Caso não aprovasse, seria o momento certo para encerrar o assunto.

Assim, Antônio João continua pré-candidato, e vai em busca de viabilizar sua candidatura, mesmo contra tudo e contra todos, e Eduardo apenas adiou seu pronunciamento oficial, que só devem mudar se de fato ficar impossível a reversão do quadro absolutamente negativo que existe agora. As pesquisas encomendadas podem trazer algumas respostas, ou apenas sinalizar o caminho que a campanha deve seguir...

Eduardo não falou, e assim deu tempo ao tempo. E o projeto continua.

OPORTUNIDADE: Novos cursos no SENAI - Garanhuns

A Escola Técnica SENAI de Garanhuns começa em abril, quatro turmas de Cursos de Aperfeiçoamento, nos eixos Eletroeletrônica e Segurança do Trabalho direcionado às pessoas que já trabalham ou desejam trabalhar nessas áreas. As turmas acontecerão nos períodos da tarde e noite, com carga horária de 80 e 40 horas, e investimentos de R$315,00 e R$ 250,00, respectivamente.

Mais informações na Escola Técnica SENAI Garanhuns, pelo telefone: (87) 3221 – 3221

João da Costa, isolado, vai caminhando para a desistência


A questão não é administrativa. Embora não seja espetacular, a administração de João da Costa nem é tão ruim assim na capital pernambucana, o problema foi a desconstrução política de seu governo e a perda da base de apoio dentro e fora do seu partido.

Eleito debaixo da asa de João Paulo, o prefeito se afastou já nos primeiros raios de sol de sua gestão, ou melhor, nas trovoadas de janeiro. Sabendo que o PT tem dois grandes líderes que brigavam por indicações maiores, para serem ministros, senadores, governadores, etc, João da Costa demorou a se escorar em Humberto, pelo qual sempre foi tratado como sendo cria de João Paulo, e portanto, nunca fez parte de seu grupo. Ficou, assim, solto, e se viu quase na necessidade de criar uma terceira-via dentro do PT.

Com a prefeitura na mão, não foi difícil conduzir aliados ao longo dos anos, mas não firmou compromissos, não tinha seu grupo forte politicamente. Foram quatro anos de desconstrução daquele projeto que unificou os partidos de esquerda na capital sob a liderança inequívoca do PT.

Chegando a época eleitoral, tem muita gente dentro da prefeitura que torce pela volta de João Paulo. E mais uma vez, para se tornar a alternativa corrente, João da Costa foi para Humberto, que acenou positivamente, para não ver o crescimento de João Paulo. Porém, os adversários acertaram os ponteiros, pois seria bom para ambos, João Paulo na prefeitura e Humberto no Palácio do Campo das Princesas.

Mas este projeto não agradaria ao governador, que pretende conduzir sua própria sucessão.

Para evitar isto, Eduardo Campos entrou no jogo, e apoiou o prefeito, criou para ele uma agenda positiva que surtiu efeito e João da Costa voltou a ser bem avaliado, ainda muito aquém do que poderia e deveria, mas voltou a crescer. Era a melhor alternativa para João da Costa.

Antes disso, Eduardo chegou a pensar em ter seu próprio candidato: Fernando Bezerra.

Mas Eduardo também desistiu de João da Costa, viu que não seria interessante apostar suas fichas em uma candidatura petista que poderia naufragar num segundo-turno e ele sair como perdedor na capital. E também caiu fora, patrocinando um novo projeto: O também petista Maurício Rands. Uma terceira-via próxima ao palácio, onde bate ponto como secretário.

João da Costa foi ficando isolado. Perdeu apoio das figuras maiores de seu partido no estado e a base de sustentação do governo do estado.

Lideranças nacionais ainda buscam fortalecer o projeto da reeleição, mas vai ficando difícil. A pá de cal pode vir de Lula. Caso o ex-presidente peça que João da Costa desista da reeleição, não haverá mais saída para o garoto de Angelim.

Ele, busca se fortalecer dentro da prefeitura, criando mecanismo que demonstrem sua capacidade eleitoral e sirvam de argumentos aos caciques da estrela-vermelha, e que possam lhe dar a vitória num bate-chapa na convenção, se chegar até lá!

Começa recapeamento asfáltico de 12 ruas em Bom Conselho

Reproduzo do Blog do Tiago Padilha, de Bom Conselho, a Terra do papacaça que está passando por melhorias em suas principais ruas, confiram:
.

Começou na terça-feira (27), o trabalho de recapeamento asfáltico de diversas ruas da cidade de Bom Conselho. O ponta pé inicial aconteceu no final da manhã.

Os trabalhos começaram pela Rua Capitão Lizímaco. De lá, seguirão para a Rua Cleto Campelo. Ao todo, serão doze ruas que receberão o recapeamento asfáltico.

São elas: Ruas Capitão Lizímaco, Cleto Campelo, Otávio Miranda, 07 de Setembro, Siqueira Campos, Manoel Borba, Joaquim Nabuco, Primeira Travessa Joaquim Nabuco e Segunda Travessa Joaquim Nabuco, e Praças Dom Pedro II e Frei Caetano.

A empresa responsável pela obra é a Construtora Ancar. O asfaltamento acontecerá em três etapas. A ordem de serviço, para o início dos trabalhos foi assinada na terça-feira da semana passada (21).

O recurso para a obra vem de duas emendas parlamentares, sendo uma de autoria do deputado e hoje secretário estadual de transportes, Isaltino Nascimento (PT), e outra da ex-deputada Jacilda Urquisa (PMDB). Juntas, as duas emendas totalizam o valor aproximado de 900 mil reais.

O município entra com uma contrapartida no valor de 90 mil reais.

Nas fotos, as máquinas sendo preparadas para o início do trabalho (1) e uma visão da Rua Capitão Lizímaco.
.
AGORA COMIGO: Em seu blog, o médico Felipe Alapenha, filho da prefeita Judith Alapenha, reclama que alguns meios de comunicação, principalmente os muitos blogs da cidade não estão noticiando devidamente a grande conquista da cidade, mas que no tempo da buraqueira a reclamação da imprensa era grande.

O governador em Cachoeirinha e Lajedo

Tá no blog do Túllyo Cavalcanti, sobre as visitas e inaugurações do governador Eduardo Campos em Cachoeirinha e Lajedo, onde esteve ao lado do prefeito Antônio João Dourado, e outras lideranças do Agreste Meridional, como os prefeitos Sandoval Cadengue e Eudson Catão. Secretários de estado, como o da pasta das Cidades, Danilo Cabral e, da Agricultura, Ranílson Ramos, além de deputados, estiveram acompanhando o governador. Transcrevo do blog do advogado Túllyo Cavalcanti:


O governador Eduardo Campos dedicou esta quarta-feira (28/03) a entrega de um conjunto de ações em dois municípios do Agreste Meridional pernambucano. Em Cachoeirinha, ele inaugurou o sistema de abastecimento de água e a Academia das Cidades do município. Já em Lajedo, o governador teve um agenda mais extensa com o lançamento do Programa Territórios Produtivos, a inauguração de outra Academia das Cidades e visita ã várias obras.

Com o novo sistema de abastecimento, Cachoerinha, que passava até 60 dias sem receber água, sai da lista de racionamento. Foram construídas uma estação de tratamento de água (ETA), quatro estações elevatórias, três reservatórios e uma adutora com extensão total de 38 quilômetros. As cidades vizinhas Agrestina, Altinho e Ibirajuba também foram beneficiadas pelas obras. No total, foram investidos R$ 21,6 milhões em recursos dos governos estadual e federal.
 
Ao discursar, Eduardo lembrou de outra importante obra para o abastecimento d’água na região: a Adutora do Agreste. O projeto, que está incluso no PAC 2, já está em fase de elaboração. “A Transposição do São Francisco tem dois braços. Do que vai na direção da Paraíba nós vamos drenar água para essa adutora que será a redenção por mais de 50 anos de todas as cidades do Agreste”.
 
“Além de comprar água de carro-pipa, ainda gastávamos com energia para bombear a água para caixa d’água. Mas agora temos água pelo menos duas vezes por semana na torneira e ela ainda vem com pressão para subir para caixa”, comemorou a professora aposentada, Marluce Cintra.
 
Além de mais água nas torneiras, os moradores de Cachoeirinha ganharam uma Academia das Cidades. O equipamento ocupa uma área 3.235,00 m², localizado na Avenida Boa Vista, no acesso pela BR-423. O espaço, que recebeu um investimento de cerca de R$ 320 mil, conta com quadra poliesportiva, corredor de exercícios com equipamentos de ginástica e alongamento, além de espaços de convivência com mesas de jogos, playground e pista de Cooper.
 
“Agora a gente pode fazer caminhada. Antes tínhamos que fazer nas ruas, mas era muito ruim porque era cheia de subidas e descidas”, explicou a merendeira Maria de Lourdes Cavalcanti.


FESTA – Em Lajedo, na presença de centenas de agricultores rurais que lotaram o Clube Resplendor, o governador Eduardo Campos entregou títulos de propriedade de terra a mil agricultores de 19 municípios do Agreste Meridional. A ação, que contou com R$ 595 mil em investimentos, faz parte de um convênio celebrado entre o Governo de Pernambuco e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“Nós sabemos que o título de propriedade é um sonho desses agricultores que vivem numa angústia de envelhecerem e não terem um papel que garanta para os seus filhos que aquele terreno lhes pertence. Este ano estamos entregando 21 mil títulos de posse, em 2013 serão 50 mil, e até 2014 vamos beneficiar 120 mil agricultores rurais”, assegurou Eduardo.

Há cerca de 30 anos, Dona Maria Carmelita da Silva planta feijão, milho e mandioca. Só faltava à agricultora um documento que comprovasse a posse da terra. “Esse sempre foi meu sonho, mas eu não tinha condições de pagar para ter esse título. Mas agora esse papel vai me ajudar a fazer empréstimo e poder pedir minha aposentadoria”, comemorou.

Além de acabar com os conflitos por posse de terra, o documento assegura aos agricultores o acesso ao crédito agrícola e também a benefícios previdenciários como a aposentadoria. Os agricultores beneficiados são dos municípios de Lajedo, Jurema, Lagoa do Ouro, Jupi, Paranatama, Iati, São João, Saloá Garanhuns, Palmeirina, Terezinha, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Correntes, Calçados, Canhotinho e Jucati.
 
Na mesma solenidade, Eduardo lançou o Programa Territórios Produtivos, uma grande parceria com os prefeitos de vários municípios pernambucanos. A ação, que conta com investimentos da ordem de US$ 135 milhões, vai fortalecer as cadeias produtivas do Agreste, aumentando o nível da produção e renda dos produtores e produtoras rurais. “Não haverá mais aquele pedido pontual para um município do território porque o foco será em todos os produtos que seguram milhares de pernambucanos que estão no campo”, explicou Eduardo.

A ação beneficiará 180 municípios pernambucanos, onde serão elaborados 57 planos, contemplando as seguintes cadeias produtivas: Apicultura e Meliponicultura, Artesanato, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura de Corte, Caprinocultura de Leite, Fruticultura, Grãos, Horticultura Orgânica, Mandiocultura, Inhame, Pesca Artesanal, Piscicultura e Turismo Rural.

Fechando sua agenda em Lajedo, Eduardo entregou 150 colméias para apicultores, visitou a Usina Experimental de Valorização Energética da Manipueira, e esteve no canteiro de obras da Escola Técnica do Município e das 84 casas do Loteamento Frei Damião. Também inaugurou uma Academia das Cidades.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.