segunda-feira, 9 de abril de 2012

Blog do Festival Pernambuco Nação Cultural - Tudo sobre os 14 eventos na internet

Descrição da imagem

Acaba de entrar no ar o blog do Festival Pernambuco Nação Cultural – fpnc.org. Com programação, notícias, fotos, reportagens focadas na cultura do Estado, o blog vem para ser suporte dos conteúdos produzidos dentro dos 14 festivais previstos para este ano no Estado de Pernambuco.

Como característica do próprio formato, o blog será constantemente atualizado ao longo dos festivais e ganhará cara nova a cada edição do circuito. Shows, espetáculos, oficinas culturais, debates, palestras, encontros, tudo transposto para esta página. O fpnc.org traz também narrativas das tradições e histórias de vida que fazem parte de Pernambuco na seção "Mergulhe".

O projeto faz parte da política cultural do Estado realizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e está inserido no ciclo de ações estratégicas da política pública. De forma descentralizada, o festival e o blog procuram manter um formato que respeita a diversidade de cada localidade onde aporta.

É também um projeto que busca valorizar o potencial das regiões do estado, promover trocas entre diferentes culturas e manifestações, e estimular a continuidade das expressões locais, através de encontros, debates e iniciativas de formação, que possam fomentar o surgimento de novos artistas, brincantes, produtores.

Este site convida você a pegar a estrada. A ficar por dentro do que está acontecendo. A mergulhar na nossa riqueza cultural e descobri-la cada vez mais – seja ela tradicional ou contemporânea; do Litoral ou do Sertão.
.
fonte: http://www.fundarpe.pe.gov.br/

Atletas de Garanhuns são convocados para participar do JOCIPE


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, vêm convocando atletas locais, que se destacam nas modalidades de Futebol de Campo; Futsal (Masculino/ Feminino); Voleibol (Masculino/ Feminino); Basquete (Masculino/ Feminino), bem como Atletismo e Handebol, para integrar as Seleções locais, visando os Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco – JOCIPE 2012. A Convocação será oficializada no próximo dia 13 de abril. O Evento acontece no Auditório da AESGA e tem inicio às 19h e 30 min.

A campanha realizada no ano passado foi considerada excelente, já que Garanhuns conquistou o título na fase regional do JOCIPE em diversas modalidades como: Atletismo (masculino e feminino); Voleibol Feminino e Masculino; Basquete Masculino; Futsal Feminino e Masculino. Os atletas também conquistaram o título geral da Competição. “Nosso objetivo principal é nos prepararmos melhor, reforçar as equipe e adiantarmos nossos treinos, visando conquistar a hegemonia dos esportes no Interior de Pernambuco”, declarou o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

As Seleções são mantidas pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes, tendo os seus atletas como voluntários.

Sivaldo quer tornar obrigatório o uso das cores da bandeira de Garanhuns nos prédios e praças públicas

O vereador Sivaldo Albino (PPS apresentou projeto de lei na Câmara Municipal estabelecendo a obrigatoriedade do uso das cores da bandeira de Garanhuns – branco, vermelho, azul e preto – nos prédios e logradouros públicos. De acordo com a proposta também será utilizado o Brasão (símbolo oficial do município) nos referidos espaços.

No projeto Sivaldo define como prédios públicos todos aqueles pertencentes à administração pública, como também os que estiverem alugados para servir à Prefeitura. Logradouros são as ruas, avenidas e praças existentes no território urbano e rural de Garanhuns.

A matéria será avaliada nas comissões técnicas e depois será votada no plenário. Caso aprovada pelos demais vereadores, o Executivo terá de cumprir a nova Lei no prazo de um ano, a partir de sua publicação.
.
AGORA COMIGO: O governo do estado tomou atitude semelhante, e a partir de agora os governos não podem criar novas logomarcas nem criar suas próprias imagens publicitárias. O Brasão do Estado será sempre a oficial nos documentos e prédios públicos.

Em Garanhuns o laranja e o azul-bebê estão por toda parte, identificando a administração municipal, e não a própria cidade, que não tem estas cores em sua bandeira oficial, nem em seu brasão.

É como se a federação também deixasse de mudar de logomarca a cada novo governo, e a Dilma trocasse a sua padronização publicitária pelo brasão nacional.

Lula usava aquela, BRASIL - UM PAÍS DE TODOS. Com as letras em caixa alta coloridas. Eduardo usava aquela logomarca com os três bonequinhos coloridos. Agora é só o brasão, e pronto!

O que acham? Mudam as cores com os governos ou se fixa nas cores oficiais dos entes federativos?

A TROPICANA no taxi do Fonseca



O taxista Fonseca, resolveu prestar uma homenagem a banda TROPICANA e colocou dois adesivos, que reproduzem a capa do DVD da banda, gravado no Festival de Inverno, em seu veículo, que claro, circula toda a cidade. A iniciativa foi do próprio taxista, a quem a gente agradece o carinho.

Fonseca também tem a logomarca do Festival de Inverno em seu taxi, e defende que a divulgação do nosso maior evento deveria acontecer durante todo o ano. 

Seria bom que a ideia do amigo fosse seguida por outras pessoas, valorizando a prata da casa, pois Garanhuns tem grandes nomes da música e de outros segmentos artísticos que precisam ser divulgados.

Infelizmente é mais fácil ter acesso a uma música estrangeira, de nomes que a gente nem conhece (e não falo somente dos famosos) do que ouvir por aí os bons cds de gente como Muendas, Rogério, Samba 3, Valvulados... Nem Andréa Amorim e Dominguinhos toca costumeiramente em nossa cidade. Artistas plásticos, dramaturgos, escritores, etc, poderiam ser mais e melhores divulgados.

Esses artistas locais são os que fazem a cidade movimentar culturalmente durante todo o ano, e precisam ser reconhecidos.

Tá aí o bom exemplo do Fonseca!

TV JORNAL: Famílias de Garanhuns cobram entrega de casas populares - Veja a reportagem

Tá no portal NE10.com do Sistema Jornal do Commercio:
.
Famílias de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, que aguardam residências populares, que estão sendo construídas na cidade, tiveram a notícia que receberiam as casas este ano. Resultado, as casas não foram entregues. E os beneficiários correm o risco de perder o benefício, veja na reportagem.

Eduardo nos Estados Unidos, o empréstimo e o PSB de Garanhuns

Eduardo Campos participará, ao lado da presidente Dilma Roussef, de interessantes reuniões nos Estados Unidos que podem trazer no futuro mais investimentos para Pernambuco. O governador ficará praticamente a semana toda afastado do estado.

Quanto ao empréstimo, eu tinha a impressão que Pernambuco não precisava disto, mesmo que seja para investimentos infra-estruturais.

Por outro lado, com o governador distante, o PSB vai tentar resolver de uma vez por todas o impasse em Garanhuns. Roberto Almeida informa que Sileno Guedes virá a Garanhuns, é o único dirigente socialista no estado que tem defendido publicamente a candidatura de Antônio João Dourado em nossa cidade. O PSB local se afastou, os partidos aliados não querem nem conversa. Neste momento, AJD está isolado, e a intenção de Sileno é formar quadros internos e externos que possam defender a candidatura do Palácio.

Se é verdade que Antônio João precisa aglutinar os partidos aliados para estabilizar sua candidatura, parece que o presidente estadual da legenda vem a Garanhuns para ajudar nessa missão quase-impossível.

Outra coisa, o PSB está sem comissão provisória desde o final de dezembro, quando acabou o tempo de gestão da anterior que tinha Ivan Rodrigues. Parece que os partidos aliados ainda preferem marchar com os antigos dirigentes. Se mudar o candidato, de cara já chegariam uns cinco ou seis, pois se tem a impressão que o povo quer votar no candidato do governador, desde que seja alguém da nossa aldeia. E os partidos sabem disso!

Por que se morre tanto nas estradas?

10 mortos, este é o saldo de três acidentes que acabo de ler nos blogs. Cinco em Pesqueira, quatro na colisão de carros de passeio em Caetés e outro num caminhão, na BR que corta a mesma cidade.

A cada final de semana parece que tem sempre um grave acidente vitimando mais de uma pessoa. Posso estar enganado, mas na grande maioria, o álcool está presente.

Parece que as campanhas educativas e a vigilância das polícias estão sendo insuficientes. Não se pode dizer que são as estradas que são perigosas, pois elas são as mesmas para todos, e diariamente milhares de carros cruzam as rodovias do estado.

Portanto, tem sempre duas características básicas, irresponsabilidade nas ultrapassagens e ingestão de bebida alcóolica, que afeta o senso crítico das pessoas e estas usam o automóvel como uma arma. Ao final, gente inocente acaba pagando com a vida por conta da irresponsabilidade dos outros.

O problema é mais grave, é falta de educação e cultura, alicerces do bom senso, e isto em todas as classes sociais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.