sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seca na região é debatida por autoridades estaduais na CODEAM

Uma audiência pública no município de Garanhuns, na manhã de hoje, discutiu a seca que atinge a região do Semiárido pernambucano. Até agora, seis municípios tiveram o estado de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e outros nove aguardam parecer. Na tarde de hoje, é a vez do governador Eduardo Campos discutir o tema, numa reunião que começou às 14h30 sobre os efeitos da estiagem.

Durante a audiência pública de hoje de manhã, o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, anunciou algumas das medidas adotadas pelo governo para diminuir os impactos da seca. Entre elas, a perfuração de mil poços e recuperação de outros 400, no valor de R$ 14 milhões nos próximos seis meses.

O debate da manhã de hoje contou com representantes do Ministério da Agricultura, da Coordenadoria Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), das Secretarias estaduais de Agricultura e Recursos Hídricos, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Com informações da Secretaria de Agricultura, e
 

SESC promove nesta sexta-feira roda de leitura infanto-juvenil


O Laboratório de Autoria Luzinette Laporte realiza hoje a Conversa de Escritor/ Roda de Leitura, a partir das 19h30, com as escritoras pernambucanas de literatura infanto-juvenil Izabela Domingues e Beatriz Brenner. Autoras dos livros “A menina marca-textos” e “Vôo da felicidade”, respectivamente, as escritoras participam de uma conversa intimista com o público, visando contribuir para a formação de leitores, e difundir a importância da literatura no ambiente escolar e familiar.

As autoras receberam elogios de Raimundo Carrero, hoje, no facebook, que afirmou serem elas ótimas.

Estudantes universitários debatem qualificação profissional com a UEP no interior do estado

O bom momento econômico de Pernambuco tem atraído vários segmentos da sociedade e agora é a vez dos estudantes do Ensino Superior.

Em uma Caravana, com o título de "Pé na estrada pela educação", organizada pela União dos Estudantes de Pernambuco - UEP, está percorrendo faculdades e universidades do litoral ao sertão, para discutir a formação e qualificação de recursos humanos para ocupar espaços no mercado de trabalho que vem crescendo no estado.

São 24 instituições que estão sendo visitadas até o final deste mês. O tema principal das discussões é: "Eu quero fazer parte dessa riqueza! O papel da Universidade no desenvolvimento do estado".

A caravana dos estudantes é uma realização da UEP – União dos Estudantes de Pernambuco, com apoio da UNE- União Nacional dos Estudantes. 

A caravana passou esta semana por Caruaru, Vitória de Santo Antão e Garanhuns. Daqui, seguiu para Serra Talhada;

Segunda (23/04) em Araripina; em Petrolina na terça (24/04); Arcoverde na quarta-feira (25/04) e nos dias 26 e 27,a caravana volta para o Recife, onde passará por mais 3 instituições: Faculdade Pernambucana de Saúde; UNICAP e UFPE.

Festa beneficente nesta sexta em Garanhuns

Tribuna 14 ganha as ruas de Bom Conselho


Exiba tribuna 14  foto.jpg na apresentação de slides

Um projeto do PTB estadual ganha às ruas do município de Bom Conselho a partir das próximas semanas. O Tribuna 14 vai discutir com a população propostas para a cidade, construindo junto com a comunidade um plano de governo do partido para o município. Com o slogan “O Povo quer Falar”, o projeto se propõe a ouvir a população, realizando uma grande discussão com os bom-conselhenses sobre a importância de políticas públicas que tragam o desenvolvimento para a cidade e melhorem a qualidade de vida do povo.

O trabalho resultará num plano de ação para colocar Bom Conselho no ritmo do novo Pernambuco. Ação que segundo os seus organizadores a atual administração municipal não soube fazer, colocar a cidade no ritmo do desenvolvimento.

“Queremos saber o que o povo quer, precisa, quais os projetos que o povo acha que deveriam ser desenvolvidos na cidade e quais as principais carências de Bom Conselho. As pessoas não aguentam mais ouvir promessas vazias, que ficam só no campo das mentiras ditas durante a campanha. O povo quer falar, desabafar, ser ouvido, ter suas ideias absorvidas. Com isso, vamos ter um raio-x da cidade, sob o olhar de quem mora nela.”, afirma o presidente do PTB municipal, Dr. Daniel Brasileiro.

Instalada em Garanhuns a 32ª Vara Federal de Justiça em Pernambuco


O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região -TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, e a diretora do Foro da Seção Judiciária em Pernambuco -SJPE, juíza federal Joana Carolina Lins Pereira, instalaram em Garanhuns, na última sexta-feira, 13, a 32ª Vara Federal de Pernambuco. Em pouco mais de um mês, já é a sétima vara instalada pelo presidente do TRF5 na 5ª Região, em cumprimento à Lei 12.011/2009, que determina a ampliação e interiorização da Justiça Federal.

Sob a titularidade da juíza federal Marília Ivo Neves, a nova vara receberá os feitos em tramitação no Juizado Especial Adjunto da 23ª Vara, que passará a funcionar como juízo de competência exclusivamente comum. Segundo a titular, é uma honra assumir esse posto. "A força simbólica que me traz aqui é imensa, pois além de ter raízes familiares na cidade, cultivo uma relação afetiva com o local", revelou.

Para a diretora de Foro da SJPE, ao inaugurar esta vara, repete-se a experiência bem sucedida de Caruaru e Recife, onde as varas de JEFs foram especializadas. "Os processos de até 60 salários mínimos tendem a correr com mais celeridade quando ganham uma vara específica", explicou.

De acordo com Luis Carlos de Oliveira, prefeito do município que é um polo universitário e de eventos, como o Festival de Inverno de Garanhuns, a vara vai incrementar a economia local, "favorecendo a camada mais pobre da população".

O presidente do TRF5 complementou: "é uma necessidade urgente os juizados estarem perto da população mais necessitada, para que o cidadão possa, efetivamente, fazer valer os seus direitos. Mal se inaugura um JEF e já começam a tramitar mais de mil processos, o que demonstra a grande demanda reprimida".

Com essa inauguração, mais de meio milhão de habitantes dos municípios de Angelim, Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha serão beneficiados.

A 32ª Vara funcionará provisoriamente num edifício alugado na Rua Manoel Borba, 168, Centro -Garanhuns. "A nossa intenção é expandir o prédio da 23ª vara, para que a Justiça Federal em Garanhuns fique concentrada lá", avisou Joana Carolina.
.
Divisão de Comunicação Social

José Márcio e Míriam Farias conquistam Fortaleza


O atleta garanhuense, José Márcio Leão tem feito juz ao Destaque de 4º Melhor Atleta do Brasil no pedestrianismo. É que no último final de semana o corredor concorreu com 7 mil atletas e sagrou-se Campeão da Meia Maratona de Fortaleza. O evento de porte internacional aconteceu no domingo, dia 15 de abril, no Marina Park Hotel.

José Márcio foi o recordista da prova, atingindo um tempo de 1h6min58s. Incluso no Circuito Caixa de Corridas de Rua, o atleta já soma 5 vitórias, das 28 provas que estão sendo desenvolvidas durante este ano de 2012. O corredor que se mantém na liderança do Circuito Caixa, agora se prepara para disputar a 6ª prova, que será realizada no dia 13 de maio, em Uberlândia-MG.

Realizado em diferentes locais, o evento aporta dia 12 de agosto, em Recife, Capital Pernambucana e se encerra com a Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Corredor há 4 anos, José Márcio já é o atleta Revelação Circuito Caixa - Corrida de Rua em 2011. A atleta Mirian Farias também fez bonito neste último domingo e sagrou-se Campeã na prova dos 10 km, ocorrida simultaneamente à Meia Maratona de Fortaleza.

Amigos Sertanejos e a TROPICANA agitam a noite no Coluna Café


A turma de Medicina da UPE promete uma grande noite no Coluna Café, e para isto os shows das bandas AMIGOS SERTANEJOS e Ronaldo Cesar e a TROPICANA devem colocar todo mundo pra dançar. Muitos universitários de outras faculdades de Garanhuns também estarão presentes, a se ver pela motivação na AESGA em comemorar o resultado do último exame da OAB. #Tátodomundolá

O PLANTÃO SERTANEJO, como está sendo chamada a festa, começa às 22h, e os ingressos estão sendo vendidos no local.

A Tropicana estará fazendo a abertura de sua temporada junina, com novas músicas no repertório, e claro, a alegria de sempre.

ORGULHO DE SER DE GARANHUNS: Lúcio e Carlos Pessoa

O professor universitário e ex-secretário de turismo de Garanhuns, Marcílio Maia, postou no facebook um bonito registro do orgulho de ser desta cidade, e relatou duas importantes figuras humanas que conquistaram o mundo lá fora. Segue o texto do amigo.

1 - O primeiro deles é formado em Engenharia Eletrônica pela UFPE, PhD-Digital Signal Processing-Electrical and Computer Engineering pelo Georgia Institute of Technology de Atlanta e atualmente é Engineering Director no Quantum Intellectual Poperty Services em Austin no Texas;

2 – O segundo é formado em Ciência da Computação pela UFPE e atualmente é Software Development Engineer na Microsoft em Redmond – Washington.

... Vocês sabem de quem estou falando?

1 – Lúcio Pessoa

2 – Carlos Pessoa

Sabem quem são eles?

São filhos de Inácio e Luzinete Pessoa (Dona Luze do Luze’s Magazine da Av. Rui Barbosa, lembram?) casal queridíssimo e por quem nutro os melhores sentimentos de admiração e respeito por serem pessoas simples e de um espírito grandioso. Diante de tudo que escrevi acima me respondam? São ou não motivo de orgulho para nossa Garanhuns?

Parabéns meus queridíssimos Inácio e Luze e meus não menos queridos Lúcio e Carlos. Que Deus continue a iluminá-los.

GARANHUNS SE ORGULHA DE VOCÊS!
 
Marcílio Reinaux Maia

DIA DO BASTA À CORRUPÇÃO acontece neste sábado em Garanhuns!


Garanhuns participa neste sábado, da MARCHA NACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO, uma caminhada que visa mostrar a indignação da população com as tantas notícias que se tem de políticos envolvidos em esquemas de desvios de recursos públicos.

A concentração acontece no Relógio das Flores, a partir das 9h da manhã, neste sábado em Garanhuns.

Toda a mobilização foi feita por amigos no facebook, e aguarda-se muita gente para gritar no DIA DO BASTA!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.