quarta-feira, 25 de abril de 2012

Izaías Régis lança novo site


Com novo visual, a nova página do deputado Izaías Régis entra no ar esta semana.

Entre os destaques, o acesso rápido às redes sociais. A página da web foi reformulada para que a população possa acompanhar tudo sobre a atuação parlamentar, o portal disponibiliza o link Gabinete Virtual, onde estão disponíveis todos os Requerimentos, Propostas de Emenda e Leis sugeridas por Izaías Régis na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Com isso, o deputado busca tornar seu mandato mais transparente, prestando contas à população sobre o seu trabalho na Alepe.

Segundo a assessoria de Izaías Régis, no novo portal, terá também links com a história de Garanhuns e um canal direto para falar com o deputado.

O endereço do site é: www.izaiasregis.com.br

Estudantes de medicina consideram Nota da Secretaria de Ciência e Tecnologia insatisfatória

Recebemos do CAMUP - Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano, entidade que representa os estudantes de medicina em Garanhuns, uma avaliação da nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da SECTEC - Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, que responde pelas instituições de ensino superior. A nota oficial já foi publicada aqui no blog.

Segue agora a avaliação da entidade estudantil.

.
"Apesar de não satisfatória, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco respondeu à reportagem do JC e à Nota de Esclarecimento do CAMUP:

1. Discorre apenas sobre a questão do quadro efetivo de professores tratada por um Grupo de Trabalho designado e que só começou suas tarefas em 2012. É bom lembrar que o curso de medicina da UPE-Garanhuns foi pensado em 2010, culminando com o anúncio das 40 vagas no vestibular daquele ano;

2. Não determina prazo/data para concurso para professores;

3. Não responde sobre os problemas estruturais do curso, como a falta do prédio com salas e laboratórios equipados, inclusive com peças anatômicas naturais, de forma a atender ao curso de medicina.

4. Não responde sobre a vinculação do HRDM à administração da UPE e a sua adequação a Hospital-Escola nos moldes dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Entendemos que a SeCTec tem boa intenção em solucionar nossos problemas. Contudo, a resposta ainda não foi suficiente para elucidar todas as necessidades estruturais do nosso curso médico, a começar pela inexistência de data para o concurso para quadro efetivo de professores.
 
A educação médica de qualidade e a efetiva expansão da Saúde para o interior de Pernambuco passa pela real estruturação do curso de Medicina da UPE-Garanhuns na medida em que oferece suporte essencial para a qualificação médica. É isso que tornará o Agreste Meridional em um pólo médico capaz de abarcar toda a demanda de pacientes do próprio interior – que, atualmente, busca assistência médica no leste pernambucano – e, assim, desafogar o Sistema de Saúde da Região Metropolitana do Recife.

Garanhuns-PE, 24 de abril de 2012.

ComECE.

(Coordenação de Comunicação, Eventos, Cultura e Esportes do CAMUP - Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano)

Secretarias do governo do estado realizam Semana de Direitos Humanos em Garanhuns


Dentro das ações realizadas ao longo da Semana de Direitos Humanos no Agreste Meridional, foi realizada, no auditório da prefeitura de Garanhuns, uma oficina com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), com objetivo de dialogar com o segmento LGBT, na região, no âmbito dos Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade.

Na ocasião, estavam presentes profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Heliópolis, Bela Vista, Magano; da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Garanhuns; do Projeto Floreando; de Liberdade Assistida; do gabinete do prefeito; Conselho Tutelar; PETI; PROJOVEM; da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns; Secretaria de Saúde e estudantes.

Segundo Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a proposta dessa oficina é ampliar a visibilidade, promovendo ações que venha diminuir o preconceito, a homofobia e a violência que atinge esse público no Estado.

Mais ações – Técnicos do CECH estarão divulgando e apresentando, hoje e amanhã (26), ações do Centro no CRAS dos municípios de Calçado, Bom Conselho e Buíque.

Secretaria de Ciência e Tecnologia responde aos questionamentos dos estudantes de Medicina da UPE-Garanhuns

Luiz Carlos, assessor de comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que responde pela Universidade de Pernambuco, enviou um e-mail aos estudantes de medicina, que em reportagens no Jornal do Commércio e depois numa nota publicada neste blog, demonstraram a insatisfação com a infra-estrutura do curso oferecido pela UPE-Câmpus Garanhuns.

Segue a resposta oficial da Assessoria de Imprensa da Secretaria:

" A Secretaria está empenhada em promover uma audiência com o Secretário Marcelino Granja - a chefia de gabinete logo entrará em contato com vocês. 

Com relação à falta de professores, foco da reportagem publicada no domingo, 22 de abril, neste Jornal do Commercio, o Governo do Estado considera que as respostas já foram dadas desde dezembro de 2011. Nesse mês, o Estado havia publicado a Lei 195 – objeto, aliás, de reportagem do JC, do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco (que também seguem em anexo).

Na reportagem do JC, publicada no dia 14 de dezembro com o título ‘UPE abrirá vagas para professores’ já havia sido informado ao leitor que seria realizado um concurso público para professores. Há dois únicos pontos a serem corrigidos naquele texto.

1. A Sectec anunciou a criação de um Grupo de Trabalho para fazer o levantamento das necessidades até fevereiro, o que foi feito. Não um concurso em fevereiro.

2. O percentual autorizado para professores em Dedicação Exclusiva até 2014 será de 50%, conforme a Lei 195 e não de 35% como diz a reportagem. Cópia da Legislação em questão está em anexo.

Portanto, desde dezembro de 2011, o Governo do Estado já vem adotando as medidas esperadas pela comunidade da UPE, inclusive com aprovação de suas entidades, como enfatiza o texto da reportagem publicada pelo DP. A aprovação da Lei é não somente uma conquista histórica para professores e para a própria UPE pois fornece também as condições para a atração de professores, formação de grupos de pesquisa e realização de investigações científicas de longo prazo.

A Lei prevê aumento salarial de forma escalonada – 5% já foram incorporados ao salário dos professores no mês de dezembro/2011, retroativo ao mês de setembro de 2011. Em junho de 2012 o aumento será de mais 6%. Em junho de 2013 serão acrescidos mais 6% e em junho de 2014 haverá novo reajuste de 6%. A Lei ainda estabelece aumento de 25% no salário dos professores e até 2014 haverá um incremento em 50% no número de professores em Dedicação Exclusiva.

A formação do Grupo de Trabalho para a realização do concurso, cujas atividades vem sendo desenvolvidas desde fevereiro, com o correto e responsável diagnóstico das necessidades para o provimento de cargos de professor, se alinha com a criação da Lei.

Tão logo os trabalhos do GT tenham sido concluídos será realizado concurso público, como afirmado desde dezembro de 2011. A contratação imediata de professores, por meio de contratos temporários não atenderia, nesse momento, aos pressupostos e objetivos da Lei, que visam tão somente o fortalecimento da UPE, a atração de mais professores e a intensificação das pesquisas na Universidade de Pernambuco.”

Luiz Carlos Pinto
Assessor de Comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia – Sectec
.

AGORA COMIGO: Junto à esta resposta da Assessoria de Comunicação da SECTEC, recebemos também outros questionamentos dos estudantes, onde afirmam que a nota oficial foi insuficiente diante das demais demandas críticas da comunidade discente.

Estaremos publicando ainda hoje os demais pontos levantados pelos estudantes através do Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano - CAMUP, a respeito da Nota da SECTEC. 

HOSPITAL DOM MOURA GANHARÁ SUBESTAÇÃO DE ENERGIA‏


Exiba Siemens500Kva.jpg na apresentação de slides

Com as amplas reformas que vem sendo realizadas no Hospital Regional Dom Moura, desde o ano passado, visando proporcionar maior comodidade e conforto aos usuários, bem como ampliar sua capacidade de atendimento a toda a sua região de cobertura, o Dom Moura receberá sua nova Subestação de Energia, com equipamento alemão de última geração, o que deve gerar uma maior segurança nas atividades daquele hospital.

A grande demanda de energia elétrica que a unidade começa a ter em virtude da sua anunciada ampliação, com o aparelhamento da suas novas UTI, fará a subestação de energia ter papel importante, na prevenção à oscilação de energia.

As obras da UTI juntamente com a obra da subestação devem ser finalizadas já no próximo mês de Maio quando inicia-se o processo de instalação dos novos equipamentos. A Subestação do Dom Moura após implantada deve suprir as necessidades de energia do hospital sem necessidade de troca pelos próximos 20 anos, de acordo com o engenheiro responsável por sua instalação que acrescentou: “A nova Subestação de energia do Hospital regional Dom Moura não fica atrás de nenhuma outra em qualquer hospital desse país em capacidade de energia.” Além disso, a economia de energia com a utilização do novo sistema elétrico será em torno de 60 a 70 por cento em relação ao atual sistema.



Ministério Público impede reapreciação na Câmara das contas do ex-prefeito Silvino Duarte

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça de Defesa da cidadania Alexandre Bezerra, deu entrada nesta segunda-feira (23) com uma Ação Civil Pública para impedir que a Câmara Municipal de Garanhuns reexamine as contas do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte. As contas são referentes às gestões no período de 2002 e 2003; e foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o promotor de Justiça, o ex-prefeito havia tido os documentos rejeitados. “Com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado, Silvino Andrade tentava administrativamente reverter a situação para poder concorrer as eleições 2012, burlando a Lei da Ficha Limpa”, dispôs o promotor.

O ex-prefeito Silvino Andrade entrou com uma ação judicial pedindo que fossem anuladas as decisões da Câmara e do Tribunal. Contudo, o juiz negou a liminar e ele então pediu desistência da ação. Aproveitando o novo momento político, o ex-prefeito fez dois requerimentos à Câmara Municipal de Garanhuns solicitando que as contas já rejeitadas fossem novamente julgadas. A Câmara se preparava para julgar novamente, quando a liminar do MPPE foi aprovada nesta segunda-feira (23), impedindo a reavaliação.

Do MPPE

AESGA tem exibição de curtas-metragem nesta quarta-feira


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza nesta quarta-feira, 25 de abril, mais uma edição do Projeto Curta Agreste – AESGA, desenvolvido por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição com o objetivo de divulgar o cinema produzido na Região, investindo na contribuição para a formação de um universo disciplinar.

O Projeto, voltado para a apresentação de filmes e debates em torno de questões sociais nas diversas regiões do Agreste Meridional, apresenta nesta semana os vídeos “Cultura e Identidade: comunicação para a igualdade Étnico Racial”, de José Jorge de Almeida e “O Baque da Zabumba Centenária Contra o Tic-Tac do tempo”, de Genaldo Barros.

As exibições acontecerão no Auditório da AESGA a partir das 19 horas.

Serviços: Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.