domingo, 29 de abril de 2012

O mapa da seca no Brasil - Confira na imagem de satélite!


Nestas imagens divulgadas pela Universidade Federal de Alagoas, dá pra perceber o mapa da seca que castiga principalmente o Nordeste do Brasil.

A imagem da esquerda é de abril de 2011, a da direita é atual. No ano passado a seca atingia 15% do Nordeste, hoje já assola 80% da região. Quanto mais vermelho no mapa, mais seca está a região, e em Pernambuco é justamente no encontro do Agreste com o Sertão que a situação está pior, levando dezenas de municípios a decretar estado de emergência.  

Diocese de Garanhuns abre inscrições para encontro de formação da Pastoral da Comunicação


Estão abertas as inscrições para o Encontro de Comunicação da Diocese de Garanhuns. Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que queiram participar do evento, devem procurar as secretarias paroquias, preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa que custa R$ 60. O encontro acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, que fica no bairro de Heliópolis, área central de Garanhuns.

Serão dois dias de orientações teóricas e práticas, assessorados pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife. O encontro começa no dia 2 de junho, ao meio-dia e termina no dia 3, também com o almoço. A coordenação do evento lembra que os participantes devem levar, Bíblia e material para anotações.

Outras informações e todos os preparativos para o encontro estarão no blog da Pascom de Garanhuns.

Com informações da Pascom Garanhuns

SECA: Mais um município na região decreta situação de emergência

O prefeito José Elias Macena, do município de Calçado, agreste meridional, assinou decreto de situação de emergência. O documento foi enviado à Defesa Civil do Estado, na tentativa de buscar apoio para amenizar o sofrimento dos moradores das áreas rurais prejudicadas pela estiagem. O decreto considera a redução das precipitações pluviométricas que assolam o município para nível inferior ao normal da média histórica. A maioria das 18 comunidades rurais do município está afetada pela falta de água e precisa de apoio por meio de caminhões-pipa.

O município de Calçado é um dos principais produtores de feijão do Estado. No ano passado foram colhidas cerca de 80 toneladas em uma área plantada de 3000 hectares. Com a permanência do período de estiagem, o governo municipal alerta para uma drástica queda nessa produção, causando grande prejuízo à economia do município. “A agricultura é a principal atividade econômica do município e essa queda na safra afeta todos os outros setores”, afirmou o prefeito José Elias.
.
Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Calçado

Feijoada Classe A é um sucesso! Confira as fotos.


Um sábado quente e festivo em Garanhuns. A Revista Classe A, com as jornalistas Kitty e Larissa Lopes realizaram a Feijoada tradicional, um evento que reuniu a sociedade, autoridades e amigos para homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Patrícia e Luna capricharam no Buffet e Saulo Souza vestiu o salão da AGA com a mais bela decoração de todos os tempos. Um tecido correu por toda a parede, deixando o ambiente aconchegante, como uma caixa de presentes ou uma casa de taipa. Ficou o cenário perfeito para o forró.

...E por falar em forró, estivemos por lá, mostrando mais uma vez o trabalho da Tropicana, que vai numa crescente e recebendo elogios. Depois veio a galera do Forrozão Cowboys.

Muita gente prestigiou a festa, inclusive muitos políticos, prefeitos da região e pré-candidatos de Garanhuns. Mas a presença mais festejada foi a do Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, que veio exclusivamente para o evento e saiu muito satisfeito, ele que foi eleito o melhor secretário da área no país. Feitosa conversou com os prefeitos, recebeu um troféu das mãos da jornalista Kitty Lopes e retornou ontem mesmo à capital.

Kitty deu mais uma vez uma mostra do quanto tem amizades, pois em um sábado que inicia um feriadão, e que tradicionalmente o seu público deixa a cidade, a AGA estava com todas as mesas completas.

É o tipo de evento que também movimenta a cidade e uma parcela da sociedade que não tem sido atendida pelos eventos atuais.

AlohaXis acompanhou a Feijoada Classe A, tirou muitas fotos e vocês podem conferir clicando o sobre o nome do site.


Garanhuns terá BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO


Garanhuns sedia entre os dias 9 e 16 de setembro, a primeira edição da Bienal Internacional do Livro de Garanhuns. A ação é fruto de parceria firmada entre a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, e as empresas ANDELIVROS e IT Comunicação. Um encontro entre o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, o secretário de Educação Marcelo Moura e a diretora da Empresa IT Comunicação, Patrícia Guedes marcou o inicio do planejamento para o Evento.

Bienal Internacional do Livro de Garanhuns acontece na Esplanada Cultural Guadalajara. A iniciativa tem como objetivo principal promover a visibilidade da literatura e da cultura Nordestina, Pernambucana e do Agreste, trabalhando em função da valorização das mesmas como objeto de produção de conhecimento, integração social, arte e cultura.

O Evento será direcionado a estudantes da rede de ensino pública e privada da educação infantil; ensino fundamental e ensino médio, universitários, professores, pesquisadores da literatura pernambucana, nordestina, nacional e internacional, escritores, acadêmicos, editores, distribuidores de livros, além do envolvimento de todo o comércio, setor turístico e hoteleiro, bem como toda a população da região do Agreste Pernambucano.

A expectativa é que grandes escritores participem da Bienal, assim como editoras de todo o País possam expor suas publicações. A Bienal será marcada por lançamento de livros, palestras com escritores e autores de vários estilos literários e segmentos culturais no âmbito local, nacional e internacional. Além disso, haverá momentos para diálogos entre autores de diversos tipos de público da Bienal, junto com a abertura de espaço para autógrafos.

AESGA continua franco crescimento: FACEG recebe autorização de registro junto ao CREA


Comemorando a cada dia o crescimento e desenvolvimento das Faculdades que mantém, sendo uma das Instituições de Ensino que mais tem se destacado nos últimos anos nos mais diversos segmentos, seja por meio da implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação, bem como do reconhecimento de ações de fortalecimento da sua qualidade, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comemora agora mais uma importante conquista.

A celebração desta vez está em torno da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que recebeu no último dia 8, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) o deferimento de registro da Unidade de Ensino junto a Instituição, por apresentar em seu projeto pedagógico pleno atendimento para garantir o registro junto ao Conselho.

Para a coordenadora do Curso, a engenheira e professora Giane Lira, o reconhecimento é uma demonstração do trabalho realizado. “Desde a construção do Projeto, a nossa meta esteve sempre voltada na oferta de um curso de que atenda as necessidades da Região, e que o mesmo pudesse oferecer não apenas qualidade de ensino, mas certificação e reconhecimento dos seus órgãos representativos e por isso ficamos felizes com esta importante ação de autorização de registro junto ao CREA”, afirmou.

A FACEG teve seu primeiro vestibular em 2010 para o curso de Engenharia Civil e desde então vem se desenvolvendo em prol de atividades e ações que visam melhorias tanto ao fortalecimento dos corpos docente e discente, como da qualidade de ensino. “Não podemos deixar de comemorar, pois este registro representa mais um importante passo, não somente para a Instituição, mas para a formação e qualificação dos nossos futuros engenheiros”, declarou a presidente da AESGA, professora Eliane Simões Vilar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.