PERNAMBUCO EM AÇÃO

PERNAMBUCO EM AÇÃO
Clique na imagem

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CONFIRMADO: Dominguinhos será a grande estrela de Pernambuco abrindo os Festivais do Interior do Estado em homenagem a Luiz Gonzaga


Já se sabia que Dominguinhos abriria o Festival de Inverno de Garanhuns em 2012, em um grande show em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, em seu centenário. Esta apresentação mega super especial contará com participações de grandes nomes da música brasileira que têm sua trajetória marcada pela forte presença da música Gonzagueana. Podem estar presentes, Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Joquinha Gonzaga, João Silva, entre outros artistas pernambucanos. Seria também muito interessante para a cidade a presença de Onildo Almeida, compositor do hino gravado por Gonzaga, "Onde o Nordeste Garoa".

Mas a Fundarpe e a Secretaria de Cultura do estado foram além, e acertaram! Dominguinhos estará presente também nos outros festivais do antigo Circuito do Frio que integram o grande Festival Pernambuco Nação Cultural, sempre abrindo as programações.

Justo, justíssimo.

Luiz Gonzaga fez de Dominguinhos o seu sucessor, e o nosso conterrâneo fez por merecer, tanto na parte artística quanto no carisma com o povo e respeito às tradições do nosso Nordeste, o bastão do Padrinho. É um artista consagrado que faz da humildade uma característica cotidiana. Não se exime de dar sua opinião, nem sofre de mania de grandeza, dando sua contribuição a todo e qualquer artista que dele precisar, famoso ou aqueles que estão começando.

Acerta também a Secretaria de Turismo do estado, apostando na qualidade das programações, e Pernambuco que oferece cultura em seus eventos, tornando as festas fontes de receitas para as regiões.

Não é a festa em si apenas, mas o que ela representa e o que deixa.

Salve Gonzaga! Salve Dominguinhos! Salve Pernambuco! Imortal! Imortal!

Sete de Setembro goleia no Futsal

No último sábado, o Sete de Setembro mostrou que está determinado a fazer um bom campeonato Pernambucano de Futsal, lutando pelas primeiras posições, aplicando até agora a 2ª maior goleada do campeonato, 7 a 2 no Barcelona de Itambém, voltando a estar no grupo dos classificados!

Vamos ficar atentos para os próximos compromissos do nosso alviverde:

Sexta 04/05: São Bento Futsal X Sete de Setembro (Municipal de São Bento)
Sábado 12/05: Sete de Setembro X Náutico (CMA)

Festa do Trabalhador em Garanhuns - Confira a programação



FESTA DO TRABALHADOR

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura, em parceria com representantes do Comércio e Indústria, vai comemorar o Dia do Trabalhador nesta segunda-feira, dia 30 de abril, com shows na Esplanada Guadalajara. O Evento tem início às 21 horas e contará com diversas atrações.

O grupo de reggae A Nata, abre a programação, seguido por Djair e Banda. Em seguida a dupla, Ailton e Zezinho animam o público. A Banda Forrozão das Antigas fecha a noite em comemoração aos trabalhadores.

A previsão é de que mais de 20 mil pessoas prestigiem o Evento. “Contaremos com uma grande estrutura de som, palco, iluminação, banheiros químicos, bem como a segurança necessária para que a comemoração seja marcada pelo sucesso”, enfatiza a secretária de Cultura Ana Nery Azevedo.

Divirta-se e incentive a festa na paz.

O pobre também tem sua vez! Há 20 anos silenciava José Cardoso, o homem do povo!

Em 30 de abril de 1992, silenciava uma das vozes mais impressionantes da história de Garanhuns, e pela grandeza de sua participação política, de Pernambuco.

José Cardoso da Silva, homem simples, do povo, dono de um poder com as palavras e de versá-las em público que fazia de seus discursos verdadeiras festas populares, cativando as massas, e melhor, com o conteúdo de quem lutou contra a ditadura e se posicionou sempre ao lado da justiça e da liberdade.

Deputado em duas legislaturas estaduais, José Cardoso representou Garanhuns na Assembleia, de 1962 a 1964, quando foi cassado pelo governo militar, voltando depois em 1987, quando na época suplente da eleição de 1986, assumiu no lugar de Sérgio Guerra, quando Miguel Arraes nomeou o então aliado Secretário de Estado. José Cardoso foi também vereador, e foi direto da Câmara de Garanhuns que ele se elegeu deputado em seu primeiro mandato, numa votação nunca vista na história do município, sendo a maior do interior do estado, e a maior em termos proporcionais em Pernambuco.

Foi fundador do PDT, junto a Leonel Brizola, numa época em que a ideologia e o esquerdismo ainda mapeavam a política nacional, onde de um lado estavam os que lutavam pela liberdade de expressão e a democracia, e no outro, ainda pairavam os defensores do regime militar. Tempos difíceis para todos que militavam contra os poderosos.

Cabe registrar a infeliz coincidência de Garanhuns perder no mesmo ano, dois importantes nomes da nossa política, um mês antes de José Cardoso, o Brasil perdia a guerreira Cristina Tavares. Um símbolo em vários segmentos onde atuou, e é triste saber que ainda lhe falta uma grande e justa homenagem na Cidade das Flores.

Era dos pobres que José Cardoso gostava. Sua vida sempre foi entre seus eleitores e sua família, aliás, foi casado três vezes, e de suas companheiras nasceram onze filhos. Quatro do primeiro casamento, três do segundo e outros quatro do terceiro, que foi com a ex-vereadora Margarida Cardoso, mãe de Lucimar, Luciana, Lincoln e Lúcio.

Do primeiro casamento, José Cardoso tem filhos que ainda hoje dão sua contribuição ao município, como o diretor do Jornal A Gazeta, Rogério Cardoso, o ex-bancário e escritor Roberto Cardoso (que chegou a ser candidato a vice-prefeito) e José Cardoso Filho, que atua na Polícia Rodoviária Federal. São também filhos de José Cardoso: Ricardo (do primeiro casamento), e Sandra Lucélia, Lúcia e Luciene, do segundo.

José Cardoso trabalhou bastante, e fez quase de tudo em Garanhuns, de dono de bar a radialista, conquistando a simpatia de sua gente, até que se elegeu vereador em 1959. Três anos depois sairia eleito deputado com uma votação consagradora. Não tinha estudo, não terminou nem o primeiro grau, mas impressionava pelo seu conhecimento e sua caligrafia que chamava a atenção de todos, principalmente a quem sabia de sua pouca formação.

José Cardoso da Silva morreu sem realizar um sonho, governar Garanhuns, e quis o destino que sua morte ocorresse a poucos meses da eleição, e naquele momento, tinha a preferência do eleitorado e as pesquisas apontavam sua vitória.

Em 1992 a campanha estaria polarizada. De um lado, a continuidade da gestão de Ivo Amaral, lado oposto de José Cardoso, era o deputado federal José Tinoco, que mesmo tendo divergências com o prefeito da época, atuava no mesmo campo da antiga direita. Do outro, os partidos de oposição marchariam com Givaldo Calado, mas havia um sentimento público de forte rejeição às opções da época, e era aí que entraria José Cardoso, arregimentando votos dos dois lados, e tornando-se o candidato mais forte para a eleição. Mas não viveu para se eleger. A continuidade de um projeto de terceira via teve prosseguimento com Bartolomeu Quidute, que venceu a campanha meses depois.

José Cardoso era tricolor em Recife e Setembrino em Garanhuns, gostava de ouvir jogos no rádio e deixou muitas amizades mesmo no campo adversário de suas campanhas políticas, como o ex-prefeito Ivo Amaral. Seu féretro foi seguido por milhares de pessoas, comparado anos depois ao do radialista Aluízio Alves. Em sua grande maioria, pessoas simples da periferia, que davam adeus ao seu amigo. Pessoas que tinham acesso fácil a José Cardoso.

Na Assembleia Legislativa, José Cardoso fez de sua atuação um canal para trazer investimentos para Garanhuns, que garantissem emprego e renda para os jovens, e uma das ações, documentadas e guardadas como tesouro por seus filhos, principalmente Lincoln e Lúcio, que entraram em contato com o jornal, foi a vinda para Garanhuns da Refinações de Milho Brasil, que ainda hoje, como a Unilever, emprega centenas de conterrâneos.

Morreu sem patrimônio, muitas vezes sem ter uma casa para morar, dividia com os pobres o pouco que conquistou na política, na maioria das vezes bancando suas campanhas e de seus correligionários, mas morreu reconhecido por sua gente, que viu naquele homem mais que um representante político, alguém que fez de sua vida uma ode ao serviço público e aos ideais de uma vida voltada à dignidade e liberdade.

Morreu o homem do povo!

HOMENAGENS A JOSÉ CARDOSO

PE – 177 – Rodovia Deputado José Cardoso da Silva – Autoria Deputado Marcantônio Dourado

CEAGA Vereador José Cardoso da Silva – Autoria: Vereador Paulo Gomes

Sala de Imprensa da Câmara Municipal – Autoria: Vereador Sivaldo Albino

Rua José Cardoso da Silva – Parque Fênix.
.
Imagens e outras informações, acervo da família, através do amigo Lúcio Cardoso.

Amigos do facebook ajudam família de Alexandra, uma das vítimas do Trio do Mal


foto: FolhaPE
 A jornalista Josália Pimentel nos enviou uma nótícia que mostra a solidariedade de nossa gente. Ela nos conta que amigos do facebook iniciaram uma campanha social iniciada por Ana Paula Ferreira juntamente com seu grupo “Viva Garanhuns”.

O grupo esteve no Jardim Petrópolis, na casa de Alexandra Falcão, uma das vítimas do trio do mal, e testemunhou o drama vivido pela família da jovem. Vendo os apelos no facebook, muitas pessoas somaram ao movimento, inclusive Josália Pimentel, que também esteve conferindo de perto e viu o estado de penúria em que está vivendo aquela família. É de cortar coração de qualquer ser humano.

A Selma Maria, mãe da Alexandra contou que no dia 1° de março, sua filha pegou um ônibus com uma das suspeitas do crime, a Izabel Pereira, que teria puxado conversa com a jovem e oferecido um emprego de babá com salário de R$ 1.500. Depois, Alexandra foi morta e a história, todos já sabem, deixando para trás, três filhos para Selma criar e educar, o mais novo tem apenas quatro meses.

Antes da fatalidade bater na porta da família da jovem, o destino já estava sendo cruel com ela.

Josália clama pela participação das autoridades no auxílio às famílias. Algo tem que ser feito, uma vez que as famílias dessas vítimas, ficaram com sequelas devido os traumas dos últimos acontecimentos, necessitando de ajuda psicólogica e financeira.

A equipe da campanha no facebook é composta por : Ana Paula Ferreira, doutora Priscila Belens, Marcelo Vidal, Eris Lucia, Cristiano Lessa e Quiteria Silva. A família da Alexandra está necessitando de  fraldas tamanhos P e M, roupas, sapatos, chinelos de nºs 28/29 e 11/12, leite, alimentos, etc... Os donativos podem ser entregues na Vara da Infância no Fórum e no Ministério Público.

Segundo Ana Paula, a advogada Priscila Belens, componente do grupo, vai requerer a guarda para avó, e pensão alimentícia. Muitas pessoas têm sido generosas e feito suas doações. 

Estádio do Sete de Setembro poderá receber jogos até dos campeonatos brasileiros


Em um momento onde os estádios do interior do estado estão sempre muito ruins, o Sete de Setembro aproveitou bem seu período de inatividade para cuidar do seu gramado. E o resultado está sendo reconhecido pela Federação Pernambucana que além de aprovar o estádio para os jogos da 2ª divisão, que o Alviverde garanhuense vai disputar, ainda sinalizou que o Gigante do Agreste estaria pronto para receber jogos de outros torneios, inclusive nacionais. É o que revela o vice-presidente do Sete, Nilton Ayres, em sua conta no facebook. Confira:

"Com gramado impecável, melhor que os apresentados nos últimos 10 anos o Sete de Setembro pode ter Estádio liberado para os jogos da Série B e C do Brasileirão de 2012. Palavras do Diretor de Futebol da FPF após liberação do Estádio para o campeonato pernambucano da Série A2."

É bom lembrar que constantemente alguns clubes estão tendo que se deslocar de seus estádios por vários motivos, mas o principal deles é não atender a determinações da CBF, muito mais rígidas e exigentes que a Federação Pernambucana.

Isto é bom. Quem sabe aportem por aqui alguns dos clubes do estado que estarão no segundo semestre defendendo as cores de Pernambuco.

Mas o que o torcedor quer mesmo é que o Sete de Setembro faça um time competitivo para lutar e voltar para a elite do futebol de Pernambuco, a primeira divisão e voltar a jogar com os grandes clubes do estado.

Veja como está o gramado. No muro, percebe-se que todas as propagandas foraam apagadas, e o Gigante do Agreste, assim, vai conseguindo todas as liberações nas vistorias realizadas até agora. Um trabalho silencioso e competente.


POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.