quinta-feira, 10 de maio de 2012

Maior montadora de veículos da China pode vir também para Pernambuco

Na sua agenda de visitas na China, o governador Eduardo Campos conheceu a fábrica da Great Wall Motors Company (GWM) na segunda-feira, 08. Maior montadora de veículos privada do país, a companhia planeja triplicar a sua produção até 2020 construindo novas plantas em mercados emergentes, como o Brasil.

"Nossa decisão de investir no Brasil já está tomada e três fatores vão definir a escolha do local que vai receber o nosso empreendimento: a infraestrutura existente, a política de incentivos fiscais em vigor e a existência de um porto nas proximidades", revelou a presidente da GWM, Wang Fengying, durante a reunião, realizada na sede da companhia, na cidade de Baoding, a 140km de Pequim.

"Temos a mais estruturada política de incentivos para a indústria automotiva do País e o melhor porto público do Brasil", respondeu Eduardo Campos, após conhecer a linha de produção e participar de um test-drive no campo de provas da fábrica.

Segundo Wang Fengying (foto), vários fatores positivos conspiram a favor da entrada da GWM ao Brasil. "O País é hoje um mercado bastante promissor no setor automobilístico, nossos produtos têm o perfil do novo consumidor local e nossa empresa está preparada para atender à demanda", enumerou.

Por fim, a presidenta valorizou a postura do governador de ir à China para participar pessoalmente das negociações. Após a reunião, ficou acertada a ida de uma equipe técnica da GWM a Pernambuco ainda este mês para preparar a visita dos executivos da companhia, que será feita em junho.

A empresa também estuda a possibilidade de formar uma joint-venture com um parceiro local. "A Great Wall quer fazer uma fábrica completa no Brasil e investir em pesquisa e desenvolvimento.

Nós oferecemos todo apoio necessário, como infraestrutura e formação de pessoal técnico e especializado", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que ficará à frente das negociações ao lado da AD Diper.

Em 2011, a marca exportou 83 mil veículos para mais de 120 países, ficando em segundo lugar na China, atrás apenas da Chery. A Great Wall Motors Company possui mais de 30 subsidiárias e 40 mil empregados.

Atualmente, a GMW produz 500 mil veículos por ano entre os sedãs Voleex, as SUVs Haval e as pick-ups Wingle. Os dois últimos são líderes em vendas na China e são os modelos que devem ser produzidos no Brasil neste primeiro momento. A garantia dos veículos é de três anos ou 100 mil quilômetros.

Atualmente, a empresa possui plantas na Rússia, Indonésia, Irã, Vietnã, Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal, Venezuela, Filipinas, Malásia e Etiópia. Na próxima quinta-feira, na cidade de Shaanxi, a comitiva de Pernambuco se reúne com a diretoria da Shacman, montadora de caminhões chinesa que pode anunciar seu desembarque em Pernambuco.

João Guido lança pré-candidatura a prefeito de Garanhuns

Está no Diário de Pernambuco:


foto: Blog Agenda Garanhuns

O PRTB vai lançar seu candidato a prefeito de Garanhuns no dia 19 de maio. O engenheiro João Guido será apresentado pela executiva estadual do partido durante o 1º Encontro Regional do Agreste da legenda. Lá, o pré-candidato pretende anunciar quais serão seus planos para o município, além das principais bandeiras de campanha.
Na última eleição, João Guido disputou uma vaga na Câmara Federal. Na época, conseguiu em torno de 10 mil votos, sendo o segundo mais votado de Garanhuns. Ainda na cidade, ele já passou pela prefeitura administrando diversas secretarias.
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 

DVD e abaixo-assinado dos advogados atingem candidatura de Antônio João

Antônio João Dourado não vai ter sossego em sua campanha em Garanhuns. Segundo o blog do jornalista Roberto Almeida, 10 mil DVD´s com um documentário sobre o ex-prefeito de Lajedo foram distribuídos nesta madrugada em Garanhuns. O vídeo, segundo ele bem produzido, traz seus áudios já divulgados, em que ataca médicos e membros do Ministério Público, além de entrevistas com populares, desqualificando sua imagem de bom político e administrador.

E não vai ficar por aí. 

Um abaixo-assinado com uma carta direta ao governador está sendo produzido por advogados de Garanhuns, e deve conter dezenas de assinaturas, talvez centenas. No texto, a classe relata o desconforto da pré-candidatura de Antônio João, e pede ao governador bom senso na campanha eleitoral de Garanhuns. Os advogados não aceitam a forma imposta da candidatura e a conduta do pré-candidato com a sociedade local.

É bom lembrar que já existem notas de entidades como a Associação dos Promotores Públicos do Estado, aliás, o próprio Procurador Geral também já se posicionou defendendo o Ministério Público. Depois foi o Cremepe que divulgou nota contra Antônio João. As duas classes, promotores e médicos, prometeram acionar a justiça contra o pré-candidato.

Comerciantes cortam bolo para lembrar um ano da reforma da praça


Os comerciantes da Praça Irmãos Miranda usaram a criatividade e irreverência para "comemorar" o aniversário de um ano do início da reforma no local! Eles reclamam que a situação está cada dia mais difícil, uns já quebraram, outros estão com dificuldade de se manter sem a movimentação cotidiana do ponto de ônibus na porta de seus estabelecimentos.

Começam inscrições de casas para alugar no Festival de Inverno



Os proprietários de residências interessados em cadastrar suas casas no Banco de Dados da Secretaria de Turismo para estarem aptas a serem alugadas durante o período do Festival de Inverno já podem se dirigir ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para efetivar seu cadastro. Aqueles que fizeram o cadastro em 2011 precisam apenas atualizar os seus dados.

Para efetivar o cadastro, é necessário informar o endereço, número de cômodos do imóvel, bem como apresentar três fotos da residência, sendo uma da fachada e duas internas. Todo esse material deve ser entregue, de preferência, digitalizado, na Secretaria de Turismo, das 9 às 13 horas. Cada proprietário pode cadastrar quantos imóveis quiser. A lista estará disponível, em breve, no site da Prefeitura, no endereço eletrônico: www.garanhuns.pe.gov.br.

Segundo a secretária de Turismo, Ana Nery Azevedo, o proprietário pode locar a casa inteira ou somente os cômodos, bem como fazer a opção de incluir o café da manhã ou outra refeição no valor do pacote. “Essa é uma forma de baratear o custo e preservar o imóvel”, registra a Secretária. No ano passado, cerca de 300 casas foram cadastradas e a expectativa neste ano é ultrapassar esse número.

            A necessidade de realizar o cadastro de imóveis se deu em decorrência da procura hoteleira superior à quantidade de vagas disponíveis na Cidade durante o Festival de Inverno de Garanhuns. “Já havia um grande número de moradores que alugavam suas casas nesse período e nós estamos incrementando esse serviço”, completa Ana Nery Azevedo. Vale salientar que a Prefeitura realiza apenas o cadastro e disponibiliza ao público interessado. As negociações financeiras são realizadas entre locatário e locador.

Quebra-Baque no Castainho em Garanhuns

Nesta sexta (11), o Grupo Quebra Baque do Recife dentro do projeto de circulação com patrocínio do Funcultura participa da abertura da XXV Festa da Mãe Preta realizada no Quilombo Castainho em Garanhuns. A festa da Mãe Preta foi oficializada em maio de 1986 e é realizada sempre do dia 13 de maio em comemoração a Abolição dos Escravos. Esta festa já acontecia na Serra da Barriga em Alagoas, com o nome de Festa do Quilombo, em homenagem a mulher mais velha da comunidade quilombola chamada de Mãe Preta.

A participação do grupo percussivo na XXV Festa da Mãe Preta acontece às 16 horas com oficina gratuita sobre percussão para maiores de 12 anos na Escola de Castainho e às 22 horas o Quebra Baque faz apresentação em cortejo pelo Quilombo. No projeto de circulação o grupo já passou pela cidade de Palmares e a próxima será Triunfo no dia 2 de junho.

Em cada cidade o coordenador do grupo, o percussionista Tarcisio Resende realiza oficina apresentando a história do grupo, o seu trabalho de pesquisa que resultou em publicação de livros sobre a percussão no maracatu de baque virado e os alunos tem aula prática utilizando alfaia, agbe, caixa e tarot. Após a oficina para um público acima de doze anos, o Grupo Quebra Baque faz show com doze componentes.

Sobre o Quebra Baque – Com oito anos de existência o Quebra Baque foi criado pelo músico Tarcísio Resende, um dos atuais grandes mestres da percussão pernambucana. Resende escreveu dois livros “Batuque Book Maracatu” e “Batuque Book Caboclinho”. O trabalho do percussionista vai além de Pernambuco, todos os anos ele viaja para a Europa para dar aulas, além disso, através do Quebra Baque realiza um trabalho importante de inclusão social. Com pesquisa voltada aos ritmos percussivos de nosso estado, com foco no Maracatu e suas vertentes, o grupo Quebra Baque presta-se não apenas a inclusão sócio cultural através da música, mas também se mostra como mportante instrumento de difusão dos ritmos pernambucanos no Brasil e no mundo.

Serviço:
Grupo Quebra Baque na XXV Festa da Mãe Preta no Quilombo Castainho em Garanhuns
Quando/Onde: Na sexta 11 de maio no Quilombo Castainho em Garanhuns
Horários:
16h 
Oficina gratuita de percussão para maiores de 12 anos na Escola de Castainho
Ministrada por Tarcisio Resende
22h- apresentação do Quebra Baque em cortejo pelo Quilombo de Castainho em Garanhuns

SENAC inscreve somente até amanhã para cursos profissionalizantes gratuitos

O Senac Pernambuco está com inscrições abertas, até amanhã (11), para mais um processo seletivo do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que abrange os municípios de Recife, Petrolina, Garanhuns, Tabira, Carnaíba, Altinho e Gravatá. Ao todo, 392 vagas nos cursos de Garçom, Depilador, Cabeleireiro assistente, Maquiador, Recepcionista, Operador de Telemarkting, Técnico em Prevenção de Perdas, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Rádio e Televisão, Ilustrador, Pintor Artístico, Instrumentação cirúrgica, Recepcionista em Serviços de Saúde, Animação Digital 2D, Vendedor, Operador de Computador, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Cozinha estão sendo oferecidas dentro do novo edital 2012.17 do programa.


As inscrições devem ser realizadas através do site www.pe.senac.br/psg ou nos seguintes endereços:
Senac Recife (Avenida Visconde de Suassuna, 500, Boa Vista);
Senac Petrolina (Projetada, 650, Maria Auxiliadora);
Senac Garanhuns (Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis);
Tabira (Rua Albertina Xavier Pires, 239, Centro);
Carnaíba (Escola Joaquim Mendes da Silva: Rua Presidente Kennedy, s/nº, Centro);
Altinho (Carreta de Saúde: Rua Barão de Contendas, s/nº, Centro);
Gravatá (Centro de Inclusão Produtiva: Rua 15 de novembro, 1528, Nossa Senhora das Graças).

O horário de atendimento nas unidades é das 8h às 17h.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Pré-requisitos específicos também são exigidos para cada um dos diferentes cursos. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar original e cópia de identidade, comprovante de residência e de escolaridade, além de preencher uma declaração de baixa renda.

O resultado do processo seletivo será divulgado na sexta-feira (11) no site www.pe.senac.br/psg. A matrícula será realizada neste mesmo dia no local do curso. As aulas terão início conforme o cronograma do Centro de Formação Profissional ofertante das vagas, ao qual o candidato deverá consultar.

Maiores informações: 0800.0811.688 ou no site www.pe.senac.br/psg.

PSG ­– O PSG é um programa de gratuidade para pessoas de baixa renda que desejam se profissionalizar no Senac. Entre os requisitos para disputar uma vaga estão: atender aos pré-requisitos do curso escolhido; possuir renda familiar per capita de até dois (2) salários mínimos federal; estar matriculado ou ser egresso da educação básica; ser trabalhador desempregado ou empregado. O candidato poderá se inscrever para somente um curso.
 
Para Garanhuns estão disponiveis os cursos de Operador de Computador e Garçom.

Izaías faz novo apelo ao governador por um Distrito Industrial


Ver a cada semana anúncios de novas empresas vindo para Pernambuco, e Garanhuns não ser contemplada, levou o deputado Izaías Régis à tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um novo apelo ao governador. Izaías pediu a implantação de um novo Distrito Industrial em nossa cidade. Segundo ele, o atual está defasado, e com residências em sua área, o que inviabiliza os investimentos. Izaías lembra que outros municípios, até de menor porte, e sem as condições infra-estruturais que Garanhuns apresenta, também estão recebendo investimentos industriais.

Participe da Corrida da Sanfona SESC em Garanhuns

Clique no cartaz para ampliar


Dentro da programação do Dia do Desafio SESC, a Corrida da Sanfona promete movimentar os atletas profissionais e amadores da cidade. Faz parte do Circuito SESC de Corridas e com o detalhe de ser à noite, com concentração a partir das 19h30. Confira!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.