terça-feira, 29 de maio de 2012

Lula ouve Eduardo, intervém e Humberto é o candidato no Recife



Lula continua como o grande líder petista capaz de resolver as mais árduas questões. Portanto, como um juiz, acaba de resolver a pendenga do partido na capital pernambucana. Nem João da Costa, nem Maurício Rands, o candidato é o senador Humberto Costa.

Primeiro o blog do Magno Martins, depois o blog da Folha e a imprensa já passa a noticiar a pré-candidatuta.

Com esta decisão, João da Costa sai como o grande derrotado, isolado e praticamente humilhado, pois mesmo sendo o atual prefeito, tendo a maioria do diretório municipal, que é quem decide o candidato, foi excluído do processo. Mas é bom registrar que João da Costa errou demais, não buscou sustentação política e nos quatro anos de governo foi perdendo densidade, apoios importantes e chegou ao final como uma pedra no sapato de todo mundo, e pior, com altíssimo índice de rejeição, colocando em risco a permanência no poder do Partido dos Trabalhadores no Recife, que já dura 12 anos.

Maurício Rands sai enfraquecido mas não derrotado, pois representou durante todo este tempo o lado dos que agora vão gerenciar o processo eleitoral dentro do partido, leia-se o próprio Humberto Costa, e por tabela o governador Eduardo Campos.

Aliás, Eduardo Campos mais uma vez jogou como um mestre na política. Inteligente, sabia que a opção Humberto Costa era boa para o PT e também para o PSB, pois era um nome com densidade eleitoral para vencer uma futura disputa para governador, ou seja, a sua própria sucessão. Assim, Eduardo continua como condutor do processo eleitoral da Frente Popular no estado.

Para João Paulo, que se reaproximou de Humberto, não fede nem cheira, pois perdeu a liderança partidária que construiu na época de prefeito.

Para Humberto a candidatura deve ser encarada como uma missão do partido, se vai abrir mão da disputa para governador, sonho que alimenta há mais de uma década, embora já tenha também concorrido à prefeitura da capital.

Com Humberto, é mais fácil a recomposição do partido, que estava mais partido que nunca antes na história desse país! 

Mas é bom lembrar que ainda tem a eleição pela frente!

Repercute em Garanhuns morte do Pr. Ezequiel Santos

Pr. Ezequiel Santos - 1961 + 2012

Faleceu hoje pela manhã, por volta das 7h, o pastor Ezequiel Santos, da 4ª Igreja Presbiteriana. Muito querido, seu facebook está repleto de mensagens de seus amigos e fiéis.

Casado com Marli Dantas e pai de duas filhas, Ezequiel já se encontrava doente, e sua morte causa comoção entre as pessoas pelas quais sempre tratava com muito carinho.

LUTO! O Pastor Ezequiel é uma dessas pessoas que aparecem a cada mil anos para deixar um legado de ensinamentos e exemplo de ser humano e cristão.
Deus o recebe em sua Glória. Ele para mim foi um Pastor, pai especial, educador, dedicado a todos do seu rebanho, está com nosso Deus e Pai, e certamente jamais será esquecido.
QUANTAS SAUDADES!
Que Deus conforte e console sua família.
Nós nos encontraremos um dia Pastor Querido!
Sidcley Moretson


Empresas de Garanhuns mostram suas qualidades no evento NOIVAS & FESTAS


A Mostra Noivas & Festas que acontece em Garanhuns nos dias 30 e 31 de maio no Chalé Recepções II, antigo CasaBlanca, vai mostrar várias empresas que prestam serviços na área de casamentos e outros eventos afins. A entrada é gratuita.

O evento acontece das 16h às 22h e terá sempre música ao vivo.

Na exposição haverá empresas de vários segmentos, como buffet, bolos artísticos, chocolates finos, agências de viagem, decorações, cerimoniais, salões de beleza, enxovais, musicais, fotografias e lojas de presentes.

A realização é do próprio Chalé Recepções e Eventos e da AMG Consultoria Empresarial.

Garanhuns recebe Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil - Confira imagens do Fórum!




O auditório da AESGA ficou pequeno para o grande número de pessoas que esteve presente ao Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - Etapa de Garanhuns.

Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas André Luz Negromonte - Superintendente Regional do Trabalho, Fábio André de Farias - Procurador-Chefe do Trabalho da 6ª Região, Jacilda Pinto - Procuradora do Trabalho em Caruaru, Paula Moreira Pereira - Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Inês Almeida - Representante da Secretaria Estadual de Educação, Rosa Barros - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Mabel de Carvalho - Representante do Fórum Estadual, Adelma Lins - Representante da GRE-Agreste Meridional, Prof. Humberto de Miranda - palestrante, historiador e coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco.

O prefeito Luís Carlos de Oliveira esteve presente, e fez uma análise dos investimentos feitos pelo município com projetos sociais, que estão contribuindo para a erradicação do trabalho infantil em Garanhuns. Lembrou da Escola de Música, que hoje tem dezenas de crianças aprendendo violão, percussão, violino, gaita, etc. Também o projeto "A criança vai ao cinema", que tem possibilitado o crescimento sócio-cultural dos jovens. E ao final enfatizou o programa PREFEITURA PRESENTE, que através dos esportes tem melhorado os índices escolares e possibilitado o desenvolvimento social de meninos e meninas. São mais de mil jovens matriculados no programa, que além do futebol, onde há uma parceria com o Santa Cruz da capital pernambucana, ainda tem outras modalidades como o judô e o karatê.

Ao mesmo tempo do Forum, aconteciam quatro oficinas com 100 crianças, promovidas pela Secretaria Estadual da Criança e Juventude.

Profº Humberto de Miranda ministrou a palestra -"Crianças e adolescentes no mundo do trabalho - Entre o passado e o tempo presente".

No auditório, representantes de várias cidades da região, inclusive pessoas vindas de Caruaru e Petrolina para acompanhar o debate, que resultará em um grande Forum Estadual no mês de junho.

Dois momentos de muitos aplausos aconteceram quando o nome do ex-presidente Lula foi citado, como uma criança que saiu desta região e precisou trabalhar para ajudar a família, e outro quando o Superintendente Regional do Trabalho, André Negromonte, afirmou que o governador poderia dar uma maior atenção a Garanhuns. No momento em que falou de Lula, Negromonte afirmou que o ex-presidente fez muito por esta área, com mais investimentos, justamente por ter passado pela experiência sofrida em sua infância. Esta atenção especial ao problema foi encarada como um programa de governo, e não apenas político, por isto tem sido dada continuidade pela atual administração federal.

O Forum se prolongou até pouco mais das 13 horas.

Garanhuns enfrenta cidade cubana no Dia do Desafio


No dia 30 de maio (quarta-feira), acontece o Dia do Desafio, uma competição mundial que tem por objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade. Pernambuco participa pelo sexto ano, representado pelas cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo, Petrolina, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buique e São Lourenço da Mata. Elas enfrentam, respectivamente, as cidades de Nova Iguaçu - RJ (Brasil), Mariano (Cuba), El Estor (Guatemala), Antônio Prado – RS (Brasil), Piracicaba - SP (Brasil), Santa Cruz Comitancillo (Guatemala), Pojo (Bolívia), Frank País (Cuba), Patzun (Guatemala), Livingston (Guatemala), Potosí (Bolívia). Ganha quem conseguir envolver a maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva.

Uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0 hora às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handebol. Durante todo o dia, o Sesc estará com uma programação especial em vários pontos da cidade, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. Esta programação oficial pode ser acessada pelo site www.sescpe.com.br ou na unidade do Sesc.

Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais.

Os grupos vão se montando para a campanha de Garanhuns


O que antes eram os partidos e seus pré-candidatos, aos poucos as conversas apontam para a convergência e os grupos vão se montando visando as eleições deste ano. Dois grandes blocos vão se destacando. Um é o que estamos sempre chamando de colegiado, pela expressão utilizada pelo próprio prefeito Luís Carlos, que congrega integrantes de vários partidos como Silvino Duarte e Aurora Cristina, ambos do PSDB, Julio César do PDT, Dimas Carvalho do PCdoB, Zé da Luz do PHS e Sílvio Sabino do PSC. Este bloco promete marchar unido até a campanha, e destes nomes devem sair o candidato a prefeito e seu vice.

Do outro lado, o deputado Izaías Régis também já monta seu palanque. Dentre tantas conversações, três merecem destaque. O PSDC acaba de confirmar o apoio, e tem em seus quadros o médico Alcindo Menezes, Audálio Filho, Neide e Jailson Brandão e Paulinho Brasileiro (presidente da CDL Jovem), dentre outros nomes respeitados na cidade. Outros dois bons nomes, além de levarem seus partidos, podem também compor a chapa. O ex-prefeito Ivo Amaral e o vereador Sivaldo Albino. Ambos estão lançados como candidatos a prefeito. O PSDC corre por fora para indicar o vice, pois não lançou um nome para prefeito e assim aparecer nas pesquisas. Isto conta na hora da escolha, embora não seja condicionante.

A situação dos oposicionistas Sivaldo e Ivo Amaral é parecida. São bem lembrados, mas não têm a estrutura que os outros grupos dispõem para enfrentar a campanha. Sivaldo já declarou que é candidato, mas abre mão desta condição se Silvino Duarte conseguir legitimar sua candidatura, aí passa a ser uma questão pessoal, pois neste exato momento estão em lados opostos.

As pesquisas apontam que Sivaldo seria o melhor vice neste momento, além de passar sua imagem jovem e coerente à chapa, ainda divide os votos que Silvino e Aurora teriam do outro lado, por ser um aliado histórico e fiel. Além disso, Sivaldo já tem em seu irmão Johny Albino, o seu candidato à Câmara Municipal.

É bom voltar a registrar que tanto Ivo Amaral quanto Sivaldo Albino são anunciados como candidatos a prefeito pelos seus partidos, PMDB e PPS, respectivamente.

No meio disto tudo tem o PT e o PSB. O Partido dos Trabalhadores ainda vai escolher seu candidato em reunião interna, mas caminha mesmo para ser Rosa Quidute. Algumas pessoas afirmam que o PT estaria entre a vice também de Izaías e a de Antônio João. E por falar nele, os coordenadores de sua campanha imaginavam que os partidos estariam em seu palanque por ser o candidato do governador. Não aconteceu e o ex-prefeito de Lajedo continua isolado. Tem tido enormes dificuldades de encontrar apoio. Por isto, o PT teria duas escolhas mais à frente, ou fica com Izaías, ou segue sozinho com candidato próprio.

Outras candidaturas como Paulo Camelo e Álvaro Fernandes seriam apenas partidárias, sem coligações. Dedé Seixas está desautorizado pelo seu próprio partido (PCdoB) em tratar de candidatura, mas recorreu a outra instância.

Muitos partidos com bons nomes ao legislativo, mas que não têm candidatos a prefeito, já estão conversando há alguns meses com os principais candidatos. São imprescindíveis, pois bons quadros de candidatos a vereador trazem votos de todos os lados.

Voltando ao colegiado. Neste momento as duas propostas mais fortes apontam para Silvino com Julio Cesar de vice, e Zé da Luz como deputado do grupo. A outra seria o ex-prefeito de Caetés para prefeito, com Aurora Cristina ou Júlio César de vice. O ex-secretário de saúde está prestigiado pela confiança que tem das três principais lideranças, Luís Carlos, Silvino e Zé da Luz.

A campanha não é de quem quer, é de quem se viabiliza. É por aí.

INSS e AGU lançam em Garanhuns Cordel para orientar trabalhadores rurais - Evento acontece nesta quarta. saiba mais


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Advocacia Geral da União (AGU) lançam nesta quarta, 30, em Garanhuns, o projeto “Previdência em Cordel” executado pela Superintendência Regional do INSS Nordeste e pela Procuradoria Regional do INSS em Recife. O evento será realizado no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, com início previsto para às 10h30.

Inicialmente, a ideia era produzir uma cartilha que se aproximasse da linguagem do trabalhador rural para romper mitos que ainda cercam a Previdência. Considerando o elevado grau de analfabetismo em municípios de até 50 mil habitantes da região Nordeste, a cartilha tomou forma de literatura de cordel, pois sua linguagem facilita a assimilação e memorização.

Intitulado “A conversa de Zé Caboclo com Mané Bento”, o cordel priorizou as informações necessárias para a obtenção do benefícios, enfatizando os requisitos que correspondem a realidade da região Nordeste. O conteúdo aborda de maneira clara e direta temas como a idade miníma de aposentadoria, tempo de trabalho, documentos necessários para requerer os benefícios, entre outras dúvidas clássicas do trabalhador rural.

O objetivo é combater a figura dos atravessadores, que têm dificultado o acesso dos agricultores aos benefícios previdenciários e assistenciais e interferem desde o agendamento até a organização das provas necessárias para o requerimento dos benefícios. Os atravessadores chegam a cobrar porcentagens ou até mesmo a renda total do benefício dos segurados, quando não os induzem a cometer erros, gerando o indeferimento administrativo do benefício. Essa interferência traz prejuízo aos aposentados e pensionistas, que ficam reféns destas práticas ilegais.

Com a disseminação de informações previdenciárias, através do projeto “Previdência em Cordel”, espera-se a redução do número de ações judiciais existentes em desfavor do INSS. Na divulgação a instituição terá o apoio da imprensa, do Ministério Público, entidades religiosas e instituições de ensino superior.

SERVIÇO:

Lançamento do projeto “Previdência em Cordel”
Onde: Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga)
Horário: 10h30

Estudantes da UPE-Caruaru também fazem greve por melhorias no campus

Estudantes dos cursos de Sistemas da Informação e de Administração do Campus da UPE em Caruaru vão paralisar suas atividades estudantes nesta terça-feira (29) e realizarão um protesto pacífico com o objetivo de chamar atenção da reitoria da universidade para uma série de reivindicações que eles afirmam solicitar há alguns anos, mas que não estariam sendo atendidas pela instituição. À noite, por volta das 19h 30, os estudantes dos dois cursos se reunirão e realizarão uma passeata descendo por toda a Avenida Agamenon Magalhães, até as proximidades do Grande Hotel.

Os estudantes prometem fazer manifestação vestidos de preto e carregando velas e caixões, no quais estará escrito “Educação Pública”. Segundo os estudantes, as precariedades do Campus se referem a falta de estrutura, número insuficiente de professores, bolsas de estudo atrasadas ou inexistentes, promessa de campus novo há alguns anos, enquanto os universitários continuam estudando no complexo montado no Polo Comercial, onde os alunos têm que pagar estacionamento.

Estudantes da instituição consideram que estrutura do Campus Caruaru é defasada.

Vice-presidente do CA de Sistemas da Informação na UPE, Rik Daniel está no 6º período e diz que outro grave problema é a falta de autonomia do campus caruaruense. “Creio que o maior problema que enfrentamos hoje é a falta de autonomia do nosso campus, como todo mundo sabe, somos dependentes de Garanhuns, aí qualquer necessidade que temos aqui, é necessário fazer um pedido a garanhuns, e isso demora muito tempo”, explica. Rik diz que isso afeta diretamente a qualidade do Campus, que possui 3 laboratórios, mas apenas 2 estão sendo utilizados, com computadores antigos, que não atendem as necessidades de um estudante de Sistemas.

Também estudante de Sistemas, Kayo Henrique está no 3º período, é membro do CA e diz que a atual estrutura do Campus prejudica a rotina de estudos e traz encargos financeiros. “Temos ótimo professores os melhores, porém são poucos e estão sobrecarregados, não temos biblioteca que dêem suporte para o curso e sem falar na questão de um restaurante universitário que é inviável, pois alunos do curso de Sistemas – que tem período integral – precisam passar o dia todo na faculdade e compram um almoço por R$8,00″, reclama. Ainda segundo Kayo, o CA anterior do curso havia solicitado a prestação de contas do Campus da UPE, para saber como estavam sendo destinados os recursos para a instituição, mas não foram atendidos.

O protesto em Caruaru acontece em um momento no qual os próprios servidores da universidade se mobilizam com o objetivo de conseguirem melhores condições de trabalho e os estudantes de Medicina do Campus de Garanhuns também realizam um processo de paralisação por melhores condições de ensino

Do Blog do Mário Flávio - Com informações da Liberdade

TERRA DE LULA: Izaías quer grande união municipal, estadual e federal por Garanhuns

Tá no site da Assembleia Legislativa do Estado.
.

Uma homenagem ao ex-presidente Lula promovida semana passada em São Paulo serviu de mote para o deputado Izaías Régis, do PTB, destacar, nesta segunda (28 de maio), o potencial econômico de Garanhuns. Ao receber o Título de Cidadão Paulistano, Lula falou do amor que sente pela terra natal, localizada no Agreste pernambucano. Para Izaías, este foi um momento emocionante e que demonstra a importância da cidade, por meio do depoimento de uma personalidade de relevância mundial.

O deputado solicitou mais investimentos para Garanhuns. Segundo Izaías, o município tem condições de crescer mais, sendo necessário maior sintonia entre os Governos Municipal, Estadual e Federal. Ele ainda defendeu a união da bancada federal de Pernambuco no Congresso e dos deputados estaduais em nome de projetos para a cidade. (C.F.)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.