quarta-feira, 6 de junho de 2012

GANHE O MUNDO: Intercâmbio internacional reabre para inscrições

Os estudantes participantes do Programa Ganhe do Mundo, da Secretaria de Educação (SE), terão mais uma oportunidade para conseguir uma vaga no intercâmbio oferecido pelo Governo do Estado. A partir desta sexta (08), até 17 de junho, os alunos dos cursos de inglês e espanhol podem se inscrever do site (www.educacao.pe.gov.br) e concorrer a uma das 425 vagas oferecidas nesta fase. Esses discentes viajarão de forma gratuita, supervisionados e custeados pelo Estado de Pernambuco, através da SE, sendo 323 para Nova Zelândia e 102 para países de língua espanhola. O edital foi divulgado nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial.

Para participar da seleção, o educando deve estar participando do curso intensivo de inglês e espanhol e ter alcançado média final mínima de 7,0 no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de português e matemática em 2011, bem como no curso intensivo de línguas.

São pré-requisitos, ainda, que o estudante tenha obtido o mínimo de 80% de frequência nas aulas regulares e no intensivo; possua pelo menos 14 anos até o mês do embarque e o máximo de 17 anos e 11 meses até a data de retorno do intercâmbio; não ter sido reprovado em 2011; possuir CPF próprio; e preencher completamente o formulário de inscrição.

A seleção será realizada em duas etapas, sendo a primeira uma prova oral e escrita (com 50 questões), valendo 50 pontos cada uma. Essa avaliação terá caráter classificatório e eliminatório, aprovando os dois alunos com os melhores resultados, de cada turma, para a segunda fase, que consiste em uma entrevista individual. Participarão do intercâmbio, os educandos que obtiverem as maiores pontuações, considerando a média aritmética do somatório das duas fases.

A divulgação do resultado final e homologação acontecerá até 31 de agosto, através do link já citado acima e do Diário Oficial do Estado.

Deputada Luciana Santos estará em Garanhuns no encontro do PCdoB


Este é o convite para o Encontro Regional do PCdoB que se realizará sábado, dia 09, com a presença do Presidente do PCdoB em Pernambuco, Alanir Cardoso, e a Deputada Federal Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda.

O PCdoB deve discutir a conjuntura política local e certamente indicar os rumos a tomar na campanha 2012.

CONTUR realiza reunião estadual em Garanhuns


A Secretaria de Turismo de Garanhuns convida todo o trade turístico municipal para a 25ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco – CONTUR/PE, a realizar-se na próxima sexta-feira (08/06), das 10h às 12h no Hotel Tavares Correia.

TIM vai instalar uma torre em Bom Conselho

Prefeita Judith Alapenha recebe técnicos da TIM


Nesta semana o município de Bom Conselho recebeu a visita dos Técnicos de Telecomunicações da operadora de telefonia TIM, Clóvis Rodrigues e Márcio Bezerra. Eles estão em Bom Conselho para iniciar construção da primeira torre de transmissão de sinal de telefonia móvel da cidade.

No município, a maior parte das linhas de celular é da operadora italiana TIM. A torre vai melhorar o sinal, evitando congestionamentos e falhas na rede. Haverá melhorias também para as áreas vizinhas de Bom Conselho. A previsão é que em até seis meses a torre já esteja funcionando com todos os equipamentos que são importados da Europa e do Canadá. Em 2013, a proposta é que o sinal 3G também comece a funcionar na cidade.

No mês passado, os técnicos da TIM fizeram um estudo prévio de área e viabilizaram a instalação da torre.

ALERTA GERAL: Dengue precisa do combate de todos urgentemente

clique para ampliar

O Índice de Infestação do mosquito da Dengue em Garanhuns vem aumentando desde o inicio do ano, e de acordo com a Secretaria de Saúde, esse aumento se deve, principalmente, à falta de colaboração da população. Atualmente o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue no Município é de 11,9. Um dado preocupante, e que mais uma vez leva a Equipe de Vigilância Sanitária local, chamar a atenção da população quanto ao combate ao Aedes.

“É necessário que todos se engajem nessa luta contra a Dengue. Facilitar o acesso aos nossos Agentes Endêmicos em casa, além da Limpeza de quintais e o armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados, são cuidados primordiais que evitam a proliferação do mosquito transmissor da Dengue em nosso Município”, alertou o Coordenador de Educação em Saúde, Eliel Duarte.

Os índices de focos do Aedes são mais altos em localidades como o Indiano; José Bernardino Teixeira, a popular Vila do Quartel; Aluízio Pinto; Brasília; Magano e Maçaranduba. A proliferação do mosquito também tem avançado nos bairros de São José, Cohab 2 e Cohab 3, bem como em Heliópolis. Até o final do mês de maio, foram notificados 196 casos suspeitos e 62 casos confirmados da Dengue Clássica.

Para combater o avanço dos números, uma equipe com mais de 50 profissionais visitam os mais de 44 mil domicílios de Garanhuns, retornando em períodos de 60 dias. “Por mais que façamos o nosso trabalho, precisamos da colaboração da população para obter um resultado satisfatório”, reforçou o Educador em Saúde, Eliel Duarte.

COMBATE A DENGUE - Limpeza de quintais e armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados, continua sendo necessário ao combate do mosquito da Dengue. Qualquer possibilidade de acúmulo de água limpa e parada, em poças ou objetos, precisa ser eliminada para dificultar o surgimento do mosquito. Reservatórios, que já tenham sido criadores do Aedes, ainda que secos, também podem gerar o mosquito. Pois o ovo pode passar até um ano colado na parede de um reservatório, esperando por água. E assim que houver o contato, ele eclode e novamente passa a ser um foco do mosquito da Dengue.

Izaías quer audiência pública na ALEPE para debater infraestrutura do curso de medicina da UPE-Garanhuns

O deputado Izaías Régis, do PTB, fez um apelo ao governador Eduardo Campos, no sentido de realizar, junto à Comissão de Educação da Assembleia, uma audiência pública sobre a infraestrutura do curso de Medicina da UPE, oferecido no campus de Garanhuns.

Na segunda (04/06), o parlamentar afirmou que já encaminhou ofício, solicitando a presença dos secretários de saúde e educação, além de representantes da UPE para participar do encontro. Régis também sugeriu uma parceria entre a Universidade e a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). A ideia é que os alunos da UPE utilizem temporariamente o espaço da faculdade privada.

O deputado ainda destacou que o Governo atua com responsabilidade na área educacional, e parabenizou o trabalho dos gestores da UPE.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Garanhuns realiza nova edição da Corrida da Fogueira


No próximo dia 23 de junho, a partir das 15 horas, acontece entre os municípios de São João e Garanhuns, a tradicional Corrida da Fogueira. Em sua 33ª edição, a competição apresentará dois percursos de 15 e 8 Km. Os participantes saem da Pátio de Eventos de São João e seguem em direção a Esplanada Cultural Guadalajara, em Garanhuns. A realização do evento é da Faze Consultoria Esportiva, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Poderão participar da prova, homens e mulheres, com idades mínimas de 16 anos, (através de autorização dos pais ou responsáveis), respeitando as regras de cada categoria estabelecida no regulamento. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 20 de junho. Será cobrada uma taxa única no valor de R$ 15 reais. As inscrições são limitadas a 600 participantes, sendo realizadas defronte a Prefeitura de São João e através do site: http://www.corridadafogueira.hd1.com.br/.

A premiação chega até 5 mil reais, mais brindes ao vencedores.

INSCRIÇÕES EM GARANHUNS – Também será disponibilizada nos dias 9 e 16 de junho, uma tenda no Largo do Colunata, localizada na Avenida Santo Antonio, para que os interessados em participar da prova possam realizar suas inscrições.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.