quinta-feira, 7 de junho de 2012

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Confirmadas primeiras atrações do Polo Gospel

clique para ampliar


O polo Gospel do Festival de Inverno acontece de 15 a 21 de julho. Algumas atrações estão sendo divulgadas no facebook, de onde trouxemos este cartaz. Aguarde a programação oficial.

SESC movimenta cidade com muita cultura regional - Confira a programação!

O Sesc Garanhuns realiza na próxima terça-feira (19/06), a partir das 19h, mais uma edição do projeto Café com Poesia. Com a temática a Viola por um fio, os escritores Astier Basílio e Esio Rafael vão debater o tema com a mediação do poeta Edson Roberto. Durante a programação, os participantes vão conferir a participação do grupo literário musical Água da Cacimba. O projeto é voltado para estudantes universitários, professores, poetas, prosadores e interessados no tema.

Ainda neste mês, a unidade vai realizar também o projeto Quinta da Música e aproveitar o período junino para fazer uma homenagem ao cantor Luiz Gonzaga. O evento será realizado no dia 21 de junho, das 10h às 21h30. Durante a programação a Escola de Acordeom de Garanhuns vai animar o evento com muita música, a partir das 20h, no Salão de eventos Jaime Picho.

A entrada é gratuita para os dois projetos. Mais informações: (87) 3721.2658

O PT perde a prefeitura do Recife ou uma vaga no senado!


Ex-prefeito do Recife, ex-governador, ex-deputado federal, ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso, e hoje suplente de senador Joaquim Francisco é o mais petista dos neo-socialistas na capital pernambucana.

Joaquim Francisco era do time da União por Pernambuco, e ao perder a reeleição para deputado federal e cair no ostracismo político, fez em silêncio a sua mudança de trajetória para as fileiras socialistas, assumindo até a condição de suplente do petista Humberto Costa na chapa de Eduardo Campos. Situação inimaginável e que chocou até os socialistas mais ferrenhos que ainda não haviam entendido o coração de mãe do governador.

Com todas as reviravoltas na novela petista para prefeito em Recife, o senador Humberto Costa acabou sendo o nome da executiva nacional para enfrentar a disputa. Se der a estrela vermelha, Joaquim Francisco ganha a vaga do petista no senado federal, mas isto pode acontecer até antes, caso Humberto se ausente para se dedicar à disputa.

O PT errou demais nesse episódio da capital, e um deles é justamente perder um dos mais ativos senadores da república, candidato natural a governador, que estará ausente até das disputas do interior do estado. Sendo a estrela maior do partido no estado.

E o PSB de Eduardo Campos agradece, pois numa jogada de mestre, ganha uma vaga no senado para um ex-governador hoje aliado. Isto, claro, contando com uma vitória de Humberto.

No começo dessa história, o PT tinha o prefeito do Recife e um senador. No final dela, terá apenas uma das duas vagas. Por isto digo e repito, mesmo que ganhe, o PT já perdeu esta canpanha.

Dia mundial de combate ao trabalho infantil é marcado com ações no interior de Pernambuco


Para marcar o dia mundial de combate ao trabalho infantil, 12 de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza atividades em Araripina, Ouricuri e Passira. Nas três cidades, localidades no interior do estado, haverá audiência pública para que o tema seja abordado. Todos os eventos são abertos ao público.

A programação começa no próprio dia 12, às 13h, em Araripina. Lá, os trabalhos serão coordenados pela procuradora do Trabalho Carolina Mesquita. Além de palestras e debates sobre trabalho infantil, será disponibilizado gratuitamente à comunidade, graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviços Social do Comércio (Sesc), diversos serviços, como aferição de pressão, atendimento de higiene bucal, bem como atividades lúdicas para crianças, como cinema, pintura e leitura. Tudo acontece na sede do Centro Tecnológico do Araripe.

No dia seguinte (13), às 8h, é a vez de Passira parar para discutir as formas de enfrentamento do trabalho infantil na cidade. Quem coordena a atividade é a procuradora do Trabalho Jailda Pinto. O evento será na Câmara de Vereadores. Na mesma data, sendo às 18h, será realizada a audiência pública em Ouricuri, no auditório da 9ª Gerência Regional de Saúde, sob os cuidados do procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho.

Fechando o ciclo de eventos, ocorre audiência em Caruaru, no dia 19, às 8h, no auditório da justiça Estadual.

12 de junho - É o Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, marca a luta e a mobilização mundial para o combate do trabalho infantil. Normalmente, em todo o mundo, são feitas campanhas, para que se somem esforços públicos, privados e da sociedade, no desejo de se construir outro caminho para o futuro das nossas crianças e adolescentes.

Números - Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontavam 1.068.568 crianças de 5 a 13 anos “empregadas” no país. Delas, 396.338 estão no Nordeste. Em Pernambuco, das 835.520 crianças, 56.878 encontram-se em situação vulnerável, o que em termos percentuais equivale a 6,81% do total.

Legislação - Até os 13 anos de idade, segundo a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido no País. Já entre 14 e 15 anos, é permitido apenas na condição de aprendiz. Dos 16 aos 17 anos, é permitido, desde que não seja em atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22h).

A origem e a história do Corpus Christi


Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado comemorado pela religião Católica. Corpus Christi é celebrado 60 dias depois da Páscoa, e no domingo depois de Pentecostes, e normalmente com procissões em vias públicas.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, em Castelo, no Espírito Santo, onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como São Paulo, Minas Gerais, e outros.

Origem de Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.

Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.

O Papa Urbano IV, pediu que os objetos fossem levado para Orviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
.
fonte: Calendarr

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.