sábado, 9 de junho de 2012

Morre Tânia Moura - Irmã de Petrúcio Amorim

foto: Agenda Garanhuns

Ficamos sabendo pelo compadre Roberto Almeida do falecimento de Tânia Moura, ativa participante da vida política da cidade, onde presidiu por anos o PCdoB.

Numa infeliz coincidência, o seu partido teve hoje uma reunião regional onde discutiu os caminhos da sigla para a jornada de 2012, contando até com lideranças como a deputada federal Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda.

Tânia sempre se mostrou orgulhosa de ser irmã de Petrúcio Amorim, o grande poeta do forró, embora a guerreira não tenha enveredado pelo mundo artístico nem utilizasse a fama do irmão em sua vida. Petrúcio ajudou Tânia durante seu período de luta contra o câncer de útero, nos últimos três anos, e quando parecia que havia vencido a batalha, a doença voltou sem oferecer nova oportunidade.

No site de Petrúcio Amorim, inclusive, há uma mensagem de Tânia que registra o carinho entre os irmãos, relação a qual era sempre motivo de nossas conversas quando nos encontrávamos, pois eu sempre puxava este assunto com ela, além da política, claro.

"Meu irmão querido, Deus está sempre do seu lado. Quando eu tive câncer ano passado, você estava sempre do meu lado dando força, carinho e atenção. Graças a você superei. Você é realmente um anjo divino cumprindo sua missão na terra. Grande irmão, te amo, obrigado por tudo!
Sua irmã, Tânia Moura."



Situação de momento de todos os partidos políticos em Garanhuns - Confira.



Vamos tentar citar todos os partidos existentes em Garanhuns, sua principal liderança (mesmo que não seja seu presidente) e as opções que eles estão trabalhando para a eleição municipal este ano. Estamos abertos para os partidos corrigirem eventuais informações equivocadas.
*Partidos em ordem alfabética

PCdoB (Dimas Carvalho)
Faz diretamente parte do colegiado citado pelo prefeito que promete marchar junto na eleição. Por isto, segue o grupo, podendo ser uma alternativa para a vice de Silvino ou Zé da Luz com o apoio do prefeito Luís Carlos.

PDT (prefeito Luís Carlos)
Os trabalhistas trabalham com três opções. Apoiar Silvino, Zé da Luz ou lançar candidato próprio, numa aposta mais ousada. Esta última seria na hipótese de não poder contar com as outras opções, respectivamente.Tem no ex-secretário Julio César o nome de confiança do prefeito para compor uma chapa, ou até partir para a missão de disputar a sua sucessão. Neste momento, o candidato do prefeito seria Silvino Duarte.

PHS (Zé da Luz)
O engenheiro afirma ser candidato, mas ainda não foi incisivo em seu discurso, parece estar esperando o desenrolar da candidatura de Silvino Duarte e de Antônio João, respectivamente do prefeito e do governador. De momento, é candidato a prefeito, mesmo indo de encontro de Eduardo Campos, e sem contar com o apoio do colegiado. Zé da Luz teria a palavra de Silvino de seu apoio se não conseguir viabilizar juridicamente sua candidatura.

PMDB (José Hilton)
Embora tenhamos colocado o nome de Zé Hilton Paixão como referência, o político que tem sido sondado e que atrai os olhares é ainda Ivo Amaral. O ex-prefeito já não queria participar da campanha e prometeu até apoiar Ivan Rodrigues, se o seu ex-adversário político e amigo fosse candidato, como não aconteceu, e ainda por cima, viu os atropelos no PSB inviabilizar seu filho homônimo, Ivo Jr., o ex-prefeito voltou à ativa, colocou seu nome no jogo e pode partir para uma campanha majoritária. Tem sido incentivado a fechar a dobradinha com o deputado Izaías Régis.

PMN (Helder Carvalho)
O PMN deve ficar com Silvino, se este for candidato. Pode também ficar com Sivaldo, pela aproximação dos partidos. Mas pode até surgir uma surpresa e Hélder Carvalho ser convidado para compor uma chapa. O empresário Álvaro Fernandes também está no PMN e está doidinho de vontade de voltar a se candidatar a prefeito.

PP (Nogueira)
Fechado com Izaías.

PPS (Sivaldo Albino)
Tem três alternativas. É candidato a prefeito! Porém, Sivaldo já afirmou retirar seu nome se o candidato for Silvino. E outra, tem sido constante a especulação de compor chapa com o deputado Izaías Régis, já que hoje faz oposição ao governo municipal, que seria a grande base de sustentação da campanha de Silvino. Sivaldo gostaria mesmo de disputar a eleição em faixa própria.

PR (Gedécio Barros)
Conversa com o PTB de Izaías e com o PSB de Antônio João. O partido tem no ex-vereador um nome pra uma vaga de vice. Estaria mais próximo de Izaías, devido a rejeição de parte do grupo em compor com Antônio João.

PRB (Tony Neto)
Está conversando com o PTB de Izaías Régis e o PT de Rosa Quidute. Embora informações dêem como certa sua participação no palanque do deputado.

PRP (Mano do Caetano)
O partido está se aproximando de Rosa Quidute, embora Mano já esteja com Izaías Régis.

PRTB (João Guido)
Candidato a deputado federal com mais de 10 mil votos em Garanhuns, João Guido foi lançado pelo seu partido como pré-candidato a prefeito. Pode acontecer esta candidatura, como pode também se aproximar da candidatura de Silvino, de quem foi um dos mais fortes secretários. Existe um entendimento entre João Guido e Sivaldo Albino.

PSB (Antônio João)
O ex-prefeito de Lajedo entrou em Garanhuns mas não tem conseguido aglutinar nem os membros do seu próprio partido, isto tem resvalado na composição com outros partidos, isolando o candidato do governador. Mas algumas uniões podem acontecer. Precisará da participação mais ativa do próprio Eduardo Campos.

PSC (Sílvio Sabino)
Fechado com o prefeito. Sílvio tem sua recondução à Câmara praticamente garantida, mas se pintar uma vaguinha de vice de Silvino...

PSD (Alexandre Marinho)
Ainda aguarda a decisão do PSB sobre a candidatura oficial do governador. Caso seja mesmo Antônio João, e vier a ordem de cima para apoiar, é provável que a comissão local entregue o partido. Porém, Alexandre continua acreditando que possa haver mudança no projeto local de Eduardo Campos.

PSDB (Silvino Duarte)
Tem duas pré-candidaturas, o próprio ex-prefeito e sua esposa Aurora Cristina. Caso Silvino consiga reverter sua inelegibilidade, é o candidato. Aurora está enfraquecida para a disputa majoritária devido à discussão em torno de Silvino. Se não for o médico, o partido deve apoiar outro candidato, sendo mais provável Zé da Luz, porque faz parte do colegiado, grupo fechado de apoio recíproco. Sivaldo Albino seria outra opção.

PSDC (Audálio Filho)
O partido já antecipou apoio ao deputado Izaías Régis, sem discutir nomes para a vice, debatendo planos de governo e programas sociais que possam desenvolver o município. Tem nomes que poderiam compor uma chapa, trazendo o apoio da classe média de Garanhuns, como a bancária Neide Brandão e o médico Alcindo Menezes. Audálio Filho já iniciou sua pré-campanha para vereador, inclusive recebeu o apoio recente da ex-vereadora Margarida Cardoso.

PSOL (Paulo Camelo)
Candidatura solo. Embora a nacional tenha listado alguns partidos que possa conversar, a verdade é que os pontos a serem debatidos inviabilizam coligações, exceto com outros partidos de ultra-esquerda como o PSTU. Paulo Camelo já antecipou até o nome do seu vice Emanuel Alcântara.

PT (Pedro Passos)
O PT tem a pré-candidatura de Rosa Quidute, esposa do ex-prefeito Bartolomeu. Pode partir pra campanha solo, mas perdeu seu principal trunfo, o senador Humberto Costa, que vai cuidar de seu próprio nome na capital. A candidatura de Rosa não é uma unanimidade no partido, pois internamente tem filiados que gostariam de ver a união com o PTB de Izaías. Entretanto, alguns partidos estão se aproximando e fortalecendo a candidatura petista. Caminha para ser uma terceira via.

PTB (Izaías Régis)
Candidatura própria. Neste momento, a mais consolidada das que estão no páreo. Tem apoio incondicional do senador Armando Monteiro e vem conquistando partidos em Garanhuns, formando uma base consistente que possa duelar com as máquinas municipal e estadual. É o atual líder das pesquisas, e isto ajuda a atrair apoios.

PTC (Bruno César)
Estaria conversando com o PTB de Izaías Régis.

PV (Vereador Lucena)
Estaria fechado com a candidatura de Silvino Duarte.
.
Qualquer correção pode ser enviada para nosso e-mail:

Tá precisando de pedreiro, encanador, eletricista??? Confira estes contatos!


O site do Programa Empreender Comunidade divulgou uma relação de formandos nos cursos da Escola Técnica Municipal em diversas áreas, e como anda difícil encontrar bons profissionais, vamos divulgar aqui esse pessoal:


Alunos do Curso ministrado pelo Tribunal SOLIDÁRIO:


Programação do Festival SESC de Quadrilhas em Garanhuns


Esplanada Cultural Guadalajara

Dia 16 de junho, a partir das 19h

Pé da Roça ( São João)
Flor do Mamulengo ( Garanhuns)
Forró no Sertão ( Garanhuns )
Luar do Sertão ( Brejão)
Pró Jovem (Jupi )
Junina Milharal (São João)
Os Filhos de Lampião (Correntes )
Imaginário Popular (Jucati )
O Alto Popular (Correntes )

23h00 – Vates e Violas ( Recife)
Forró Dom Kixote ( Garanhuns )

Dia 18 de junho, a partir das 19h

Junina Xamêgo na Roça (Cantotinho)
Unidos Com Alegria (Garanhuns )
Estrelar do Sertão (Garanhuns )
Flor do Lírio (Garanhuns)
Matutos no Sertão (Garanhuns)
Junina Rabo de Saia (Garanhuns)
Tradição da Boa Vista (Garanhuns )
Junina Luminar ( Garanhuns)
Saia Rodada (Garanhuns)

23h00 – Dema do Forró (Garanhuns)

Realização: SESC, parceria: Prefeitura de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.