quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ministério da Cultura realiza seminário em Garanhuns


O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e da sua Representação Regional Nordeste, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Prefeitura de Garanhuns, realizará, na semana de abertura do Festival de Inverno de Garanhuns, o Seminário Intermunicipal do Sistema Nacional de Cultura. O secretário João Roberto Peixe participará do Seminário no dia 21, às 14h, na Autarquia de Ensino superior de Garanhuns, quando divulgará a importância do SNC.

Voltado para os gestores e dirigentes municipais da RD Agreste Meridional de Pernambuco, o evento terá como objetivo fomentar e consolidar uma política nacional de Cultura que integre as esferas de governo Federal, Estaduais e Municipais. Durante o Seminário será realizada uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura e a situação da adesão dos municípios pernambucanos ao SNC, além de serem repassadas aos gestores as informações necessárias ao processo de adesão ao Sistema, bem como um passo a passo sobre a elaboração dos Planos Municipais de Cultura.

O Festival de Inverno de Garanhuns acontecerá de 11 de a 21 de julho. No dia 11, acontecerá a apresentação do SNC; no dia 12, a apresentação da situação de adesão dos municípios de Pernambuco ao SNC e a elaboração dos Planos Municipais de Cultura; no dia 13, apresentação sobre o processo de Adesão dos Municípios ao SNC para o Acordo de Cooperação Federativa.

Inscrições/Informações:
Secretaria de Cultura e Turismo de Garanhuns
Praça Dom Moura s/n Centro. Fone: (87) 3762-7063

Mais informações:
Representação Regional Nordeste – Ministério da Cultura –
Lúcio André Rodrigues (assessor da RRNE/MinC) –
(81) 3117-8461-
Consultoria Sistema Nacional de Cultura – UNESCO/SAI/Ministério da Cultura
(81) 3117-8452 (81) 8916 3614 –
Vânia Brayner (consultora Unesco/MinC)
vaniabrayner.unescominc@gmail.com

Passagem de som do show VIVA GONZAGÃO


Estivemos nesta tarde passando o som para a apresentação VIVA GONZAGÃO, onde grandes nomes do forró pé-de-serra farão uma grande homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no Festival de Inverno de Garanhuns. O show encerra a programação desta quinta.

O show é um projeto da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e ai! Estamos participando à convite de Tereza Acioly, esposa do saudoso poeta Accioly Neto, compositor de sucessos como Espumas ao Vento e Natureza das Coisas, conhecida por todos por conta do verso "Se avexe não!" Estamos com a produção de Edu Cabral, que está na organização do FIG e na produção da Tropicana.
A noite tem Mourinha fazendo a abertura. Depois a Família Gonzaga, Elba Ramalho e o Mestre Dominguinhos. Aliás, o garanhuense recebeu uma emocionante homenagem na tarde desta quinta-feira na CDL, quando a entidade colocou a Orquestra Sanfonada para tocar ao mestre. O auditório lotou, e Dominguinhos se emocionou várias vezes ao assistir junto aos amigos o documentário O Milagre de Santa Luzia.

O dia foi de montagens da estrutura nos diversos polos. Na Praça Guadalajara já está tudo pronto, como mostram as imagens, quando estivemos com Josildo Sá afiando a goela para mais tarde!

Dominguinhos cercados por fãs, amigos e artistas populares

Quinteto Violado canta Gonzagão na primeira noite do Palco do Forró


O Quinteto Violado inaugura o Palco do Forró, sexta-feira (13), com uma apresentação afinada com a proposta desta 22ª edição do FIG, que homenageia o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

Quem quiser dançar não vai sair decepcionado, tampouco aqueles interessados em apreciar as canções imortalizadas pelo Rei do Baião. A inventividade do grupo na elaboração dos arranjos, assim como a intimidade com a obra de Luiz Gonzaga, permitem ao Quinteto explorar a versatilidade do legado gonzagueano.

“Vamos mostrar a obra de Gonzaga no que ela tem de mais expressivo poética e musicalmente: uma qualidade que encanta as mais diferentes platéias e que fica patente em canções como A Morte do Vaqueiro, Hora do Adeus, A Volta da Asa Branca e tantas outras. É também uma forma de destacar a importância dele para a música popular brasileira”, observa Marcelo Melo, violão, viola e voz do grupo.

Segundo Marcelo, a convivência com Luiz Gonzaga e as diversas ocasiões em que dividiram o palco serviram para definir a sonoridade do Quinteto. “Luiz Gonzaga possuía a sensibilidade observadora dos grandes artistas que habitaram nossos sertões. Através da sua sanfona e do seu comportamento alegre e brincalhão, incorporou a síntese do homem nordestino – festeiro, irreverente, conversador, gozador, lutador –, realçando com muita dignidade sua regionalidade”, analisa.

Dudu Alves, teclados e voz do Quinteto, acrescenta que a apresentação de sexta-feira será a primeira vez do grupo no Palco do Forró do FIG. “Por isso não podemos deixar na mão o público interessado em dançar. Não vai faltar xote e baião para gastar a sola do sapato”, avisa. Dudu destaca ainda que o cenário da apresentação no FIG contará com projeções de fotografias, incluindo imagens históricas do grupo ao lado de Gonzaga.
 
"O Quinteto foi um dos poucos artistas no Brasil que teve a oportunidade de realizar um circuito por universidades tocando a música nordestina com Luiz Gonzaga, foi um momento de convivência com muito aprendizado da obra de Gonzagão”, lembra.
 
O Quinteto sobe ao Palco do Forró à 1h40 da madrugada da sexta-feira (13) para o sábado.

CINE DEBATE: Projeto no FIG vai debater Criança e Consumo

1aa243cb717ce3a40bac949569637fca.jpg

De 17 e 20 de julho, o Projeto Criança e Consumo, da área de Defesa do Instituto Alana, realiza as próximas edições do Cine Debate, um evento que leva informação e sensibiliza as pessoas sobre o forte impacto da publicidade na vida das crianças.

O encontro, que já passou por diversas cidades brasileiras e desta vez será realizado em Garanhuns, Recife e Aracaju, conta sempre com a exibição do documentário “Criança, a alma do negócio”, seguida por um debate com especialistas convidados sobre os problemas da publicidade na infância.

O primeiro evento acontece no prestigiado Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no dia 17 de julho, a partir das 15h na Praça da Palavra. Já no dia 19, o evento acontece em Recife, na Livraria Cultura do Shopping Paço Alfândega, às 19h.

Fechando o circuito de exibição do documentário no Nordeste, o público de Aracaju poderá conferir o debate dia 20 de julho, às 19h, no Auditório do Hospital São Lucas. Os debatedores convidados serão André Barreto Prudente, psicólogo e Coordenador do núcleo Aracaju da Aliança pela Infância e Vilma Maria de Oliveira Maynart, coordenadora do projeto Curtindo o Coração e da Escolinha Experimental Curtindo o Coração.

O documentário “Criança, a alma do negócio” aborda o consumismo infantil e a publicidade voltada às crianças. O filme é dirigido por Estela Renner e produzido pela produtora Maria Farinha, de Marcos Nisti. O Cine Debate é um evento gratuito e aberto ao público.
.

IV Mostra de Música Leão do Norte chega no Sesc Garanhuns


Aldecy Soura, músico garanhuense

Com a proposta de valorizar e difundir a música local, o Sesc Pernambuco promove de 3 de julho a 11 de agosto, a IV Mostra de Música Leão Norte. Pela primeira vez, nesta edição o evento será itinerante e chega ao interior do estado, promovendo a troca de conhecimentos entre músicos do município em que acontece e da região, além da integração de artistas que passaram pelo evento em outras edições.

A Mostra ocorrerá nas cidades de Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde e Recife, respectivamente. Na Mostra de Música Leão do Norte, compositores, músicos, grupos e sistemas de produção cultural vão apresentar um repertório autoral, voltado para os elementos da nossa cultura, além da relação com a contemporaneidade. Entre os artistas, estão Leo Aguiar, Mozart Vieira, Francis Ferreira, Cacau Arcoverde, Sóstenes Rodrigues, Ronaldo Batata, Taninha, Josias Lima, Hebert Lucena, Aldecy Souza e Gido Silva.

A partir da próxima segunda-feira (16) até o dia 20 de julho o Sesc Garanhuns recebe a Mostra Leão do Norte. Dentro da programação, haverá oficina com Henrique Annes e seminário sobre “Processos Composicionais na Música Contemporânea”. Além disso, apresentações de portfolio e demonstrações de trabalho com os artistas, Aldecy Souza, Taninha, Josias Lima, Gido Silva, Hebert Lucena, Alessandra Leão, Classe de Canto SESC Garanhuns, Caçapa, entre outros.
 
A IV Mostra de Música Leão do Norte já passou por Caruaru e as próxima paradas serão nos dias 23 e 27 de julho em Arcoverde, 30 de julho a 5 de agosto em Belo Jardim e nos dias 6 a 11 de agosto no Recife. Além das atividades formativas, as apresentações musicais representam um grande referencial da Mostra Leão do Norte. Todas as atividades da mostra são gratuitas, com as oficinas respeitando o limite de vagas. Mais informações e programação detalhada no site: www.sescpe.com.br

Estande do FUNCULTURA NO FIG receberá documentos para INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE PRODUTOR CULTURAL


Uma das principais ações do estande do Funcultura no Festival de Inverno de Garanhuns será o recebimento de documentos para inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC).

Este cadastro é necessário a toda pessoa física ou jurídica que deseja inscrever projetos culturais nos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Para realizar a entrega de documentos, os interessados devem se dirigir ao estande do Funcultura no Pavilhão da Economia Criativa, localizado no Parque Euclides Dourado, com todos os itens exigidos para inscrição no CPC (confira abaixo a lista de documentos para pessoa física e jurídica).

O Estande Funcultura receberá a documentação, durante o FIG, nos dias: sexta-feira

(13/7), das 14h às 18h; sábado (14/7), das 14h às 16h; segunda-feira (16/7), das 14h às 18h; terça-feira (17/7), das 16h às 20h; quinta-feira (19/7), das 14h às 18h; e sexta-feira (20/7), das 14h às 16h.

A equipe do Funcultura recolherá os documentos e, posteriormente, toda documentação será enviada para o Atendimento Funcultura, que fará a conferência e efetuará a inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC). Em seguida, o produtor receberá, no e-mail especificado no Formulário de Inscrição, a confirmação do cadastro e o respectivo número do CPC.
 
CADASTRO DE PRODUTOR CULTURAL NO FIG - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA


DOCUMENTOS PARA PESSOA FÍSICA

· Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF.
· Cópia de dois comprovantes de residência no Estado de Pernambuco: um do mês atual e outro de, pelo menos, 1 ano atrás.
· Certidão de Regularidade Fiscal perante a Fazenda Estadual.
Esta certidão é emitida pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco, através do site
http://www.sefaz.pe.gov.br/).
· Certidão de Regularidade de Prestação de Contas.
Esta certidão é emitida pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado, através do
site www.webcertidao.pe.gov.br.
· Currículo em atividades culturais (anexar comprovações).

DOCUMENTOS PARA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO

· Cópia autenticada do Ato Constitutivo (Contrato Social ou Estatuto).
Observação: Registrado há, pelo menos, 1 ano na Junta Comercial ou Cartórios de Registros, onde esteja expresso, como objeto estatutário, o exercício de atividade em, pelo menos, uma das áreas culturais indicadas no art. 6º da Lei 12.310/2002 e alterações.
· Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF dos dirigentes responsáveis.
· Cópia autenticada do Cartão de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
· Certidão de Regularidade Fiscal perante a Fazenda Estadual.
Esta certidão é emitida pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco, através do site
http://www.sefaz.pe.gov.br/).
· Certidão de Regularidade de Prestação de Contas.
Esta certidão é emitida pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado, através do
site www.webcertidao.pe.gov.br.
.
AGORA COMIGO: Esta catei do facebook do Álvaro Lucard, e chamamos a atenção dos artistas e produtores culturais de Garanhuns e região para que possam fazer seus cadastros, para que possamos aumentar a produção em todos os segmentos culturais no Agreste.

Vem aí a 3ª Corrida das Três Milhas em São Bento do Una


Sucesso já em duas edições, a Corrida das Três Milhas de São Bento do Una, prepara-se para o seu terceiro evento com uma homenagem especial para o centenário do Rei do Baião. O percurso será de 5km e acontecerá no dia 22 de julho, largada as 8h e concentração a partir das 6h no escritório da Granja Almeida, onde terá transporte para o local da largada.

Podem participar homens e mulheres com idades mínimas de 12 anos (com autorização dos pais ou responsáveis) respeitando as regras de cada categoria estabelecida no regulamento.

A inscrição para a corrida terá o valor único de R$ 10,00 e mais a doação de 1 kg de alimento não-perecível, pode ser feita até o dia 14/07 ou quando for atingido o número máximo de pessoas inscritas limitado a 1000 participantes.

Para mais informações acesse: http://www.facebook.com/tresmilhas ou entre em contato com a organizadora através do email: danieleac@gmail.com ou através do telefone: (81) 9229-4929 (para inscrições).

Noite de Queijos e Vinhos e Festival Gastronômico é no Blog Aqui na Cozinha


Patty Martins acaba de postar no seu blog Aqui na Cozinha sobre a Noite de Queijos e Vinhos e o Festival Gastronômico que inicia hoje em Garanhuns. A cobertura foi muito legal, com a expert dando suas opiniões sobre o evento e os pratos que compõem o Festival. Diz ela:


.
Ontem a noite foi a abertura do II Festival Gastronômico de Garanhuns. Esta festa é considerada, há doze anos, a abertura oficial do Festival de Inverno. É a conhecida “Festa de Queijos e Vinhos”. Desde o ano passado esta festa tem sido também, a abertura do Festival Gastronômico. Eu fui e experimentei a maioria dos pratos participantes.

 Fiz um apanhado geral para mostrar aqui, vamos ver?

Para saber mais, cliquem no Aqui na Cozinha.



CDL Garanhuns faz homenagem a Mestre Dominguinhos

Dominguinhos ganha chamego de Elba Ramalho, que também estará em Garanhuns na abertura do FIG

O Mestre Dominguinhos abre hoje a programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns, na grande homenagem ao Rei do Baião, seu padrinho artístico, Luiz Gonzaga.

José Domingos de Morais se tornou o maior discípulo do Rei, e levou sua música adiante, assim como a defesa da nossa gente e da nossa região.

Dominguinhos sempre se refere a Garanhuns com muito carinho, pois naceu aqui e começou no mundo da música, ainda criança, "cantando na feira pra ganhar o pão". Até que teve a oportunidade de tocar pra Gonzagão na porta do Tavares Correia. Sei ídolo o chamou ao Rio de Janeiro, e ele foi. Foi, viu e venceu. Tornou-se um músico convidado pelos grandes nomes da música brasileira. Não foi fácil, daqueles primeiros dias até o dia de hoje, nas estradas e em busca de seu espaço, nosso conterrâneo fez por merecer o reconhecimento artístico que hoje desfruta.

Músico, arranjador, compositor e cantor, dono de uma voz singular, forte e marcante. Tem a poesia nas suas letras e o refino em suas melodias, tornando o popular em algo dotado de extrema qualidade.

Simples, sincero e carismático, Dominguinhos é um exemplo de humildade, e não precisa dizer que é o maior nome do forró verdadeiro, aquele deixado por Luiz Gonzaga e que cada vez mais é descoberto pelos jovens, que se juntam aos de outras gerações para apreciar a boa música. Dominguinhos é o príncipe de um reinado imaginário onde os súditos são apaixonados pelo forró e pela cultura nordestina, tão bem defendida pelo Velho Lua.

A CDL Garanhuns, como prova do orgulho que nossa cidade tem ao receber filho tão ilustre, faz uma justa homenagem ao Mestre, hoje às 15h, na sede da entidade.

Uma grande atitude do presidente Fernando Couto e seus diretores, de demonstrar o carinho que nossa cidade tem por Seu Domingos!

Bravo, bravíssimo!

FIG 2012: PALESTRAS SOBRE GESTÃO DE NEGÓCIOS NA PRÁTICA

A Prefeitura Municipal de Garanhuns através da sua Secretária de Desenvolvimento Econômico e a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) fecham parceria e trazem durante o XXII Festival de Inverno de Garanhuns, várias palestras, a serem realizadas nas salas de aulas da citada instituição de ensino, sobre Gestão de Negócios na Prática.

Todos os palestrantes possuem larga experiência, nacional e internacional, no mundo da Micro, Pequena e Média Empresa e do Cooperativismo. Todos estes profissionais estão em plena atuação no momento no mundo dos negócios.

Valor do Investimento por Palestra:
Alunos da AESGA: R$ 20,00 (vinte reais). OBS: Valor diferenciado em decorrência da parceria.
Demais participantes: R$ 30,00 (trinta reais)
Inscrições através do site: http://www.coosepe.com.br/

VIVA GONZAGÃO ENCERRARÁ PRIMEIRA NOITE DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS‏


Na noite de abertura do Festival de Inverno de Garanhuns, dia 12 de julho, a partir da 0h30, o show “Viva Gonzagão” irá comemorar e homenagear os 100 anos de Luiz Gonzaga com a apresentação da Banda Forró e Ai e a participação de vários artistas de renome no cenário musical pernambucano e Nordestino, seguidores do mestre Gonzagão.

Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Andrezza Formiga, André Macambira, Terezinha do Acordeon, Gennaro, Josildo Sá, Cristina Amaral, Rogério Rangel, Ronaldo César, Herbert Lucena, Roberto Cruz, Bia Marinho, Encanto e Poesia e Cezzinha se apresentarão, cantando as músicas do Rei do Baião com arranjos especiais. A apresentação terá abertura do poeta Antonio Marinho, recitando um poema sobre o centenário de Gonzaga.

O projeto criado especialmente para o Centenário foi iniciado no Carnaval Multicultural do Recife, e teve uma segunda apresentação no Forrozão do Galo, sempre reunindo artistas para cantar as obras de diversas fases da carreira do Rei do Baião.

Em sua trajetória Luiz Gonzaga compôs e interpretou diversos gêneros da música nordestina e influenciou, e continua a influenciar, uma enormidade de artistas da Música Popular Brasileira. Em entrevistas, nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença, Fagner, entre outros, já declararam ter sofrido grande influência do Rei em suas trajetórias. Não é diferente do que se observa em nosso Estado, berço do Mestre Lua.

O projeto visa ampliar as iniciativas culturais da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e Ai e do Ponto de Cultura Pé de Serra: Formação, Circulação e Memória, que durante todo o ano homenageia os 100 anos de Luiz Gonzaga.

Mais informações:
Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra e Ai!
Fone/Fax: 81 - 3226.6666
Cel: 81 - 9444.2894 (TIM)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.