sexta-feira, 20 de julho de 2012

SUCESSO: Mais de 12 mil pessoas foram ao circo durante o FIG 2012

Palhaço da Cia Circo Navegador  (Foto: Luna Markman / G1 PE)
Palhaço Surubim levou público às risadas.
(Foto: Luna Markman / G1 PE)

texto: Luna Markman Do G1, em Garanhuns

Mais de 12 mil pessoas já soltaram muitas gargalhadas debaixo da lona montada no bairro de Heliópolis, durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco. Do dia 13 de julho até esta sexta-feira (20), foram apresentados nove espetáculos, alguns com sessões de audiodescrição, de vários estados do Brasil.
Nesta tarde foi a vez da Cia Circo Navegador, de São Sebastião, São Paulo, mostrar o "Om cotô? Quem co sô? Promco vô?". Os números são comandados pelos palhaços Surubim e Salsicha, interpretados por Lucciano Draetta e Gabriel Draetta, tio e sobrinho, respectivamente, que fazem a linha tradicional no picadeiro. O espetáculo misturou mágica cômica, malabarismo, música e outras cenas circenses.
"Este ano, nós estamos comemorando 15 anos da Cia Navegador. O espetáculos que mostramos hoje já bate quase 250 apresentações, com passagem pelo Chile, Argentina, estados do Sudeste do Brasil e, este ano, em Pernambuco", disse Lucciano Draetta.
Picadeiro do circo montado no Festival de Inverno de Garanhuns (Foto: Luna Markman / G1 PE)
Picadeiro recebe espetáculos de vários estados.
(Foto: Luna Markman / G1 PE)
Amanda Félix, 10 anos, veio com a mãe de Correntes, a cerca de 50 quilômetros de Garanhuns, para assistir ao circo. Depois, ela vai para a Praça da Palavra, buscar livros. "Adoro palhaço e gosto muito também de ler, principalmente contos da Disney, tipo Branca de Neve", disse a menina.
No sábado (21), às 14h e 16h30, haverá apresentações do espetáculo da Mostra de Artistas Circenses, do C.C.P.C Carcará, do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

Para saber mais: G1 Pernambuco



Cultura na Feira - Um projeto muito interessante! Programe-se para este sábado!






Fotos do projeto na feira do Arraial

A Secretaria de Cultura do Estado, a Fundarpe e a Secretaria de Cultura de Garanhuns estão viabilizando a realização de um projeto de cultura nas feiras livres do município de grande poder atrativo e interativo, trata-se do projeto CULTURA LIVRE NAS FEIRAS, que já aconteceu na CEAGA, no Mercado 18 de Agosto e na feirinha do Arraial (Oliveira Lima e adjascentes). Vários municípios do estado estão realizando o projeto, com o incentivo da Fundarpe.

Agora no Festival de Inverno a proposta foi ainda mais abrangente, e se concentrou na CEAGA, a maior feira do município, para levar atrações populares. No sábado passado, o radialista/artista Valdir Marino comandou as apresentações de diversos grupos culturais da cidade.

Neste sábado de encerramento, 21, a festa começa às 8h da manhã, do lado de baixo da CEAGA, e termina por volta das 13h. É pra curtir as apresentações tomando uma com sarapatel.

Artistas populares se apresentam com suas performances enquanto o cliente da feira faz suas compras normalmente. E a ideia é que sejam artistas ou grupos com linguagem que se encaixem no formato popular, assim, temos declamadores de cordéis, violeiros, forrozeiros, grupos de dança, e gente que interaja com o público.

Lembro que era muito comum antigamente, os violeiros, repentistas, emboladores, cordelistas e muitos outros artistas populares fazerem suas apresentações nas feiras livres. O próprio Dominguinhos na música que fez para Garanhuns, cita essa experiência -"Tocando na feira pra ganhar o pão, tudo isso é motivo de recordação, Garanhuns, Garanhuns".

Mais projetos deste tipo devem ser criados e incentivados. A cada feira, mudam os artistas, possibilitando para muita gente ter contato com um novo público, interagir, brincar, conhecer coisas novas. Pois o artista aprende muito mais em um lugar assim do que possa repassar de informação cultural. A feira é um museu a céu aberto de conhecimento popular.

Recebemos o convite para apresentar o projeto desta semana, e estaremos lá com a seguinte programação:

Forró Bom Quixote
Grupo Batuque de Garanhuns
Côco Castelo Branco
Teatro de Bonecos - Boi Danado
Quadrilha Luminar
Nando Azevedo

PROCON-PE inaugura mais unidade do órgão em Garanhuns nesta sexta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, inaugura nesta sexta-feira, 20/07, a 44ª sede do órgão no Estado. A segunda unidade do órgão em Garanhuns ficará localizada no novo prédio do Expresso Cidadão da cidade.

O PROCON-Expresso Cidadão Garanhuns é o 12° instalado na região do Agreste. A unidade atenderá a população local de aproximadamente 130 mil habitantes e os moradores das cidades circunvizinhas. A solenidade de inauguração será realizada às 18h, na Av. Lions Club, 305, Bairro Aloísio Pinto, Centro, Garanhuns/PE.

A inauguração do PROCON-Expresso Cidadão Garanhuns faz parte do processo de interiorização e descentralização do PROCON-PE de 2012, que é uma das metas prioritárias do Governo Eduardo Campos. A previsão é inaugurar mais duas sedes do PROCON em Pernambuco até o final do ano.

UNIDADES – Com a nova unidade, o PROCON-PE chega a 44 unidades espalhadas pelo Estado e interligadas ao Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor (Sindec), sistema vinculado ao Ministério da Justiça que integra todas as informações dos Procons do Brasil.

No site www.procon.pe.gov.br o consumidor encontrará todos os endereços das unidades do PROCON-PE no Estado.

RETA FINAL DO FIG 2012: Milton Nascimento e Lenine na penúltima noite

8cd90183c3437359b508450d7ceb8ce2.jpg

Luz Time, Marcelo Jeneci, Lenine, Milton Nascimento e Antúlio Madureira. Essas são as atrações que se apresentam nesta sexta-feira (20) no palco Guadajara, durante o penúltimo dia do 22º Festival de Inverno de Garanhuns. Confira a programação completa aqui.

Pernambucano, o cantor Lenine deve apresentar ao palco canções do disco "Chão", o mais recente da carreira. Mas, o público pode ficar na expectativa para cantar junto com Lenine músicas como “Leão do Norte”, “Paciência” e “Jack Soul brasileiro”, que também devem estar no repertório.

Já o cantor e compositor Milton Nascimento deve cantar junto com o público músicas que representam o melhor dos 20 discos lançados durante os 50 anos de carreira, comemorados em 2012. As composições "Travessia", "Clube da Esquina" e "Caçador de mim" não devem faltar no set list desta noite de sexta-feira.

http://ne10.uol.com.br/

Trupe do Patrimônio faz arte com responsabilidade social no FIG

Do portal LEIAJÁ

Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens
Foto: Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens
Uma das ações do 22º Festival de Inverno de Garanhuns é a apresentação do espetáculo itinerante O Canto das Sete Colinas, que aconteceu pela primeira vez no fim da tarde desta sexta (13) no Parque Euclides Dourado. Realizado pela Trupe do Patrimônio - formada pelos atores da Trupe de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, o espetáculo fala da história e do patrimônio histórico e cultural do município de Garanhuns, localizado no agreste de Pernambuco. De forma lúdica e usando muita música, a trupe prendeu a atenção de quem passava entre os pavilhões do Euclides Dourado e arrancou risos da plateia.

Carlos Salles, diretor do espetáculo, explica que a trupe vem atuando em todos os festivais do Pernambuco Nação Cultural, projeto que visita cidades de todo o Estado de Pernambuco com diversas atividades artísticas e de formação, sempre apresentando uma peça específica para cada município, conectada com seu patrimônio histórico. "O processo de pesquisa para a criação de cada espetáculo dura cerca de dois meses", explica Salles, que também atua nas peças.

Além de Salles, outros oito atores e músicos (Sebastião Simão, Rodrigo Torres, Lucas José, Cris Santos, Franklin Silva, Celso José, Roberta Lúcia e Damiana Júlia) interagem com o público e abusam do improviso, arrancando risadas e envolvendo as pessoas no espetáculo. Brincando, se aprende locais históricos de Garanhuns. "A gente brinca com a relação entre o presente da cidade e seu passado e memória", explica o ator Rodrigo Torres.

A trupe do patrimônio ainda realiza mais três apresentações durante o FIG 2012. A próxima é no Alto do Magano, às 15h30 deste sábado(14).

MUDANÇA NOS HÓRÁRIOS DE APRESENTAÇÃO NA PRAÇA
Os shows da sexta também tiveram a ordem modificada: Antúlio Madureira - previsto para tocar às 22h - agora fechará a noite. Com essa mudança, todos os outros shows foram adiantados. Com o novos horários a programaçao da sexta do Palco Guadalajara fica assim:


21h Lux Time
22h Marcelo Jeneci
23h Lenine
00h30 Milton Nascimento da manhã.
2h Antúlio Madureira
.
AGORA COMIGO: O portal LEIAJÁ está fazendo uma grande cobertura do FIG, acesse e confira o conteúdo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.