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terça-feira, 24 de julho de 2012

BLOG 3 ANOS - Ivan Maurício


O trabalho de comunicação que Ronaldo Cesar exerce, em Garanhuns e região, é da maior importância. A internet está permitindo universalizar a informação regional. E, cada vez mais, descobrimos um novo Brasil que emerge a partir da realidade local.
Manter o blog movimentado e atraente durante 3 anos é prova de perseverança. Mais que isso, revela que, a partir do interior, Pernambuco vem construindo uma sólida rede de informação através de blogs e sites.
Isto é muito bom para liberdade de expressão e para consolidação de uma sociedade democrática.

Ivan Maurício, jornalista, diretor de conteúdo do portal:
http://www.onordeste.com/

Mulheres criam grupo para apoiar Silvino



A campanha de Silvino Duarte rumo a Prefeitura de Garanhuns vai se fortalecendo. Um grupo de mulheres da sociedade local foi formado e já vem se mobilizando para ampliar os contatos do candidato do PSDB na disputa. A idéia é aproximar ainda mais o candidato da população, através de reuniões junto a Associações de Bairros, membros de Igrejas de diversas denominações e lideranças comunitárias. As mulheres também terão um espaço de destaque no Grupo, com ações voltadas a esta importante parcela do eleitorado.

A ex-deputada Aurora Cristina coordena as ações. A ideia é receber os anseios da população, apresentar as propostas de Silvino, assim como adequar estes anseios ao Plano de Governo do nosso candidato.

Aurora Cristina afirma que o contato não se dará exclusivamente junto a mulher, mas também aos jovens, adultos e idosos.

BLOG 3 ANOS - Profª Helene Ferreira

Ronaldo, é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administrar essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade.
E é o que nós, seus leitores, observamos em você, a cada dia a sua criatividade, dedicação e perseverança em tirar de seu caminho as pequenas pedras.
Nestes três anos, você nos manteve informados com as diversas noticias de nossa cidade e região, sempre na torcida para a chegada de bons tempos.
Desejo muito Sucesso, para os anos vindouros.
Um abraço para você e sua equipe.

Profª. HELENE FERREIRA

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O Marketing Pessoal na Política de Garanhuns


De uma forma rápida, que imagem vocês fazem do William Bonner, da Ivete Sangalo e do Neymar? 

Agora vamos para a política. Que imagem vocês do Lula, do Serra, do João da Costa e do governador Eduardo Campos?

Esta imagem que fazemos de personalidades, sejam elas do mundo artístico ou político, está em constante mutação, pois surge da quantidade de informações que temos sobre a pessoa em questão.

Quando esta informação é direcionada, ou seja, tem um trabalho profissional buscando criar uma imagem aparente, seja ela verdadeira ou não, temos o que chamamos de Marketing Pessoal. Muitos artistas precisam dela para se firmarem na mídia, e os políticos para se estabelecerem como bons administradores, de esquerda ou de direita, ecológicos, etc. Assim, quando um político pega uma criança no colo ou abraça um velhinho, chap! está querendo criar na cabeça do eleitor uma imagem de ternura. Se coloca um capacete da obra que está inaugurando, quer passar a ideia de trabalhador que pega no batente. O mesmo efeito se tem quando tira o paletó e a gravata, e arregaça as mangas, e por aí vai. 

Que imagem você faz de Zé da Luz, Silvino Duarte, Paulo Camelo e Izaías Régis?

Muitas vezes as visões se tornam estereotipadas. Uma qualidade ou um defeito passa a servir de definição a uma pessoa, quando na verdade a imagem se forma a partir de um conjunto.

Com um trabalho de acompanhamento profissional, as pessoas vão se moldando ao gosto do eleitor. Izaías está fazendo esta transição, buscando a mudança de seu perfil que vinha sendo rejeitado. Tem dado resultado.

Silvino é visto como conservador e bom administrador. Paulo é o anti-burguês.

Chegamos ao prefeito Luís Carlos, um exemplo de desconstrução da imagem política. Se chega ao final de sua gestão com uma rejeição consistente, parte dela se deve ao fato de não ter feito seu próprio marketing político, embora algumas pessoas culpem equivocadamente a sua comunicação.

É certo que Luís Carlos tem muito o que mostrar, principalmente na periferia da cidade, onde calçou e saneou bairros inteiros, mas não esteve lá, colocando o capacete, pegando na picareta e assentando o primeiro tijolo. 

Luís Carlos também tem sua própria comunicação debilitada, não é notadamente um bom orador, e se fez ausente dos meios de comunicação da cidade. São parcas as vezes em que esteve nas rádios, TV quase nada, jornais somente com a propaganda institucional... Lula até programa de rádio e coluna de jornal criou para se comunicar diretamente com a população. Um mestre da linguagem popular.

O prefeito é também uma pessoa ausente dos meios sociais. Não frequenta bares, restaurantes, supermercados, etc. Quando se vê Seu Luiz nas festas, sente-se que não é seu meio, não que seja certo ou errado, mas lembremos que é o prefeito da cidade, e estar presente faz parte da exigência do oficio. Seu Luís é caseiro, gosta de estar com a família, principalmente depois dos momentos dificeis que passou devido ao seu problema de saúde.

Da soma de tudo, forma-se a imagem política. Luís Carlos não deu respostas nos momentos difíceis de seu governo. Titubeou e não fez mudanças necessárias em seu secretariado, deixando que até seus auxiliares mais diretos fizessem críticas públicas ao seu governo. Assim, Luís Carlos perdeu a opinião pública e se desgastou perante a população.

O prefeito já vinha de um primeiro governo discutido e fez a leitura errada da sua administração. Achou que a população o reelegeu porque havia aprovado, não. Foi reeleito devido a não ter surgido uma candidatura consistente que tivesse o crédito da sociedade. Zé da Luz não teve o apoio da classe média e formadores de opinião, que preferiram continuar com Seu Luís que apostar no ex-prefeito de Caetés.

Portanto, Seu Luís, não sendo político, nunca demonstrou estar preocupado com sua imagem, e aí não foi um problema da comunicação, pois em vários momentos o governo teve midia espontânea nos principais jornais e tvs do estado, e principalmente em Garanhuns.

Por isto, não podemos confundir a imagem que se constrói de uma pessoa com a simples comunicação de um governo. 

Eduardo Campos é o maior exemplo que temos atualmente de imagem de um político. Da foto com a camisa do Salgueiro à inauguração (com capacete) do estaleiro em SUAPE, Eduardo conseguiu lucrar politicamente com os avanços do estado. Assim sendo, sua imagem é mais poderosa que a comunicação estatal. Eduardo estava lá desfilando na Sapucaí na homenagem a Luiz Gonzaga. Pernambuco inteiro viu. A oposição ao seu governo envelheceu, encolheu e desapareceu.

Luís Carlos fez muito na periferia, mas ficou distante dos acontecimentos, não vinculou sua imagem e não permitiu que as pessoas casassem seu governo às obras realizadas.

Quando estiver nos bairros e mostrar o que fez, estará fazendo que já deveria ter feito, para receber os créditos da população pelos serviços realizados. 

Silvino Duarte, que tem sua imagem de bom administrador, começa a defender o governo de Luís Carlos com mais disposição, e parece não temer a alta rejeição apresentada pelo atual prefeito. 

Estamos começando a campanha eleitoral, e temos quatro projetos totalmente diferentes como opção em Garanhuns. Qual a imagem você faz dos candidatos?

LEI ELEITORAL: Propaganda em jornal impresso

RESOLUÇÃO 23.370 - eleições 2012 - DA PROPAGANDA ELEITORAL NA IMPRENSA

Art. 26. São permitidas, até a antevéspera das eleições, a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide (Lei nº 9.504/97, art. 43, caput).

§ 1º Deverá constar do anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção (Lei nº 9.504/97, art. 43, § 1º).

§ 2º A inobservância do disposto neste artigo sujeita os responsáveis pelos veículos de divulgação e os partidos, coligações ou candidatos beneficiados à multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou equivalente ao da divulgação da propaganda paga, se este for maior (Lei nº 9.504/97, art. 43, § 2º).

§ 3º Ao jornal de dimensão diversa do padrão e do tabloide, aplica-se a regra do caput, de acordo com o tipo de que mais se aproxime.

§ 4º Não caracterizará propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga, mas os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos nos termos do art. 22 da Lei Complementar nº 64/90.

§ 5º É autorizada a reprodução virtual das páginas do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, independentemente do seu conteúdo, devendo ser respeitado integralmente o formato gráfico e o conteúdo editorial da versão impressa, atendido, nesta hipótese, o disposto no caput deste artigo.

§ 6º O limite de anúncios previsto no caput será verificado de acordo com a imagem ou nome do respectivo candidato, independentemente de quem tenha contratado a divulgação da propaganda.

Comerciantes querem a reabertura da praça Irmãos Miranda

A promessa era que abriria antes do festival. Nada!

Agora os comerciantes da Praça Irmãos Miranda perderam o restinho de esperança e resolveram pedir a reabertura da praça para a movimentação de veículos, inclusive da parada final de várias linhas de ônibus urbanos, mesmo sem terminar a reforma, que já completou um ano.

"Estamos desesperados. Não sabemos mais o que fazer" - registrou um dos comerciantes, que complementou: "Ninguém aparece para dar uma satisfação, e mesmo que aparecesse, como vamos acreditar se já foram tantas promessas e datas de reabertura?"

Acácio da Farmácia disse que a situação está insustentável. -"Nós tínhamos sete funcionários e agora estamos com apenas dois, o mínimo para continuar abrindo as portas".

Outro comerciante que abriu uma loja durante o período em que a praça estava fechada disse que acreditou nos prazos dados pela prefeitura para entrega das reformas, mas que pode até fechar, pois não tem movimento.

Pedras de gelo baiano e paralelepípedos impedem a circulação de veículos no local, e para o projeto original falta muito, inclusive a coberta das paradas de ônibus. Mas para os comerciantes, a população já esperou demais, e esperam que a prefeitura abra a praça mesmo do jeito que está, para depois continuar a obra.

"Preocuparam-se com a Praça do Relógio de Flores, por causa dos turistas, mas aqui, onde circula a população do município, a situação está caótica. Estamos esquecidos, refugiados em nossa própria cidade" - finalizou Acácio.

Atletas de Garanhuns brilham na Corrida das Três Milhas


No último domingo, dia 23 de julho, os desportistas que integram a equipe garahuense de atletismo marcaram presença na 3ª edição da Corrida das Três Milhas, realizada na cidade de São Bento do Una. A disputa faz parte da Programação da tradicional Corrida da Galinha, realizada anualmente naquele Município.

Contando com a participação de 600 atletas, a prova homenageou o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, sendo dividida em categorias. Os participantes da Cidade das Flores foram os grandes campeões da Corrida e levaram os primeiros lugares na maioria das categorias. Destaque para Marcos Antonio; Daniel Henrique; Vera Lúcia e Edson Azevedo.

Anita, irmã de Mons. Adelmar, faz cem anos nesta terça-feira, 24


D. ANITA DA MOTA VALENÇA, neste dia 24 de julho de 2012 completa cem anos de vida, com muita saúde e lucidez.

Um grande exemplo de dedicação à educação. Foi professora no Colégio Diocesano de Garanhuns, colaborando com o Mons. Adelmar da Mota Valença, seu irmão. É também irmã do ex-prefeito Amílcar da Mota Valença, que recentemente completou 96 anos.

O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, homenageia a Profª ANITA VALENÇA, desejando-lhe muita saúde e mais anos de vida.

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