domingo, 12 de agosto de 2012

Pedro Falcão traz boas notícias de Brasília

O Pró-Reitor da UPE e diretor da Unidade em Garanhuns, prof. Pedro Falcão, esteve em Brasília esta semana, onde participou de reuniões, inclusive com Ministros de Estado.

Na bagagem, boas notícias para o Campus Garanhuns.

Conto melhor pra vocês nesta segunda-feira.

BLOG INDICA: Tools Informática

Clique para ampliar

Família de Vavá Machado envia nota ao blog

Lagoa do Ouro, 12 de agosto de 2012

Meu caro, Ronaldo César.

Eu quero lhe agradecer, em nome de toda família Machado e de Lagoa do Ouro, os posts em seu blog retratando a história e vida do maior aboiador ,repentista e vaqueiro, Vavá Machado, que fez centenas de campanhas políticas em todo o nordeste brasileiro.

As suas canções, os seus versos eloquentes e ricos em conteúdo foram extraordinários.

Portanto, falar de um grande homem por ter sido aqui na terra uma estrela, é muito fácil.

"A sua cultura e sua sabedoria foram um dom de Deus e uma dádiva divina que encantou os homens e as meninas". Era assim que ele improvisava seus versos.

Homem de uma estatura mediana, porém de uma voz e de um talento excepcional.

Atenciosamente, os nossos sinceros agradecimentos.

Prof. Zeca Barbosa
.


AGORA COMIGO: Talvez muitos na região não tenham a devida dimensão desta perda para a cultura popular. Vavá Machado era considerado um dos maiores artistas do Nordeste, que infelizmente foi perdendo espaço nas festas de vaquejada, rádios e festas populares paras as bandas de forró, que tomaram conta de praticamente tudo. Carnaval, São João, Festas de Vaquejada e até o Natal têm hegemonia das bandas.

Porém, havia uma época onde as canções de vaquejada, os repentes, os aboios e o forró faziam a trilha sonora regional. As rádios tinham seus programas específicos, dando vez aos artistas locais.

E foi assim que Vavá ganhou projeção, apresentando-se nas principais festas do Nordeste, até ser reconhecido como um dos melhores naquilo que fazia, a poesia popular, o improviso e a canção para o homem do campo, principalmente o vaqueiro.

Sua morte teve tanta repercussão nos grotões que ainda reconhecem o valor de um poeta, que as quatro postagens que fizemos sobre Vavá Machado ficaram entre as mais lidas do mês, isto em menos de uma semana. Pessoas de todo o Nordeste, em vários estados, buscaram informações sobre a morte do poeta.

Agradeço ao professor Zeca e peço que transmita aos familiares os nossos sentimentos.

Fico ainda mais triste pela perda de Lagoa do Ouro. Meu avô e sua família são de Lagoa do Ouro, onde ainda hoje vivem muitos familiares. Nasci em Garanhuns, assim como meus irmãos, mas sei da importância de Lagoa do Ouro na formação dos meus antepassados. Aliás, meu bisavô foi candidato a prefeito naquela cidade. O velho José Gonçalves, comerciante, e pai do meu avô João Gonçalves, primogênito de uma extensa família, que perdeu há poucos dias, na simpática cidade, minha tia-avó Lala Gonçalves, esposa de Antônio de Joca.

Lagoa do Ouro ficou mais triste estes dias.

Silvino diz que vai criar novo Distrito Industrial

Enquanto espera a decisão do recurso na justiça, ainda em Garanhuns, para depois, se for o caso, recorrer ao TRE, o candidato do PSDB a prefeito, Silvino Duarte, tem aproveitado o carro de som para divulgar algumas de suas propostas.

Uma delas trata de um tema que tem sido o calcanhar de Aquiles dos políticos da cidade, o Distrito Industrial. O próprio Silvino recebe críticas por não ter investido na sua época de prefeito em trazer indústrias para Garanhuns.

Izaías também, principalmente pelo fato de ser deputado de apoio ao governo do estado e ligado politicamente a Armando Monteiro, ex-presidente da Confederação Nacional das Indústrias.

Silvino trabalha sua campanha de olho nas pesquisas, não apenas as quantitativas, que revelam intenções de voto. Mas também as qualitativas, que dizem o que pensa e o quer a população. E a questão de geração de empregos em Garanhuns através da conquista de grandes fábricas é latente.

Por isto o carro de som anuncia. -"Silvino vai desapropriar 300 hectares na zona rural de Garanhuns para a criação de um novo distrito industrial".

É bom que a população anote todas as promessas, de todos os candidatos, para que depois possa cobrar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.