quarta-feira, 22 de agosto de 2012

BOMBA: Silvino tem vitória no Tribunal de Justiça

Ainda não é a decisão final, onde os desembargadores dirão se ratificam o entendimento do juiz eleitoral local de indeferir a candidatura do ex-prefeito Silvino Duarte em Garanhuns, mas seus correligionários podem dormir mais otimistas.

O desembargador relator José Ivo de Paula Guimarães acaba de derrubar as duas liminares da Ação Popular e da Ação Civil Pública impetradas pelo vereador Ary Jr. e pelo Ministério Público, que anulavam os efeitos da votação na Câmara de Vereadores que aprovara as contas de 2002 e 2003 da gestão do ex-prefeito, principal obstáculo ao deferimento de sua candidatura. 
Com esta decisão, abre-se caminho para o TRE deferir o registro de candidatura de Silvino possivelmente ainda nesta quarta-feira, ou no mais tardar nesta quinta, prazo final que os Tribunais têm para julgar liminares que impeçam candidaturas.
 
Com o reconhecimento da validade da aprovação da votação na Câmara, o ex-prefeito deixa de ter contas rejeitadas.
 
Clique no link do Tribunal de Justiça de Pernambuco para conferir a decisão do desembargador.

GUIA ELEITORAL DE GARANHUNS: 22/08/2012


Na terça-feira, 21, teve início a propaganda gratuita em rádio e televisão. Em Garanhuns, que só tem empresas nesta área no segmento radiofônico, os vereadores falaram primeiro. A terça-feira foi dedicada aos programas das coligações proporcionais. Com raras exceções, os 30 minutos de propaganda eleitoral soaram muito iguais, sem grandes diferenças nem mesmo entre as coligações dos principais adversários. Os discursos foram balizados entre a experiência e a renovação. Nomes mais conhecidos do eleitorado como Ary Jr e Sivaldo Albino estiveram ao lado de postulantes como Bozó e Mané Cabaré.

Sem grandes surpresas, o guia de vereador na verdade acaba sendo um amontoado de nomes e números. Não sei se dá voto, fica confuso.

Mas nesta quarta, os candidatos a prefeito já colocaram a cara, ou melhor, a voz no rádio. Os programas, em sua maioria, usaram recursos parecidos. Músicas, vinhetas, apresentação histórica dos candidatos, voz de populares, e um começo de apresentação de propostas, que deve ser mais presente daqui pra frente. Não houve ataques, e somente o guia de Zé da Luz que se referiu aos primeiros adversários como o ex-prefeito que pouco fez e o outro que é bocão.

Mas uma característica foi idêntica, uma casal de apresentadores, em todos os guias, mesclando vozes reconhecidas de Garanhuns e outros profissionais de fora.

ZÉ DA LUZ - PHS 31

O primeiro guia foi o de Zé da Luz, leve, muito bem produzido e editado. Curto, em comparação com os adversários, e talvez por isto tenha sido caprichado. Boas músicas que ainda não havia ouvido nos carros de som. Aliás, é bom registrar que a campanha do ex-prefeito de Caetés deu uma crescida nos últimos dias. Melhorou o visual, e cortaram um azul muito pesado que estava sendo usado, ficando mais clean. Os novos banneres e perfurados já estão com a nova imagem.

No guia, Zé da Luz já mostrou seus principais apoios, como o governador Eduardo Campos, que gravou especialmente para o candidato, e Lula, que numa fala recuperada de um discurso em Garanhuns, enalteceu o engenheiro, a quem chamou de amigo. O áudio, mesmo não tendo a qualidade de estúdio, já foi ao ar. Outros apoios como Inocêncio Oliveira, Alberto Feitosa e Ivo Amaral foram citados.

O histórico de engenheiro e ligado à família Arraes foi mencionado. A intenção foi mostrar que por trás do político tem um engenheiro formado, competente e que -"É o candidato do coração de Eduardo Campos".

Vai precisar mostrar mais as propostas do candidato, pois funcionou como um guia introdutório, já que tinha pouco tempo.

IZAÍAS RÉGIS - PTB 14

Depois de Zé, veio o guia de Izaías Régis. Bem maior, com quase três vezes mais, o que torna mais difícil de produção, pois é mais tempo para falas, músicas e as demais mensagens eleitorais. O guia mostrou na voz do próprio Izaías a sua infância pobre, desde vendedor de balas no centro da cidade, ainda criança, quando veio de Terezinha para Garanhuns. Até mostrar o político de três mandatos que quer fazer mais pela cidade assumindo a prefeitura. Os locutores enumeraram várias conquistas do deputado para a cidade, ao lado senador Armando Monteiro.

A equipe do guia colocou no ar a fala de eleitores e a candidata a vice-prefeita Rosa Quidute registrou a importância da união da sua sensibilidade com o trabalho de Izaías para impulsionar Garanhuns. Izaías falou na criação de um Centro Para Mulheres, com todo atendimento necessário unificado. A edição insistiu na segunda metade do guia na repetição de uma música que traz seu número de campanha e algumas vezes faltou ritmo, devido ao fato de estar 15 minutos no ar. Mas é melhor ter todo tempo preciso pra se falar tudo que se quer. Precisa de mais material, mais vinhetas. Vai precisar também de criatividade para fazer coisas diferentes a cada programa, e mostrar mais Garanhuns.

Foi o único guia a usar a tática de chamar o programa de Rádio com o número do candidato, para massificar. Assim, foi o Rádio 14, já utilizado em outras campanhas como Rádio 40, por exemplo.

Foi um guia construtivo, sem críticas aos adversários e objetivando somente a cidade.
A criação de empregos e o trabalho social feito em Garanhuns foi, portanto, ao lado da sua apresentação, o assunto deste primeiro guia de Izaías.

SILVINO DUARTE - PSDB 45

O guia de Silvino esteve praticamente perfeito, ágil. Um tempo regular em torno de 7 minutos, alternando os locutores com a fala do próprio candidato, que fez a sua própria apresentação, e principalmente relembrando as obras de sua gestão passada. Silvino falou do Portal de Acesso, Esplanada Guadalajara, Praças e disse ter mais de 500 ações em seu tempo de gestão. Foi o guia mais propositivo, com propostas sobre a saúde e a educação. Chegou a dizer -"No nosso governo funcionava assim". Parecia a continuação da crítica à atual situação, mais amena.

O guia do PSDB não falou nos apoios políticos, e voltou à estratégia de dizer que o maior é o do povo de Garanhuns. "Não temos o apoio de políticos, é o povo de Garanhuns quem nos apoia, que está com a gente". Também não mencionou a situação de inelegibilidade atual do ex-prefeito, aliás, nem seus principais adversários usaram esta questão de forma enfática.

PAULO CAMELO - PSOL 50

Paulo Camelo voltou com seu discurso, se pegar o de quatro e oito anos atrás, pode copiar e colar. O teleférico e a burguesia. O candidato do PSol defende a instalação de um teleférico unindo as Sete Colinas de Garanhuns, o que iria impulsionar nossa economia, gerando um aumento do fluxo turístico, e consequentemente criando mais empregos e renda.

O discurso histórico de Paulo volta com força renovada, mas com os mesmos argumentos. Paulo compara Garanhuns com outras cidades que estarão sendo beneficiadas com a instalação do equipamento turístico e mostra que a cidade está ficando para trás em comparação a outras de menor porte.



AGORA COMIGO: No geral, bons programas, excelentes profissionais, que mostraram que dá pra fazer o guia de Garanhuns sem ataques nem baixar o nível. Vamos ver se as direções de comunicação das campanhas mantém assim. Pelo que conheço os profissionais envolvidos nos programas, a tendência seria uma campanha em alto nível.

Redatores, locutores e editores, a campanha só está começando, e este foi somente o primeiro guia de vereadores e prefeito. O quadro político sucessório ganha um novo incremento com a entrada no ar dos guias eleitorais.

Eu, particularmente, gosto muito de guia de prefeito. O de vereador acho vazio, confuso e descartável. Devemos criar outras formas de mostrar aos eleitores quem são os melhores candidatos aos legislativo. Da forma como é tratado o guia eleitoral, com centenas de nomes e números, poucos, pouquíssimos se sobressaem. Seria melhor usar o tempo para se discutir os problemas e as soluções da cidade.

E ponto final.

Decisão do TRE sai a qualquer instante

Tá no Blog do Inaldo Sampaio:
.
O Tribunal Regional Eleitoral fará regime de “mutirão”, hoje e amanhã, para julgar os recursos de sete ex-prefeitos pernambucanos que desejam ser candidatos novamente nas eleições de outubro próximo.

Uns tiveram o registro da candidatura deferido pelo juiz local, mas o Ministério Público recorreu.

Outros tiveram o registro indeferido em primeira instância, e recorreram à segunda. Estão nessa situação:

a) Fernando Rodovalho (PRTB) – Jaboatão
b) Jairo Pereira (PSDB) – São Lourenço da Mata
c) Silvino Duarte (PSDB) – Garanhuns
d) João Mendonça (PSD) – Belo Jardim
e) Zé da Luz (PHS) – Garanhuns
f) Severino Cavalcanti (PP) – João Alfredo
g) José Augusto Maia (PTB) – João Alfredo.

.

ÉTICA: Damásio faz intensivo para exame da OAB

Quando usar Por que, Porque, Por quê e Porquê?

Clique sobre a imagem para ampliar, imprima ou salve o arquivo

Tá aí um quadro bem explicado para a gente entender o porquê! Trouxe, claro, do facebook!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.