segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Você já sabe em quem vai votar para prefeito em Garanhuns?


Nossa enquete perguntou basicamente isto, e mostrou que nosso e-leitor já está praticamente decidido, ou não!

Vamos logo ao resultado:

VOCÊ JÁ ESCOLHEU SEU CANDIDATO A PREFEITO EM GARANHUNS?
Já e não mudo mais. 204 (73%)
Já, mas pode ser que mude. 20 (7%)
Ainda não. 54 (19%)
Total de votos: 278

A cada quatro votos, somente um ainda pode mudar. Um número aparentemente alto ou baixo, depende da ótica. Os indecisos somariam 27%, um número ainda relativamente alto e que pode definir uma eleição.

É notório que temos um leitor chamado de formador de opinião, e saber que um alto número já se definiu e não muda mais, mostra que a briga pelo voto na internet vai cada vez mais atingir menos indecisos. Isto é importante salientar, pois é um voto multiplicador.
Quando o nosso e-leitor diz que já sabe em quem vai votar e não muda, mostra também que é um voto de opinião, diferente do voto comprado, que vai pra quem der mais ou pra quem der por último, a caminho da urna.

O Livro em Cena com Alexandre e Stephany


Nesta terça, 04/09, no SESC Garanhuns, acontece uma Roda de Leitura e Conversa com Stephany Metódio e Alexandre Revoredo, apresentando a aula-espetáculo "O Livro em Cena".

Todo mundo lá à partir das 19h.

Um viva a arte Literária!!! A dica é da Lílian Ferreira!

Silvino Duarte abriu entrevistas com candidatos de Garanhuns na TV Jornal


O candidato do PSDB Silvino Duarte foi o primeiro candidato à Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, a ser entrevistado pela TV Jornal Caruaru, também no Agreste. A entrevista foi realizada na manhã desta segunda-feira (3). Durante os sete minutos de participação no TV Jornal Meio Dia, o candidato respondeu perguntas sobre diversos assuntos entre eles falta de calçamento e saneamento, problemas na saúde e desenvolvimento econômico.

Antes de iniciar a entrevista Silvino Duarte, que já foi diretor do Hospital Regional Dom Moura, foi vice-prefeito de Garanhuns, vereador por duas legislaturas, e prefeito durante dois mandados consecutivos, de 1996 a 2004, assistiu a uma reportagem onde foram mostrados os atuais problemas do município.
O primeiro tema abordado na entrevista foi o desenvolvimento econômico de Garanhuns, o candidato foi questionado sobre a construção de um distrito industrial na cidade. Silvino falou que tem um projeto para construir um distrito. “Eu pretendo desapropriar 300 hectares na zona rural do município para construir um distrito industrial. Essa iniciativa vai trazer mais indústrias para a cidade e consequentemente mais empregos” falou Silvino.

Já sobre a situação da saúde no município, o candidato apontou a saúde como o principal problema da gestão atual. “Eu pretendo resolver estes problemas com ações como a construção de policlínicas nos bairros Boa Vista e Indiano. Eu já trabalhei bastante nesta área quando fui prefeito, o meu governo ficou conhecido como o governo da saúde”, disse o candidato do PSDB durante a entrevista.

Sobre a falta de calçamento e saneamento em algumas ruas da cidade, Silvino afirmou que pretende resolver este problema principalmente nos bairros Indiano e Boa Vista. “ Com certeza vamos resolver os problemas de esgotamento sanitário de Garanhuns, vamos voltar a fazer obras de calçamento e saneamento” enfatizou Silvino.
 
Na terça-feira (4) é a vez de Zé da Luz. Na quarta-feira (5) o entrevistado será Izaias Régis, e encerrando a série de entrevistas o convidado será Paulo Camelo na quinta-feira (6). O Tv Jornal Meio-Dia vai ao ar a partir das 11h30.

Veja o vídeo produzido pela TV Jornal.
 


fonte: NE10.com.br

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO: CRPAM REALIZA ENCONTRO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES‏


O Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto está preparando uma programação especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito em Garanhuns e demais municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

De 17 a 21 de Setembro várias atividades serão realizadas em escolas municipais e estaduais, com palestras e trabalhos elaborados pelas crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, voltados a Educação no Trânsito.

No encerramento, dia 21, acontecerá um grande encontro no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia com palestra aos estudantes, proferida pelo Capitão Luciano, Coordenador da Operação Lei Seca no estado de Pernambuco. Na ocasião, serão mostrados os trabalhos feitos ao longo da semana e os alunos receberão 600 camisetas pela participação no grande evento.

"Entendemos que a educação para o trânsito deve ser contínua e sempre buscando mostrar a estas crianças e adolescentes a necessária responsabilidade, isto acaba influenciando até seus pais, quando eles levam esta mensagem para dentro de suas casas." - Afirma Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES e presidente do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto.

A Semana Nacional de Trânsito promove justamente a conscientização, e o Governo do Estado, através da V GERES, e das instituições que fazem parte do CRPAM farão deste evento mais uma forma de alertar a população sobre o alto índice de acidentes em nossa região, desta vez, focando na educação às crianças matriculadas em nossas escolas.

SERVIÇO:
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM GARANHUNS
17 A 21 DE SETEMBRO
PALESTRAS E TRABALHOS COM JOVENS
GRANDE ENCONTRO NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL TAVARES CORREIA
REALIZAÇÃO: CRPAM / V GERES / GOVERNO DE PERNAMBUCO

RESUMO DO GUIA ELEITORAL DE GARANHUNS - 03/09/2012

PAULO CAMELO - PSOL 50

O candidato a prefeito Paulo Camelo, além do tradicional discurso contra a burguesia, prometeu no programa de hoje lutar para que seja implantada uma comissão de desenvolvimento regional nos mesmos moldes da CODEVASF, uma entidade federal que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da região do Vale do São Francisco. A proposta de Paulo Camelo visa transformar o Agreste Meridional com o apoio do governo federal, com a criação da entidade que foi proposta.
A locução afirma que Paulo é o único candidato com propostas para Garanhuns e que não vai comprar voto, se amostrar ou pagar cachaça pra ninguém.


ZÉ DA LUZ - PHS 31

Em outro bom programa, porém novamente sem a presença do candidato, o tema segurança foi apresentado pelos locutores, aliás, com propostas já mostradas em outro programa.
Um morador da cidade reclamou que a população tem sido esquecida, e que ele já sofreu três assaltos, inclusive apontaram um revólver para sua esposa. A insegurança á ainda maior à noite e no inverno, quando as ruas ficam mais escuras.
O programa registrou que a onda de assaltos tem sido cada vez mais comum, e o prefeito não pode ficar sem fazer nada, deixando somente a responsabilidade para o Governo do Estado.
O guia promete a criação de uma Secretaria de Defesa Social, que vai trabalhar em várias frentes de combate à violência. A Guarda Municipal vai trabalhar como nas grandes cidades, não somente tomando conta de prédios públicos, vai trabalhar integrada à Polícia Militar, terá suas viaturas equipadas, cães farejadores, etc.
Também será feito o monitoramento das principais vias da cidade, com a instalação de câmeras na Av. Santo Antônio, Av. Rui Barbosa e outros locais de grande fluxo. O investimento será buscado no Governo Federal, através do SENASP.
"Mas não adianta só estes investimentos se não trabalhar também o social. Será chover no molhado" - anuncia a locução antes de completar com as propostas para a educação no campo da segurança.
O futuro governo vai realizar palestras nas escolas e comunidades, buscar também a ressocialização dos detentos da cadeia pública, oferecendo oportunidades para quando saírem, voltarem ao mercado de trabalho e não voltarem a transgredir.

IZAÍAS RÉGIS - PTB 14

O programa de hoje foi intensivo na crítica à atual situação da saúde no município. O próprio Izaías começou relembrando um problema de saúde que teve há muito tempo atrás, de cálculo renal, citou a ajuda de Maria Edite da Paz Nogueira, mas que terminou tendo que ser operado. Embora tivesse que sair de Garanhuns para cuidar da saúde, Izaías revelou que naquela época parece que os gestores se preocupavam mais com a população. "Hoje chegam muitos recursos do estado e de Brasília. É muito, mas faltam médicos, enfermeiros, medicamentos e até material de expediente" - Diz o candidato.
Segundo Izaías, a situação é de abandono, em todos os lugares, bairros, esta é a principal reclamação da população.
"Antes mesmo de ser político, eu já me preocupava com a saúde. Começamos com um trailler de saúde bucal, numa parceria com o SESI, que atendeu a população entre 1995 e 2003, e fez mais de cinco mil atendimentos. Precisamos trabalhar mais a prevenção bucal" - Respondeu a um morador da Cohab 2.
Izaías prometeu contratar dentistas para todos os bairros, e que este tipo de atendimento será prioridade em seu governo.
Depois do trailler de saúde bucal, veio o ônibus de prevenção ao câncer de próstata, que começou em 1996 e ainda hoje faz este tipo de serviço em Garanhuns. Izaías reforçou que "se já fazia antes, vai fazer muito mais quando for prefeito".
Moradores também reclamaram dos PSF´s, um deles, no Jardim Petrópolis, disse que médico só atende um dia por semana e que para garantir a consulta precisa chegar de meia-noite. O mesmo morador pediu também que os proprietários de casas naquele bairro recebam seus títulos de posse.
Izaías prometeu o funcionamento eficiente dos Postos de Saúde, com todos os profissionais e medicamentos necessários.
Mudando de assunto, Narciso de Heliópolis quis saber as ações que serão realizadas em prol das crianças de Garanhuns. Izaías disse contar com o apoio do governador Eduardo Campos e da Presidente Dilma Roussef, e de forma genérica afirmou que vai trabalhar do lazer à saúde. Precisando ser mais específico com os projetos de seu programa de governo.
Uma mãe, D. Maria José, trouxe seu drama com um filho drogado, pai de sete filhos e desempregado, para pedir uma clínica de reabilitação para viciados em drogas. Izaías prometeu fazer, e foi além, falando de combate ao tráfico de drogas, que tem chegado aos bairros e aos nossos jovens, com ações de educação  e trabalho nas escolas.
O programa lembrou o apoio dos senadores ao candidato do PTB, e finalizou citando a página no facebook.

SILVINO DUARTE - PSDB 45

Antes da abertura do programa, a adolescente Mariana, fala do primeiro voto, da alegria e responsabilidade. O programa foca na juventude, mostrando os compromissos do candidato Silvino Duarte para oferecer mais oportunidades, saúde, educação, esportes, lazer e cultura para os jovens, lembrando a época que foi prefeito. Inclusive faz as contas e diz que um adolescente com 18 anos, tinha somente 10 quando foi prefeito, e por isto relembrou algumas ações de seu governo que tiveram impacto positivo entre os jovens, como a criação do curso de Direito na AESGA, a reformulação da Esplanada Guadalajara, a criação do Polo Heliópolis, o aumento de polos no Festival de Inverno, a realização da Garanheta e programas para os jovens.
"Agora será feito muito mais, na geração de oportunidades, inclusive empregos, pois o jovem quer ser feliz na cidade que nasceu" - afirmou antes de mostrar novos compromissos.
- Criação de cursos profissionalizantes
- Incentivo para o primeiro emprego, inclusive com incentivos fiscais para as empresas que contratarem nossos jovens.
- Criação de um programa de estágio dentro da própria prefeitura, para dar a experiência necessária e exigida pelo mercado de trabalho
- Criação do novo Distrito Industrial em uma área a ser desapropriada na Zona Rural do município.
Para incentivar ainda mais o voto jovem, Silvino prometeu novos cursos superiores na AESGA, implementação do ensino integral em diversas escolas, o apoio ainda maior ao Programa "A Criança Vai ao Cinema", criação de cursos pré-vestibular e programas para crianças e adolescentes.
Tem mais. Realização de eventos artísticos/culturais na Esplanada Guadalajara, inclusive com eventos de verão, com música e esportes, prestigiando os artistas da cidade.
Realização de competições esportivas, principalmente nos bairros e no Parque Euclides Dourado.
Silvino prometeu também a construção de novas quadras, como fez em Miracica, no Parque e nos bairros, que serviriam a diversas competições e lazer dos jovens.
E ainda, o programa Prefeitura Presente, que tem servido de exemplo para outros municípios, onde mais de mil crianças e adolescentes estão praticando Futebol, Futsal, Judô e Karatê, receberá mais investimentos e terá no novo governo novas modalidades, com Volei, Basquete e Natação. A ideia é levar o programa para outros bairros e distritos.


Por hoje é só pessoal. Para verificar os programas anteriores, cliquem no marcador GUIA ELEITORAL,  logo abaixo.


CODEMA: Inscrições encerrando para o Concurso Escolar de Educação Ambiental

http://www.codemagaranhuns.com.br/
Estão terminando as inscrições para a 5ª edição do Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA). Além de redação, desenho, projeto de escola e paródia, este ano foi incluída a modalidade de cordel.

As inscrições são realizadas apenas online a partir do site do CODEMA (www.codemagaranhuns.com.br) até esta terça-feira, 04 de setembro de 2012.
Inscrições gratuitas e podem participar escolas públicas e privadas de Garanhuns.

Todos os participantes receberão certificados de participação e os primeiros lugares receberão certificado de classificação. Aos primeiros lugares também serão disponibilizados prêmios materiais.

O CEEA é realizado pelo CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns) e conta com a parceria da ONG Econordeste e das secretarias municipais de Agricultura, Educação e Turismo/Cultura.

O concurso já é considerado um dos maiores e mais amplos sobre educação ambiental do país, talvez o maior. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas de Garanhuns que frequentem os ensinos fundamental I e II e Ensino Médio.

As provas de desenho, redação e confecção da parte escrita das paródias e cordéis realizadas no dia 15 de setembro , assim como a declamação dos cordéis.

Já a apresentação das paródias acontecerá no dia 22 de setembro de 2012 no Centro Cultural, local onde também ocorrerá a premiação de todas as modalidades, já no dia 29 de setembro de 2012.

Não serão recebidos ou considerados textos prontos. Já os projetos de escola apresentados na modalidade Educação Ambiental Continuada deverão ser uma síntese do que foi e/ou vem sendo aplicado na unidade de ensino que se apresenta.INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA.

O Concurso Escolar de Educação Ambiental visa reconhecer as louváveis iniciativas de educação ambiental escolares já existentes e incentivar outras que venham a existir, no âmbito das escolas públicas ou privadas que atuam no município. Este reconhecimento passa pela divulgação dos projetos, fornecimento de certificados de participação e de classificação, além de premiações aos vencedores.

Procure o CODEMA (codema.garanhuns@gmail.com) para ser um patrocinador do CEEA, e para buscar mais informações, acesse o site http://www.codemagaranhuns.com.br/.

A maior caminhada da história





Foi com a expressão do título deste post que me foram passadas as informações da caminhada de Silvino Duarte no último sábado em Garanhuns. O passeio foi do comitê na Av. Rui Barbosa até o centro da cidade, com pessoas de todas as idades e classes sociais, alegria, fogos, música, com os candidatos a vereador, e principalmente com o candidato a prefeito, Silvino Duarte sendo muito saudado pelas pessoas nas ruas. A caminhada contou com diversas lideranças, dentre elas o deputado e ex-senador Sérgio Guerra, e o prefeito Luís Carlos.

Um dos mentores da caminhada, o empresário Helder Carvalho, estava também muito animado, e registrou que muita gente trabalhou para que ela acontecesse com o sucesso visto pela cidade. Os organizadores avaliam em 4 mil pessoas.

Mudando de assunto, perguntei sobre as declarações de Adriana, a filha do prefeito sobre a candidatura de Silvino. Nossa fonte afirmou que a questão é de ordem pessoal, e que para não causar mais constrangimento às famílias, as coisas serão tratadas sem mais exposição, por respeito inclusive à jovem.

A fonte afirmou que entre Silvino Duarte e Luís Carlos não tem nenhum problema, que a caminhada de sábado serviu até para mostrar que o prefeito tem prestígio junto à população que vê serviços prestados pelo atual prefeito. "As pessoas chegam e abraçam seu Luís, tratam com carinho!".

Quanto à campanha, foi dito que a questão do Ministério Público levar a Brasília foi desnecessário pois a decisão do TRE foi unânime. "A gente respeita, mas veja que a decisão do Tribunal que modificou a do juiz aqui em Garanhuns foi analisada por seis desembargadores, que entenderam que não havia motivo para barrar a candidatura de Silvino. Estamos tranquilos quanto ao TSE". - Disse.

Conversamos também com o vereador Sivaldo Albino, e dele questionamos se haviam números de pesquisas. Ele disse que estarão fazendo outra pesquisa esta semana para consumo interno, mas que a anterior, já depois da decisão do TRE, mostra a volta do crescimento da candidatura, principalmente na periferia, e estabilizado na classe média. E falou do entusiasmo renovado com a caminhada.

É justamente na periferia e no formador de opinião que a campanha vai se intensificar nos próximos dias.

Bem, não sei se foi a maior caminhada eleitoral da história, mas muita gente ficou impressionado realmente.

Tá aí. (as fotos vieram do facebook do candidato)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.