quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Informações sobre o Exame de Seleção para Estudantes novatos na Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra

INFORMATIVO PARA A INSCRIÇÃO DO EXAME DE SELEÇÃO 2013 PARA ESTUDANTES NOVATOS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFª IVONITA ALVES GUERRA

O período de inscrições foi iniciado em 11/09/2012 e se encerra dia 25/09/2012. O horário de inscrições será das 8h às 12h de segunda a sexta feira, na UPE-Campus Garanhuns.

A Taxa de inscrição  é de R$ 50,00 (cinquenta reais). O pagamento deve ser efetuado na Secretaria da Escola de Aplicação no ato da inscrição.

* Antes do pagamento da taxa de inscrição, deve-se verificar o atendimento a todos os requisitos exigidos, pois não será devolvido, em qualquer hipótese, o valor da taxa de inscrição.

Documentos necessários para a inscrição:

a) Certidão de Nascimento, original e cópia;

b) Declaração da instituição de origem, que está cursando ano/série anterior para qual se inscreve no ano letivo de 2013;

c) 02 (duas) fotos 3x4 recentes e iguais;

c) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

d) Ficha de inscrição devidamente preenchida, sem emendas e/ou rasuras, pelo representante legal do candidato, na qual consta compromisso de submissão às normas do processo de seleção;

e) declaração de vínculo dos anos iniciais (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano) com escola pública estadual ou municipal, para candidatos/as ao Sistema Específico de Cotas.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa para o preenchimento de 70 (setenta) vagas para o 6º Ano, 01 (uma) vaga para a 8ª série do Ensino Fundamental, 07 (sete) vagas para o 1º ano, 05 (cinco) vagas para o 2º ano e 05 (cinco) vagas para o 3º ano do Ensino Médio.

E AGORA? A mais difícil decisão da vida política de Silvino muda o cenário político de Garanhuns

Zé da Luz e Izaías Régis em momento de descontração

O ex-prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte, postulava de novo ser o chefe do executivo municipal, baseado no conjunto de obras que deixou para a cidade, em praticamente todos os bairros. Seu guia tinha o que mostrar, era dinâmico, mostrando o que ele fez e o que pretendia fazer. Tinha apoio de pessoas da classe média e formadores de opinião. Carregou um problema ao receber o apoio do prefeito Luiz Carlos, que pela rejeição, impedia seu crescimento e o discurso da mudança, pesou ainda a questão financeira, pois seus adversários têm mais dinheiro para investir na campanha. Some-se ainda a distância que ficou do povão nos últimos anos, a inserção de Zé da Luz (com seu apoio em 2008) nas últimas eleições e o conjunto de apoios e lideranças que subiram no palanque de Izaías Régis. Ficou difícil, mas ele tentou.

Porém, o antigo adversário, o deputado, deu passos na sua direção e agora ele retribuiu, pois acharam o algo em comum, quando juntos bradaram para impedir a candidatura de Antônio João Dourado. Ali a semente foi plantada e acabou por resultar neste momento. O que separa Silvino e Izaías não é maior que o amor que demonstram sentir pela cidade, argumento usado por ambos em seus últimos pronunciamentos.

Mas a decisão, não poderia ser de outra forma, foi traumática. Silvino tinha 20% nas últimas pesquisas, que daria algo em torno de 16 mil votos, ou seja, milhares de pessoas que mesmo sabendo que ele poderia estar atrás, estavam acompanhando o candidato, defendendo seu nome e acreditando na vitória. Somem-se a eles os candidatos a vereadores, lideranças comunitárias, formadores de opinião, que de repente perderam o norte. Não estavam preparados para isso, mudar a bandeira e o adesivo, e mais, mudar todo o discurso, voltando a adotar a grande união por Garanhuns, que deu resultados contra o projeto do PSB de um ano pra cá.

Muitos demonstraram a decepção nas mídias sociais. E também têm razão. É uma história que mexe com a razão e a emoção em doses cavalares.

Por isto, é claro que haverá dissidência. Muitos estão se sentindo traídos, esquecidos, escanteados pela decisão de Silvino de renunciar a sua candidatura. Mas a maioria, e foi por isto que ele recuou, que é formada por aqueles que não querem votar em Zé da Luz, que lidera as pesquisas, e estava se dividindo entre sua candidatura e a de Izaías tende a refletir, quando a poeira baixar. Izaías e Silvino estavam dividindo parte do mesmo eleitorado, enquanto Zé da Luz tem reinado na periferia.

Com todo respeito a candidatura de Paulo Camelo, até entendendo a sua necessária presença para promover o debate propositivo para a cidade, mas a campanha agora está polarizada, é Izaías e Zé da Luz.

A campanha pelo andar da carruagem, já estava praticamente decidida, pois Zé da Luz colocaria quase dez pontos de vantagem em Izaías, como a pesquisa a ser publicada nesta sexta-feira deve mostrar. Agora recomeça tudo com este fato novo, e claro, Izaías sai beneficiado pois recebe este importante cabo eleitoral em sua campanha, justamente seu adversário histórico, Silvino Duarte.

Quanto a Zé da Luz, muita gente comemora, pois a reprovação à renúncia de Silvino também tem lhe beneficiado, talvez não na mesma proporção, por isto resta saber o percentual de repasse que cada um dos candidatos terá dos eleitores do ex-prefeito de Garanhuns.

Em nossa modesta avaliação, embola tudo, e o jogo recomeça, sem favoritos.

Caso Izaías vença a eleição, deverá entender que ela aconteceu devido este gesto solidário da renúncia em seu favor.

E para Zé da Luz, fortalece o discurso da mudança, quando estão todos juntos no mesmo palanque do outro lado.

Jorge e Mateus em Garanhuns! Procura por ingressos supera expectativa!


A dupla Jorge & Mateus se apresenta em Garanhuns na sexta, 28. Os camarotes acabaram em 48h e é grande a fila de espera por desistência.  A procura por ingressos é enorme e já supera qualquer expectativa, pois tem sido considerado como o show do ano na região.

DIRETO DA COLETIVA DE IMPRENSA: Silvino renuncia candidatura para unir Garanhuns

Silvino e correligionários na grande carreata de São Pedro

Exatamente às 10h desta quinta-feira, no auditório do Hotel Rodrigues, o candidato a prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte, ao lado de sua esposa, a ex-deputada Aurora Cristina e o candidato a vice, Marcelo Marçal, diante de representantes de vários órgãos da imprensa, principalmente rádios, jornais e blogs (pelo qual estivemos presentes), renunciou à sua candidatura, tomado de emoção e com a certeza de estar fazendo a coisa certa para o município.

Algumas emissoras entraram ao vivo na programação.

Segundo Silvino, em pesquisa realizada por sua coligação, Zé da Luz está na frente, principalmente nos bairros mais populares, enquanto que ele divide a classe média com Izaías Régis, e neste cenário o ex-prefeito de Caetés se elegeria prefeito da cidade, e é justamente para se contrapor a esta possibilidade que sua decisão foi renunciar ao projeto de voltar a ser prefeito e apoiar o candidato do PTB, formando uma grande união pela cidade.

"Os que não querem ver Zé da Luz prefeito estão se dividindo entre a minha candidatura e a de Izaías, por isto, para unir a cidade, retiro e passo a apoiar o deputado. Ele não sabe, mas vou pedir votos, vou colocar minha militância e todos aqueles que estão conosco para ajudar a fazer Izaías prefeito, por amor a Garanhuns." - Revelou Silvino.

Somente quem se pronunciou na coletiva de imprensa foi Silvino que falou também de sua relação com a cidade. "Garanhuns me deu tudo que tenho. Vivo aqui, minha esposa, meus amigos. Infelizmente a minha política de apresentar propostas esteja ultrapassada, pois hoje se faz política na base da distribuição de tijolo, cimento, botijão de gás, e outras coisas", e completou "tenho um plano de governo que pode ser usado por qualquer candidato, bem elaborado, com propostas para o município".

O agora ex-candidato agradeceu a todos que participaram até agora de sua campanha. "Foi muito bonita, fizemos a maior caminhada, a maior carreata, sempre com muita alegria e propostas. Quero agradecer a todos e pedir que acompanhem esta decisão" - disse.

Silvino disse que seu gesto é de livre e espontânea vontade, portanto sem vínculos com Izaías Régis, que segundo ele ainda não sabia de sua decisão.

No momento mais direto, Silvino disse que Garanhuns não pode virar quintal de Caetés e todos precisam se unir para impedir este retrocesso. "Está na hora de Garanhuns despertar, pois parece que ela está inebriada, talvez por traços etílicos. Por isto vou votar em Izaías e pedir pra todos que amam esta cidade que façam o mesmo". Para explicar seu apoio ao adversário político, Silvino disse que sua decisão não tem teor político-partidário e é simplesmente pensando no bem da cidade. "Izaías vive em Garanhuns, seus filhos moram aqui, sua esposa, suas famílias, têm comércio na cidade, não é um estranho, um forasteiro. Izaías vive conosco, conhece a cidade e sua realidade. Esta cidade é maravilhosa e não pode cair nas mãos de oportunistas" - Finalizou.

O ambiente do auditório estava muito emotivo, várias pessoas choraram e foi dito que Garanhuns perdeu seu melhor candidato, mas que era um gesto de grandeza, abrir mão de uma candidatura em prol da sociedade e seus habitantes.

Começa agora uma nova campanha.

Estivemos presentes.

Compra de votos mostra falência da fiscalização eleitoral




O poder financeiro está presente decididamente nas eleições, e não apenas em Garanhuns ou na região, mas em todo o país. Para combater os casos em que o dinheiro fala mais alto e buscar igualar condições dos candidatos que pleiteam vagas tanto no executivo quanto no legislativo, a regra eleitoral eliminou várias formas de veiculação publicitária, como brindes, camisetas e até mesmo showsmícios. Para baratear as campanhas e equilibrar os postulantes. Vã filosofia.

O dinheiro continua correndo solto. Um exemplo, um candidato só pode fazer banner com no máximo quatro metros quadrados, mas pode fazer quantos quiser, no fundo dá na mesma coisa de antes. Um mesmo candidato pode abarrotar uma avenida com seu material de propaganda. E renovar quantas vezes quiser. Conte-se a isto carros de som, militantes (sem limites de pessoas), cabos eleitorais (que ganham para arrumar votos em suas comunidades ou nichos de atuação), etc.

Mas seria menos pior se o derrame de dinheiro fosse dentro da legislação, o problema é quando acontece por esquemas de corrupção eleitoral, como a compra/venda de votos, com todo tipo de produto. Dá-se de tudo, cimento, tijolos, botijões de gás, dentaduras, óculos, além do próprio dinheiro em espécie.

E ainda pode ser pior, comenta-se o derrame de dinheiro para o dia da eleição. O eleitor que sai de casa e é contatado para votar em A ou B. Como se trata de uma espécie de corrupção, existe o ativo e o passivo, portanto o próprio eleitor que se vende tem também sua parcela de culpa na ilegalidade.

Imagina-se que muitos candidatos contam com dinheiro para o dia da eleição.

Com isto, pessoas representativas da sociedade que não estejam com o bolso cheio podem ficar longe do sonho de vencer uma eleição. Repito, tanto no executivo quanto no legislativo, e neste caso de 2012, prefeito e vereadores. E aqueles que vencem na base do dinheiro não têm compromissos com seus eleitores, a não ser a busca de recuperar o investimento eleitoral.

Para se contrapor a isto, a justiça eleitoral precisa intensificar a fiscalização criando uma forma de policiamento ostensivo que combata a prática da compra de votos, a bem da democracia brasileira.

Quanto ao exagero da veiculação, não existe a prática ilegal, e por isto, trata-se de brechas na lei que são aproveitadas pelas candidaturas.

Atualmente o judiciário aguarda ser motivado para se manifestar e a fiscalização é insuficiente e inadequada.

Vamos votar no Pedro Gilberto

O vocalista Pedro Gilberto está participando do Concurso Talentos SUD, o período de votação é de 15 a 30 de Setembro

confira no link
http://www.obpastor.org/talentos-sud-musica.html

Vocês achavam que era algo sobre a política local, né não!?!?! rsrsrs

Vamos votar, prestigiando assim mais um artista de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.