domingo, 23 de setembro de 2012

Humberto cai pra terceiro, segundo IPMN/JC. Que tal um fato novo?


Geraldo parou de crescer, Humberto continua caindo e Daniel Coelho ultrapassa o petista. Mendoncinha está praticamente fora da disputa. De um modo geral, este é o resultado da nova pesquisa IPMN/Jornal do Commercio divulgada neste domingo.

Como em política cabe uma análise a cada novo dado, esta agora tem aponta variantes. Por exemplo, se de fato Geraldo Júlio parou de crescer, dificilmente ganha no primeiro turno. Outra, Daniel Coelho (PSDB) cresce no momento certo, e ainda não estagnou. Humberto vai despencando e pelo andar da carruagem, já que a diferença chega a seis pontos para o social democrata, ficará fora do segundo turno, numa derrota ainda mais dolorosa.

A mudança na campanha da capital foi tão grande que há dois meses o segundo turno seria entre Humberto e Mendonça Filho, e hoje seria entre Geraldo e Daniel Coelho.

Fato: A campanha petista já está derrotada.

Então porque não criar um fato novo? Mexer com o cenário. O PT errou em tudo nesta campanha de Recife, em apenas seis meses conseguiu afundar as principais lideranças do estado. Estava bem colocado com o senador para a disputa do governo do estado e tinha João Paulo com 60% dos índices de pretensão de votos dos recifenses, que queriam sua volta. O PT deu de ombros e fulcrou um projeto antidemocrático.

Até a candidatura de João da Costa era melhor, pois se naufragasse poderia ter o fracasso da eleição lançado em sua conta pessoal. Mas não, juntou as principais lideranças e levaram um nó indesatável de Eduardo Campos.

Então, pergunto, dá pra criar ainda um fato novo que possa mexer com o cenário atual que aponta para a derrota? Acho que dá, mas para isso terá que mexer com as vaidades e com a correlação de forças do partido no estado. 

Qual seria a sugestão? A renúncia de Humberto Costa em favor do seu candidato a vice, o ex-prefeito João Paulo, aquele mesmo que venceria no primeiro turno se o PT há seis meses tivesse tomado a decisão mais coerente.

Humberto volta para o senado e resguarda ainda um pouco da sua imagem sem passar pelo desastre das urnas, e João Paulo vai brigar para colocar o PT no segundo turno. Com um fato assim, pode até não dar em nada, mas ao menos bota fogo na eleição da capital.

O que representa o apoio de Sivaldo Albino a Izaías Régis?




Tão logo Silvino Duarte anunciou sua renúncia à condição de candidato a prefeito em Garanhuns começou a expectativa sobre para onde iriam os candidatos a vereador nas duas principais coligações que o apoiavam. E de todos, um deles seria especial, e explicamos o porquê.

Sivaldo Albino é atualmente vereador e tem uma das maiores campanhas em 2012, com grande infraestrutura de propaganda, deste material de rua, carros de som à militância, e tem nicho de votos em bairros populares e populosos.

Sivaldo foi o fiel-escudeiro de Silvino, mostrando sua fidelidade, compromisso e amizade. Portanto, se escolhesse Zé da Luz, quebraria o discurso do ex-candidato a prefeito no ato de sua renúncia, dividiria o grupo e colocaria por terra a união.

Conta também sua própria pré-candidatura a prefeito onde chegou a ser o terceiro colocado durante muito tempo, perdendo apenas para Izaías Régis e Zé da Luz. Já com a campanha iniciada de Silvino Duarte, que recebeu  seu apoio, Sivaldo desfrutava de quase 10% das intenções de voto ao executivo. Muita gente acredita que se tivesse o apoio de Silvino estaria aí disputando a eleição com chances de vitória.

Outro aspecto foi sua candidatura a deputado há dois anos, onde contou com quase dez mil votos, sendo mais de 80% deles em Garanhns, e com o discurso de que era preciso enaltecer a cidade e votar nos candidatos da terra, ou seja, um discurso que ainda está vivo e sendo usado também em 2012.

Outras duas questões que creditam o apoio de Sivaldo é seu histórico como vereador, como presidente da Câmara e a oposição que fez ao prefeito Luiz Carlos, que termina seu governo desgastado.

E por fim, Sivaldo Albino não é apenas o vereador, é o responsável por um bloco de dois partidos, o PPS e o PMN, que têm candidatos que serão bem votados e que brigam por uma vaga na Câmara de Vereadores, que entenderam a escolha da liderança política. Quase em sua maioria, os dois grupos fecharam com Sivaldo Albino.

Portanto, Sivaldo Albino está com Izaías Régis, e nesta segunda-feira reúne seu grupo para formalizar o apoio ao deputado.

Outra análise que se faz importante é que Sivaldo leva um voto novo para Izaías, um voto que ele não tinha, pois Sivaldo tinha outro candidato a prefeito e outro perfil de candidatura, diferente de alguns outros candidatos a vereador que já apoiavam um ou outro de forma extra-oficial, e que portanto, o anúncio de apoio não chega a somar, pois os votos já estavam sendo pedidos. Um tipo de problema que atrapalhou a candidatura de Silvino Duarte.

Assim, Izaías tem o que festejar, pois recebe mais um apoio importante e que soma votos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.