segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DA RÁDIO JORNAL GARANHUNS



Ouça aqui para ouvir a RÁDIO JORNAL GARANHUNS

O debate começa às 09h desta terça-feira, dia 02/10, com mediação de Eduardo Peixoto.

Considerações a respeito do centenário de Gonzagão e da sua música que não toca mais

 


Era 1989, 2 de agosto, e a música brasileira perdia seu mais importante nome. Aquele que impactara todo um país, influenciara os demais segmentos culturais ao seu redor e resgatara o orgulho de ter nascido no Nordeste Brasileiro. Seu nome era Luiz, e parece que este nome é predestinado. Nossa literatura tem um Luis Jardim, que viveu recentemente seu centenário. E na presidência teve outro Luiz que nasceu por aqui.

Mas este Luiz da música é o nome a ser homenageado agora, e é bom que o Nordeste se prepare para cantar seu centenário, com a força e criatividade que o Mestre merece.

Garanhuns também tem seus motivos para homenagear. Da boca de Luiz, Garanhuns ficou famosa como uma cidade de atrativos turísticos e de clima frio, na imortal "Onde o Nordeste Garoa", de Onildo Almeida.

Precisamos de projetos, e que nossos artistas e produtores culturais entrem em ebulição. Não podemos somente esperar pelo poder público, seja municipal ou estadual, que deveriam agrupar e fomentar. Não podemos ver o centenário de Luiz Gonzaga passar em brancas nuvens, ONDE O NORDESTE GAROA.

Que me desculpem os Chicanos, Jobinianos, Caetanos, entre outros grandes ícones da música, mas ninguém foi mais importante para a cultura nacional e nossa identidade que o Velho Lua. E como é bom saber que somos um país abençoado com tantos excelentes compositores e intérpretes, é pena ver alguns enclausurados hoje enquanto as rádios privilegiam a música internacional ou a nacional de qualidade horrenda.

Quem foi que disse que forró só pode tocar quando amanhece o dia ou quando o sol se põe. Tem que tocar o dia todo, a qualquer hora. O povo gosta de Flávio José, Santanna, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Gláucio, Mourinha, Alceu, Nando Cordel, Dominguinhos, entre tantos outros.

Gente, resgatemos o orgulho de ser nordestino na programação das nossas emissoras de rádio. Tem rádios da região que passa o dia todo tocando músicas estrangeiras, ou impostas pela mídia televisiva. Lembrem que são concessões públicas e que devem prestar um serviço ao cidadão. Tragam de volta ao nosso dia-a-dia lendas como Marinês, Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Gonzaguinha, Coroné Ludugero e o Rei do Baião. Na programação normal da emissora, como um resgate tradicional.

Pernambucanos libertários que expulsaram os holandeses e conclamaram sua independência em Olinda, não deixem novamente sermos invadidos pela pseudocultura internacional que cria um nordestino consumidor igual ao de São Paulo e de Nova York, sem nem sabermos onde fica, cultuando ídolos midiáticos fabricados pela indústria e espalhados pela TV e Internet. Não! Nossas rádios podem ser trincheiras nesta batalha! Precisamos formar nossos radialistas da região para que entendam suas importâncias sócio/culturais. Alceu esperneou porque não toca mais no rádio, e está certo!

As Rádios comunitárias precisam exercer seu papel de defesa da comunidade, já que em tese, não teriam o objetivo da lucratividade.

Não chamem de forró o que forró não é! Não coloquem no mesmo patamar quem cantou sua gente e sua região com inspiração, com aqueles outros que incitam a violência, a prostituição, o alcoolismo e a vadiagem! Esse resultado denigre uma música original nascida originalmente. Luiz Gonzaga não merece!

Ele merece uma grande festa de centenário, mas as prefeituras contrataram as bandas que mudaram o repertório somente para entrar nos cofres.

Não toca mais Gonzaga nem seus discípulos nas programações diárias das emissoras, somente nos programas específicos. Infelizmente, principalmente porque toca sertanejo, samba, pagode, hip hop, etc.

PUBLICADO ORIGINALMENTE ME 01/08/2010.

E o debate da Rádio Jornal?


Tanto se falou de debate, tanto se pediu, pensou, organizou, convidou e, infelizmente, não tivemos até agora. Assim, o importante instrumento de análise de candidaturas, que é o debate entre os postulantes a prefeito, acabou perdendo a expectativa do eleitorado.

Nesta terça-feira, enfim, teremos o primeiro debate, na Rádio Jornal de Garanhuns, e Zé da Luz, que vinha recusando debates e encontros com alguns setores da sociedade deve estar presente, pois a emissora confirmou o debate com seus assessores.

Porém, na reta final de campanha, nem nas redes sociais e, principalmente no facebook, não tem sido um assunto comentado.

Nota de Repúdio em favor de Marcos Freitas

Endossamos a Nota de Repúdio veiculada no facebook, transcrita para este blog.


Nós que fazemos parte da classe artística de Garanhuns nos solidarizamos com nosso conterrâneo Marcos Freitas (Gago), dramaturgo, que muitos conhecem. Conheci a luta deste homem em prol da nossa cultura, pois bem amigos, a prefeita da cidade de Monteiro-PB mandou tocar fogo em todo seu material de cultura porque Marcos elaborou um trabalho para oposição.
Quanta falta de DEMOCRACIA! Nós do meio artístico e cultural repudiamos essa política medíocre da senhora prefeita Edna Henrique!

Ana Paula Ferreira.
.
AGORA COMIGO: O amigo Marcos deve procurar seus direitos na justiça, e nós devemos reverberar este repúdio para que a autoria do fato tenha a resposta negativa da sociedade cultural.

FOTOS: A TROPICANA no Festival da Lavoura de Calçado-PE







Gente, ainda estamos emocionados com o FESTIVAL DA LAVOURA. A Prefeitura de Calçado apostou na TROPICANA como uma grande atração, valorizando o artista regional. Nossa apresentação foi após GAROTA SAFADA e antes da Banda CALYPSO. Fizemos o de sempre, com os sucessos do verdadeiro forró pé-de-serra e uma grande homenagem ao Rei do baião.

Foi emocionante ver milhares de pessoas cantando junto e dançando num grande arraiá junino!!! Que emoção! Que noite inesquecível!

Que bom que as pessoas curtiram nosso trabalho! Obrigado mesmo, do coração!

Parabéns a todos os realizadores do grande evento!
.
Ainda este ano estaremos em União dos Palmares, São José da Laje-AL, Arapiraca, Caruaru, Limoeiro, entre outros palcos. Ah! Vem aí mais um super evento no Coluna Café, depois conto a vocês!

As Crianças vão adorar os presentes da TOOLS INFORMÁTICA

Novas pesquisas podem ser divulgadas nesta terça-feira

Os correligionários de Zé da Luz colocaram dúvidas na credibilidade da pesquisa encomendada e divulgada pelo jornalista Magno Martins, que apontou uma diferença de quase 17% para Izaías Régis.

Nesta terça-feira, dia 02, duas novas pesquisas que estão registradas no site do TRE podem ser divulgadas, uma do Instituto Polo do Desenvolvimento, que realizou pesquisas também em São João e Correntes, e a outra do Instituto Ipespe, do conceituado Antônio Lavareda.

Elas podem até não serem divulgadas, mas se não era esta a intenção, não precisava registrar.

Caso as pesquisas mostrem uma diferença menor que a de Magno, podem colocar novo fogo na eleição.

Porém, se trouxerem a mesma diferença ou ainda maior, devem colocar o argumento da falta de credibilidade da pesquisa do instituto Opinião por terra, e ratificar a liderança com folga de Izaías Régis.

Assim, há uma nova expectativa, não na mesma proporção da semana passada, mas tem muita gente de olho e torcendo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.