sábado, 13 de outubro de 2012

O turismo de Garanhuns e Petrolina

Relógio das Flores, cartão-postal de Garanhuns
 
Sem querer criar polêmica, mas se quiser saber o quanto Garanhuns é apaixonante, sinta saudades dela.
 
No ano passado, numa época parecida com esta, estivermos em Gramado, no Rio Grande do Sul, que para muita gente deveria servir de exemplo para o turismo em Garanhuns. Uma cidade encantadora, parecendo coisa de cinema.
 
Este ano estamos em Petrolina, que embora mais próxima de Garanhuns, sendo até do mesmo estado, demoramos mais pra chegar aqui que na cidade da Serra Gaúcha.
 
Petrolina é um oásis no sertão, e não é figura de linguagem. Lembram dos filmes em que no meio do nada, em pleno deserto, aparece um lago com diversas árvores, lagos, rios e um verde esplendoroso? Isto é Petrolina. Inexplicável.
 
A fruticultura irrigável transformou a região. É sertão, mas não tem quem diga! Uma cidade planejada. Bairros organizados. Desenvolvimento sustentável através dos investimentos em educação, agricultura, indústrias (em menor intensidade), comércio, etc.
 
Petrolina tem ruas largas, temperatura isuportável (para quem é de Garanhuns), comércio mediano, e povo hospitaleiro, mas me desculpem o bairrismo ou puxa-saquismo garanhuense, estamos à frente.
 
O Oásis do Sertão tem 300 mil habitantes, mais que o dobro de Garanhuns, sendo uma cidade totalmente plana, banhada pelo majestoso Rio São Francisco que dá vida a todo o vale que permite a existência da cadeia produtiva.
 
Estivemos fazendo um passeio de barca, inclusive em Sobradinho, um orgulho da engenharia moderna. Conhecemos a produção de frutas por irrigação e a fabricação de vinhos para consumo nacional e até para exportação, um orgulho de Pernambuco.

Tem o Bodódromo, que nada mais é que uma avenida projetada para bares e restaurantes, onde os turistas têm infra-estrutura para curtir as noitadas. Algo parecido com o Polo Heliópolis se fosse coberto e recebesse um treinamento receptivo.

Aliás, Gramado tem a sua Rua Coberta que congrega bares, restaurantes, e comércios afins.
 
Mas Petrolina mesmo não tem a beleza e a intensidade de Garanhuns, suas praças, parques e pontos turísticos.
 
Petrolina não tem o Pau-Pombo nem o Euclides Dourado.
 
Por aqui não existem as belezas de um Relógio de Flores nem uma Fonte Luminosa.
 
Não tem a arborização que caracteriza nossas ruas, nem as flores nos jardins!
 
Petrolina é bela, vale a viagem, e quero voltar aqui, mas não tem a beleza estonteante de nossas igrejas, não tem um Mosteiro de São Bento, Seminário São José nem muito menos o Magnífico Santuário da Mãe Rainha.
 
Dá a impressão que estamos sub-aproveitando turisticamente a maravilha de cidade que temos nas mãos!
.
MAIS: O compadre Roberto Almeida anunciou Gerlane do Sebrae como futura secretária de turismo do governo Izaías Régis. Aprovo totalmente a indicação, sou testemunha de sua vontade de trabalhar pela cidade e sua competência em promover, principalmente, nosso artesanato e elementos culturais, que estavam sob sua responsabilidade no Sebrae, além de trazer o apoio do Sistema S para dentro da prefeitura, confirmando o discurso de Izaías quando falava de governar junto com a sociedade a nossa Garanhuns.

Outra figura na cidade e que muita gente pensou para o turismo foi Marcílio Maia, que veio concluir seu doutorado e depois deve retornar para o Tocantins.

É um daqueles caras que enriquece culturalmente o ambiente que vive!
 
 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.